Parece uma discussão inútil, mas de vez em quando eu me pego pensando nisso, o que seria exatamente zerar um jogo?
Antigamente os jogos eram mais simples, mas hoje em dia temos jogos mais complexos, por exemplo, nos Marios antigos, você só tinha a opção de jogar até chegar na última fase, e ao passar dela, o jogo estava finalizado, mas e nos Marios atuais que temos fases secretas depois da "última fase" que exigem uma quantidade de colecionáveis coletados nas fases regulares, o jogo está finalizado apenas depois que você pega esses colecionáveis? Na minha opinião, sim!
Mario Kart...quando o jogo está finalizado? Acredito que é quando você fecha a Special Cup em 150cc, mas aí a Mirror é liberada, e agora? O jogo está zerado ou não? Eu considero Mario Kart zerado quando consigo o troféu de ouro em todos os campeonatos e em todas as dificuldades, mas nos Mario Kart mais atuais existem as estrelas que você ganha no final de cada campeonato, então alguém mais exigente talvez só considere o jogo finalizado quando vencer todos os campeonatos em todas as dificuldade com todas as estrelas...
Jogos de luta...por exemplo, Street Fighter: você pega o Ryu e vence o Bison depois de usar 30 continues no total, zerou o jogo? Na minha opinião não, pra mim um jogo de luta é zerado quando você explora bem o jogo, ou seja, joga com pelo menos metade dos personagens e fecha o jogo sem usar tantos continues com personagens diferentes.
Mas, por exemplo, em jogos de luta mais recentes, que é comum ter um modo história, campanha, ou algo do tipo, por exemplo: Dead or Alive 5, joguei muito esse jogo quando eu tinha o PS3 e me lembro que existia um modo história nele, então fechar o Dead or Alive V é terminar o modo história apenas? É fechar o Arcade com vários personagens diferentes como era a única opção que tínhamos na maioria dos jogos de luta mais antigos? Ambas as coisas?
Eu considero um jogo finalizado, quando eu termino o modo principal dele (Story, Campaign, Career, etc...), o que varia muito de jogo pra jogo e quando eu desbloqueio pelo menos 70% das conquistas dele (caso seja um jogo padrão com mais de 30 conquistas, se tiver menos de 30 e mais de 20 eu pego 60% apenas e se tiver menos de 20, eu pego 50%), dessa forma eu acredito que o jogo foi explorado o suficiente pra considerar ele finalizado, a não ser que eu goste muito do jogo, aí vou atrás da milada/platina. E é claro que se eu não gostar do jogo eu não fico jogando só pra pegar as conquistas, mas também não considero ele finalizado.
No entanto pessoas mais exigentes, podem considerar o jogo finalizado apenas depois de desbloquear 100% das conquistas, e outras podem nem tomar conhecimento de conquistas e ignorá-las completamente...
Então acredito que aquele sentimento de dever cumprido que sentimos ao terminar um jogo, varia muito de pessoa pra pessoa, qual a opinião de vocês sobre o assunto? Quando o jogo foi finalizado pra você nesses exemplos que citei aqui? Citem outros exemplos também!