O que significa fechar/zerar um jogo pra você?

Discuta sobre outros consoles (PS, XB, PC, Mobile, etc).
    • + 0

Re: O que significa fechar/zerar um jogo pra você?

Mensagempor neto.alves.9634 » Ter, 25 Abr 2017, 10:17

Pra mim é simples: desde do SNES eu nunca me contentei em só concluir a história do jogo, sempre fui de explorar e buscar o 100% no progresso do jogo. Por isso a platina caiu como uma luva nas minhas mãos, pois já era adaptado a sistema de conquista. Todas minhas platinas são 100% ou seja além do jogo eu faço a extensão, porque não me contento em simplesmente "zerar" o jogo.

Gostei do Jogo = Platina
Não gostei do Jogo = Nem termino
Imagem
SPOILER

• + 0

Mensagempor Wolflink » Ter, 25 Abr 2017, 12:21

Pelo menos por aqui, desde pequenos quando falamos que zeramos o jogo, é quando só terminamos o jogo e vimos os creditos. Isso é zerar, sem firula ou coisas do tipo, se a pessoa pegou tudo ela só falava ''eu zerei com ele completo ou 100%''. Agora hoje em dia eu uso o termo platinar mesmo. Platinei tal jogo e talz. ( isso quando eu peguei tudo, se eu não peguei tudo eu só falo '' zerei o zelda '' um exemplo)
Imagem

Imagem

Nintendo Switch: FC 2056-5082-2442

SPOILER

• + 0

Mensagempor Pedrock » Ter, 25 Abr 2017, 12:36

Depende, em grande parte dos jogos, zerei se vi os créditos. Digo na maior parte porque, por exemplo, quando se zera Mario Kart em 50cc, você vê os créditos, mas... não zerou. Aqui eu considero zerar (e consequentemente, 100% incluído) liberar o modo mirror, todos os karts/motos, pistas e personagens.
Aí também tem os "inzeráveis", como Animal Crossing :hehe:.
E se tem mais algo a fazer depois dos créditos, é fazer 100% pra mim. Sempre acostumei a falar "fiz 100%", não ''platinei''.
Imagem

Userbars

• + 2

Mensagempor Gian » Qua, 26 Abr 2017, 11:53

Zerar o jogo: Bater a Elite 4
Fechar o jogo: completar a PokéDex da região (não a NationalDex pq aí já é demais)

A grande questão, ao menos pra mim, não só em Pokémon, como em qualquer jogo, é o quanto estarei disposto para continuar a explorar o jogo depois dos créditos e o que o jogo me oferece para continuar a jornada nele.

De nada adiantaria tentar um 100% se eu não estiver me divertindo, se eu não tiver a mesma empolgação que tinha no início -q.
Imagem

Kratos to Atreus: "Who I was is not what you will be. We must be better."

SPOILER

• + 1

Mensagempor Sheik » Dom, 13 Ago 2017, 21:23

Zerar/fechar: Terminar de modo a ver os créditos.
Platinar: Fazer tudo possível.
Imagem

PSN, Live, Steam e NNID

• + 1

Mensagempor paulopacheco » Seg, 16 Out 2017, 10:01

Concordo que "zerar um jogo" é uma definição que passou por transformações por conta das grandes possibilidades de concluir jogo. A exemplo Resident Evil que tem finais diferentes de acordo com as escolhas feitas durante o jogo.

Costumo dizer "concluir módulo/ambiente/nível", pois zerar um jogo desse tipo seria realmente finalizar todas as possibilidades da franquia.

• + 1

Mensagempor juniorfrost » Dom, 29 Out 2017, 21:41

Geralmente, zerar o jogo pra mim é quando chego ao final da história (quando há uma) ou completo o objetivo principal do qual o jogo espera do jogador. As demais conquistas (100%, achievements, preencher inventários, etc) são meios de aperfeiçoamento do que já foi completo, na maioria das vezes.

Porém há alguns jogos que não funcionam bem assim. Eu fiquei pensando nos vários finais de Chrono Trigger ou Nier Automata. Ou aqueles jogos em que escolhas importam, como Mass Effect. Essa gama de possibilidades é o que torna os jogos interessantes, então, creio que em casos assim o jogo só está zerado quando você se sente satisfeito o bastante. Os jogos de mundo aberto então, são ainda mais interessantes. Há tanto a se explorar que você não pode dizer com certeza se fechou o jogo depois de seguir toda a narrativa. :o

• + 3

Mensagempor justiceiro » Dom, 29 Out 2017, 23:26

Inicialmente, o termo zerar vinha dos videogame como enduro, onde o score chegava em 9999 e voltava pra 0, ou zeja, chegou no máximo e voltou pro começo, não tinha como ir além. Mas como nem todos os jogos tem sistemas de score hoje em dia, o significado se perdeu.

Como a maioria, rolou os créditos = zerei, mas nunca deixei de jogar um jogo por descobri que ele num tem final. Alguém pode zerar um MMO? E mario maker, como é que se zera aquilo? No final das contas, é irrelevante pra games sem história. Não acho que temos que definir um conceito de zeramento pra todos os jogos, mas sim pensar que jogos permitem que essa idéia se aplique. To nem aí se o jogo pode ser zerado ou não, só quero que ele seja bom.

• + 1

Mensagempor Luxray » Seg, 30 Out 2017, 15:50

Depende do jogo. Nos Marios atuais, por exemplo, eu considero zerado depois de derrotar o Bowser e ver os créditos. Na minha opinião, terminar as fases que vem depois é fazer 100%.
Em Mario Kart, eu considero zerado quando eu termino todas as Cups em todas as dificuldades e libero todos os veículos e personagens.
Em Super Smash Bros. Brawl (que é o único da franquia que eu joguei) eu considero zerado quando eu libero todos os cenários e personagens, termino o Subspace Emissary e jogo em todos os modos com todos os personagens. Fazer 100 % nele é completar tudo o que o jogo oferece (troféus, stickers etc). Em outros jogos de luta como Street Fighter, o jogo já é zerado quando o modo principal é finalizado com todos os personagens.
Nos jogos que tem vários finais diferentes como Chrono Trigger, eu considero finalizado depois que o jogo foi terminado uma vez. Se a pessoa quiser ver os outros finais, ela joga de novo, porém o jogo já foi zerado.
Na maioria das vezes, eu considero zerado quando eu termino o modo principal e fazer 100% quando eu concluo todas as conquistas.
Imagem
Set feito pelo Hoshi no Kirby.

• + 2

Mensagempor Jotabe » Seg, 20 Nov 2017, 09:43

Alguns games tento platinar, alguns games eu jogo só pela história mesmo e me contento em ver os créditos finais.

• + 1

Mensagempor Alejandro_ » Sex, 22 Dez 2017, 17:25

Para mim, finalizar o jogo: completar o modo principal
platinar: fiz 100% e peguei todas as conquistas
Jogos como LoL, PUBG, Mario Maker eu diria que são impossíveis de finalizar, já que o conteúdo nunca acaba. Indo nessa área, acho que Minecraft e Terraria também se encontram nessa categoria.

• + 0

Mensagempor Cortex » Seg, 08 Jan 2018, 13:44

Eu jurava que já tinha respondido esse mesmo tópico outra vez, talvez no antigo fórum mas ok.

Pra mim zerar um jogo é quando finaliza a campanha do mesmo, e platinar é o 100% resumindo.
fechar pra mim serve como zerar também, ou salvar, etc.

• + 0

Mensagempor Sonymaster » Sex, 06 Abr 2018, 23:03

Wolflink escreveu:Pelo menos por aqui, desde pequenos quando falamos que zeramos o jogo, é quando só terminamos o jogo e vimos os creditos. Isso é zerar, sem firula ou coisas do tipo, se a pessoa pegou tudo ela só falava ''eu zerei com ele completo ou 100%''. Agora hoje em dia eu uso o termo platinar mesmo. Platinei tal jogo e talz. ( isso quando eu peguei tudo, se eu não peguei tudo eu só falo '' zerei o zelda '' um exemplo)

Exatamente Wolflink. Hoje mudou o modo de jogar e de finalizar um jogo em duas opções. Platinar os 100% de um jogo e o "Zerar" o jogo quando aparece os créditos no final do game.

Eu sempre sou a segunda opção. Apereceu os créditos e final feliz e pronto. Sempre joguei assim da época do Nes do Master do Mega e Super Nintendo e assim por diante e sempre fui de terminar os jogos dessa forma.

Os jogos de hoje tem muito conteúdo e para quem tem muita vontade realmente de concluir o jogo tem que se dedicar e para mim os jogos ainda são um pequeno passatempo e eu fico completamente desgastado de tanto jogar o mesmo jogo por muito tempo.

Exemplo de GTAV que tem uma grande variedades de opções e conteúdos. Eu sempre termino o jogo no modo historia e pronto. Tem um sobrinho que disse que fica o dia todo andando de bikes ou fazendo mini games no jogo. Isso realmente para mim não dá mais não :-)

Sou Retrô Gamer da velha escola de jogos e para mim é a simplicidade mesmo :-) Tá eu sei estou velho, mas ainda jogo não se esquecem disso!! :-)
Imagem

• + 0

Mensagempor NIN » Sex, 20 Abr 2018, 19:37

É legal ver que o termo "Platinar" veio para ficar mesmo!

Tem jogos que somente jogo o modo campanha para conhecer ah estória. Fecho/vejo os créditos finais e ok.

Já as franquias favoritas sempre tento "platinar" fazer tudo que o jogo tem a oferecer para assim aproveitar ao máximo o jogo!

• + 0

Mensagempor alvinopf » Dom, 08 Jul 2018, 09:44

Pra mim significa que eu completei tudo o possível, não apenas a história principal. Qualquer side quest, peguei todos os itens, cheguei no level máximo de tudo, com tudo :D

AnteriorPróximo

Voltar para Outros Consoles