Temtem é o novo projeto do estúdio espanhol Crema, com tantas inspirações na franquia Pokemon, incluindo a presença de diversas criaturas chamadas Temtems, que podem ser capturadas e treinadas, um sistema de breeding e até mesmo uma campanha com direito a 8 dojos e uma equipe de vilões, o clan Belsoto.
No entanto, existem diferenças, sendo a principal delas o foco no componente multijogador. Enquanto o jogo possui uma campanha singleplayer, seu mundo é na realidade um enorme playground online, onde o jogador pode interagir com outros jogadores, trocar, batalhar e até mesmo completar a campanha de forma co-op.
Outras funções incluem a presença de um quarto customizável, customização de personagem e um modo competitivo multijogador, que incorpora elementos de outros títulos, dentre eles a possibilidade de se banir criaturas do jogador adversário.
Sua campanha de financiamento está ocorrendo no Kickstarter e já ultrapassou a meta inicial de 70 mil dólares, garantindo a sua presença no PC. Com uma meta extra de 250 mil para a criação de uma versão para o Nintendo Switch. Em todo caso, seu lançamento está previsto para meados de 2020.
-------------------------------------------------------------
[ATUALIZAÇÃO - 02/07/2018]A campanha de financiamento terminou e Temtem conseguiu arrecadar $573.939, 800% a mais do que a sua meta inicial e com isso algumas novidades serão acrescentadas no jogo final. Entre elas a inclusão de montarias, guildas (aqui chamadas de clubs), minigames, uma nova criatura com uma quest própria, um sistema de replay e torneios ingame oficiais.
Além disso, uma versão para o Nintendo Switch também foi confirmada, assim como versões para o PS4 e XONE. Com multiplayer crossplay entre PC, XONE e Switch sendo estudado pela desenvolvedora.
Fonte------------------------------------------
Pessoalmente, eu adoro "clones", especialmente aqueles que mantém a estrutura do "jogo inspiração", mas colocam algo de novo na mesa. E Temtem parece seguir essa linha de pensamento, com esses elementos multiplayer bem mais avançados do que aquilo oferecido nos jogos da franquia Pokemon.
A arte do jogo e o design das criaturas também não é nada mal e com uma data de lançamento para daqui a dois anos, a equipe vai ter tempo de sobra para polir o produto.