por GrayFox » Qui, 03 Jan 2019, 20:40
Estava jogando Super Smash Bros. 64 mais a fundo, há alguns dias atrás, e fiquei refletindo sobre a progressão da franquia, então acho que vou postar aqui.
Estou meio decepcionado com a progressão da franquia.
Tipo, Smash 64 é um jogo bem simples, bem básico. Há apenas dois modos: o single-player (que agora é conhecido como Classic) e o multiplayer, além de uns dois ou três minigames (se contar Race to the Finish). É bem barebones. Até os troféus são, apenas contendo os dos personagens jogáveis. A quantidade de personagens é pequena, assim como a quantidade de estágios. Mas esse é o primeiro, então naturalmente não vai ser tudo isso, estavam apenas testando as águas, e mesmo assim, tomaram algumas decisões bem ousadas, como incluir o Captain Falcon (e essencialmente desenvolvendo tudo sobre ele, e até tornando-o mais icônico que o próprio jogo do qual faz parte) e Ness. Mas okay.
Aí, tem o Melee. O salto entre esses dois jogos é gigantesco. O roster praticamente triplicou, juntamente com os estágios, haviam agora três modos principais no single-player, com o retorno do Classic, e as introduções do modo Adventure e All-Star. Além disso, haviam outros pequenos modos, como os Event Matches, o retorno de Break the Targets, a introdução do modo de esmurrar o Sandbag (mas a infeliz remoção de Board the Platforms), e uma variedade de tantos-Men Melee. E ainda houve uma imensa variedade de modos extras introduzidos para o Multiplayer.
O salto é gigantesco, e é um jogo extremamente ambicioso, deixando de lado o cenário competitivo.
Então, temos Brawl, que foi outro salto (apesar de que, compreensivelmente, não tão gigantesco). Tudo que estava lá antes, manteve-se. Mais personagens, cavando ainda mais na história da Nintendo e trazendo personagens como Pit de volta dos mortos, e removendo boa parte dos clones. Mais estágios, e o retorno de alguns clássicos. O modo Adventure foi profundamente expandido, com direito a história e boss battles originais.
Desconsiderando a polêmica do gameplay, Brawl pode até ser considerado o ápice da série, em termos de conteúdo.
Agora, o 4...
não só não havia um modo Adventure comparável ao Subspace Emissary, como também não havia um modo Adventure. Apenas o Classic e o All-Star. Além disso, o Break the Targets foi completamente removido, juntamente com qualquer outro minigame (pelo que me lembro), com a única introdução sendo o Smash Run (ou aquele de Wii U) e aquele modo de esmagar caixas, que é essencialmente um Snag the Trophies ainda mais simplificado, e o roster aumentou, novamente, junto com os estágios.
O foco do jogo é, evidentemente, o fator multiplayer (que mesmo assim, é provavelmente o mais simples desde o 64), com esforços para apelar ao público competitivo e a introdução da forma Ômega para todos os estágios. E enquanto isso não é necessariamente ruim, acho meio triste ter que sacrificar todo o conteúdo single-player em prol disso, se apoiando nisso ao extremo.
Apesar de não ter jogado muito Smash Ultimate, principalmente por não ter um Switch e tendo apenas jogado na casa de um amigo e acompanhado as informações sobre o jogo pela internet, diria que é um passo adiante, comparado ao 4, mas ainda assim não se compara ao Brawl ou Melee. O roster praticamente triplicou, com personagens que sempre foram muito desejados finalmente sendo introduzidos, criando um dos crossovers mais ambiciosos e expansivos da história, e há uma variedade de estágios novos, ou 'remasterizados' (e lindos). Agora, para o single-player, há o Classic, expandido para refletir a história de cada personagem, e o World of Light, que é essencialmente um Event Matches contextualizado, aliviando um pouco a falta do Subspace Emissary.
Novamente, o foco parece ser mais para o modo multiplayer, desenvolvendo mais o aspecto competitivo.
sei lá, antes cada jogo parecia um step up comparado ao anterior, dando grandes saltos e realmente comemorando a história da Nintendo e dos videojogos, até que começou a deixar isso de lado para se focar mais no competitivo, e agora o jogo parece meio... vazio
Mas é apenas a minha opinião. Talvez eu esteja errado sobre o 4, principalmente porque faz algum tempo que o joguei. Se tiver perdido alguma coisa, por favor, me corrijam.
É isto.
edit: acho que vou tirar isso daqui e fazer um tópico, ver se movimenta mais