Jogos de janeiro + comecinho de fevereiro. Alguns eu comecei em dezembro, então o mês parece bem cheio.
Rocket: Robot on Wheels (N64) | 12:21 | ★★★½
Zerado em 13/01/2021 Dentre os jogos de plataforma 3D no N64, só perde pra Mario 64.
Impossible Mission II (AMG) | 3:38 | ★★★
Zerado em 16/01/2021 Lembra um pouco Prince of Persia, mas nem de longe tão bom quanto. Ainda assim, um puzzle-platformer interessante.
Final Fantasy XII (PS2) | 75:00 | ★★★★½
Zerado em 17/01/2021 A criatividade de Yasumi Matsuno para fazer RPGs com sistemas de combate originais e complexos que se relacionam perfeitamente com sua narrativa e identidade visual não deixa de me surpreender. FFXII é o jogo em que ele se superou em quase todos os aspectos Não é perfeito, a narrativa é um pouco inconsistente (algo compreensível se considerarmos o processo conturbado que foi desenvolver esse game), mas nada que manche o produto final, que é fantástico.
Guacamelee! 2 (PC) | 15:25 | ★★★
Zerado em 19/01/2021 O primeiro Guacamelee! é uma paródia de Super Metroid que tenta responder à pergunta que ninguém fez: e se Metroid se passasse no México e Samus fosse uma luchadora? Apesar de seguir tão fielmente a estrutura e level design do jogo que o inspirou que beira o plágio, seu visual e bom humor conseguem torná-lo uma obra distinta e divertida. Guacamelee! 2, por outro lado, é uma paródia de si mesmo - dessa vez envolvendo múltiplas timelines do "mexiverso". Enquanto o primeiro game me fez sorrisar um esboço, esse aqui me fez revirar os olhos às vezes. Em compensação, o level design e a progressão estão muito melhores. Nesse o jogo ganhou uma identidade própria, com ação bastante frenética e muitos desafios de platforming dando ritmo à exploração. Quem sabe num possível Guacamelee! 3 o DrinkBox Studios não consegue fazer um game que acerte tanto no tom quanto no gameplay?
Kirby's Adventure (NES) | 4:10 | ★★★
Zerado em 21/01/2021 Não gostei muito do level design que adora colocar inimigos num curso de colisão com você a todo segundo e nem dos slowdowns frequentes. Mas considerando que é apenas o segundo jogo da série (e o primeiro em que Kirby é capaz de copiar as habilidades de inimigos), faz um bom trabalho.
Kirby Super Star (SNES) | 8:02 | ★★★
Zerado em 26/01/2021 Tenta fazer o máximo possível com a premissa básica de Kirby, com diversos modos de jogo de gameplay variado, perpassando por metroidvania, luta e, claro, a boa e velha plataforma tradicional. O troco da variedade é uma perda em consistência - principalmente no modo final (Milky Way Wishes), que tem um level design sofrível.
Ultima V: Warriors of Destiny (DOS) | 36:10 | ★★★½
Zerado em 28/01/2021 Uma sequência digna de Ultima IV, concentrando-se em subverter e questionar o sistema moral que o antecessor tão laboriosamente construiu e melhorando várias de suas mecânicas (especialmente o combate). Quando ele se foca na exploração e interação com personagens, o game realmente brilha. Pena que nos momentos finais, quando você tem que entrar nas dungeons, acaba ficando extremamente maçante, com labirintos insanos e grinding quase obrigatório para sobreviver alguns desafios.
Kirby's Dream Land 3 (SNES) | 6:30 | ★★½
Zerado em 30/01/2021 Beleza, Kirby é famoso por ser fácil. Mas Dream Land 3 é fácil de dar dó. O level design repetitivo, linear e simplista também não ajuda. Não que o game seja de todo mal - o visual é fantástico e os amigos animais bem bacanas - mas a franquia é capaz de fazer (e fez) coisa muito melhor.
Axiom Verge (PC) | 14:47 | ★★★½
Zerado em 02/02/2021 Dos metroidvanias indie que joguei, esse é o que consegue emular o espírito do Metroid original mais fielmente. Surpreendentemente, ele faz isso sem perder sua originalidade - principalmente na narrativa excelente e os itens e armas criativos. Minha maior crítica mesmo fica para o abuso de corredores verticais vazios para ligar as salas. Beleza, o Metroid original é a inspiração explícita do game, mas não precisava emular até as coisas ruins dele.