Chazzy, entendo demais seus problemas, mas acho que posso te ajudar com minha experiência no colecionismo.
De uns anos pra cá, muitos YouTubers começaram a tratar muito sobre o tema de colecionismo e isso inflou o mercado. Faz video sobre jogo X que não é caro, mas é desconhecido, no dia seguinte esse jogo vai ficar caro e raro. O que essa turma ganha do YouTube fazendo esse conteúdo é pouco comparado ao que os colecionadores estão perdendo com mercado inflando.
Sobre a manutenção, é um fato. Mexer com eletrônica é um diferencial e pra mim é um problema que anda de mão dada com espaço. Ter uma bancada para ter equipamentos e mexer com solda? Nem ferrando. Meu apartamento tem 63m² kkkk
O quarto do escritório tem uma mesa pra trabalho e os nichos onde ficam os consoles. Eu não jogo as caixas fora, as de edição normal eu dobro e as de edições limitadas eu guardo montada mesmo para não ficar bamba depois. Então o espaço apesar de bem aproveitado, está no limite. Já nem sei onde vou colocar o amiibo do Terry Bogard quando lançar, pq até a prateleira de amiibos já lotou.
Eu vejo que seus maiores problemas estão relacionados a mídia de discos. Isso é um problema, não tem jeito. Eu tenho vários jogos de PS1, PS2, PS3, mas sempre que possível eu tento não usar discos usando outras soluções no hardware original, mas admito que isso teve um custo relevante.
PS1PS1 eu uso um dispositivo chamado PSIO que é encaixado na porta parallel IO do PS1 fat. Ele usa o microsd de 512GB onde eu coloquei todos jogos relevantes do PS1 e ainda sobra espaço para mais jogos. Acho que o PSIO esteja mais difícil de comprar hoje em dia, pq o fabricante é bem limitado. Exige modificação na placa e solda, mas mantem o leitor de CD no aparelho
Outras soluções:
- MODE da empresa Terraonion (permite uso de HD/SSD, microsd)
Não exige modificação em placa nem solda
Perde o leitor de CD
Serve para DreamCast, Saturno, PS1, PS2 - XStation (permite uso de microsd)
Exige modificação nos trilhos da placa e solda -> exige um nível técnico bom, mais complexa que PSIO
Só pra PS1
Perde o leitor
PS2Tenho dois consoles (FAT) e para ambos eu uso HD. A configuração é trabalhosa, exige um HD (tenho de 500GB e 2TB) e cabo correto para conectar no PC, preparar o HD e adicionar os jogos, mas depois do trabalho inicial você esquece. Só ligar o console e correr pro abraço.
DreamCast e SaturnoPara ambos os consoles eu uso a solução MODE da Terraonion. Substitui o leitor e uso com SSD de 2TB em cada, os leitores eu guardei nas caixas. Ganho bom em velocidade e por ser SSD, é algo que prolonga ainda mais por não ser um equipamento mecânico como o HD convencional.
GameCubePara meu xodó eu uso um dispositivo chamado SD2SP2 que custa 24,90 no mercadolivre. É um adaptador que usa microSD e é encaixado numa porta que fica embaixo do console (alguns modelos não possuem essa entrada). Na entrada de memory card (R$ 55 no ML), eu uso um memory adaptado com microsd que contém o bootloader que carrega o Swiss e irá ler o microsd do SD2SP2. Entretanto para ler esse adaptador em primeiro lugar eu coloco o disco do Action replay, pois o GC é travado. Em resumo:
- Action replay lê o memory card modificado
- Memory card modificado sobe o Swiss
- Swiss lê o SD2SP2 com as isos dos jogos
O memory card aceita microsd de pouco espaço, por isso se faz necessário o SD2SP2. É um rolo, mas acredite, você vai querer não precisar do leitor de disco do GC. É o leitor mais random que conheço, pra dar problema.
Dessa forma eu consigo preservar melhor os discos e até mesmo os leitores. Gosto de ter os discos na coleção e essa é uma forma de preservar. Falando sobre preservação, sugiro ter um pano de microfibra (3M vende) e alcool isopropilico. 1 vez por semestre, pegue os discos e faça uma limpeza, para matar qualquer bacteria/sujeira que possa estragar os discos com o tempo. Deixar a coleção num cômodo bem arejado que não tenha possibilidade de mofo é algo muito bom também.
Sobre a preservação de cartucho, eu faço uso de Everdrives sempre que possível. Os cartuchos ficam guardados, preservados e pra jogar mesmo eu uso os everdrives: SNES, N64, GameBoy/Gameboy Advance, NeoGeo AES, MegaDrive/SEGACD/32X. Sempre uso as soluções da Terraonion ou do Krikkz.
Não lembro se você é de SP, mas para manutenção dos consoles eu mando na GamesCare. Conheço Fabio Michelin há uns 4 anos já, sempre fez as manutenções nos meus consoles (preço justo) bem como as modificações RGB quando necessário. Falando de RGB, é outra coisa que aumenta consideravelmente os gastos, mas ao meu ver compensa demais, pois você extrai a melhor imagem dos consoles, mas isso é assunto para outro tópico, pois é extenso.
Sei que tudo isso exige paciência e grana, mas é um preço a se pagar para manter esse hobby. Meu conselho é não vender. Esses problemas são controláveis, pelos relatos que você passou de problemas em consoles, parecem ser coisas simples de resolver numa manutenção. E vc vai vender no MercadoLivre, aparece gente que não tem noção alguma do valor dos itens (falando merda como "usar emulador").