[EMBATE 6] Super Mario Galaxy x Super Mario Galaxy 2

Qual é melhor?

A empresa, seus consoles, franquias e personagens.
Índice do fórum Videogames Nintendo
    • + 1

[EMBATE 6] Super Mario Galaxy x Super Mario Galaxy 2

Mensagempor Hirga » Qua, 29 Jul 2020, 20:01

Resolvi criar uma lista com vários embates de próprios jogos da Nintendo, para ver qual (is) vocês acham melhores. Estou comparando jogos dos quais tenho certa experiência e que eu já tenha jogado em algum momento em minha vida.

Imagem

SUPER MARIO GALAXY
Após a Nintendo ter trazido Mario Sunshine na Gamecube e sua aceitação não ter sido tão favorável (não o joguei, mas acredito que foi devido ao seu gameplay um pouco diferente), havia a necessidade de reerguer a franquia 3D. E fizeram isso de maneira primorosa.
Mario Galaxy é uma pérola dos videogames. Praticamente tudo que o game se propõe a fazer, realiza de forma magistral: jogabilidade intuitiva e precisa, infinidade de poderes e galáxias, gráficos insanos para o Wii, trilha sonora marcante, entre muitos outros...
Para mim, tanto Galaxy quanto Galaxy 2 são os ápices de jogos 3D não só do Mario, mas de toda a indústria de videogames.

SUPER MARIO GALAXY 2

Novamente lançado para Wii, Galaxy 2 é uma sequência do tão aclamado jogo citado anteriormente. Apesar de muitos acharem que é “apenas uma DLC” ou então “um reaproveitamento” do primeiro Mario Galaxy, essa continuação nos deleita com várias mudanças, dentre as quais estão o Yoshi, novos power-ups, o Spin Drill, etc...
É um dos jogos mais aclamados da 7ª geração de consoles. E com razão.

Uma última coisa que quero dizer: se o tal falado Mario All Stars 2 virá concretizar-se e sair para Switch, valerá a pena só pelo Mario Galaxy!

E aí, para você qual é melhor? Galaxy 2 ou Galaxy?

• + 0

Mensagempor ari789 » Qua, 29 Jul 2020, 21:18

Apesar do primeiro Galaxy ter um plot melhor e ser mais ''cinemático'', eu acho o Galaxy 2 infinitamente melhor, eu não sei explicar mas sinto que a jogabilidade dele é mais fluida, o level design funciona melhor e até mesmo os gráficos ficaram menos ''poligonais'' ( coisa que eu achava que não dava pra fazer melhor no Wii ).

No fim, eu acho que o Galaxy 2 melhorou tudo que tinha para melhorar no primeiro Galaxy.
Imagem

SPOILER

• + 0

Mensagempor fabuzato » Qua, 29 Jul 2020, 21:24

Tenho ambos os Galaxy no meu Wii U, joguei o 1° adorei quando fui jogar o 2° meu Nunchuck paralelo deu ruim e não consegui jogá-lo :loles:
Como não joguei os 2 não tenho certeza se posso opinar, mas do que eu assisti de gameplay do 2 só por ter o Yoshi e mais power-up ele já leva.
Imagem

• + 1

Mensagempor Prinny » Qua, 29 Jul 2020, 22:57

Galaxy 1 sem dúvida.

Enquanto Galaxy 2 está muito longe de ser ruim, muita coisa que tem nele pra mim é um downgrade considerável de Galaxy 1. Assim, os power ups novos são realmente ótimos e melhores que os do 1 eu diria. Mas os níveis são ainda mais lineares e simplificados se comparado ao 1, com várias partes mais 2D e mais sem graça. A falta de hub legal como o observatório também é algo meio dolorido assim como o jogo não ter plot nenhum praticamente. As gimmicks do jogo pra mim são um tanto mais irritantes que as do 1. Fora que fazer 100% no jogo não é nada divertido como no 1, tem muita coisa filler lá.
Imagem

Imagem

• + 1

Mensagempor Pedrock » Qua, 29 Jul 2020, 23:00

Galaxy 1 tentou mais que ser um jogo tradicional do Mario, é um jogo que tenta ir muito longe em quase todos os aspectos e foi um resultado extremamente bem sucedido. O tom geral que o jogo tem, mais melancólico, minimalista, ambiente, contido, mas ao mesmo tempo com partes épicas e grandiosas, é algo que não vi outro jogo da franquia até hoje tentar ousar. Isso sem contar todo o resto - level design, OST, mecânicas, gimmicks - .É um jogo único dentro da franquia e uma experiência™ única, mesmo com uma sequência existindo.

Já Galaxy 2 é um nível mais baixo em quase todos os pontos pra mim, tentou ser um jogo mais tradicional ainda com a mecânica principal do 1, mas com quase todo o resto sendo um downgrade. Conseguiu parecer muito mais restrito que o 1, por mais que eles usem o mesmo estilo de level design mais linear - que já era bem distante do que 64 tentava ser, que foi se afunilando a partir de Sunshine e resultou em 3D Land/World -, pelas galáxias menores, com menos estrelas e menos lugares pra se visitar dentro das próprias galáxias, num geral. Até mesmo o uso da gravidade foi menos pensado em certos pontos pra mim, a ponto de ser deixado de lado em várias galáxias, o que cria um contraste grande pra mim desses momentos com o próprio título do jogo, por mais que as fases sejam até mesmo mais elaboradas e até mesmo variadas do que no antecessor.

Galaxy 1 é extremamente único, tem um tom extremamente distinto e uma apresentação narrativa extremamente memorável, além das mecânicas com a gravidade realmente serem utilizadas em quase seu potencial total, além de ser um jogo extremamente coeso que é mais do que a soma das suas partes.

Galaxy 2 tem um level design incrível, powerups excelentes que são os melhores da franquia, a melhor utilização do Yoshi nos jogos 3D, mas um tom e narrativa que não fazem jus ao que o primeiro Galaxy apresentou, fases bem mais restritas e com menos coisas a se fazer, além de um padding extremo com as Green Stars que eu realmente não gosto e acho muito perto de serem bem ruins.
Imagem

Userbars

• + 0

Re: [EMBATE 6] Super Mario Galaxy x Super Mario Galaxy 2

Mensagempor Hirga » Qui, 30 Jul 2020, 08:06

Para mim, esse duelo é um empate técnico.
Sou tão fã de Galaxy (tanto o 1º quanto o 2º), que não consigo apontar nenhum defeito, de nenhum dos dois jogos. A única coisa que não gostei tanto assim é a jogabilidade com o Wii Remote e a necessidade de apontar para a tela - para pegar as Starbids. Mas não posso negar que é um diferencial bastante interessante.

Por isso estou rezando para que o rumor de Mario All Stars 2 seja verdade (até pq também não joguei o Sunshine).

• + 0

Mensagempor SuperMarioWorld » Qui, 30 Jul 2020, 22:52

O primeiro jogo tem alguns power-ups muito bons que não tem no segundo.

Mas a jogabilidade do segundo jogo é melhor, então voto no segundo.

phpBB [video]

As músicas do segundo jogo são épicas demais, sobretudo aquela musiquinha da fase em que o Yoshi aparece pela primeira vez.

Os 2 jogos deveriam ser remasterizados para o Switch.

• + 0

Mensagempor .: Cláudio :. » Seg, 03 Ago 2020, 07:00

SuperMarioWorld escreveu:O primeiro jogo tem alguns power-ups muito bons que não tem no segundo.

phpBB [video]

As músicas do segundo jogo são épicas demais, sobretudo aquela musiquinha da fase em que o Yoshi aparece pela primeira vez.

Acho que nada se supera a "Gusty Garden Galaxy", melhor música da década 2000 de um jogo da Nintendo, pau a pau com "Hyrule Field" de "Twilight Princess"

• + 0

Mensagempor Hirga » Qui, 06 Ago 2020, 20:04

.: Cláudio :. escreveu:
SuperMarioWorld escreveu:O primeiro jogo tem alguns power-ups muito bons que não tem no segundo.

phpBB [video]

Acho que nada se supera a "Gusty Garden Galaxy", melhor música da década 2000 de um jogo da Nintendo, pau a pau com "Hyrule Field" de "Twilight Princess"

Para mim, nada supera a trilha sonora de Donkey Kong Country: Tropical Freeze... Não tem uma música sequer que considero que tenha "baixado de nível" - todas são excepcionais e marcantes.
Também, essa trilha é composta pelo gênio David Wiise!

Voltar para Nintendo