https://adrenaline.uol.com.br/2018/11/1 ... starfield/No início, a Bethesda utilizava o motor gráfico Gamebryo, que foi utilizado pela última vez com o lançamento de The Elder Scrolls Oblivion. Daqueles tempos para cá, a empresa tem utilizado o motor gráfico Creation Engine, que é basicamente uma modificação do Gamebryo.
O fato de a empresa estar tanto tempo com um mesma ferramenta de desenvolvimento gera algumas dúvidas, o que fez com que a empresa fosse questionada.
Segundo Todd Howard, executivo de grande importância para o estúdio, a empresa continua com o motor gráfico porque atende as necessidades deles e todos já conhecem ela. Também falou que a engine está recebendo constantes mudanças e que vai receber ainda mais para os próximos lançamentos como Starfield e The Elder Scrolls VI, novos games confirmados sem data de lançamento.
"Para o Fallout 76, nós mudamos muito (...) o jogo usa um novo renderizador, um novo sistema de iluminação e um novo sistema para a geração de paisagem. Para Starfield, terá ainda mais mudanças. E para The Elder Scrolls 6, ainda mais. Nós gostamos do nosso editor. Ele nos permite criar mundos muito rápidos e os modders o conhecem muito bem. Existem algumas maneiras elementares de criarmos nossos jogos e isso continuará porque nos permite ser eficientes e nós achamos que funciona melhor assim. ”
Todd Howard
Alguns sites de games dizem que a ferramenta de desenvolvimento está muito ultrapassada e que não está acompanhando as novas gerações gráficas e que o próprio Fallout 76 já nasceu com qualidade gráfica datada.