[Atualizado] - Temtem, RPG online focado na captura de criaturas atinge meta de financiamento.

Discuta sobre outros consoles (PS, XB, PC, Mobile, etc).
    • + 4

[Atualizado] - Temtem, RPG online focado na captura de criaturas atinge meta de financiamento.

Mensagempor vits » Dom, 03 Jun 2018, 09:45

Temtem é o novo projeto do estúdio espanhol Crema, com tantas inspirações na franquia Pokemon, incluindo a presença de diversas criaturas chamadas Temtems, que podem ser capturadas e treinadas, um sistema de breeding e até mesmo uma campanha com direito a 8 dojos e uma equipe de vilões, o clan Belsoto.

Imagem

No entanto, existem diferenças, sendo a principal delas o foco no componente multijogador. Enquanto o jogo possui uma campanha singleplayer, seu mundo é na realidade um enorme playground online, onde o jogador pode interagir com outros jogadores, trocar, batalhar e até mesmo completar a campanha de forma co-op.

Imagem

Outras funções incluem a presença de um quarto customizável, customização de personagem e um modo competitivo multijogador, que incorpora elementos de outros títulos, dentre eles a possibilidade de se banir criaturas do jogador adversário.

Sua campanha de financiamento está ocorrendo no Kickstarter e já ultrapassou a meta inicial de 70 mil dólares, garantindo a sua presença no PC. Com uma meta extra de 250 mil para a criação de uma versão para o Nintendo Switch. Em todo caso, seu lançamento está previsto para meados de 2020.

-------------------------------------------------------------

[ATUALIZAÇÃO - 02/07/2018]

A campanha de financiamento terminou e Temtem conseguiu arrecadar $573.939, 800% a mais do que a sua meta inicial e com isso algumas novidades serão acrescentadas no jogo final. Entre elas a inclusão de montarias, guildas (aqui chamadas de clubs), minigames, uma nova criatura com uma quest própria, um sistema de replay e torneios ingame oficiais.

Além disso, uma versão para o Nintendo Switch também foi confirmada, assim como versões para o PS4 e XONE. Com multiplayer crossplay entre PC, XONE e Switch sendo estudado pela desenvolvedora.

Fonte

------------------------------------------

Pessoalmente, eu adoro "clones", especialmente aqueles que mantém a estrutura do "jogo inspiração", mas colocam algo de novo na mesa. E Temtem parece seguir essa linha de pensamento, com esses elementos multiplayer bem mais avançados do que aquilo oferecido nos jogos da franquia Pokemon.

A arte do jogo e o design das criaturas também não é nada mal e com uma data de lançamento para daqui a dois anos, a equipe vai ter tempo de sobra para polir o produto.
Editado pela última vez por vits em Seg, 02 Jul 2018, 16:22, em um total de 1 vez.
Imagem

• + 1

Mensagempor Wolflink » Dom, 03 Jun 2018, 12:14

Parece muito bom hein. Ate a animaçãozinho ali no mato é no estilo Pokemon. Gostei.
Nintendo Imagem FC:2056-5082-2442

• + 2

Mensagempor Chazzy » Dom, 03 Jun 2018, 12:23

Parece bem interessante, mas 8 dojos?

Precisavam copiar até a quantidade? :loles:
Imagem

• + 2

Mensagempor Lucas_XY » Dom, 03 Jun 2018, 13:13

Em um primeiro momento fiquei bem "ata, cópia de Pokémon", mas lendo mais e pensando melhor e deixando o "já vi esse tipo de efeito a 4 ou 5 anos atrás no 3DS" um pouco de lado soa, muito bom.
O estilo visual do jogo agrada e essa pegada online me soa boa - algo que já podia ter acontecido em algum jogo de Pokémon, se tivessem produzido algo decente e semelhante a linha principal de jogos para o Wii U. Enfim, bater a meta pra Switch seria interessante, daria mais visibilidade pro jogo e poderia criar algum tipo de pressão em Pokémon, espero que consigam.

Temtem escreveu:But don’t overbreed your Temtem! Each Temtem will have a genetic degradation value that will lower each time a new Egg is produced, so you can only breed a specific amount of times.

E lá se vai o breed desenfreado característico dos jogadores competitivos de Pokémon. :hehe:
afins

• + 4

Mensagempor Prinny » Dom, 03 Jun 2018, 14:02

Finalmente o tão sonhado Pokémon MMO veio, resta saber se vai ter online robusto, todas as regiões e todos os pokémon nele.

-q
Mas falando sério eu fiquei até surpreso em como ele é clone. É o poke-clone mais clone que eu já vi. Acho que nunca vi um clone tão descarado assim desde Oceanhorn -qq
Imagem

Imagem

• + 4

Mensagempor Spyro, the Dragon » Dom, 03 Jun 2018, 14:42

Até indies fazem algo bem mais impressionante do que aquilo que vão enfiar no switch lol. Vai se ferrar gamefreak, que vergonha.

• + 4

Mensagempor Mother_Mazza » Dom, 03 Jun 2018, 15:08

O jogo parece ser bastante polido, mas...e derivativo demais da sua fonte de inspiração. A animação de batalha com monstros selvagens, a introdução de treinador, a mensagem de evolução...tudo isso e ctrl+c e ctrl+v de Pokémon. Pessoalmente, não consigo gostar de games assim.
ImagemImagem

Userbars

• + 0

Re:

Mensagempor vits » Dom, 03 Jun 2018, 17:22

Mother_Mazza escreveu:O jogo parece ser bastante polido, mas...e derivativo demais da sua fonte de inspiração. A animação de batalha com monstros selvagens, a introdução de treinador, a mensagem de evolução...tudo isso e ctrl+c e ctrl+v de Pokémon. Pessoalmente, não consigo gostar de games assim.

De fato, a quantidade de "menções" que a desenvolvedora fez em relação a Pokemon é absurda. E esta é uma marca de design desse tipo de produto, que costuma reaproveitar os aspectos de design que funcionaram na "fonte de inspiração". E enquanto eu gosto desse tipo de filosofia, a maioria das pessoas, ironicamente, tende a não vê-los com bons olhos.
Imagem

• + 0

Mensagempor Brake » Dom, 03 Jun 2018, 18:13

Vits, Pokémon > Pokémon Blast

A arte realmente ficou bem bonita e é legal ver o foco em online do jogo. Entretanto, tá realmente igual demais a Pokémon, ao ponto que não parece inspiração e sim cópia. -q

Eu tenho dificuldade em me interessar por algo assim, permeia a dúvida se eles conseguirão criar uma "identidade própria" como jogo. Espero que consigam.
Imagem
Set feito pelo Kãrbie
USERBARS

• + 0

Mensagempor Mastxadows » Dom, 03 Jun 2018, 18:21

Sou da mesma opinião de Brake e Mother_Mazza, o jogo tá bonitinho, parece bacana.
Mas é aquele negócio de os criadores não conseguirem inventar seu próprio jogo e copiar na cara dura, parece aquelas cópias baratas de games famosos que infestam a Google Play.
Minha equipe atual em Pokémon Ultra Sun
Imagem

• + 0

Mensagempor Marcio Mew » Dom, 03 Jun 2018, 18:23

Estou com os 3, o jogo tá lindo mas é uma copia descarada demais, isso me afasta tmb.
Imagem

SPOILER

• + 2

Re: Re:

Mensagempor Mother_Mazza » Dom, 03 Jun 2018, 18:56

vits escreveu:
Mother_Mazza escreveu:O jogo parece ser bastante polido, mas...e derivativo demais da sua fonte de inspiração. A animação de batalha com monstros selvagens, a introdução de treinador, a mensagem de evolução...tudo isso e ctrl+c e ctrl+v de Pokémon. Pessoalmente, não consigo gostar de games assim.

De fato, a quantidade de "menções" que a desenvolvedora fez em relação a Pokemon é absurda. E esta é uma marca de design desse tipo de produto, que costuma reaproveitar os aspectos de design que funcionaram na "fonte de inspiração". E enquanto eu gosto desse tipo de filosofia, a maioria das pessoas, ironicamente, tende a não vê-los com bons olhos.

Bom, comigo, o uso contínuo dessas "menções" deixa a impressão de falta de criatividade e esforço por parte dos criadores.

Você pode se basear em uma franquia / game e ainda ter uma identidade própria, sem reaproveitar as mesmas coisas identicamente. Exemplos de séries que fizeram isso não faltam: Yokai Watch (Pokémon), Monster Hunter (Phantasy Star Online), Banjo-Kazooie (Super Mario 64), The Legend of Zelda (Hydlide), etc. Infelizmente, esse não parece ser o caso de TemTem.
ImagemImagem

Userbars

• + 1

Re: Re:

Mensagempor vits » Dom, 03 Jun 2018, 20:17

Mother_Mazza escreveu:
vits escreveu:

Bom, comigo, o uso contínuo dessas "menções" deixa a impressão de falta de criatividade e esforço por parte dos criadores.

Você pode se basear em uma franquia / game e ainda ter uma identidade própria, sem reaproveitar as mesmas coisas identicamente. Exemplos de séries que fizeram isso não faltam: Yokai Watch (Pokémon), Monster Hunter (Phantasy Star Online), Banjo-Kazooie (Super Mario 64), The Legend of Zelda (Hydlide), etc. Infelizmente, esse não parece ser o caso de TemTem.

Concordo, mas é justamente isso que eu acho tão interessante nesse tipo de produto. É um jogo cujo o design não é completamente original, talvez por falta de criatividade ou esforço, mas essa decisão abre espaço para que a desenvolvedora se foque em, simplesmente, fazer uma experiência que é sólida.

Ao meu ver, é uma situação semelhante a preparar um almoço a partir de um livro de receitas. O resultado não vai ser inovador, não ver ser revolucionário, mas se você seguir as instruções corretamente, ele vai ser "bom". E muitas vezes, "bom" já é o suficiente.

Agora, em relação ao Temtem não ter identidade própria, eu fico um pouco dividido. Pois, enquanto é verdade que ele copiou muita coisa de Pokemon, o core do seu gameplay é diferente. Sendo um MMO, seu foco está nos aspectos multiplayer e isso pode ser visto no fato dos combates serem em dupla, no mundo online com diversos jogadores correndo por ai, no sistema de combate rankeado que utiliza aspectos encontrados em MOBAs, etc... Então, enquanto a primeira vista ele aparenta ser um clone, no que se refere ao gameplay ele apresenta características bem distintas da sua fonte de inspiração.

Dessa forma, enquanto eu ainda me sinto seguro em chama-lo de "clone", eu não diria que ele não possui nenhuma identidade própria.
Imagem

• + 0

Mensagempor Sonymaster » Seg, 04 Jun 2018, 21:52

Jogo é bem parecido mesmo com Pokémon e muito bem trabalhado para um estúdio indie :-)
Sega x Nintendo
Jogador de Videogame das décadas de 1980 e 1990.

• + 0

Mensagempor Lucas_XY » Sáb, 09 Jun 2018, 21:35

afins

Próximo

Voltar para Outros Consoles