por Pedrock » Seg, 30 Out 2017, 11:18
Depende, se a franquia data desde os tempos de NES, meu primeiro jogo provavelmente não vai ser o primeiro, aí eu procuro buscar o melhor, ou os mais bem comentados da série. Mas ainda há duas exceções: Kirby e Castlevania, que comecei pelo NES. Kirby's Adventure é tão bem polido que nem me parece que é do NES, e Castlevania... bem, o gameplay funciona, e quando eu joguei eu mal conhecia os outros jogos da série, então fui bem precipitado (btw eu sei que Kirby's Adventure não é o primeiro da série, mas ainda é do NES).
Por exemplo, com Metroid, eu comecei definitivamente com Prime 1, e a minha ordem de jogos da série foi completamente diferente da ordem cronológica da série, e muito menos pela ordem de qualidade dos jogos (se não me engano minha ordem de jogatina foi Prime 1 -> Prime 2 > Zero Mission > Fusion > Prime 3 > Metroid II > Metroid I > Super Metroid > Other M), e ainda sim foi uma belíssima experiência.
Agora franquias mais atuais, como KH que vocês estão comentando, eu não gostaria de começar por exemplo pelo KH II, se eu tenho como jogar o I antes no mesmo console, e foi isso que fiz. E com RE eu só não comecei com o 1 por falta de oportunidade na época, e ao mesmo tempo lia coisas incríveis sobre o 2. Minha ordem foi 2 -> 3 -> Remake (atualmente) -> 4 (futuramente), quase cronológica.
Mas sempre tento jogar os jogos mais antigos/datados de alguma série que eu já conheço bem, mas como na minha primeira jogatina eu vou querer algo com mais qualidade e que me marque bastante, geralmente vou deixá-los pra depois mesmo.