O que significa fechar/zerar um jogo pra você?

Discuta sobre outros consoles (PS, XB, PC, Mobile, etc).
    • + 4

O que significa fechar/zerar um jogo pra você?

Mensagempor Chazzy » Sáb, 15 Abr 2017, 14:57

Imagem Imagem Imagem

Parece uma discussão inútil, mas de vez em quando eu me pego pensando nisso, o que seria exatamente zerar um jogo?

Antigamente os jogos eram mais simples, mas hoje em dia temos jogos mais complexos, por exemplo, nos Marios antigos, você só tinha a opção de jogar até chegar na última fase, e ao passar dela, o jogo estava finalizado, mas e nos Marios atuais que temos fases secretas depois da "última fase" que exigem uma quantidade de colecionáveis coletados nas fases regulares, o jogo está finalizado apenas depois que você pega esses colecionáveis? Na minha opinião, sim!

Mario Kart...quando o jogo está finalizado? Acredito que é quando você fecha a Special Cup em 150cc, mas aí a Mirror é liberada, e agora? O jogo está zerado ou não? Eu considero Mario Kart zerado quando consigo o troféu de ouro em todos os campeonatos e em todas as dificuldades, mas nos Mario Kart mais atuais existem as estrelas que você ganha no final de cada campeonato, então alguém mais exigente talvez só considere o jogo finalizado quando vencer todos os campeonatos em todas as dificuldade com todas as estrelas...

Jogos de luta...por exemplo, Street Fighter: você pega o Ryu e vence o Bison depois de usar 30 continues no total, zerou o jogo? Na minha opinião não, pra mim um jogo de luta é zerado quando você explora bem o jogo, ou seja, joga com pelo menos metade dos personagens e fecha o jogo sem usar tantos continues com personagens diferentes.

Mas, por exemplo, em jogos de luta mais recentes, que é comum ter um modo história, campanha, ou algo do tipo, por exemplo: Dead or Alive 5, joguei muito esse jogo quando eu tinha o PS3 e me lembro que existia um modo história nele, então fechar o Dead or Alive V é terminar o modo história apenas? É fechar o Arcade com vários personagens diferentes como era a única opção que tínhamos na maioria dos jogos de luta mais antigos? Ambas as coisas? 

Eu considero um jogo finalizado, quando eu termino o modo principal dele (Story, Campaign, Career, etc...), o que varia muito de jogo pra jogo e quando eu desbloqueio pelo menos 70% das conquistas dele (caso seja um jogo padrão com mais de 30 conquistas, se tiver menos de 30 e mais de 20 eu pego 60% apenas e se tiver menos de 20, eu pego 50%), dessa forma eu acredito que o jogo foi explorado o suficiente pra considerar ele finalizado, a não ser que eu goste muito do jogo, aí vou atrás da milada/platina. E é claro que se eu não gostar do jogo eu não fico jogando só pra pegar as conquistas, mas também não considero ele finalizado. 

No entanto pessoas mais exigentes, podem considerar o jogo finalizado apenas depois de desbloquear 100% das conquistas, e outras podem nem tomar conhecimento de conquistas e ignorá-las completamente...

Então acredito que aquele sentimento de dever cumprido que sentimos ao terminar um jogo, varia muito de pessoa pra pessoa, qual a opinião de vocês sobre o assunto? Quando o jogo foi finalizado pra você nesses exemplos que citei aqui? Citem outros exemplos também!
Imagem

• + 0

Re: O que significa fechar/zerar um jogo pra você?

Mensagempor Star Kirby » Sáb, 15 Abr 2017, 15:26

Eu também acho que a definição de "zerar um jogo" varia muito de jogo pra jogo, e de pessoa pra pessoa. Não existe um tipo de definição padrão que sirva pra todos os jogos e todos os jogadores. Também acho que existe uma certa diferença entre a definição de "zerar normalmente" e "zerar em 100%", que também varia muito.

Em Smash Bros, por exemplo, eu considero o jogo zerado quando o jogador desbloqueia todos os personagens e cenários, mas só é zerado em 100% quando o jogador, além disso, completa todos os desafios, termina todos os modos de jogo com todos os personagens, destrava todos os troféus e músicas, etc.

Já em um jogo como, por exemplo, Super Mario World, eu considero ele zerado quando você basicamente passa dos créditos dele, não importa quantas fases você passou, e só considero zerado em 100% após achar todas as saídas de todas as fases.

Resumidamente, zerar o jogo é basicamente terminar ele, mas o significado de "terminar o jogo" varia muito, é difícil definir quando se trata de jogos em geral ao invés de um único jogo específico.
Imagem
Userbars

• + 6

Mensagempor Robert Prado » Sáb, 15 Abr 2017, 16:26

Pra mim é até simples diferenciar:

Viu só os créditos? Finalizou
Pegou 100% das conquistas? Platinou

No caso dos jogos da Nintendo, é um pouco mais difícil identificar a platina, mas ainda é possível, verificando tudo que for possível fazer no jogo.
Imagem
STEAM

Nintendo 3DS Friend Code: 3454-4180-5860
Nintendo Switch Friend Code: 0371-9094-8528
Street Fighter V ID: john_prado
(quem for adicionar, me manda MP)

• + 0

Mensagempor Felipe FF » Sáb, 15 Abr 2017, 16:43

Cara... É até o ponto onde eu me sinto "legal, completei". Normalmente é liberar todos os personagens ou chegar até os créditos. Tanto que eu normalmente nem me importo com sidequests e etc.
Imagem

• + 0

Mensagempor MrC » Sáb, 15 Abr 2017, 18:52

Eu divido o zerar em dois:
1) Cumprir o objetivo principal jogo (tipo no Mario salvar a Peach) eu considero zerar
2) Fazer todas as tarefas que o jogo propõe, sem deixar nenhum detalhe para trás eu considero zerar 100%

nunca zerei um jogo 100%

• + 0

Mensagempor Drake1 » Sáb, 15 Abr 2017, 21:28

Bom eu acho que depende do jogo, por exemplo em um jogo de luta eu considero ter zerado o jogo depois de ter jogado com quase ou todos os personagens e ter zerado todos os modos que existe no jogo. Agora em um jogo que tem colecionáveis, eu considero pegar cerca de 60 a 70 % dos colecionáveis, e no caso de jogos que tem escolhas que muda a estória, eu considero ter zerado se eu jogar 2 vezes.

Agora 100% do jogo eu considero fazer todos os troféus/conquistas.
Imagem

• + 0

Mensagempor Kurama » Sáb, 15 Abr 2017, 21:37

Depende do jogo, por exemplo o inFAMOUS eu considero zerar se fechar duas vezes (karma do bem e karma do mal) outros jogos que não tenha escolha e não muda em nada na estória eu considero uma vez.

E o 100% eu considero fazer completamente tudo que tem no jogo, a maioria são os troféus/conquistas e a platina, mas nem todos jogos que se obtém a platina são 100%, por exemplo o Assassin's Creed Syndicate eu tenho a platina mas não o 100% completo, nas missões da campanha e missões paralelas tem o objetivo principal e cumprir algumas coisas como chegar até um determinado tempo ou matar o inimigo de um determinado jeito, você pode matar como quiser mas se não fizer do jeito que foi pedido a memória termina em 80 a 90% e a única memória que se pede 100% total pra obter a platina é o da estória principal, então pra mim isso não é 100% já que as outras missões fica entre 80 a 90%. 

Ainda pretendo algum dia voltar a jogar o AC Syndicate e fazer o 100%.

• + 1

Mensagempor Mastxadows » Sáb, 15 Abr 2017, 21:44

Terminar a história/missões principais e ver os créditos é zerar o jogo.
Fazer tudo nele é fazer 100%.
Jogo de luta eu considero "inzeráveis".
Minha equipe atual em Pokémon Ultra Sun
Imagem

• + 0

Mensagempor Sonic Salies » Sáb, 15 Abr 2017, 22:20

Depende bastante do jogo.

Em um jogo como Assassin's Creed ou Bayonetta, onde o foco é realmente a história principal alinhado com o gameplay da mesma, zerar é realmente ver os créditos. Em um jogo de luta, pra mim é completar a campanha com todos os personagens. Em um plataforma, pra mim é fazer tudo. Como eu disse, varia bastante.

Mas tenho um caso especial: os RPGs. Esses realmente eu desconsidero zerar a campanha principal "zerar" - a não ser que seja um J-RPG, onde a campanha geralmente é longa o suficiente. Uma pessoa que só completou a Main Quest de Skyrim, por exemplo, não pode dizer que "zerou", porque ela só jogou a ponta do iceberg do que o jogo tem pra oferecer.
Imagem

userbars

• + 1

Mensagempor Marcio Mew » Dom, 16 Abr 2017, 21:25

Pra mim é quando eu vejo os créditos, ai eu zerei, se tiver mais coisa além disso é pós-game, um extra. Não conto terminar pós-game como zerar mas sim como fechar 100%
Já jogos sem fim/sem créditos in-game eu conto como zerar quando joguei o suficiente pra ele perder a graça. (Vulgo alguns free-to-start por ai)
Imagem

SPOILER

• + 0

Mensagempor fabuzato » Dom, 16 Abr 2017, 23:00

É o seguinte derrotou o ultimo chefe viu os crédito, terminou o jogo.
Agora peguei todas as fases/caminhos secretos, fiz todas as sidequest fiz 100% zerei o jogo.
Sobre jogos de luta/corrida pra mim liberar todos os personagens/carros e estágios/pistas pra mim ta ótimo, se tiver uma história adicional eu jogo até terminar e se liberar um persong/carro estág/pista por modo história eu libero.
Sobre aquelas troféus/conquistas dos jogos eu sinceramente ignoro não da nada de extra pra o gameplay então deixo queto.
Imagem

• + 1

Mensagempor ari789 » Seg, 17 Abr 2017, 04:00

Zerar o jogo = Fazer o básico para se ir até o fechão, derrotar o chefão, ver as cenas de créditos e acabou.

Fechar o jogo = Fazer tudo o quê tem quê se fazer no jogo até não sobrar mais nada, ir até o chefão e derrota-lo, ver as cenas de créditos e acabou.

Pra min ao menos é isso, afinal... acho quê fica chato falar que uma pessoa não zerou tal jogo só por quê ela não quis fazer tudo que tem pra fazer nele, até por quê não é todo mundo que curte isso e muitos dos jogos exigem bastante do jogador.
Imagem

SPOILER

• + 0

Mensagempor LOCATELLi » Seg, 17 Abr 2017, 10:37

Zerar/Fechar = Terminar o modo história/campanha

Miletar/Platinar = Fazer todas as conquistas do jogo.

Um detalhe é que você fechando um jogo em 100%, não quer dizer que fez todas as conquistas, já que algumas conquistas não tem muito a ver com a progressão do jogo. Ex: Mate 10x o carinha que mora logo ali.

• + 0

Mensagempor Nan Gamer » Seg, 17 Abr 2017, 11:20

Hoje em dia existem muitas formas e definições.
Pra mim " ZERAR" um jogo seria o mesmo que platinar.. Tipo.. Eu zerei ele... Tudo o que ele poderia me oferecer.
Depois temos o TERMINAR o jogo, que seria uma definição pra tipo: Terminei o modo história, ou a campanha principal, seja single ou multiplayer.

Acho que seria mais assim, pelo menos pra mim.

• + 0

Mensagempor Robert Prado » Seg, 17 Abr 2017, 11:50

LOCATELLi escreveu:Zerar/Fechar = Terminar o modo história/campanha

Miletar/Platinar = Fazer todas as conquistas do jogo.

Um detalhe é que você fechando um jogo em 100%, não quer dizer que fez todas as conquistas, já que algumas conquistas não tem muito a ver com a progressão do jogo. Ex: Mate 10x o carinha que mora logo ali.

E tem casos que você platinar não garante que fez tudo que o jogo oferece. Exemplo, FFXV tem uma penca de Hunts que não estão ligadas com troféu algum, então faze-las ou não, não irá te empacar de platinar.
Imagem
STEAM

Nintendo 3DS Friend Code: 3454-4180-5860
Nintendo Switch Friend Code: 0371-9094-8528
Street Fighter V ID: john_prado
(quem for adicionar, me manda MP)

Próximo

Voltar para Outros Consoles