Sony anuncia oficialmente o PlayStation 5 e chega no fim de 2020; detalhes do controle e muito mais

Discuta sobre outros consoles (PS, XB, PC, Mobile, etc).
    • + 1

Sony anuncia oficialmente o PlayStation 5 e chega no fim de 2020; detalhes do controle e muito mais

Mensagempor Wolflink » Ter, 08 Out 2019, 11:00

A Sony Interactive Entertainment anunciou oficialmente que a próxima geração do PlayStation será chamada de PlayStation 5 e chega no fim de 2020.

Em um artigo publicado pela WIRED (via Gematsu), a Sony compartilhou mais detalhes sobre a plataforma, como o projeto da Bluepoint e muitos detalhes técnicos.

Ray-tracing, SSD e Interface
Primeiramente, o PlayStation 5 tem suporte ao ray-tracing, o que não é novidade. Porém, esta não é uma correção no nível de software. “Há aceleração de ray-tracing no hardware da GPU, que acredito ser a afirmação que as pessoas estavam procurando”, segundo Mark Cerny, arquiteto do PS5.

O PlayStation 5 utiliza um SSD como revelado no passado. Cerny exemplifica que Spider-Man possui dados duplicados 400 vezes no disco rígido do PS4. O SSD permite que isso não aconteça. Informações do tamanho do SSD que virá com o console não foram divulgadas.

Em relação aos jogos, o PlayStation 5 conta com uma instalação obrigatória, mas diferente do que ocorre com o PlayStation 4. No caso, você pode instalar apenas um modo ou parte do jogo, como somente o single-player ou o multiplayer. É possível até mesmo deletar o conteúdo de forma isolada. Os jogos usam discos de até 100 GB que são colocados em uma unidade óptica blu-ray player 4K.

A interface do jogador também foi renovada. Para jogos multiplayer, você terá acesso às informações em tempo real na própria interface do PS5. Enquanto isso, o single-player também faz isso, mas com missões disponíveis e quais recompensas.

Logo após a publicação do artigo da WIRED, o jornalista do site Kotaku, Jason Schreier, disse em seu Twitter que havia rumores de que a Sony não estaria sendo comunicativa com os desenvolvedores em relação ao PlayStation 5. Isso é falso – segundo uma fonte de Schreier, o hardware é excelente e as ferramentas contam com todo o suporte possível.

“DualShock 5” e o novo rumble
Um dos focos do artigo foi o novo controle do PlayStation 5, que ainda não foi chamado oficialmente de DualShock 5. É similar ao DualShock 4, mas possui um “pequeno buraco” que Cerny diz que será discutido posteriormente.

Um desses novos recursos são os novos L2/R2, que são de certa forma “adaptáveis” e contam com diferentes níveis de resistência. Esses gatilhos novos fornecem uma sensação de que um tiro de flecha seja distinto de uma arma – entre as armas também é diferente, sendo que o jogador sentirá de forma diferente uma shotgun e uma metralhadora.

O novo controle também possui feedback tátil “muito mais capaz” do que os atuais rumbles (vibração) e conta com atuadores de bobina altamente programáveis ​​localizados na esquerda e direita do controle. A Sony demonstrou os recursos do novo controle com demos do Astro Bot: Rescue Mission e Gran Turismo Sport.

Com Astro Bot: Rescue Mission, “corri com um personagem através de um nível de plataforma, apresentando várias superfícies diferentes, as quais deram experiências táteis distintas – e surpreendentemente imersivas. A areia parecia lenta e escorregadia; a lama parecia lenta e empapada. No gelo, uma resposta de alta frequência fez os polegares parecerem realmente como se meu personagem estivesse escorregando. Pulando em uma piscina, senti a resistência da água; em uma ponte de madeira, uma sensação saltitante”, diz o artigo da Wired.

Já com Gran Turismo Sport, “dirigindo na fronteira entre a pista e a terra, pude sentir as duas superfícies. Fazendo a mesma coisa usando um DualShock 4 em um PS4, essa sensação desapareceu completamente. Não era como se o estilo antigo fosse ruim em comparação, era que não havia nenhum feedback. Os testes dos usuários descobriram que o feedback do rumble era muito cansativo para ser usado continuamente, então a versão lançada do Gran Turismo Sport simplesmente não o utilizava”.

Essa tecnologia do rumble foi cogitada para o PS4 Pro, porém acabou sendo descartada, pois acabaria oferecendo uma experiência distinta aos jogadores do console padrão e do Pro.

O controle do PlayStation 5 usa um conector USB tipo C para carregar e possui uma bateria de maior capacidade. Embora seja um pouco mais pesado que o DualShock 4, ainda será um pouco mais leve que o atual controle Xbox “com baterias”.

Estúdios e Jogos
Como divulgado no passado, vários estúdios já possuem kits de desenvolvimento para o PlayStation 5 e os protótipos dos controles começaram a ser enviados aos desenvolvedores há pouco tempo.

A desenvolvedora do remake de Shadow of the Colossus, Bluepoint Games, está trabalhando em um título do PlayStation 5. “Estamos trabalhando em um grande agora”, disse Marco Thrush, presidente da Bluepoint Games. “Vou deixar você descobrir o resto”, brincou. Ele acrescentou: “o SSD me deixa realmente empolgado. Você não precisa mais fazer truques no gameplay para desacelerar artificialmente os jogadores – trancá-los atrás de portas, algo assim. Nos dias de cartucho, os jogos costumavam carregar instantaneamente; estamos voltando ao que costumavam ser os consoles”.

Laura Miele, chefe de estúdio da EA, disse que “eu posso ser realmente específica e falar sobre experiências com técnicas de oclusão ambiental ou examinar as sombras com ray-tracing”. Mas Miele deixa claro que a GPU do PlayStation 5 será poderosa o suficiente para vermos avanços no gameplay e em outras ferramentas. Além disso, segundo ela, é a velocidade que definirá a próxima geração. “Estamos entrando na geração do imediatismo. Nos jogos para dispositivos móveis, esperamos que um game seja baixado em alguns momentos e que haja apenas alguns toques logo depois. Agora, podemos lidar com isso em grande escala”, comenta.

PlayStation 4
Considerando que o PlayStation 5 será lançado somente daqui a um ano, o presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment, Jim Ryan, disse no PlayStation.Blog que ainda existem “muitas experiências de sucesso no PS4, incluindo Death Stranding, The Last of Us Part II e Ghost of Tsushima”, confirmando que tais títulos sairão no console atual
Nintendo Imagem FC:2056-5082-2442

• + 0

Re: Sony anuncia oficialmente o PlayStation 5 e chega no fim de 2020; detalhes do controle e muito m

Mensagempor SuperMarioWorld » Ter, 08 Out 2019, 12:21

phpBB [video]

• + 0

Re: Sony anuncia oficialmente o PlayStation 5 e chega no fim de 2020; detalhes do controle e muito m

Mensagempor SuperMarioWorld » Ter, 08 Out 2019, 12:25

Comentei em um site sobre Playstation e vou comentar aqui também : gostaria de que os jogos viessem divididos em singleplayer e multiplayer, para que os jogadores pudessem escolher o que querem baixar (já em Crackdown 3 tem isso).

Por exemplo, um Call of Duty, que a cada ano ocupa mais GB, podia vir em 2 arquivos (quando comprarmos ele de forma digital) - um arquivo só com a campanha singleplayer e um outro arquivo só com o multiplayer, e o jogador poderia ter a opção de baixar só 1 dos 2 e assim ocupar menos espaço no HD.

Que as empresas (Sony e Microsoft) cumpram as suas promessas de loadings menos demorados - nesse final de geração tivemos jogos como Days Gone e Anthem, com loadings irritantes e muito demorados antes mesmo do jogo começar.

• + 0

Mensagempor Arthimura » Ter, 08 Out 2019, 14:28

Gostei do nome, ainda bem que escolheram PlayStation 5 mesmo, ao invés de um nome todo diferente achando que vai mudar as vendas.

Ansioso para mais informações, principalmente para ver vídeos de gameplay dos jogos next-gen, lineup de lançamento do console, e preço.

SuperMarioWorld escreveu:Comentei em um site sobre Playstation e vou comentar aqui também : gostaria de que os jogos viessem divididos em singleplayer e multiplayer, para que os jogadores pudessem escolher o que querem baixar (já em Crackdown 3 tem isso).

Por exemplo, um Call of Duty, que a cada ano ocupa mais GB, podia vir em 2 arquivos (quando comprarmos ele de forma digital) - um arquivo só com a campanha singleplayer e um outro arquivo só com o multiplayer, e o jogador poderia ter a opção de baixar só 1 dos 2 e assim ocupar menos espaço no HD.

Que as empresas (Sony e Microsoft) cumpram as suas promessas de loadings menos demorados - nesse final de geração tivemos jogos como Days Gone e Anthem, com loadings irritantes e muito demorados antes mesmo do jogo começar.

Engraçado que eu não tive problema com o loading do Days Gone, o jogo tem um loading inicial longo, o que é compreensível já que é praticamente um simulador de apocalipse zumbi de mundo aberto, mas depois também não tem loading nenhum, dá pra jogar por horas sem ver uma tela de loading. Só tem algum loading depois ao usar fast-travel, mas é bem mais rápido.

Os piores jogos da geração em relacão a loading, pra mim foram Street Fighter V, Monster Hunter World e Destiny 2.

• + 0

Mensagempor Wolflink » Ter, 08 Out 2019, 14:59

Em um comentário dado à revista japonesa Famitsu, a Sony diz que a retrocompatibilidade com o PS4 não é algo definitivo ainda, ou ao menos uma “compatibilidade total”.

“No momento, a equipe de desenvolvimento está colocando todas as suas forças para ver se conseguem garantir uma compatibilidade completa. Por favor, aguarde por mais informações”, disse a Sony à Famitsu.

Com isso, é evidente que a funcionalidade existirá, porém a dúvida que surge é o quão retrocompatível será. Ou seja, ao que tudo indica a sua biblioteca inteira de jogos não será compatível com o PS5, pelo menos não no lançamento.

No entanto, isso é algo normal e esperado. Se a Sony não fornecer algo via hardware para que seja compatível com o PS4, a retrocompatibilidade sempre será parcial, com a lista crescendo cada vez mais conforme atualizações vão sendo lançadas (como ocorreu com o Xbox One). Até o PlayStation 2, que funciona com os jogos do PS1, não tinha uma lista 100% de títulos que eram retrocompatíveis.

• + 0

Mensagempor Mastxadows » Ter, 08 Out 2019, 18:22

Agora os dois consoles que importam já foram anunciados, a E3 do ano que vem vai ser massa demais.
Minha equipe atual em Pokémon Ultra Sun
Imagem

• + 0

Mensagempor Mother_Mazza » Ter, 08 Out 2019, 22:33

Velho, a Sony é muito chata quanto o assunto é escolher titulos para consoles de mesa. Foram feitas muitas piadas sobre o PS Vita no passado, mas o nome tinha pelo menos um pouco de criatividade envolvida. :ruthlemos:

Brincadeiras a parte, talvez seja impressão minha, mas sinto que essa geração está acabando rápido demais. Enquanto o ONE e o PS4 não irão morrer imediatamente, acho que ainda dava para passar muito tempo sem videogames novos no mercado.
ImagemImagem

Userbars

• + 0

Mensagempor NintendoPorraLoka » Ter, 08 Out 2019, 23:14

Até o console chegar,vai demorar prós títulos de peso da Sony sair,então eu vou e comprar um PS4 pro nesse meio tempo pois capaz do mesmo ficar mais barato :)

• + 3

Re:

Mensagempor vits » Qua, 09 Out 2019, 09:13

Mother_Mazza escreveu:Velho, a Sony é muito chata quanto o assunto é escolher titulos para consoles de mesa. Foram feitas muitas piadas sobre o PS Vita no passado, mas o nome tinha pelo menos um pouco de criatividade envolvida. :ruthlemos:

Brincadeiras a parte, talvez seja impressão minha, mas sinto que essa geração está acabando rápido demais. Enquanto o ONE e o PS4 não irão morrer imediatamente, acho que ainda dava para passar muito tempo sem videogames novos no mercado.

Pelo contrário, essa geração já viveu demais. A diferença no nível tecnológico entre hardware atual e o que se encontra nos consoles já está muito grande. Por exemplo, já estamos começando a ver a entrada de telas 8K no mercado, enquanto o Xbox One ainda sofre pra conseguir rodar 1080p.

Existe também a ameaça do streaming. Claro, atualmente isso não passa de um sonho para muitos. Mas, alguns países já estão começando a despachar as suas redes 5G e com isso, consoles (em particular os que estiverem atrasados) podem acabar perdendo mercado.

Pessoalmente, eu estou muito interessado em ver como a próxima geração vai ocorrer. Pois, teremos uma Nintendo com um hardware extremamente defasado, uma Microsoft com estúdios produzindo jogos e uma Sony que provavelmente vai continuar sem pisar na bola.
Imagem

• + 0

Mensagempor SuperMarioWorld » Qua, 09 Out 2019, 16:35

O Xbox Scarlett vai vir com o Xbox Game Pass no seu lançamento, seria de bom tom se a Sony quando o PlayStation 5 for anunciado no Brasil divulgasse que o PS Now estará disponível para quem comprar o console, aliás, a Sony podia dar 1 ano de assinatura grátis para quem comprasse o console de forma oficial aqui no Brasil, até para compensar a possível fortuna que vão cobrar de forma oficial aqui no nosso país. Acho que podia ter não só 1 ano grátis de PS Now como 1 ano grátis de assinatura da PSN.

Não duvido que a Microsoft quando vender o Scarlett aqui vá oferecer algo similar : tipo, compre um Xbox Scarlett de forma oficial e ganhe 1 ano grátis do Xbox Game Pass Ultimate.

-

phpBB [video]

• + 1

Mensagempor GrayFox » Qua, 09 Out 2019, 21:59

Eu me pergunto o que vão fazer para 'progredir', na parte técnica. Essa geração de agora me pareceu o ponto ideal de fidelidade gráfica e os jogos já estão de bom tamanho (alguns até grandes demais, na minha opinião).

se for pra virar streaming, eu prefiro parar por aqui :marie:

• + 0

Re:

Mensagempor Wolflink » Qua, 09 Out 2019, 23:04

GrayFox escreveu:Eu me pergunto o que vão fazer para 'progredir', na parte técnica. Essa geração de agora me pareceu o ponto ideal de fidelidade gráfica e os jogos já estão de bom tamanho (alguns até grandes demais, na minha opinião).

Sinceramente eu acho que ainda dá pra melhorar muito. Texturas e coisas do tipo. Já que muitas vezes captaram texturas para poder manter uma resolução alta ou vice verça. Jogos de mundo aberto sofrem muito tbm para ter uma qualidade gráfica que um jogo linear tira de letra.

• + 0

Re: Re:

Mensagempor Arthimura » Qui, 10 Out 2019, 00:04

Wolflink escreveu:
GrayFox escreveu:Eu me pergunto o que vão fazer para 'progredir', na parte técnica. Essa geração de agora me pareceu o ponto ideal de fidelidade gráfica e os jogos já estão de bom tamanho (alguns até grandes demais, na minha opinião).

Sinceramente eu acho que ainda dá pra melhorar muito. Texturas e coisas do tipo. Já que muitas vezes captaram texturas para poder manter uma resolução alta ou vice verça. Jogos de mundo aberto sofrem muito tbm para ter uma qualidade gráfica que um jogo linear tira de letra.

Eu também acho que dá pra melhorar muita coisa. No começo da geração atual eu achava que o PS4 e Xbox One apenas tinham "jogos de PS3 com gráficos melhorados". Mas depois que eu fiquei um bom tempo jogando PlayStation 4, e voltei a jogar alguns títulos de PS3, percebi a diferença não apenas gráfica mas também de escopo dos jogos. Acredito que com o PlayStation 5 será a mesma coisa, só depois de um tempo que vamos perceber mais a fundo os ganhos tecnológicos.

O que eu acho que mais dá pra melhorar são os modelos e animações dos personagens. Hoje em dia muitos jogos com estilo mais realista estão no "Vale da Estranheza", principalmente em relação a expressões faciais, movimentos da boca e animações.

Sobre as texturas de mundo aberto, acho que se trata mais de custo de desenvolvimento do que limitação do hardware. Quando você pega um Ghost Recon Breakpoint e compara com jogos mais lineares, fica claro que as texturas do Ghost Recon são muito inferiores. Mas ao mesmo tempo tem jogos como God of War, Horizon Zero Dawn e Red Dead Redemption 2 que possuem mundos grandiosos e mesmo assim tem os gráficos no talo.

• + 0

Mensagempor Akise Aru » Qui, 10 Out 2019, 00:49

Quero só ver ao mostrar os consoles, todos hibridos quase sem inovação alguma apenas por embalo do sucesso do Switch e aí vem a Nintendo quebrar todos paradigmas como sempre.
vits escreveu:Pois, teremos uma Nintendo com um hardware extremamente defasado, uma Microsoft com estúdios produzindo jogos e uma Sony que provavelmente vai continuar sem pisar na bola.
Nintendo nem anunciou o que irá lançar na próxima geração, o que se sabe no máximo é apenas o boato do Switch Pro que será um upgrade do Switch. Por hora ela tá só aproveitando a liderança da geração atual.

• + 0

Mensagempor Robert Prado » Sáb, 12 Out 2019, 08:47

Akise Aru escreveu:Por hora ela tá só aproveitando a liderança da geração atual.

Pra liderar tem que ter a maior base de vendas e PS4 tem a maior base.

Eu vou dar risada quando o PS5 e o Xbox Scarlett chegaram e mostrar que a Sony e a Microsoft estão andando e cagando pra a tecnologia híbrida do Switch.
Vão ser consoles de mesa clássicos, poderosos e que irão rodar jogos que uma solução híbrida não tem condições :tongue:
Imagem
STEAM

Nintendo 3DS Friend Code: 3454-4180-5860
Nintendo Switch Friend Code: 0371-9094-8528
Street Fighter V ID: john_prado
(quem for adicionar, me manda MP)

Próximo

Voltar para Outros Consoles