Antigamente eu tinha um pé atrás com Anime de esporte, pois eu imaginava ser algo genérico. No entanto, assisti a um Anime recentemente que mudou meu ponto de vista completamente e hoje em dia posso dizer que esse é um dos meus gêneros favoritos. O anime em questão foi "Haikyuu!!". Esse Anime me fez perceber que um Anime de esporte também pode ter uma história muito boa e pode trabalhar muito bem os personagens.
Criei esse tópico para discutir um pouco sobre esse assunto, para conhecer novos Animes e Mangás do gênero, fazer recomendações de obras que valem a pena acompanhar, enfim... a ideia é trocar informação sobre tudo que seja relacionado ao gênero esporte em Animes e Mangás.
Vou listar aqui todos os Animes/Mangás que estou acompanhando (em ordem alfabética) e vou falar um pouco sobre eles sem spoiler, vou falar bem pouco mesmo, pois a maioria deles eu não finalizei, estou acompanhando no momento, então ainda não sei o final. Gostaria que vocês falassem um pouco também sobre os Animes e Mangás de esporte que vocês acompanham ou já acompanharam.
Esporte: Rugby.
Outros Gêneros: School, Seinen.
Obra que acompanho: Mangá
All Out!! é um Mangá que está em andamento, ele conta a história de dois garotos que entram no clube de Rugby do colégio, Sumiaki é bem alto e talentoso, Kenji é baixinho e novato no esporte.
Ambos são alvos de bullying no colégio, Sumiaki devido à timidez, e Kenji devido à baixa estatura, o bullying e o Rugby colocam um na vida do outro.
Depois eu dou mais informações sobre o Mangá, eu li poucos capítulos, mas to gostando até agora! Já existe também o Anime de All Out!! que é exibido desde o ano passado, eu não tive contato com o Anime ainda, e como comecei pelo Mangá provavelmente ficarei com o Mangá mesmo.
Esporte: Rugby.
Outros Gêneros: Comedy, Drama, School, Shounen.
Obra que acompanho: Mangá
Sim, outro mangá de Rugby! Esse Mangá é bem recente, no momento temos apenas o primeiro capítulo disponível. Eu li esse primeiro capítulo e gostei. Parece que ele vai ter uma pegada diferente do All Out!!, por ser Shounen e não Seinen. Deve apelar mais pro lado da comédia.
Hino é o protagonista desse Mangá, ele é um garoto que acredita que precisa praticar esportes para que consiga impressionar as garotas. Com isso ele tenta atirar pra tudo que é lado e tenta entrar nos clubes esportivos do colégio dele, mas como não é talentoso, ele acaba sendo expulso de todos os clubes em que tenta ingressar, até que surge a oportunidade de participar do clube de Rugby e a partir disso a história se desenrola.
Esporte: Futebol.
Outros Gêneros: Drama, Seinen.
Obra que acompanho: Anime.
Comecei Giant Killing por recomendação do
Wind Ice. Esse Anime é muito interessante, pois ele sai um pouco do padrão das outras obras de esporte que acompanho. O personagem principal aqui é o técnico do time e o Anime não se resume apenas em focar no dia a dia dos jogadores do time, ele mostra os bastidores do clube, torcidas organizadas, entre outras coisas que os Animes normalmente ignoram.
Além disso, Giant Killing foge do "clichê" de clubes escolares, aqui os jogadores já são profissionais e jogam em um clube de futebol de Tokyo. O Anime já foi finalizado, pretendo ver os últimos episódios em breve, ainda não terminei de assistir tudo. Existe o Mangá também, mas eu não conheço.
Esporte: Volleyball.
Obra que acompanho: Anime.
Haikyuu!! foi o Anime que me trouxe de vez para o gênero esporte, eu gostei muito e caso você não tenha o hábito de acompanhar Animes do gênero e deseje começar, recomendo que comece por este!
Haikyuu!! Conta a história de Hinata, um garoto baixinho que sonha em se tornar um grande jogador de volley desde que viu uma partida na televisão em que um jogador também baixinho conhecido como "Pequeno Gigante" estava jogando e se destacando. O outro protagonista é o Kageyama, um levantador talentoso, mas individualista e fraco em trabalhar em equipe. Os dois acabam se envolvendo com o clube de volley do colégio e juntos evoluem muito não só no esporte, mas também como pessoa.
O Anime estreou em 2014 e já possui três temporadas, além de dois OVAs. Ele está em "hiato" no momento, mas o Mangá ainda não foi finalizado, então felizmente já está garantida pelo menos uma quarta temporada.
Esporte: Golf.
Outros Gêneros: School, Shounen.
Obra que acompanho: Mangá.
Esse mangá começou a ser publicado neste mês (Março) e só temos dois capítulos disponíveis até o momento, já li ambos e estou gostando da história.
O protagonista é um garoto chamado Roboro, mas devido à sua personalidade peculiar ele é mais conhecido pelo apelido "Robo", pois ele age como um robô mesmo no dia a dia, sendo extremamente frio, inexpressivo e prático. Eu particularmente gostei do personagem, foge um pouco daquele personagem energético clichê de Shounen, como o famoso Naruto. Robo é extremamente talentoso no golf, porém não tem interesse por esportes.
Como será que ele entrará definitivamente no mundo do golf? Só lendo os próximos capítulos pra saber...

Esporte: Basquete.
Obra que acompanho: Mangá.
Slam Dunk é conhecido como um dos melhores Mangás de esporte que já foram feitos. Eu comecei a ler este Mangá depois de terminar a terceira temporada de Haikyuu!! Fui na banca no dia seguinte pra saber se estava saindo alguma coisa de esporte, e encontrei os dois primeiros volumes de Slam Dunk. Comprei e estou acompanhando os lançamentos mensais da Panini (hoje está no terceiro volume, e o quarto já deve estar pra sair em breve).
Tanto o Mangá quanto o Anime já foram finalizados, mas como estou acompanhando pelo Mangá físico lançado mensalmente estou evoluindo lentamente na história, mas até o momento estou gostando bastante, a história gira em torno de Hanamichi Sakuragi, um jovem japonês que faz o estilo "jovem delinquente". Sakuragi possui um histórico invejável de toco recebido por mulheres, ele não consegue dá uma dentro e é sempre rejeitado, além disso ele odeia basquete...porém em um belo dia no colégio, Sakuragi conhece uma garota e se interessa por ela, e ao descobrir que ela é fã de basquete ele resolve entrar no clube de basquete do colégio, mas possui um longo caminho pela frente, pois não possui absolutamente nenhuma intimidade com o esporte. Futuramente trago mais informações sobre o Mangá!
Existem muitos outros Animes e Mangás interessantes do gênero esporte, mas meu tempo está corrido e preciso acompanhar aos poucos, mas alguns que já estão na minha lista pra ler ou assistir futuramente são esses: Chihayafuru (Karuta), Hajime no Ippo (Boxe), Major (Baseball) e Yowamushi Pedal (Ciclismo).
Sintam-se livres para falarem sobre esse ótimo gênero de Anime/Mangá aqui neste tópico, só peço que usem a tag Spoiler no caso de postagens revelando coisas importantes sobre o enredo da obra.