Vítor M. Costa escreveu:Diablo III
Sim, sei que é um bom jogo, mas definitivamente não me fisgou como Diablo II e principalmente Diablo I (meu favorito).
Diablo III não tem a atmosfera solitária e sombria de Diablo I e nem a fluidez do gameplay de Diablo II. Mesmo que eu já tenha minhas ressalvas sobre esses títulos, tenho ainda mais com Diablo III. Particularmente fiquei muito perdido nesse último título da série, pois as mecânicas não me soaram muito intuitivas, particularmente tendo uma progressão de complexidade e dificuldade muito rápida no gameplay. Além disso, achei o enredo principal muito fraco, pior ainda nas missões secundárias. A jogabilidade também achei muito repetitiva e pouco criativa, além do fato de que também não achei muito oportuna a forma como executaram a geração de mapas procedurais. Por outro lado, joguei bastante esse título em multiplayer (quase exclusivamente nesse modo), e isso melhora um pouco a experiência, acredito.
Conclusivamente, diria que Diablo III pode divertir em multiplayer e não é de todo ruim, mas, ao meu ver, é medíocre como action RPG e também como rogue lite. Não é um dos títulos que me viria à mente entre boas indicações nesses gêneros. Não convém estender demais os detalhes de meu ponto de vista, mas as conclusões gerais seriam essas. E, sim, sei que esta minha posição é bastante contestável, mas foi minha experiência, e talvez, para mim, não tenha compensado pelo preço (ainda que eu tenha comprado em promoção).
Eu cheguei a ter um clã de Diablo 3 no PC entre os anos de 2014 e 2015. Diablo 3 não foi exatamente um jogo com multidões jogando o multiplayer e meu clã era totalmente casual, mas chegou a ter umas 7~10 pessoas online simultaneamente.
A campanha é fraca mesmo e muito cartunesca, pra se divertir tem que jogar sem grandes pretensões. Mas o endgame é bem divertido, principalmente com as temporadas e os Greater Rifts, incentiva o jogador a explorar a build do personagem ao limite.
O jogo podia ter ido bem mais longe depois do Reaper of Souls se a Blizzard tivesse continuado o suporte, mas já no final de 2015 as atualizações começaram a ser mínimas e nunca saiu uma segunda expansão.
O Diablo original é um jogo que eu tenho muito carinho e que joguei entre o final da década de 90 e início dos anos 2000, em relação à atmosfera eu acho que é o melhor. Mas com relação ao gameplay e duração, é surpreendentemente curto, fui re-jogar uns anos depois e não tem muita variação de builds, e é linear e curto. Uma experiência bem fechada.
A campanha do Diablo II eu acho que é muito arrastada, começa excelente mas depois parece que tem zonas inteiras que são só encheção de linguiça. Pretendo rejogar a remasterização, mas apesar de ser nítido os méritos históricos que o Diablo II tem, eu não tenho tanto apresso por ele como outras pessoas demonstram ter.