Street Fighter II e sua impressionante versão nacional para o Master System!

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Street Fighter II e sua impressionante versão nacional para o Master System!

Mensagempor Sonymaster » Qua, 02 Jan 2019, 19:42

Street Fighter é um dos maiores fighting games da história, que além do Mega Drive, também contou com uma versão no Master System, produzida exclusivamente pela Tectoy e lançada no console em 1997.

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A história por trás desse desenvolvimento é bem curiosa: “Há muito tempo a gente estava ensaiando ter esse cartucho pro Master e a Sega não queria fazer, dizendo que era impossível, mas eu acredito é que eles não tinham cronograma para fazer. A Tectoy insistiu e aí resolvemos pegar as artes do jogo de Mega, abrindo o binário, arrancando com emuladores, reduzir pro tamanho de Master e movimentar elas, gerando um protótipo de movimento. Eles [a Sega] continuaram com a mesma posição. Aí pensamos ‘Quer saber? Já fizemos todo o trabalho da arte, vamos fazer o jogo.’ E aí tocamos o barco“, revelou Heriberto Martinez, coordenador de software na época, em entrevista para o Blog Tectoy.

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Stefano Arnhold, presidente da Tectoy, também já comentou em entrevistas que a Tectoy fez uma “brincadeirinha” ao apresentar o jogo para um produtor da Capcom: “Nós escondemos o Master System da visão dele, e demos controles de Mega Drive para que ele testasse o jogo. Inicialmente, ele achou o jogo muito fraco para os padrões do Mega Drive e disse que poderíamos melhorar muito ainda“.

“Ao final, revelamos que na verdade era um console de 8 bits que estava rodando o jogo. Ele ficou impressionado com a capacidade do console de gerar sprites daquele tamanho e aprovou o jogo“, concluiu.

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Assim, o Master System foi o único console 8 Bits a ter uma versão oficial dos famosos lutadores de rua, com um cartucho de 8 Mega.

Obviamente, o jogo sofreu vários cortes devido à limitação de hardware do Master System, assim como a jogabilidade, que usava apenas o controle de dois botões do console. Ainda assim, o título se mantém bastante fiel ao conceito original do game, com um resultado impressionante para as capacidades do videogame.

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O jogo apresenta oito lutadores (ao invés dos 12 originais) com um único objetivo: viajar pelo mundo, sobreviver ao torneio e provar ser o mais forte de todos os combatentes!

Ryu, M. Bison, Ken, Guile, Chun-Li, Blanka, Sagat e Balrog foram os escolhidos para participarem dos combates – E. Honda, Zangief, Dhalsim e Vega ficaram de fora.

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Os oitos cenários de cada personagem foram retratados da melhor forma possível, mas o grande destaque mesmo fica com a caracterização dos lutadores, que se apresentam em grandes tamanhos na tela e com um alto nível de detalhes. Outro ponto de destaque sãos as vozes digitalizadas para anunciar o nome do lutador, os rounds e a vitória/derrota – no entanto, durante as lutas não há vozes.

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“Street Fighter II” para o Master System foi um projeto ambicioso da Tectoy e um presente especial para os gamers brasileiros, que provou que mesmo com as limitações do console, era possível ter uma versão de qualidade desse grande clássico.

Fonte: Blog Tectoy
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Mensagempor GrayFox » Qui, 03 Jan 2019, 18:52

Versão nacional, mas nem tem a decência de deixar em português :dog:

É sempre impressionante ver essas histórias de como empresas converteram um jogo para um sistema inferior, puxando o sistema até o limite e até inventando os próprios métodos de desenvolvimento.
Outra história nesse estilo é a do port de Resident Evil 2 pro Nintendo 64, em que eles enfiaram os FMVs do jogo quase perfeitamente (no limite do possível) nos cartuchos de N64, sem apelar para os stills que geralmente usavam. A engenhosidade humana é sempre admirável.
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Mensagempor Chazzy » Qui, 03 Jan 2019, 19:31

Essas histórias são muito legais mesmo.
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Re:

Mensagempor Sonymaster » Qui, 03 Jan 2019, 20:04

GrayFox escreveu:Versão nacional, mas nem tem a decência de deixar em português :dog:

É sempre impressionante ver essas histórias de como empresas converteram um jogo para um sistema inferior, puxando o sistema até o limite e até inventando os próprios métodos de desenvolvimento.
Outra história nesse estilo é a do port de Resident Evil 2 pro Nintendo 64, em que eles enfiaram os FMVs do jogo quase perfeitamente (no limite do possível) nos cartuchos de N64, sem apelar para os stills que geralmente usavam. A engenhosidade humana é sempre admirável.


Engraçado que a própria Sega achou impressionante o trabalho da Tectoy rodando esse jogo no Master System, mesmo com suas limitações. Pelo menos ficou melhor do que o do NES.
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Re: Re:

Mensagempor GrayFox » Qui, 03 Jan 2019, 20:15

Sonymaster escreveu:
GrayFox escreveu:Versão nacional, mas nem tem a decência de deixar em português :dog:

É sempre impressionante ver essas histórias de como empresas converteram um jogo para um sistema inferior, puxando o sistema até o limite e até inventando os próprios métodos de desenvolvimento.
Outra história nesse estilo é a do port de Resident Evil 2 pro Nintendo 64, em que eles enfiaram os FMVs do jogo quase perfeitamente (no limite do possível) nos cartuchos de N64, sem apelar para os stills que geralmente usavam. A engenhosidade humana é sempre admirável.


Engraçado que a própria Sega achou impressionante o trabalho da Tectoy rodando esse jogo no Master System, mesmo com suas limitações. Pelo menos ficou melhor do que o do NES.

...tem uma versão de NES? :roxas:
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Re: Re:

Mensagempor Sonymaster » Sex, 04 Jan 2019, 01:10

GrayFox escreveu:
Sonymaster escreveu:
GrayFox escreveu:Versão nacional, mas nem tem a decência de deixar em português :dog:

É sempre impressionante ver essas histórias de como empresas converteram um jogo para um sistema inferior, puxando o sistema até o limite e até inventando os próprios métodos de desenvolvimento.
Outra história nesse estilo é a do port de Resident Evil 2 pro Nintendo 64, em que eles enfiaram os FMVs do jogo quase perfeitamente (no limite do possível) nos cartuchos de N64, sem apelar para os stills que geralmente usavam. A engenhosidade humana é sempre admirável.


Engraçado que a própria Sega achou impressionante o trabalho da Tectoy rodando esse jogo no Master System, mesmo com suas limitações. Pelo menos ficou melhor do que o do NES.

...tem uma versão de NES? :roxas:


Claro que tem, mas não foi pela Capcom, até hoje lembro de quando aluguei o jogo na locadora, joguei tanto porque era uma novidade, todo mundo jogando no Snes na locadora e eu jogando no meu Top Game VG9000 da CCE.

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E ainda saiu o Street Fighter 3 para NES que na verdade é uma melhoria gráfica com mais personagens.

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