The Outer Worlds: Esse jogo foi uma montanha russa de emoções pra mim. Quando foi anunciado que a Obsidian estava fazendo o que parecia ser um sucessor espiritual de Fallout - New Vegas, eu fiquei extremamente animado. O gameplay que eles mostraram parecia sólido e o foco parecia estar justamente no role playing, praticamente tudo que eu queria que Fallout 4 fosse.
Porém, logo mais revelaram que o jogo não se tratava de um open world. Mas, de áreas não diretamente conectadas que o jogador poderia explorar, o que me desanimou bastante, já que um dos pontos fortes de FNV era justamente a exploração. A cereja do bolo foi quando anunciaram a exclusividade para com a EGS. Esses dois fatos fizeram o jogo ir de "must buy" para "wait for a sale".
Felizmente, a dona Microsoft com o seu Game Pass veio ao resgate e o jogo foi lançado no programa em conjunto com o lançamento nas lojas. Dado que eu sou assinante do mesmo, não pensei duas vezes antes de baixar. E depois de jogar por mais ou menos 15 horas, tenho que dizer que eu fico feliz de não ter comprado ele.
O jogo não é ruim, mas a sensação que passa é que a Obsidian tentou fazer algo muito grande com um orçamento muito limitado, pois tudo parece que foi feito na base do "mínimo necessário". O combate, funciona bem, mas acaba sendo prejudicado por conta dos inimigos, que em sua grande maioria são estúpidos. As habilidades de diálogo oferecem uma boa variedade de role playing, servindo para moldar o seu personagem do jeito que você bem entender, mas são completamente broken em certas situações ao ponto que você consegue se livrar das situações mais estúpidas possíveis mentindo ou intimidando. O jogo te oferece a possibilidade de escolher os membros da sua tripulação, até um total de seis, porém ele também oferece apenas seis candidatos a essas vagas. Dentre muitas outras coisas que parecem terem sido feitas com essa mentalidade de "mínimo necessário".
Existe, no entanto, dois aspectos que eu realmente gostei. Esses são o humor e world building, a maioria dos personagens tem algo interessante a dizer e a distopia capitalista que foi criada é excelente para contar essas histórias. Sendo estes os motivos para eu continuar a jogar.
Espero que agora que a Obsidian faz parte dos estúdios da Microsoft, ela venha a revisitar o universo de The Outer Worlds com um orçamento maior, pois esse é um universo que claramente é capaz de abrigar um jogo muito mais polido e profundo.