Qual sua opinião a respeito do uso de save states?

Discuta sobre outros consoles (PS, XB, PC, Mobile, etc).
Índice do fórum Videogames Outros Consoles
    • + 1

Qual sua opinião a respeito do uso de save states?

Mensagempor Gian » Sáb, 13 Jan 2018, 00:43

Título autoexplicativo, mas tem uma história por trás disso.

Eu sempre me considerei um retrogamer.
Talvez seja o motivo dos emuladores serem mais jogados do que jogos propriamente ditos no PC.
Também tem o Virtual Console no 3DS, o que ajudou minha vida basicamente, já que virei uma pessoa on the go, quase sem tempo algum pra ficar sentado numa cadeira de madeira e jogar.
Mas sempre me perguntei sobre essa coisa básica da emulação e seu uso.
Será que, tipo assim, ao usar os save states, estou sendo menos "gamer" que os outros?
Eu sinto um pouco de culpa ao usar, mas continuo usando, principalmente nos jogos de SNES/Mega Drive que só dão duas vidas iniciais, você vai pegando mais vidas, morre pra porcaria de um boss, usa seus únicos 2 CONTINUES e TEM QUE VOLTAR PRA PORCARIA DO INÍCIO. Aí a paciência/ansiedade/tempo esgota fácil kkkkkkkkk

Moderação, isso não é nenhuma apologia ou incentivo, é só discussão.
Mas, enfim, qual sua opinião?
Imagem

Kratos to Atreus: "Who I was is not what you will be. We must be better."

SPOILER

• + 0

Mensagempor Leh » Sáb, 13 Jan 2018, 01:10

. Eu não gosto, mas eu uso mesmo assim.
Imagem

• + 2

Mensagempor Mastxadows » Sáb, 13 Jan 2018, 01:15

Tem muitos jogos antigos que não tem save e muitas vezes as pessoas não tem tempo de jogar até o fim de uma vez só então o save state é uma mão na roda.
Edit:E eu também sou do grupo de que se não tá atrapalhando ninguém(como hacks em jogos online) então cada um joga do jeito que bem entender.
Editado pela última vez por Mastxadows em Sáb, 13 Jan 2018, 01:26, em um total de 1 vez.
Minha equipe atual em Pokémon Ultra Sun
Imagem

• + 2

Mensagempor Pedrock » Sáb, 13 Jan 2018, 01:22

Eu sempre faço o possível pra não usar. Mas usei sem nenhum peso na consciência no final boss do Superstar Saga, ninguém merece aquilo. Me sentiria muito melhor em vencer a Cackletta's Soul sem save state, mas só por voltar no boss anterior a ela cada vez que eu morro, fiquei 100% sem ânimo, então usei.
Geralmente só uso em casos bullshit como esses.
Imagem

Userbars

• + 0

Mensagempor Technohunter2810 » Sáb, 13 Jan 2018, 01:33

Eu não costumo usá-los, exceto em situações como a que o Pedrock descreveu (especificamente,em uma parte do Castlevania 3) e para substituir saves normais em jogos que os têm(por exemplo, estava jogando,essa semana, Sonic 3&K no PC.Como o emulador da Sega na Steam é inconsistente em relação a saves "in-game", fiz save states no começo de algumas zonas).

Se o jogo não tiver sistema de saves, como Ristar, eu geralmente termino numa tarde só mesmo.( mesmo que,como o jogo mencionado, eu tenha que jogar por 3 horas em um dia).

E também tem o caso de jogos que usam Password...eu geralmente até tiro foto da tela pra poder usar o código depois, mas se estiver sem paciência eu faço um save state mesmo :hehe:

Mas não vejo problemas no uso, até imagino como pode enriquecer a experiência.Eu só gosto de poder julgar o jogo na forma "pura".

• + 3

Mensagempor Chazzy » Sáb, 13 Jan 2018, 07:06

Há cerca de um ano atrás você criou um tópico parecido com esse, mas sobre o uso de detonados.

Se continuar nesse ritmo, em 2019 vem o seu tópico de Game Shark.

SPOILER

Minha opinião quanto aos save-states é semelhante ao uso de detonados.

O importante é a pessoa se divertir...ninguém tem que ficar cagando regra sobre como jogar um jogo.

O save-state é muito útil em alguns casos, já perdi a conta, por exemplo, de quantas vezes meus emuladores deram pau durante a jogatina e tive que voltar lá atrás. Então, criei o hábito de salvar o jogo usando save-state com uma certa frequência pra evitar esse tipo de coisa.

Em alguns jogos mais complicados eu já usei o save-sate também, como no Final Fantasy e no Zelda do NES, pois sem o save-state eu teria que investir um tempo maior nesse tipo de jogo, mas esse tipo de uso do save-sate eu acredito que comprometa sim a experiência com o jogo (ele não foi criado pra ser jogado dessa forma, a gente acaba salvando o jogo em lugar que nem daria pra salvar normalmente e ganha muito tempo com isso, além de evitar estresse que os programadores do jogo queriam que a gente passasse...), mas acho válido usar do mesmo jeito, caso o estresse com o jogo comprometa a diversão.
Imagem

• + 0

Re: Qual sua opinião a respeito do uso de save states?

Mensagempor Arthimura » Sáb, 13 Jan 2018, 09:43

Minha opinião é que usar save states é a mesma coisa de não jogar, praticamente.

É tipo você assistir um filme pulando partes ou os episódios de um anime em ordem aleatória, a obra não foi projetada pra ser apreciada daquela forma. Os jogos antigos foram projetados em torno dos mecanismos de save adotados, poder salvar a hora que quiser quebra totalmente as mecânicas e dificuldade do jogo.

Geralmente quem eu vejo usando save states são pessoas que não querem apreciar o jogo, e sim falarem que jogou pra pagarem de """epic retrogamer""" e darem opiniões entituladas sobre os jogos.

• + 1

Mensagempor vits » Sáb, 13 Jan 2018, 10:02

Eu partilho da opinião do Mastxadows. Save States são uma função extremamente útil para pessoas que não dispõem do tempo para se dedicar a um jogo em uma única seção, além de não afetar a experiência de ninguém fora a do próprio jogador, que possui o controle de como ele quer experienciar aquele jogo.

Dito isso, eu não me recordo quando foi a última vez que utilizei o recurso. Mas, isso tem mais a ver com o fato de que eu esqueço que a função existe, do que qualquer outra coisa. :hehe:
Imagem

• + 0

Mensagempor Prinny » Sáb, 13 Jan 2018, 10:16

Eu sou uma das pessoas que também não ligam pro uso de save states. Inclusive também acho bem útil em vários momentos.

Eu geralmente uso quando o jogo não possui um sistema de save aí eu procuro salvar eles nos locias mais "justos" possíveis como no começo das fases ou coisa do tipo. As vezes também uso em situações claramente injustas como a da Clacketa que o Pedro falou. Também acho muito bom quando eu estou ocupado, tenho que sair, fechar o emulador ou algo do tipo e estou longe do save que o jogo iria me oferecer, aí eu uso o save state e quando volto a jogar o jogo estou no mesmo lugar sem perder muito progresso.

Claro eu acho legal não abusar disso, mas aí vai da pessoa mesmo. É só um joguinho, a pessoa se diverte da maneira que quiser -q
Imagem

• + 6

Mensagempor Mother_Mazza » Sáb, 13 Jan 2018, 10:42

Jogos eletrônicos são e sempre serão meios de entretenimento em primeiro lugar. Você e somente você pode decidir como se divertir. Pessoalmente, considero essa opinião de "Sou mais fã de videogames do que você pois jogo o game tal assim e assado" como algo extremamente infantil.

No meu caso, só uso Save States em duas situações:
-Quando preciso sair e não tenho como marcar o meu progresso no jogo naquele exato momento;
-Quando o emulador é horrível e não salva o meu progresso através dos menus in-game ou Save Points. Alguns emuladores do meu Dingoo são exatamente assim;

Jogo retrogames não só por diversão, mas também por nostalgia. Então, fora esses casos, não uso save states e quando tenho o videogame correspondente por perto, prefiro jogá-los em seu hardware nativo por refletir suas épocas.

Porém, falarei algo que mencionei no chat do Blast: Se você (só você mesmo, não eu ou os outros) realmente se importa em ficar bom no seu game, evite usar o Save State. As mortes/quedas/etc. repetitivas mais ensinam sobre o que você está errando do que aborrecem. Além disso, a sua satisfação em passar algo sozinho poderá ser 99% maior.
Imagem

Userbars

• + 0

Mensagempor fabuzato » Sáb, 13 Jan 2018, 11:40

Eu uso em casos de jogos que tem um sistema de fases a cada fase passada eu dou um save state, nunca dentro dela pois eu quero passar ela do começo ao fim. Em jogos mundo aberto eu dou save state no momento que eu vou parar de jogar não importa onde eu esteja, só fico de olho se não vai ter algum inimigo pronto pra me acertar quando eu carregar o save. No caso de save state em boss eu nunca usei, tira toda a dificuldade!

• + 0

Mensagempor Sheik » Sáb, 13 Jan 2018, 20:37

Eu tendo a não usar, mas quando o jogo não tem nenhum tipo de save eu tendo a criar uns em algumas partes que eu não quero rejogar.
Imagem

PSN, Live, Steam e NNID

• + 0

Mensagempor Arthimura » Dom, 14 Jan 2018, 00:26

É igual eu comentei, é um direito meu assistir o filme Matrix em uma ordem de cenas aleatória, e eu posso me divertir dessa forma, mas não significa que eu tive a experiência real de assistir o filme, nem que as minhas opiniões serão válidas sobre a obra.

A mesma coisa acontece com o uso de save states, é um direito de cada um e cada um se diverte como quiser, mas não significa que você esteja jogando o jogo de verdade. É igual um conhecido meu que usava save states no meio das lutas dos chefes do Megaman X, ele ficava salvando toda hora e sempre que tomava um golpe voltava pro save state anterior. Isso não é fazer a luta de verdade.

Imagina daqui uns anos quando tiver emuladores com save state das plataformas da série Soulsborne, "ERREI ESSA ROLADA, VOU ROLAR PRO OUTRO LADO ENTÃO", aí volta o save state e vence desse jeito. Isso não é jogar o jogo, pois a obra foi projetada justamente em torno da punição do erro e em melhorar as habilidades, é a essência da obra.

• + 0

Mensagempor Sheik » Dom, 14 Jan 2018, 01:36

Arthimura escreveu:É igual eu comentei, é um direito meu assistir o filme Matrix em uma ordem de cenas aleatória, e eu posso me divertir dessa forma, mas não significa que eu tive a experiência real de assistir o filme, nem que as minhas opiniões serão válidas sobre a obra.

A mesma coisa acontece com o uso de save states, é um direito de cada um e cada um se diverte como quiser, mas não significa que você esteja jogando o jogo de verdade. É igual um conhecido meu que usava save states no meio das lutas dos chefes do Megaman X, ele ficava salvando toda hora e sempre que tomava um golpe voltava pro save state anterior. Isso não é fazer a luta de verdade.

Imagina daqui uns anos quando tiver emuladores com save state das plataformas da série Soulsborne, "ERREI ESSA ROLADA, VOU ROLAR PRO OUTRO LADO ENTÃO", aí volta o save state e vence desse jeito. Isso não é jogar o jogo, pois a obra foi projetada justamente em torno da punição do erro e em melhorar as habilidades, é a essência da obra.

Pô, mas aí tem além do aceitável né. Eu entendo você salvar na frente do Browser do último mundo do Mario 1 por exemplo. Jogar tudo novamente é um broxol da p**ra.
Imagem

PSN, Live, Steam e NNID

Voltar para Outros Consoles