Consoles obscuros que você provavelmente não conhece

Aqui é o lar da nostalgia! Relembre seus clássicos favoritos e exiba sua coleção para todos do Fórum!
    • + 7

Consoles obscuros que você provavelmente não conhece

Mensagempor Marcio Mew » Sáb, 07 Jul 2018, 17:43

Imagem

Como vocês sabem existem consoles pra p**ra, eu inclusive já trouxe alguns tópicos de curiosidade de alguns (Os 20 consoles que foram cancelados que eu dividi aqui no novo forum em parte 1 e parte 2 e teve também o tópico dos Famiclones), porém tem uns que ninguém faz a minima ideia da existência e nesse tópico irei lhe apresentar alguns desses, espero que você nunca tenha ouvido falar da maioria ao menos. -q

Adman Grandstand

Imagem

Esse console é um console baseado no Fairchild Channel F (Que também não é um exemplo de popularidade) que até gozou de alguma coisinha de popularidade na Nova Zelândia e no Reino Unido, mas o resto do mundo não sabe da existência dele. Ele teve inúmeros modelos diferentes sendo que os primeiros eram clones de Pong, ai após teve versões com cartuchos e jogos um pouquinho mais evoluídos e por fim consoles com rom já pré-instalada.

Seu jogo mais popular foi Astro Star, que é um clone de Galaxian só que mais feio com visual de Virtual Boy (Vermelho e Preto apenas)

Imagem

Arcadia 2001

Imagem

O Arcadia 2001 também passou por uma leve popularidade, ganhando algumas versões em tudo quanto é parte do mundo. Ele é um console 8-bits um pouco similar ao Atari 2600 desenvolvido pela Emerson (Talvez você deva conhecer essa empresa pelo seus radios) e foi licenciado para varias partes do mundo por algumas empresas grandes na época como a Hanimex e a Bandai. No caso da Bandai, ela licenciou o console no Japão com mais 4 jogos exclusivos (Doraemon, Gundam, Macross e Dr. Slump).

Além de ter sido licenciado em varias partes do mundo ele ainda tinha um outro fator que poderia lhe auxiliar a fazer sucesso, ele é mais poderoso que o Atari 2600, porém ele acabou floopando por conta do lançamento do Coleco e do Atari 5200 que eram bem mais poderosos que ele, além do Crash de 83 que acabou afundando mais ainda as chances do console ter uma boa vendagem.

Seu jogo mais popular foi Robot Killer, um clone do jogo Robotron: 2084.

Imagem

Casio PV-1000

Imagem

Sim, Casio. Aquela das calculadoras, acho que já tinha falado em algum tópico sobre um console da Casio que era focado no publico feminino mas acabou floopando. Aquele console era o sucessor desse aqui, porém esse era focado em todos os públicos. Foi outro caso de console atrasado que acabou sendo ofuscado pelos poderosos, ele possuía um poder similar ao do Colecovision porém numa época que todos estavam enfeitiçados pelo Famicom. Por conta disso o console vendeu pouquíssimo e se quer saiu do Japão.

Seu jogo mais popular foi Amidar.

Imagem

Funtech Super A'Can

Imagem

Mais um caso de console atrasado, esse console 16 bits saiu justo num momento que o publico tinha um grande interesse em jogos 3D e pegou concorrência com o Nintendo 64 e o Playstation, ele foi produzido pela Funtech, uma empresa Taiwanesa em 1995 e o fracasso foi tanto que o console se quer saiu da ilha de Taiwan. Se não bastasse o atraso em poderio, ele ainda era caro e usava cartuchos o que contribuiu ainda mais para a não aceitação do publico. O Console floopou e levou a empresa junto com uma divida de 6 milhões de dólares.

O Console tinha um poder próximo ao do Mega Drive e recebeu apenas 12 jogos, outros 11 estavam em desenvolvimento mas após a queda da empresa todos foram cancelados. O jogo mais popular do console foi C.U.G

Imagem

Action Max

Imagem

Se vocês gostam de zoar a Sony por alguns jogos serem mó filmão é que vocês não viram esse console. O Action Max era um console cuja a biblioteca era focada em jogos baseado em filmes (FMV), tipo o que era comum no 3DO e no Sega CD, o seu controle era só uma arminha, já que tudo o que o jogador podia fazer era apontar para a tela e atirar. Por ser um filme não tinha nenhum tipo de interação grande entre jogador-jogo por isso acabava não sendo nada divertido a jogatina o que foi um dos fatores que contribuiu com a queda do console.

Se não bastasse isso, a mídia dos jogos dele era VHS, porém ele não tinha leitor de VHS, logo o proprietário de um Action Max era obrigado a ter um sistema de VHS para reproduzir os fil... digo os jogos, enquanto o Action Max fazia o resto das suas funções no "gameplay". O Console logo foi completamente esquecido.

Seu jogo mais popular foi Sonic Fury porque ele vinha com o console

Imagem

Gizmondo

Imagem

Esse console tem uma historia legal envolvendo crime -q Ele foi lançado pela Tiger Telematics (Não é a mesma Tiger do Game.com, é uma empresa sueca diferente) em 2005, na tentativa de competir com o Game Boy Advance, ele além de um console portátil ainda tinha algumas funcionalidades extras como GPS e funcionalidades de celular. Ele é até meio que fortinho em questão de poder e tinha um paranaue nos preços. (explicarei mais abaixo).

Ele possuiria uma opção chamada Smart Adds que barateava o preço dos consoles, basicamente você poderia comprar o console de duas formas: A Primeira com o Smart Adds, você pagava mais barato no console (230 dólares) porem cada dia que você jogasse você teria que assistir 3 propagandas (Eram 3 por dia) ou a segunda opção que você pagava mais caro mas não tinha nenhuma propaganda (400 dólares), o serviço acabou não saindo do papel e por isso até hoje quem comprou a versão mais barata não viu uma unica propaganda.

O Console acabou floopando alguns motivos, o primeiro deles vem com o lançamento de uma versão widescreen pouco tempo depois do lançamento da versão normal, o que prejudicou as vendas e o que mais ofuscou o console foi um caso onde um dos executivos da empresa (Stefan Eriksson) foi preso por envolvimento com o crime organizado, esses dois casos prejudicou o console e a empresa que fechou pouco tempo depois.

O Jogo mais popular do console foi Sticky Balls

Imagem

View-Master Interactive Vision

Imagem

Para fechar o boteco vamos com esse console com o layout mais bizarro que já vi, o View-Master Interactive Vision. Sério, da uma olhada nisso. Quanto mais você olha mais bizarro fica e não só o console mas o controle também é muito estranho. Esse trambolho, assim como o Action Max, era um console de filme VHS porém ele não era um simples console de VHS, ele era um console educativo de VHS. Quando você acha que a coisa não pode piorar vem isso -q

Seus jogos eram basicamente mini-games com gráficos próximos ao do Colecovision, foram lançados somente sete jogos para o sistema, sendo 4 de Sesame Street (Vila Sesamo aqui no Brasil), 2 dos Muppets e 1 da Disney. Ele também necessitava ser conectado a um VHS para o funcionamento.

Seu jogo mais popular foi o Disney's Cartoon Arcade que incluia um mini-game clone de Frogger com o Mickey.

Imagem

-----------------

E esses são alguns dos consoles completamente esquecidos pelo tempo, você conhecia algum deles ou conhece algum que ninguém se lembra mais porém não está na lista. Comente abaixo.

-----------------

Esse também é meu ultimo tópico diário dessa Golden Month, mas não o ultimo tópico do mês. Em dias aleatórios ao longo do mês poderão sair mais tópicos. Fique de olho.
Imagem

SPOILER

• + 0

Mensagempor Crash10 » Sáb, 07 Jul 2018, 18:05

Okay eu só conhecia esse Gizmodo. Fico me perguntando onde você acha esses consoles. Aliás eu também me pergunto se é possível encontrar eles à venda na internet e por qual preço.
Imagem
Por Marcio Mew

Userbars

• + 0

Re:

Mensagempor Marcio Mew » Sáb, 07 Jul 2018, 18:21

Crash10 escreveu:Okay eu só conhecia esse Gizmodo. Fico me perguntando onde você acha esses consoles. Aliás eu também me pergunto se é possível encontrar eles à venda na internet e por qual preço.

Achei no eBay esses anuncios aqui: Adman Grandstand, Arcadia 2001, Super A'Can, Action Max e Gizmondo
Imagem

SPOILER

• + 0

Mensagempor vits » Sáb, 07 Jul 2018, 18:36

Eu adoro esses consoles, é sempre legal ver o que algumas empresas tentaram trazer para o mercado, ainda que a maioria desses consoles tenham sido enormes fracassos. Dos listados, o meu favorito é o Gizmondo, além de ser um console razoavelmente poderoso para a sua época - rivalizando o PSP - ele tem uma das histórias de desenvolvimento mais interessantes da industria.

A empresa responsável pelo seu desenvolvimento foi o resultado da fusão de uma revendedora de eletrônicos, com uma empresa especializada em carpetes e pisos. Criaram uma loja especial apenas para a venda do aparelho em Londres, teve um de seus executivos ligados ao crime organizado da Suécia e para completar uma versão melhorada do aparelho foi anunciada antes mesmo do lançamento do original nas Américas.

E enquanto este é um aparelho altamente colecionável, não são poucos os relatos da borracha que recobre o mesmo estar derretendo, o que além de reduzir o valor de revenda deles, os torna "pegajosos".

Também não me recordava desse console da Casio, mas ele não parece ser tão interessante quando a segunda tentativa da empresa, o Loopy, com a sua impressora térmica.
Imagem

• + 0

Mensagempor TextoJr. » Sáb, 07 Jul 2018, 19:20

Nossa eu não conhecia nenhum deles, gostei muito a história do Gizmondo e wtf esse design do View Master socorro q-
Imagem

• + 0

Mensagempor Star Kirby » Sáb, 07 Jul 2018, 20:18

Muito bom o tópico, eu até achava que iria ter umas escolhas mais "genéricas" de consoles obscuros (tipo o Game.com, ou o R-Zone), mas deu pra ver que você pesquisou bem pra poder descobrir sobre a existências dessas coisas, o único daí que eu já havia ouvido falar antes era o Gizmondo, o resto eu não fazia a mínima ideia que existia.

O View-Master Interactive Vision em particular eu achei interessante puramente pelo design extremamente único, as pessoas geralmente estranham quando consoles antigos usam controles com layout de controle remoto (como esse Arcadia 2001), mas o desse console aí consegue ser bem mais bizarro, e ainda vem com design estranho pro console em si de brinde.
Imagem
Userbars

• + 0

Mensagempor Prinny » Sáb, 07 Jul 2018, 20:20

Uau então esse Gizmondo era um console "free to play" é? -qq
Muito legal conhecer esses consoles, acho que desses aí o que eu conhecia era aquele que o controle parece um telefone (ou eu conheço o Atari que é parecido com ele, não sei qual é o console que o Senhor Wilson tem -q). Eu imagino que nem tenham emuladores desses consoles mas fiquei curioso em testar alguns
SPOILER

• + 0

Mensagempor ari789 » Seg, 09 Jul 2018, 08:32

Faltou o Zeebo na lista :hehe:
Zoeiras a parte, excelente tópico, muitos do que estão ai eu nem fazia ideia de que existiam.
Imagem

SPOILER

• + 0

Mensagempor blordello » Qua, 11 Jul 2018, 22:19

Realmente...

Imagem

Tenho uma vaga lembrança do meu pai comprando alguns consoles do Paraguai parecidos com esses aí. Vinham com 8000 jogos e Alex Kidd incluso(?).

Imagem
Tenho quase certeza que já tivemos um desse em casa.
MyAnimeList: https://myanimelist.net/animelist/blor

Me julguem à vontade. Fiz recentemente e deve estar faltando muita coisa, uma pena. :doge:

Voltar para Retrogaming e Colecionismo