[Discussão] Sobre o falecimento do fórum

Aqui é o lugar para bater papo e discutir qualquer assunto não relacionado a games.
    • + 0

Mensagempor Julio Cesar Madeira » Sex, 11 Jan 2019, 13:02

Sabe o que seria legal também? Um fórum estilo Orkut...melhor época de fórum eu acho foi essa, os modos de tópicos são bem melhores naquele estilo. Tem um site que eu frequento que segue esse estilo...

https://pandlr.com

Ele segue o padrão do Orkut com tópicos e etc.... transformar aqui em algo assim seria bom demais, além de dar abertura para outros temas que pode atrair mais membros.

Ps: Tenta um acordo com o dono da PAN para criar algo daqui lá! rsrs
Imagem

• + 1

Re:

Mensagempor Sonic Salies » Sex, 11 Jan 2019, 13:25

Julio Cesar Madeira escreveu:Sabe o que seria legal também? Um fórum estilo Orkut...melhor época de fórum eu acho foi essa, os modos de tópicos são bem melhores naquele estilo. Tem um site que eu frequento que segue esse estilo...

https://pandlr.com

Ele segue o padrão do Orkut com tópicos e etc.... transformar aqui em algo assim seria bom demais, além de dar abertura para outros temas que pode atrair mais membros.

Ps: Tenta um acordo com o dono da PAN para criar algo daqui lá! rsrs

phpBB [video]
Imagem

userbars

• + 4

Re: [Discussão] Sobre o falecimento do fórum

Mensagempor Lucas_XY » Sex, 11 Jan 2019, 18:48

. Tenso.

. O Fórum NB está definhando por diversos motivos, os que sempre foram discutidos e os que mais acredito são: usuários atuais (que na verdade já se foram) deixando de acessar/participar/discutir devido a falta de tempo ou por estarem usando outros tipos de entretenimento (e aí entra a parte em que os fóruns não acompanham isso, ainda são muito lentos, engessados e afins), mas não havendo novos usuários para preencher essa lacuna.

. Mesmo o fórum ou seja lá o que estiver por vir passe a ser centrado em jogos de qualquer plataforma não vejo muita mudança além de trazer algum público não-nintendo, já tem o setor de outros consoles aqui.

. Fechar o fórum não me parece ser uma alternativa nunca, como o Marcio disse, não cabe a nós fazer isso mas sim ao Sergio Estrella — embora eu não creio que ele vá fazer muitas objeções se dissermos "que tal acabar com isso aí? já deu" — como alguns falaram.

. O Patreon ou outra utilidade do tipo seria muito bem vindo caso o atual fórum se desvinculasse do Nintendo Blast. Porém, quanto a criação de uma nova marca e separação do Blast fico dividido: concordo com a Mazza de que isso "só me parece necessário se o Sérgio for contrário as modificações acima", mas olhando para trás fica claro que procurar constantemente por ele e só obter exito as vezes é aborrecedor.

Marcio Mew escreveu:Em relação ao Discord, creio que na criação da nova marca o chat atual no discord deveria escolher entre ficar como o oficial da nova marca ou do Blast, eu acho que seria bem melhor se fosse da nova marca afinal o chat foi criado por membros comuns daqui sem qualquer ligação ou a minima participação do Estrella.

. Para comentar esse trecho do Marcio reitero o que o Chazzy disse ontem:
Chazzy escreveu:Eu nunca senti que esse Discord é de fato um chat do fórum, ele tá mais para um substituto do fórum (na opinião dos users que não postam mais aqui e estão lá, que não são poucos).

. Além do sentimento desse servidor de Discord nunca ter sido do Fórum — na realidade, não sou muito adepto disso mas é muito fácil lembrar que em boa parte das vezes que a palavra "Fórum" era citada geravam reações do tipo "wow, isso ainda existe?", "que fórum???" — ele agora pertence ao site Nintendo Blast desde que o Sergio Estrella tinha passado por aqui na metade do ano passado, não é mais do Fórum ou "nosso" embora eu ainda percebo essa sensação de "nosso" lá quando ficam sucateando o servidor.
. Portanto, é mais saudável que caso seja usada uma nova plataforma que não carregue a marca Blast, seja criado um outro Discord com um arranjo diferente do atual. Fico curioso de você ter levantado esse ponto, Marcio, já que ao meu ver o atual servidor de Discord do NB não é muito apreciado por você, por outros e até mesmo por mim. :hehe:
afins

• + 1

Mensagempor hayt » Sex, 11 Jan 2019, 20:52

Eu não me sinto tão a vontade de entrar no Discord faz algum tempo. Quando ele foi feito (antes mesmo de virar oficial), eu gostava de lá, mas hoje tenho a impressão que o pessoal de lá não é o mesmo que frequenta o Fórum. Não me lembro de ver o Chazzy, Mazza, Prado, Mastx por lá, por exemplo. Vejo alguns users que são daqui, mas são poucos mesmo.

E esquece, se depende minimamente do Estrela (mesmo que seja só dizer SIM), não vai rolar. Desde da época em que fui diretor do XB (isso em 2013), ele tava pouco se fudendo para o Forum. Olhe que na época eramos um dos maiores Foruns de Xbox do Brasil e tínhamos um bom movimento para quantidade de usuários, muitas vezes superando o PSB. Para não se injusto, apenas uma vez conseguimos contato com a equipe do site - novamente, tudo devido ao Vargo.

~Apenas para curiosidade: Vejam esse tópico de sugestões á Moderação de 2014 (primeiro dia do ano, então na realidade foram os problemas de 2013) do XB para vocês entenderem do que eu estou falando:
http://xboxblast.forumbrasil.net/t2357- ... -moderacao
2014 mano. Não rola tentar de novo.
Imagem

• + 0

Re:

Mensagempor Chazzy » Sex, 11 Jan 2019, 21:50

Realmente, a ideia de uma marca nova sem relação com o Blast é a melhor que foi levantada até agora.

E podemos trabalhar com essa ideia do fórum ter o foco "nerdices", e games ser apenas uma delas. Pode ser um diferencial pra competir com outros fóruns que ainda tentam resistir a essa tendência fodida de trocar a organização e conversas mais elaboradas de fóruns por chats fétidos com discussões de qualidade duvidosa, onde 5 min depois ninguém vai ver sua postagem mais...

A ideia da "vaquinha" pode funcionar muito bem e não precisar mais da "esfera de plasma luminosa mantida íntegra pelo equilíbrio hidrostático" parece ser uma realidade pela primeira vez.

hayt escreveu:~Apenas para curiosidade: Vejam esse tópico de sugestões á Moderação de 2014 (primeiro dia do ano, então na realidade foram os problemas de 2013) do XB para vocês entenderem do que eu estou falando:
http://xboxblast.forumbrasil.net/t2357- ... -moderacao
2014 mano. Não rola tentar de novo.

Porra, que saudade do XB.
Imagem

• + 2

Mensagempor hayt » Sáb, 12 Jan 2019, 00:28

Existe também uma opção: Tacar o foda-se e ir para outro fórum mais movimentado.
Imagem

• + 0

Mensagempor Nujaka Knight » Sáb, 12 Jan 2019, 08:05

Pessoal esqueceu que esse ano lança pokémon no Switch ou sei lá, e vai encher de cotoco que não sabe jogar e quer ir uma multi.

Just wait...
Imagem

• + 0

Mensagempor Marcio8000 » Sáb, 12 Jan 2019, 10:56

Gente, pleno 2k19 e vocês ainda querem usar isso aqui?
Não faz o menor sentido, mas eu juro que tento entender
Memórias, parte da infância, amigos e talz
MAS VEY
ESQUECE ISSO
Até o maior fórum do Brasil (UolJogos) morreu, então porque esse fórum de nicho seria a exceção à regra?
Vocês são muito estranhos lol

• + 0

Re:

Mensagempor Sonic Salies » Sáb, 12 Jan 2019, 11:36

hayt escreveu:Existe também uma opção: Tacar o foda-se e ir para outro fórum mais movimentado.

Alguma sugestão? Adrena é mais focado em PC (estou até pensando em fazer uns posts sobre Linux lá), Outer Space é uma zona. O que eu mais me vejo usando é o PXB, mas preferiria algo mais amplo. Não que tacar o foda-se não seja uma opção, estou sinceramente perguntando.
Nujaka Knight escreveu:Pessoal esqueceu que esse ano lança pokémon no Switch ou sei lá, e vai encher de cotoco que não sabe jogar e quer ir uma multi.

Just wait...

Acho que isso não vai ser suficiente pra ajudar. Acho que não chega nem perto de ser, falando bem a verdade.
Imagem

userbars

• + 0

Re: Re:

Mensagempor Nujaka Knight » Sáb, 12 Jan 2019, 13:14

Sonic Salies escreveu:
Nujaka Knight escreveu:Pessoal esqueceu que esse ano lança pokémon no Switch ou sei lá, e vai encher de cotoco que não sabe jogar e quer ir uma multi.

Just wait...

Acho que isso não vai ser suficiente pra ajudar. Acho que não chega nem perto de ser, falando bem a verdade.

Mas é uma excelente oportunidade de alavancar o movimento.
Imagem

• + 0

Mensagempor Sonic Salies » Sáb, 12 Jan 2019, 14:16

Nujaka Knight escreveu:
Sonic Salies escreveu:

Just wait...

Ah sim, mas prefiro que isso seja feito com novos ares do que com o fórum como está atualmente.
Imagem

userbars

• + 4

Mensagempor Mother_Mazza » Sáb, 12 Jan 2019, 14:24

Nujaka Knight escreveu:
Sonic Salies escreveu:

Just wait...

Conhecendo os preços de produtos Nintendo no nosso país, esse Pokémon não deve sair por menos de uns R$300 e uns quebrados, sem contar o fato que o Switch é um videogame muito caro. A nova gen deve ser bem menos acessível para uma boa parte dos brasileiros do que os jogos de 3DS e não contaria com esse movimento repentino aqui no fórum, principalmente na sua situação atual.
Editado pela última vez por Mother_Mazza em Sáb, 12 Jan 2019, 16:02, em um total de 1 vez.
Imagem

Userbars

• + 3

Mensagempor Nightwalker » Sáb, 12 Jan 2019, 15:34

Bem, vou apenas dar minha experiência, talvez seja util, ou não.

Eu gosto em geral do formato desse forúm, não acho ele antiquado. Com excessão da dificuldade extra para adicionar imagens ou procurar tópicos antigos (no forum antigo isso era melhor), não tenho muito a reclamar. Não usava o chat e por muito tempo nunca fui no discord. Fui estes estes dias no discord do blast por curiosidade pra ver como é, já que estavam falando dele. Pode ser por falta de conhecimento meu, mas do que eu pude ver lá, não gostei. Poucos "tópicos" e são todos muito gerais, e o ritmo das conversas é muito rápido. Não é algo que eu usarei a não ser pra conversar em tempo real durante partida de jogos que não possuem um sistema para isso.

Meu interesse principal em fóruns é um tanto direto, jogos. Jogos que eu estou jogando ou tenho interesse em jogar, da Nintendo. Coisas mais gerais como tópicos sobre vendas de compania X ou y, detalhes ou comparações de hardware, assuntos e declarações de CEO e outros membros da industria, tendencias na industria de games, e outros tópicos relacionados geralmente não me interessam e por isso raramente posto em tópicos assim. Meu foco é jogos do meu interesse, em detalhes e profundidade.

Um forum, com estrutura um pouco similar ao daqui, na verdade, mais similar ao antigo forum uol jogos é o gamefaqs. O porque eu gosto do formato do gamefags é que cada jogo tem sua própria board, que costuma ser tão grande que parece ser um forum em si. Um forum de smash, um forum de zelda, etc etc. Mas claro, funciona lá porque o número de usuários é gigantesco e não acho que essa é uma opção aqui ou para um possivel novo forum.

Em contrapartida, um forum geral, de "nerdices", e de todas as plataformas geral, seria para min, menos interessante, e provavelmente irei optar por fóruns que são capazes de focar com profundidade em jogos da Nintendo do meu interesse.

Talvez o fórum geral proposto por alguns seja a melhor alternativa para conseguir mais usuários, mas achei ao menos relevante apontar que pode ter gente que não tem interesse nisso. Ai sobra então identificar qual é o desejo da maioria.

Agora, seja qual for a opção escolhida, precisa mesmo é pensar e focar muito numa forma eficiente de marketing, de propaganda, para mostrar que o fórum existe, e ter mais chances de ganhar novos usuários. Algo no twitter ou Facebook pra divulgar o fórum, atualizações para divulgar cada tópico novo feito, exemplo:

novo tópico! [oficial ] Daemon X Machina, tudo sobre o jogo, dicas e discussão, troca de friend codes e marcar partidas online! disponivel no forum NBlast (ou novo nome).

Update: esta valendo, durante todo o mês no forum NBlast (ou novo nome) golden month, participe das gincanas e ganhe ranks e codes na steam!!

Ou seja, esta sempre divulgando o que o fórum tem e o que esta rolando.

Como eu falei do forum gamefaqs, lá é lotado de usuários, então podemos concluir que pelo menos em alguns lugares no mundo, ainda há interesse em fóruns, e interesse grande. Então pelo menos essa de, 2019, interesse em fóruns morreu de forma geral, não é correto. Pontual talvez, mas geral, não é o caso.
Imagem

Nintendo switch friend code

SW-2951-0500-7235

• + 2

Mensagempor Wasted » Qui, 24 Jan 2019, 13:46

Talvez eu não seja a pessoa mais indicada a tratar do assunto em razão do pouco tempo de fórum que tive - incluindo no servidor antigo (apesar de que eu acompanhava as discussões sem estar cadastrado há bastante tempo - sou nintendista e tímido) porém como tô pouco me importando, fodassi parsero, também quero expor minhas considerações:

Consideração #1

Eu acho que o interesse por fóruns num geral está em franco declínio (todo mundo parece que compartilha do mesmo pressuposto), então é natural que um fórum restrito a uma marca seja afetado mais diretamente. Sobre isso, concordo que abrindo o leque de discussão, num eventual fórum único para todos os consoles e com um offtopic decente poderia ser uma saída.

Consideração #2

Sempre achei esse leiaute confuso e pouco funcional. Passei MUITO TEMPO no fórum do Cifraclub e acabei me acostumando com o visual azulzinho e simples de lá. Aí quando eu me deparo com um fórum com tamanha poluição visual (não me xinguem) foi um tanto desanimador. Se fosse o caso de um novo fórum, sugeriria um visual mais limpo, com limitação de imagens em assinatura e outras limitações à poluição visual. Da mesma forma, achei o fórum pouco funcional. Por exemplo, ao fazer um post aparece uma mensagem perguntando se eu quero voltar ao índice ou ver minha mensagem; acredito que também daria pra simplificar isso, onde o link "enviar mensagem" já direcionaria ao tópico em questão.

Consideração #3

Eu não fiz nenhuma amizade aqui, e apesar disso sinto um carinho pelo fórum (talvez porque seja da Nintendo, dãã), mas sinceramente alguns membros realmente parecem ser boas pessoas então acredito que valha a pena uma última carga no desfibrilador.

Consideração #4

Se eu formular novas considerações, explicitarei-as aqui.
ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem

• + 0

Mensagempor Marcio Mew » Seg, 04 Fev 2019, 02:07

Dando um up pra ver se mais alguém tem sugestões
Imagem

SPOILER

AnteriorPróximo

Voltar para Geral