por Arthimura » Qua, 25 Set 2019, 23:33
Fechar e zerar sempre foram usados no Brasil como sinônimos de terminar o jogo, independente de dificuldade ou porcentagem de completude.
Platinar, nos tempos modernos, é pegar todos os troféus do jogo necessários para a platina. Algumas platinas criam uma jornada interessante e permitem aproveitar o jogo de outras maneiras e/ou em sua plenitude. Outras são chatas, apenas adicionam horas sem agregar nada na experiência. No geral, considero que é um recurso que poderia ser melhor aproveitado.
100% é um tanto quanto subjetivo dependendo do jogo, mas seria fazer tudo que o jogo tem pra oferecer, principalmente quando o jogo tem um sistema de registro do conteúdo. Vale lembrar também, que em muitos casos a platina requer menos do que 100%. Por exemplo, no God of War (2018), a platina não requer que o jogo seja zerado na dificuldade máxima, e nem que o jogador jogue o New Game+. Porém, não parece correto afirmar que um jogador que não tenha experienciado esses conteúdos tenha feito 100% no jogo.