Famiclones: Clones do NES que fizeram sucesso mundo a fora

Aqui é o lar da nostalgia! Relembre seus clássicos favoritos e exiba sua coleção para todos do Fórum!
Índice do fórum Videogames Retro Blast
    • + 8

Famiclones: Clones do NES que fizeram sucesso mundo a fora

Mensagempor Marcio Mew » Seg, 26 Jun 2017, 19:59

Aviso: Esse tópico tem como objetivo apenas discutir e relembrar acontecimentos sobre os famiclones, não poste links para sites que os venda e não incentive a pirataria.

Imagem

Um pesadelo para muitas crianças ao redor do mundo foi pedir aos seus pais um videogame de presente e ao chegar o esperado dia, abra-se a caixa e vê que o seu Playstation é na verdade... Um Polystation. Se você já foi "vitima" desse acontecimento venha relembrar esse momento triste nesse tópico, onde iremos falar de alguns famiclones espalhados mundo a fora, uns pega-desavisados e outros por que a Nintendo não lançou oficialmente no país.

Polystation

Imagem

Por que já não começar direto com ele, o famiclone mais popular e que fez mais "vitimas". Com o seu visual similar ao do Playstation One na carcaça, controle e até a caixa, o Polystation pegou muitos pais desavisados por ai, que iam no camelô da esquina querendo comprar aquele Playstation para o seu filho mas pagando um preço bem mais em conta, ao chegar em casa basta abrir a tampa onde ficaria o suposto CD para já ver a decepção da criança. Apesar desse "trauma" inicial, muitas crianças com o tempo acabam curtindo o Polystation com o tempo e no fim ele acabou sendo a porta de entrada para muitas crianças nos games retros.

Esse Famiclone possui uma entrada de cartuchos de 60 pinos, o mesmo padrão do Famicom original, ou seja, os cartuchos do NES americano não funcionam nele, porém os do Famicom sim. Ele vem com dois controles que lembram os do PS1, uma pistola que não funciona bem em TVs modernas, um cabo AV e a fonte. Ele teve outras duas versões futuras, uma similar ao PS2 e outra similar ao PS3, ambas igualmente 8-Bits com a diferença que o Polystation 3 não precisa ser ligado a uma TV por ter uma pequena tela própria.

Phantom System

Imagem

Esse console da Gradiente foi o estopim para o breve interesse da Nintendo no mercado brasileiro, lançado no inicio dos anos 90 por um motivo simples, videogames estavam em alta, a Dynacom estava fazendo dinheiro com o seu Dynavision e a Nintendo não tinha interesse em lançar o NES oficialmente aqui. Eis que a Gradiente desenvolveu esse console que logo se tornou um grande sucesso fazendo a Nintendo-Senpai nos notar, após isso a Gradiente virou parceira da Nintendo distribuindo seus jogos e consoles oficialmente aqui.

O Phantom System possui uma entrada de cartucho de 72 pinos que é o mesmo do NES americano, porém se colocar um adaptador nele ele roda games de cartuchos de 60 pinos. Seu controle é muito parecido com o do Mega Drive e ele era vendido como um bundle contendo um jogo.

Dynavision

Imagem

Foi o console que mais vi em tudo quanto é lugar, era fácil achar quem tinha um, o Dynavision foi incrivelmente popular e não é pra menos, o console recebeu inúmeras versões ao longo dos anos além de vir com cartuchos com inúmeros games na memoria, com 36, 64, 94, 101 ou 106 games. Ele foi lançado em 1989, sendo assim o primeiro famiclone brasileiro, até 2005 lembro que era comum ver pessoas que ainda tinham ou compravam um devido ao preço dele ser bem mais baixo por razões obvias.

O Dynavision possui entrada para cartuchos de 60 pinos e ele já vinha de fabrica com um cartucho contendo vários games, dois controles e uma pistola e dentre as inúmeras versões criadas estão vários consoles de mesa, portáteis e até MP6 com emuladores.

Dendy

Imagem
Esse é comum muitos não conhecerem, afinal ele não é brasileiro mas sim russo, o ano era 1990 e a União Soviética estava perto de ir pro saco, muitos produtos adorados pela população dos países capitalistas finalmente chegam a URSS, porém muitas empresas, como a Nintendo pro exemplo não tinham interesse em investir no bloco ex-soviético e eis que então é lançado o Dendy, um famiclone focado na Russia e outros países da União Soviética. O Dendy foi um console extremamente popular fazendo seu mascote ganhar até mesmo um programa de TV. Inicialmente ele era vendido pelo preço de 39,000 rublos (94 Dólares) e em menos de um ano ele gerou 500 milhões de rublos de lucro. Assim como foi com a Gradiente aqui no Brasil, a Dendy fez um tremendo sucesso que acabou chamando a atenção da Nintendo, que logo a chamou para ser sua representante na região e lançando oficialmente o Super Nintendo por lá, porém como o preço de jogos licenciados é muito mais caro que de não-licenciados eles foram perdendo mercado até fechar as portas em 1996.

Com um visual similar ao do Famicom, o Dendy tinha entrada de cartucho de 60 pinos e ele vinha com 2 controles e um cartucho com 120 jogos (que na verdade eram somente alguns que repetiam com nome diferente). Atualmente o Dendy ainda é admirado, principalmente pelos retrogamers russos que conheceram os vídeo games por ele.

Top System

Imagem

Voltando ao Brasil, temos mais um famiclone brasileiro, tratasse do Top System feito pela empresa Milmar em 1994, esse console já foi um pouco mais complicado, ele até vendas baixas por conta do seu ano de lançamento. Em 1994 os consoles 8-bits já estavam de lado e o verdadeiro embate era com a Gradiente com o SNES contra a Tectoy com o Mega Drive. Por essa razão o Top System falhou por chegar tarde demais no mercado, por conta disso ele teve poucas unidades fabricadas tornando o console caro hoje em dia, eu mesmo achei no Mercado Livre por uns 750 reais.

O Visual dele lembra muito o PC Engine, principalmente os controles. Um ponto forte nele é o "dual system" que são duas entradas para cartucho, uma de 72 pinos e outra de 60, sendo compatível assim tanto com os jogos americanos do NES quanto dos do Famicom, o console vinha com 2 controles e 1 cartucho de um jogo random.

-------------------------

E Você, teve algum desses consoles citados? Se sim comente como foi ao abrir a caixa, se foi uma decepção ou se você se você já tinha conhecimento do que se tratava. Comentem abaixo e se vocês gostarem desse tópico eu faço uma parte 2 com famiclones mais obscuros.
Imagem

SPOILER

• + 0

Mensagempor Crash10 » Seg, 26 Jun 2017, 20:06

PolyStation? É por isso que dizem que a Nintendo cria e a Sony copia?
Imagem
Por Marcio Mew

Userbars

• + 1

Mensagempor Mastxadows » Seg, 26 Jun 2017, 20:25

Eu tive um Polystation,joguei muito nele e sim,desde o começo eu já sabia do que se tratava então não foi nenhuma decepção,na verdade foi o contrário fiquei tão feliz quando meu pai chegou de viagem e me entregou o videogame que eu não queria nem ir jantar pra não parar de jogar,ele vinha com alguns jogos na memória(lembro do Track & Field) e meu pai trouxe um cartucho do Jurassic Park(que eu ainda tenho).

E tinha um amigo que tinha um Dynavision que vinha dois cartuchos com mais ou menos 100 jogos.
Minha equipe atual em Pokémon Ultra Sun
Imagem

• + 0

Mensagempor Marcio Mew » Seg, 26 Jun 2017, 23:20

Eu já ganhei um Polystation, no meu caso foi decepção mesmo pois eu esperava um PS1, mas a decepção durou pouco, no mesmo dia já tinha "aceitado" o console e eu joguei bastante nele alias, pena que estragou muito rápido pelo fato do material ser vagabundo :/

Dynavision eu nunca tive mas a maioria dos meus amigos na época tinham um, conheci Castlevania e Contra por ele na casa de amigos.
Imagem

SPOILER

• + 0

Mensagempor vits » Ter, 27 Jun 2017, 09:47

Já tive um Polystation, foi um presente de uma tia minha, mas ao contrário da maioria das pessoas, eu já tinha um PSOne e não fiquei nem um pouco bolado de ganhar esse clone de presente. E quando era pirralho, jogava no Phantom System dos meus primos, mas não tenho muitas memórias dessa época.

Agora, um clone que eu sempre tive interesse em adquirir é o PocketFami, não só porque ele é uma versão portátil do Famicom, mas também porque a Nintendo processou a fabricante dele e perdeu, tupo porque a nossa querida gigante japonese esqueceu de renovar algumas patentes do console. :hehe:
Imagem

• + 2

Mensagempor ari789 » Qui, 29 Jun 2017, 02:57

Eu tenho orgulho de dizer quê MEU PRIMEIRO CONSOLE FOI UM POLYSTATION

Enquanto o pessoal já estava com Playstation e etc... eu fiquei com meu pequeno Polystation da feirinha, meio quê era a opção dos pobres então né... jogos a 5/10 R$ console custando de 30 a 100 R$, era uma ótima opção para quem não podia gastar muito ( por sinal, tive vários Polystations por quê eles viviam quebrando ), e eu agradeço e muito meu pai por ter me dado um, por mais quê não fosse um NES ou um Playstation eu pude jogar jogos incriveis nele e conhecer clássicos quê eu provavelmente não conheceria e não teria interesse se não tivesse jogado naquela época ( eu era uma criança dos anos 2000, convenhamos quê a geração 2005 pra cima não dá muita bola pros jogos da era 8 Bits ) MegaMan, Super Mario Bros, Contra, Kirby e vários outros, foi graças ao Polystation quê conheci e até mesmo ''hacks'' como Mortal Kombat e Sonic eu pude jogar nele, por mais que pirataria não seja algo tão bom, foi graças ao Polystation quê eu pude conhecer os clássicos e me interessar por jogos 8 Bits até hoje, um NES não era muito conhecido na época ( e provavelmente custava caro ) então dúvido que as crianças dos anos 2000 iriam ter interesse por jogos 8 Bits, então eu imagino quê várias outras pessoas também conhecem os clássicos graças a esse Fami-Clone

Anos mais tarde eu tive um Super Nintendo ( quando o pessoal já tava no Playstation 2 xD ) mas isso é uma historia para outro dia.
Imagem

SPOILER

• + 0

Re: Famiclones: Clones do NES que fizeram sucesso mundo a fora

Mensagempor hayt » Sáb, 01 Jul 2017, 10:58

Só para adicionar, em relação a pirataria de jogos/console no Brasil, segue um documentário falando da importância disso para a construção do cenário nacional de Games:

[youtube]xxreSj2lWfI[/youtube]
Imagem

• + 0

Mensagempor Wolflink » Dom, 02 Jul 2017, 21:33

Dynavision e Polystation eram Reis aqui na minha cidade. Polystation tinha ate na lojinha de 1,99 e na papelaria. :loles:
Imagem

Imagem

Nintendo Switch: FC 2056-5082-2442

SPOILER

• + 0

Mensagempor Sonymaster » Sex, 03 Nov 2017, 20:40

Eu tive um Top Game VG9000 da CCE e fui muito feliz com ele, hoje tenho um console chines que pega vários tipos de console e continuo feliz :-)
Imagem

Voltar para Retro Blast