Como começar uma franquia?

Discuta sobre outros consoles (PS, XB, PC, Mobile, etc).
    • + 1

Como começar uma franquia?

Mensagempor Sheik » Seg, 30 Out 2017, 10:59

'Migos, quando vocês decidem começar a jogar uma franquia já estabelecida vocês começam pelo primeiro jogo da série, pelo primeiro na ordem cronológica ou pelo 'mais famoso'?

Eu geralmente vou na ordem cronológica da história, tirando alguns casos aqui e ali, tipo KH que não joguei o BBS de primeira por não ter PSP ou Persona que comecei no 4 pois queria pegar gosto pela série para aí jogar os outros.
Editado pela última vez por Sheik em Seg, 30 Out 2017, 11:05, em um total de 1 vez.
Imagem

PSN, Live, Steam e NNID

• + 2

Mensagempor Nan Gamer » Seg, 30 Out 2017, 11:04

Eu não gosto de "pular etapas" nos games sabe? Toda vez que inicio uma franquia da qual nunca joguei, gosto de jogar e acompanhar a evolução dela como fora feito nos anos em que os jogos foram lançados. Kingdom Hearts é a maior prova disso. Comprei a coletanea 1.5 + 2.5 e fiz questão de jogar ( e estou jogando ) na ordem de lançamento, me deliciando com cada novidade. Acho que pular etapas e já começar do terceiro, ou do quarto é meio chato, mesmo que for pra seguir uma ordem cronológica, pois como eu citei, eu sinto que estou pulando etapas das quais não poderia. Até por que eu corro o grande risco de me adaptar a uma jogabilidade mais contemporânea e me decepcionar em voltar lááá atrás nos primeiros games e desistir de jogar.

Com Kingdom Hearts está sendo assim, o primeiro game tem uma jogabilidade legal, CoM tem uma jogabilidade que eu detestei, e KH 2 é a evolução natural do que eu joguei no 1. Agora existem casos e franquias onde eu não to nem aí com ordem lançamento ou algo assim, como GTA por exemplo, no qual o primeiro que joguei pra valer pra terminar, acompanhar história foi o 5.

Enfim, vai de pessoa pra pessoa, de franquia pra franquia. :D

• + 0

Mensagempor Wolflink » Seg, 30 Out 2017, 11:08

Eu sigo os passos de jogar os mais antigos para o mais recente. Tbm sigo o mesmo pensamente do Nan. Gosto de ir vendo a evolução dos jogos da serie. Não fui muito bem nesse metodo na saga Metroid, mas geralmente eu sigo essa logica de lançamento mesmo.

KH eu tbm dei uma pisada bem fora, já que o primeiro jogo da serie que eu zerei mesmo foi o 358/2 seguido do Chains of Memories. Ainda não fiz zerei o Dream Drop Distance. Ate tenho aqui no 3DS, mas vou esperar pra pegar no PS4 mesmo.

Comentando isso agora, como tem a conferencia da Sony daqui a pouco. Seria uma boa hora para anunciarem aquele COLLECTION MARAVILHOSO DO KH :dalborga:
Imagem

Imagem

Nintendo Switch: FC 2056-5082-2442

SPOILER

• + 1

Mensagempor Pedrock » Seg, 30 Out 2017, 11:18

Depende, se a franquia data desde os tempos de NES, meu primeiro jogo provavelmente não vai ser o primeiro, aí eu procuro buscar o melhor, ou os mais bem comentados da série. Mas ainda há duas exceções: Kirby e Castlevania, que comecei pelo NES. Kirby's Adventure é tão bem polido que nem me parece que é do NES, e Castlevania... bem, o gameplay funciona, e quando eu joguei eu mal conhecia os outros jogos da série, então fui bem precipitado (btw eu sei que Kirby's Adventure não é o primeiro da série, mas ainda é do NES).

Por exemplo, com Metroid, eu comecei definitivamente com Prime 1, e a minha ordem de jogos da série foi completamente diferente da ordem cronológica da série, e muito menos pela ordem de qualidade dos jogos (se não me engano minha ordem de jogatina foi Prime 1 -> Prime 2 > Zero Mission > Fusion > Prime 3 > Metroid II > Metroid I > Super Metroid > Other M), e ainda sim foi uma belíssima experiência.

Agora franquias mais atuais, como KH que vocês estão comentando, eu não gostaria de começar por exemplo pelo KH II, se eu tenho como jogar o I antes no mesmo console, e foi isso que fiz. E com RE eu só não comecei com o 1 por falta de oportunidade na época, e ao mesmo tempo lia coisas incríveis sobre o 2. Minha ordem foi 2 -> 3 -> Remake (atualmente) -> 4 (futuramente), quase cronológica.

Mas sempre tento jogar os jogos mais antigos/datados de alguma série que eu já conheço bem, mas como na minha primeira jogatina eu vou querer algo com mais qualidade e que me marque bastante, geralmente vou deixá-los pra depois mesmo.
Imagem

Userbars

• + 0

Re: Como começar uma franquia?

Mensagempor Gian » Seg, 30 Out 2017, 11:47

Depende da franquia e depende do jogo em que eu a "descobrir". Se eu descobrir uma franquia no jogo X, eu vou jogar o jogo X, independentemente de ordem cronológica ou não (como foi em Resident Evil 2 e Kingdom Hearts Chain Of Memories, que vieram à mente agora). Se eu gostar, aí eu jogo os demais na medida do possível dentro da ordem de lançamento ou da cronologia.

Exceções vão para Castlevania (eu pego o que eu gosto e jogo, foi assim que joguei os de GBA ao contrário da ordem de lançamento) e Crash Bandicoot (primeiro eu joguei a trilogia de GBA pra depois jogar a trilogia de PS1) (pelo menos no PS1 foi na ordem de lançamento ao invés de pular logo pro 3)
Imagem

Kratos to Atreus: "Who I was is not what you will be. We must be better."

SPOILER

• + 0

Mensagempor fabuzato » Seg, 30 Out 2017, 12:11

Eu começo pelo mais acessível pro meu bolso :P
Ta brincadeiras a parte eu começo sempre pro mais famoso (assim que eu entrei no mundo de Zelda jogando o OOT ou em DMC jogando o 3 primeiro), pois se o jogo mais famoso de determinada franquia não me agradar ou outros vão ser oq piores? Sobre continuidade nas sequências eu re-jogo aquelas franquias que da pra encaixar tudo(como no caso de RE que comecei pelo 3, eu re-joguei a série do 0 até o 7 sem pular nada e to fazendo o mesmo agora com Megaman).
Imagem

• + 0

Mensagempor Luxray » Seg, 30 Out 2017, 13:42

Geralmente eu começo pelo primeiro da franquia. Tirando algumas exceções como Zelda e Paper Mario que eu comecei pelo Twilight Princess e pelo Super Paper Mario respectivamente.
E Kingdom Hearts que eu comecei pelo segundo pois não vi na hora de comprar que ele não era o primeiro.
Imagem
Set feito pelo Hoshi no Kirby.

• + 0

Mensagempor Mother_Mazza » Seg, 30 Out 2017, 13:53

Eu costumava a começar pelo primeiro game de cada série, mas atualmente prefiro experimentar o último lançamento delas e depois julgar se vale a pena ou não jogar os títulos antigos. Em certas situações, acabo gostando mais dos jogos anteriores.

Sly Cooper, por exemplo, é uma franquia que conheci na ordem, mas terminei pulando a sequencia graças a um acidente bobo (meu DVD Jack Sparrow estava dentro de uma capinha do Sly 2 mas na verdade era o Sly 3 :megaman: ). Quando finalmente consegui jogar Sly 2, me apaixonei por ele do começo ao fim e, ao contrário de Sly 3, me compromissei a fazer 100% nele.

Sly 3 ainda é um ótimo game, mas possui uma história bem mediana, cenários não muito interessantes e introduz algumas jogabilidades desnecessárias. Na minha opinião, seus antecessores são bem mais inspirados e divertidos.
Imagem

Userbars

• + 0

Mensagempor Crash10 » Seg, 30 Out 2017, 15:43

Pra mim depende da acessibilidade e do tipo de jogo. Se a história for realmente importante, eu prefiro começar pelo primeiro ou ver um resumo/let's play se o primeiro não for muito interessante. De resto eu só jogo os mais bem falados que estão ao meu alcance.
Imagem
Por Marcio Mew

Userbars

• + 0

Mensagempor Chazzy » Seg, 30 Out 2017, 15:49

Eu jogo na ordem de lançamento.
Imagem

• + 0

Mensagempor Mastxadows » Seg, 30 Out 2017, 20:48

Eu jogo pelo que eu conseguir primeiro,Ninja Gaiden eu comecei pelo 2,depois os do NES,depois o 3 e depois o 1/Black/Sigma. :aprove:
Minha equipe atual em Pokémon Ultra Sun
Imagem

• + 1

Mensagempor Arthimura » Seg, 30 Out 2017, 21:13

Se é uma franquia que eu realmente me importo, jogo por ordem de lançamento para ver como a série foi mudando ao longo do tempo.

Agora se for uma série que não me importo muito, jogo o jogo que for mais cômodo para mim.

Agora jogar em ordem cronológica é algo extremamente batata, ao meu ver, simplesmente porque se a série fosse feita pra ser apreciada em ordem cronológica, teriam lançado os jogos nessa forma. É um recurso narrativo não contar tudo sempre em ordem cronológica, que em muitos casos pode melhorar a experiência.

• + 0

Mensagempor Matemática » Seg, 30 Out 2017, 22:00

eu começo pelo mais acessível, e depois tento jogar por ordem cronológica os que não joguei ainda (dificilmente eu jogo uma coisa mais de uma vez). Mas o que me orienta mais é o gosto, se um jogo me atrai mais que outro, eu vou acabar indo nele primeiro
Imagem

bee-boo-bop bee-bop bee-ba-boo-bop boo-boo
Userbars

• + 0

Mensagempor hayt » Seg, 30 Out 2017, 22:09

Depende do jogo. Por exemplo, se você quer conhecer Half-Life tem que necessariamente seguir a ordem cronológica dos jogos. Já uma franquia como GTA não vai fazer tanta diferença assim (apesar de ter ligação entre os jogos).
Imagem

• + 0

Re:

Mensagempor Sheik » Ter, 31 Out 2017, 07:35

hayt escreveu:Depende do jogo. Por exemplo, se você quer conhecer Half-Life tem que necessariamente seguir a ordem cronológica dos jogos. Já uma franquia como GTA não vai fazer tanta diferença assim (apesar de ter ligação entre os jogos).

Bem, a ordem cronológica é basicamente a de lançamento no caso de HL, né?
Imagem

PSN, Live, Steam e NNID

Próximo

Voltar para Outros Consoles