[Tutorial] Usando o Mercado Livre e o Mercado Pago

Aqui é o lugar para bater papo e discutir qualquer assunto não relacionado a games.
    • + 9

[Tutorial] Usando o Mercado Livre e o Mercado Pago

Mensagempor Marcio Mew » Sex, 06 Jul 2018, 23:32

Imagem

Olá, sejam bem-vindos a mais uma tentativa minha de fazer tutorial. Dessa vez vou explicar sobre como comprar e vender no Mercado Livre. Imagino que você deva estar pensando: "Ah, mas isso é muito facil. Você lica em comprar, segue os passos e pronto". E você está meio que certo, porém existem outras coisas que muita gente não sabe e que gostaria de explicar nesse tópico.

Comprando um produto de Preço Fixo

Esse é o mais fácil de se fazer, é algo que todo mundo sabe é basicamente clicar em comprar, seguir os passos e pagar na forma de pagamento que mais lhe agrada, porém vou ensinar a ir um pouco mais fundos nas buscas a afim de encontrar melhores ofertas de produtos com preço fixo.

Uma dica que dou é de não usar a caixa de busca sem necessidade, se o produto que você procura tem uma categoria vá direto nela. Ou seja, digamos que você esteja procurando por um Nintendo Switch, ao invés de digitar Nintendo Switch na caixa de busca vá diretamente na categoria Games > Nintendo > Nintendo Switch > Consoles.

Porque fazer isso? Para ter um filtro melhor, dessa forma você escapa de ver anúncios de jogos de Switch e acessórios misturados com os consoles, quanto mais filtro você usar melhor.

Essa barra lateral pode ser muito útil para você, então a utilize e uma dica que dou também é mudar o Organizar anúncios de Mais Relevantes para Menor Preço, desta forma ele retornará anúncios do menor preço para o maior. Porém já aviso que ele não é 100% funcional pois tem vendedores que ao invés de utilizar a categoria Acessórios para seus anúncios anunciam no consoles, então algumas vezes você pode acabar tendo que pular paginas e paginas para enfim chegar aos consoles.

Caso você deseje uma característica não presente na barra lateral como o console de uma região X ou bloqueado ai sim usamos a caixa de busca. Abaixo fiz a procura com o PS2. Procurei por um modelo bloqueado, então fui na categoria Games > Playstation > Playstation 2 > Consoles e na caixa de busca escrevi a palavra bloqueado e marquei a opção procurar somente em consoles.

Imagem

Desta forma o site irá filtrar todos os anúncios de Playstation 2 bloqueados, caso você queira de uma região especifica basta adicionar "Americano", "Japonês" ou "Europeu" após bloqueado (Eu costumo jogar apenas Japonês quando procuro um console japonês pois quem vende um e passa essa informação quando o console tem trava é porque normalmente o console é bloqueado mesmo).

Caso você encontre o anuncio do seu interesse leia atentamente e veja se está tudo da maneira que você deseja, caso você não tenha achado alguma informação relevante para você não tenha medo de perguntar, faça quantas perguntas precisar e assim que estiver tudo esclarecido você pode partir para a compra.

Uma dica importante que dou é: Não repare muito na qualificação do vendedor, muita gente perde ótimos anúncios por não confiar em vendedor de rank transparente ou de cor vermelha ou amarela. E não critico tanto pois no passado os ranks vermelhos e amarelos indicavam altas taxas de reclamações e que o vendedor em questão não era confiável. Porém hoje isso mudou e agora os ranks são de acordo com o numero de vendas, ou seja, se você vendeu pouco você vai ser vermelho, depois amarelo até chegar no verde. Por isso não tenha tanto medo assim, pois muitas vezes são vendedores que começaram a pouco no Mercado Livre e que só querem desapegar de algum produto. Eu diria que a maioria dos jogos que já comprei são de vendedores que não tinham rank verde.

Caso você ainda tenha um pé atrás lembra-se de pedir para que envie via Mercado Envios, dessa forma o Mercado Livre protegeria você caso houvesse algum problema. Para ver se o vendedor envia por Mercado Envios procure por esses avisos no canto direito do anuncio.

Imagem
Imagem

Eu por exemplo tive um problema um tempo atrás com um Nunchuk do Wii que comprei de um anuncio que dizia ser original porém ao chegar era um pirata, abri reclamação e por se tratar de Mercado Envios, o Mercado Livre me ajudou devolvendo o dinheiro assim que devolvi o produto (Não precisei pagar nada para devolver).

Arrematando produtos

Arremates no Mercado Livre deixam muita gente confusa sobre como funciona e foi mais pela parte de arremate que fiz esse tutorial. Para começar, vamos na categoria do produto que você deseja, no meu caso vou na categoria Videogames mesmo sem filtro pra aparecer todos os arremates de joguinhos que estão acontecendo agora. Assim que você for na categoria do seu interesse, procure na barra lateral um filtro chamado Arremate. (Se você não o encontrar significa que não tem nenhum arremate acontecendo para aquela categoria)

Imagem

Assim que for listado todos os arremates veja quais deles você se interessou, leia o anuncio com atenção e faça perguntas se achar necessário. Com tudo certo clique em ofertar e dê um lance.

Porém agora que vem a parte que confunde muita gente. O Mercado Livre tem uma ferramenta diferente em leilão, eles basicamente "escondem" do vendedor e dos outros compradores seu lance real. Como assim? Bem, vamos imaginar que exista um arremate iniciado em 1 real e dois compradores estão interessados e por isso vão competir entre si pelo produto, vamos chamar os dois de Toquinho e Lasquita -qqq

:arrow: Toquinho achou o anuncio por 1 real e se interessou, então ele deu um lance de 10 reais. Porém, apesar de ter dado um lance de 10 reais, o anuncio permaneceu em 1 real.
:arrow: Lasquita viu o anuncio e se interessou também, ela viu que estava em 1 real e foi lá e deu 8 reais, mas para a surpresa de Lasquita apareceu uma mensagem dizendo que o lance dela não era o suficiente. Pois alguém deu mais que ela, agora esse anuncio está valendo 8 reais porém Toquinho ainda está vencendo ele. Então Lasquita (Que não faz ideia de quanto Toquinho deu) resolve dar 15 reais. Agora sim, apareceu a mensagem informando que Lasquita estava vencendo o arremate, afinal ela deu um lance maior que o Toquinho.

Porém apesar de ela ter dado 15 reais o anuncio não estava agora em 15 reais, mas sim em 11 reais (O Lance normalmente sempre será apesar 1 real acima do anterior). O motivo disso é simples, o Mercado Livre oculta o seu real lance para que caso você vença você pague um valor inferior ao apostado. Logo se o arremate terminasse ali, Lasquita seria a vencedora e pagaria 11 reais pelo produto mesmo tendo apostado 15. Porém se Toquinho resolveu continuar antes de acabar o arremate e tacou 20 reais, ele passa o lance da Lasquita e leva o produto por 16 reais (15 reais do lance de Lasquita + 1 real).

Após o termino do arremate você deverá contactar o vendedor para tratar a questão do frete.

Pergunta: Eu quero muito participar de um arremate, eu pago para dar lance? Tipo se eu der um lance de 20 reais eu tenho que pagar 20 reais ali na hora?

Não, dar lance é totalmente de graça. Você só paga se ganhar que no caso você pagará o valor final do arremate. No caso de exemplo acima, nem Toquinho nem Lasquita pagaram algo na hora de dar os lances, porém quando acabou e deu Lasquita vencendo o arremate por 11 reais ela pagou esses 11 reais, enquanto Toquinho... Só pagou com lagrimas mesmo de ter perdido o arremate, ele não perdeu 1 centavo de dinheiro nisso -qqq

Porém tenha em mente que arremate é um bagulho sério, não vai lá brincar de dar lance se você não tem como comprar depois. Caso você tenha se arrependido de ter dado um lance e queira cancelar basta ir no seu perfil > compras > arremate e no botão no canto direito do anuncio você escolhe a opção Cancelar Oferta (Ela só é valida se você estiver vencendo o arremate, caso contrario ela não aparece. E ela só é valida também enquanto está acontecendo o arremate, depois que acabou não é possível cancelar se você venceu).

Formas de envio e frete

Produtos novos de vendedores rank verde que custem 120 reais ou acima o frete é grátis (110 se você tiver alto nível no Mercado Pontos), você também pode adicionar produtos com valores inferiores no carrinho para ter frete grátis em todos mas desde que fechem 120 reais. (Por exemplo, você quer dois games lacrados que custam 60 reais, adicione eles no carrinho e veja que o frete de ambos será grátis. Ou então 4 Games lacrados de 30 reais). Porém é necessário ressaltar que isso só vale para frete Normal ou Full, veja abaixo sobre.

:arrow: Normal (Caro e demora), o valor depende da região que você mora, é a opção de entrega por PAC
:arrow: Expresso (Mais caro ainda mas é mais rapido), o valor depende da região que você mora, é a opção de entrega por Sedex
:arrow: Full (Novo, próprio do Mercado Livre), velocidade de Sedex por preço de PAC (As vezes até mais barato que o PAC), começou a pouco tempo pois isso pouquíssimos anúncios estão utilizando ele. Porém é até que uma opção bem interessante. Caso você queira ver quais jogos atualmente estão sendo vendidos por essa forma de envio basta clicar AQUI. Anúncios que custem 120 reais ou mais ganham entrega pelo Full com o frete grátis.

Vendendo pelo Mercado Livre

Essa é uma parte meio chata pra eu escrever pois quase não vendi nada no ML então não acho que poderia ajudar 100% aqui -q Mas vamos lá.

Primeiramente clique no botão vender no topo do site, você chegará numa pagina onde você deverá informar o tipo de coisa que deseja anunciar. Selecione a opção que melhor se encaixa.

Imagem

Insira um titulo e clique em continuar, você verá uma pagina onde você terá que escolher a categoria para o seu produto, não fique com preguiça, coloque no lugar certinho mesmo que você tenha que passar por 7827682687426 sub-categorias, fica melhor para você pois os compradores que usarem o filtro acharão mais fácil seu anuncio quanto para os compradores que não só acharão mais fácil como não passarão pela poluição que é outros vendedores colocando anúncios em áreas erradas (Se você procurou Nintendo Switch que citei no inicio do tópico usando o filtro do Menor preço você entende o que estou falando).

Na próxima pagina preencha os dados do seu produto ou serviço, fotos nunca é demais, quanto mais você colocar mais chamativo fica. Se for um jogo, vale também colocar o trailer no campo link do youtube. Na área descrição descreva o produto, se possível, tanto quanto Alberto de Oliveira descrevia Vasos. -qqq Se for um game por exemplo diga se ele está direitinho na caixa, com os manuais e todos os papeis juntos, o estado da mídia (Se for CD se ele tem arranhados, se for cartucho antigo se ele salva e a label está direitinha), se é ou não Nintendo Select ou Greatest Hits, se está lacrado ou não. Tudo quanto é informação é interessante pôr. E Não esqueça de marcar no fim se o produto é novo ou usado.

Imagem

Por agora quase no fim, vamos para a penúltima pagina, aqui você informa se o produto será Arremate ou Preço Fixo, e da o valor (Se foi arremate, o valor ali será o valor inicial). Também a forma de entrega se você vende apenas entregando em mãos (Marque essa opção caso você tenha a opção de enviar por carta registrada, pois o ML não tem uma função propria para isso já que é contra as regras dos correios enviar joguinhos por CR) e/ou se você vende também pelo Mercado Envios (Você pode marcar os dois se quiser), caso marque o mercado envios, você poderá escolher se deixa o frete por conta do comprador ou se você da frete grátis. Se você marcar para deixar para o comprador, quando ele comprar o seu produto e pagar o frete você receberá o necessário para enviar sem ter nenhum gasto adicional.

Tudo certinho, é só continuar e pronto.

Imagem

Agora a ultima pagina, aqui você escolherá o tipo de exposição que deseja no seu anuncio. Caso escolha a opção grátis ele demorará um pouquinho para aparecer na busca, caso escolha alguma das outras opções você terá que pagar um certo valor para ter maior exposição, porém esse valor você só paga após vender o produto, se você não conseguir vender não perde nada. Outra boa noticia para quem tem rank alto no Mercado Pontos é que um dos prêmios dados pelo Mercado Livre é exposição alta totalmente de graça.

Imagem

Feito isso basta clicar em concluir e seu anuncio estará pronto.

Pergunta: Eu tenho uns produtos que quero vender, mas eu não tenho conta em banco. Posso vender assim mesmo? Se sim, como eu pego o dinheiro depois?

Sim, você pode vender tranquilamente produtos sem ter uma conta em banco, após a venda e o recebimento do produto pelo comprador o dinheiro cai diretamente na sua conta do Mercado Pago. Ai você pode utilizar esse dinheiro lá para comprar outras coisas pelo Mercado Livre (Evitando pagamento de boleto) ou até mesmo usar normalmente para comprar coisas em lojas e mercados comuns desde que você tenha o cartão pré-pago do Mercado Pago. Que irei falar sobre abaixo.

Utilizando o Mercado Pago

Primeiramente vou começar explicando o que é o Mercado Pago, ele é a ferramenta que trata do seu dinheiro em  anúncios do Mercado Livre e em sites autorizados pelo Mercado Pago. Por ele você pode:

:arrow: Checar suas ultimas transações
:arrow: Guardar dinheiro
:arrow: Recarregar o Celular
:arrow: Pagar boletos (Somente pelo App do celular)
:arrow: Pedir o cartão pré-pago

Eu recomendo bastante o Mercado Pago, inclusive utilizo ele para transações seja quando compro algo pelo Mercado Livre ou quando uso o cartão pré-pago, a vantagem dele é que não tem nenhuma taxa, você pode guardar quanto dinheiro você quiser quando você quiser que não tem nada de taxa, nem mesmo taxas do cartão. (Na verdade só tem uma taxa gigante de 9 reais se você quiser sacar o dinheiro num ATM, mas quem faria isso se da pra pagar tudo hoje com cartão? -qqq) Você pode depositar dinheiro por lá por boleto, no dia seguinte entra na conta.

Quanto ao cartão pré-pago, ele é internacional de bandeira Mastercard, ótimo para quem compra coisas no exterior ou paga por serviços como Netflix, Crunchyroll e Spotify. Ele também funciona na eShop, Steam, PSN e outras lojas virtuais de games. Se você tem o habito de vender bastante pelo Mercado Livre é importante ter um desses, uma vez que você pode usar em mercado, lojas ou para pagar as contas sem a taxa de aproximadamente 3 reais para enviar o dinheiro para o banco.

Pergunta: Eu preciso pagar algo para ter o cartão pré-pago do Mercado Pago?

Não, ele é grátis. Tanto o cartão quanto o envio, para pedir entre no site http://mercadopago.com.br/cartao-prepago ou pelo "Minha conta" no Mercado Livre.

Benefícios do Mercado Pontos

O Mercado Pontos é uma ferramenta do Mercado Livre onde quanto mais você compra e vende mais você sobe de nível e cada nível lhe da acesso a ótimos benefícios.

Você inicia no nível iniciante, tenho acesso a frete grátis a partir de 120 reais. Confira abaixo esse e mais outros níveis.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Pergunta: Como faço para participar do Mercado Pontos?

Basta ter uma conta do Mercado Livre que você já está automaticamente participando

Pergunta: Tem metas a serem cumpridas caso eu não compre nada agora?

Sim, tem varias metas que não exigem compra, entre nesse link: Para vê-las https://www.mercadolivre.com.br/mercadopontos

Pergunta: Os pontos expiram?

Sim, os pontos expiram após um ano

------------

E é isso, se você tem alguma outra duvida relacionada ao Mercado Livre poste ai nos comentários.
Imagem

SPOILER

• + 0

Mensagempor Chazzy » Sex, 06 Jul 2018, 23:59

Vou deixar pra ler o tópico depois, pois é bem extenso.

Mas já vou adiantando uma dúvida: aquele negócio do Mercado Livre pedir pra você preencher as "fichas" dos seu anúncios com informações como o serial, modelo, etc... serve pra que exatamente?

O Mercado Livre diz que produtos que têm essas fichas preenchidas possuem mais visibilidade, o quanto maior é essa visibilidade? Pois acho meio complicado preencher as fichas quando vendo certas coisas como mangás e HQs...

Aproveitando também pra fazer uma reclamação: essa parada que começou recentemente do Mercado Livre cobrar 5 reais em todos os anúncios com produtos de custo inferior a 120 reais é uma palhaçada!
Imagem

• + 1

Re:

Mensagempor Marcio Mew » Sáb, 07 Jul 2018, 00:05

Chazzy escreveu:Vou deixar pra ler o tópico depois, pois é bem extenso.

Mas já vou adiantando uma dúvida: aquele negócio do Mercado Livre pedir pra você preencher as "fichas" dos seu anúncios com informações como o serial, modelo, etc... serve pra que exatamente?
O Mercado Livre diz que produtos que têm essas fichas preenchidas possuem mais visibilidade, o quanto maior é essa visibilidade? Pois acho meio complicado preencher as fichas quando vendo certas coisas como mangás e HQs...

Creio que seja apenas para info mesmo, no máximo essa visibilidade é para os filtros (Sub-categorias) em alguns produtos, tipo um PC que ai por essa ficha você pode separar por processador, SO, etc...

No caso de Mangás e HQs creio que não prejudica já que essas fichas não tem função para esse tipo de produto, ai no caso é só marcar que você não tem esse tipo de informação e tá tranquilo.

Chazzy escreveu:Aproveitando também pra fazer uma reclamação: essa parada que começou recentemente do Mercado Livre cobrar 5 reais em todos os anúncios com produtos de custo inferior a 120 reais é uma palhaçada!

Eu não sabia disso, como falei no tópico eu não consumo muito vender por lá, só comprar -q

Mas essa cobrança acontece até mesmo em anúncios grátis?
Imagem

SPOILER

• + 0

Re: Re:

Mensagempor Chazzy » Sáb, 07 Jul 2018, 00:11

Marcio Mew escreveu:
Chazzy escreveu:Aproveitando também pra fazer uma reclamação: essa parada que começou recentemente do Mercado Livre cobrar 5 reais em todos os anúncios com produtos de custo inferior a 120 reais é uma palhaçada!

Eu não sabia disso, como falei no tópico eu não consumo muito vender por lá, só comprar -q

Pelo o que entendi sim... e o pior é que no anúncio pago você paga as duas taxas.

Paga a porcentagem que sempre foi cobrada e ainda paga os 5 reais adicionais.

Ultimamente eu to com dificuldade de vender no ML... antigamente eu conseguia vender as coisas mais rapidamente.
Imagem

• + 1

Mensagempor Marcio Mew » Sáb, 07 Jul 2018, 00:26

Chazzy escreveu:
Marcio Mew escreveu:

Pelo o que entendi sim... e o pior é que no anúncio pago você paga as duas taxas.

Paga a porcentagem que sempre foi cobrada e ainda paga os 5 reais adicionais.

Ultimamente eu to com dificuldade de vender no ML... antigamente eu conseguia vender as coisas mais rapidamente.

Dei uma pesquisada aqui e realmente, que patifaria. Isso no fim acaba prejudicando mais ainda as pessoas que vendem coisas mais simples como fios ou outras paradas da eletrônica que custa 1 real mais ou menos que no fim vão repassar pro consumidor. (Com razão, senão quebra)

Pior que agora até deu um medinho se isso vale pra arremate tmb, eu que estou acostumado a pegar joguinhos em arremate por menos de 30 reais posso acabar não achando mais arremates pq o pessoal vai parar de fazer por causa dessa taxa.

Espero que eles percebam que estão afetando hard o pessoal que vende coisas mais baratas e mudem isso.
Imagem

SPOILER

• + 0

Re:

Mensagempor Wolflink » Sáb, 07 Jul 2018, 00:39

Ué, estranho mano, eu vendo no ML com essa minha conta atual a mais de 5 anos, tenho umas 50 vendas la, inclusive de produtos bem abaixo de 100, nunca fui cobrado com essa taxa, somente a taxa de retirada mesmo ( R$3,00).

Agora, o que já aconteceu, é de aparecer do nada na minha conta uma fatura, sei que quem paga essas faturas são as pessoas que vendem produtos novos ( só vendo coisa usada la). Enfim, me cobraram, eu entrei em contato com eles e foi retirado em seguida.

Sou nivel 5 lá.
Nintendo Imagem FC:2056-5082-2442

• + 0

Mensagempor Chazzy » Sáb, 07 Jul 2018, 01:00

Wolflink escreveu:

Ué, estranho mano, eu vendo no ML com essa minha conta atual a mais de 5 anos, tenho umas 50 vendas la, inclusive de produtos bem abaixo de 100, nunca fui cobrado com essa taxa, somente a taxa de retirada mesmo ( R$3,00).

Agora, o que já aconteceu, é de aparecer do nada na minha conta uma fatura, sei que quem paga essas faturas são as pessoas que vendem produtos novos ( só vendo coisa usada la). Enfim, me cobraram, eu entrei em contato com eles e foi retirado em seguida.

Sou nivel 5 lá.

Isso é recente, se você tiver algum anúncio agora lá rolando e o valor estiver abaixo de 120. Corre lá pra pausar o anúncio, ou aumentar o valor em 5 reais...
Imagem

• + 1

Mensagempor Crash10 » Sáb, 07 Jul 2018, 03:25

Agora só precisa do tutorial de como arranjar dinheiro pra usar no site.
Imagem
Por Pedrock

Userbars

• + 0

Re:

Mensagempor Marcio Mew » Sáb, 07 Jul 2018, 13:52

Crash10 escreveu:Agora só precisa do tutorial de como arranjar dinheiro pra usar no site.

Isso já tem no tópico, é só vender coisas que vc não usa mais e vai o dinheiro pra sua conta do Mercado Pago pra vc usar no site -qqq
Imagem

SPOILER

• + 0

Mensagempor Prinny » Sáb, 07 Jul 2018, 14:57

Ótimo tópico, Marcio.
Veio em uma boa hora pra mim já que eu planejo comprar um jogo lá logo logo. Nunca fiz nenhuma compra por lá, eu geralmente tenho umas ideias bem de velho e não confio muito em comprar coisas pela internet no geral não só por lá -q Mas é bem por falta de costume mesmo.
Penso em vender umas HQs e livros que tenho aqui lá mas o problema é desapegar mesmo que é complicado pra mim -qq
Imagem

Imagem

• + 0

Mensagempor Chazzy » Sáb, 07 Jul 2018, 17:56

Márcio, você sabe como faz pra ver a lista dos arremates que estão pra acabar nas próximas horas?
Imagem

• + 1

Re:

Mensagempor Marcio Mew » Sáb, 07 Jul 2018, 18:04

Chazzy escreveu:Márcio, você sabe como faz pra ver a lista dos arremates que estão pra acabar nas próximas horas?

Existem duas formas.

Caso você queira ver quando acaba as que você está participando é só ir em Minha Conta > Compras > Arremate ao lado do nome do anuncio aparece quando termina.

Imagem

A Segunda forma é para ver quando termina arremates que você não está participando, para isso só vá normalmente na categoria arremates e depois desça a pagina e marque na barra lateral a opção Termina hoje

Imagem

Ele também aparece embaixo do valor do arremate também.

Imagem
Imagem

SPOILER

• + 0

Mensagempor Chazzy » Sáb, 07 Jul 2018, 18:13

Marcio Mew escreveu:
Chazzy escreveu:Márcio, você sabe como faz pra ver a lista dos arremates que estão pra acabar nas próximas horas?

Existem duas formas.

Caso você queira ver quando acaba as que você está participando é só ir em Minha Conta > Compras > Arremate ao lado do nome do anuncio aparece quando termina.

Imagem

A Segunda forma é para ver quando termina arremates que você não está participando, para isso só vá normalmente na categoria arremates e depois desça a pagina e marque na barra lateral a opção Termina hoje

Imagem

Ele também aparece embaixo do valor do arremate também.

Imagem

Onde eu acesso a categoria arremate? Não to achando aqui.
Imagem

• + 1

Mensagempor Marcio Mew » Sáb, 07 Jul 2018, 18:26

Passe o mouse por cima do seu nome e veja que aparecerá essa janela.

Imagem

Escolha a opção Minha Conta, após isso vá até a barra lateral a esquerda onde está escrito compras

Imagem

Clique nela e aparecerá algumas opções, dentre elas a Arremate

Imagem
Imagem

SPOILER

• + 0

Mensagempor TextoJr. » Sáb, 07 Jul 2018, 18:29

Ótimo tópico, Marcio, eu tinha muitas dúvidas sobre como comprar alguma coisa de um jeito seguro lá já que eu normalmente me interesso pelos seus arremates, então isso é uma grande ajuda q-
Imagem

Próximo

Voltar para Geral