Overview - Sonic The Hedgehog

A série clássica

Aqui é o lar da nostalgia! Relembre seus clássicos favoritos e exiba sua coleção para todos do Fórum!
    • + 9

Overview - Sonic The Hedgehog

Mensagempor Gian » Sáb, 29 Abr 2017, 19:08

Imagem

Existem jogos que nos fazem perder meses a fio, enquanto existem jogos que podem ser completados em uma tarde de domingo. Longe de desmerecer o segundo em relação ao primeiro, eu vim aqui mostrar um estilo diferenciado de analisar jogos, o Overview.

Além de analisar jogos,eu pretendo abordar a evolução da série ao longo dos títulos. Já vou avisando, esse é um projeto que não possui regularidade na postagem das atualizações. Tudo vai variar de acordo com meu ritmo de jogo.

Enfim, sem mais delongas, o primeiro Overview é de uma franquia cuja fanbase é mais multipolar do que o mundo do século 21: Sonic The Hedgehog.

Sonic The Hedgehog 1

Creio que quaisquer falhas do jogo são compreensíveis visto que estamos falando do primeiro jogo de uma série que, na década de 90, tinha o cargo de ser o representante da SEGA na Guerra de Consoles com a Nintendo.

Partindo diretamente pro jogo, se eu fosse defini-lo em uma palavra, seria BIPOLAR. As seis zonas de três fases que o game apresenta ora nos oferece liberdade para correr, valorizando a principal característica do Sonic que é a velocidade, ora nos penaliza por sermos rápidos, ora quer que sejemos rápidos quando não podemos ser rápidos. Só a titulo de comparação:

Green Hill Zone: Por ser a primeira zone, ela tinha a função de introduzir, com maestria, aquilo que o jogador encontraria futuramente.  E conseguiu. As seções velozes, os loops, enfim, tudo é lindo nessa zone.

Marble Zone: Bolas de fogo, plataformas que pegam fogo, lava, candelabros de espinhos e muito mais estão presente nessa zone, que pode penalizar o jogador por ser veloz.

Spring Yard: minha zona preferida, ela consegue dosar a liberdade de corrida de Green Hill com as seções "lentas" de Marble e elementos que lembram pinball, que contribui para o primeiro fator.

Labyrinth Zone: Também conhecida como personificação do inferno em Sonic, essa zone é uma bipolaridade que não é normal. Ele quer que sejamos rápidos para nossa própria sobrevivência, mas a movimentação lenta só piora a situação, o que pode levar ao desespero.

O interessante é as versões de 8-Bit (Game Gear e Master System) e a de 16-bit (SEGA Genesis e Mega Drive) são basicamente jogos diferentes, cada um com suas zonas exclusivas.


16 bits e 8 bits lado a lado

Apesar de não ligar muito pros gráficos, devo dizer que a versão 8-bits não fica muito atrás da versão 16 bits, conseguindo ser tão boa quanto à versão "melhorada" e apresentar o visual base da série para o portátil Game Gear.
A versão 16 bits também introduz os gráficos base da série, mas não mostra todo o potencial do console, mostrando-se um pouco datado, principalmente quando comparado a seu sucessor.

Em termos de jogabilidade, outra coisa que dificultou minha vida (INICIANTE AQUI Ó) é a movimentação do Sonic. Por ter crescido jogando Mario, me acostumei com uma movimentação uniforme, com variações que podem ser controladas.

Sonic se mostra, a princípio, difícil de controlar por andar pra depois correr, pra ir mais rápido ainda, pra deslizar quando quiser pará-lo. Mas nada que alguns Game Over não resolvam. O que garante a longevidade do jogo são os Game Over, que faz o jogador revisitar as fases a procura por algo mais, o que é bom ou ruim, dependendo da pessoa.

Finalizando, Sonic The Hedgehog é ótimo como plataformer e como introdução ao carro-chefe da SEGA, o seu representante no meio da Guerra de Consoles.

Nota: 8,3 / 10

Sonic The Hedgehog 2 em breve...
Imagem

"I will be there for you, because you were for me too..."

Imagem
Avatar do usuário

    • + 0

Re: Overview - Sonic The Hedgehog

Mensagempor Chazzy » Sáb, 29 Abr 2017, 21:44

Interessante a ideia do tópico, o problema do primeiro jogo é exatamente esse, tem muita zone que acaba obrigando a gente a ser cauteloso demais ao invés de explorar a velocidade do personagem, que é o grande diferencial do jogo. Por isso minha zone favorita é a Spring Yard e a que menos gosto é a Labyrinth (apesar de gostar muito do tema da fase).

Só um detalhe, a versão 16 bits não é uma versão melhorada da versão 8 bits, sei que foi só um jeito de dizer, mas só pra não passar batido, na verdade a versão 8 bits que é uma versão piorada da 16 bits, pois as versões do Master System foram feitas depois. Inclusive, considero o Sonic the Hedgehog 2 do Master System como um dos jogos mais difíceis do ouriço.
Avatar do usuário

    • + 0

Re: Overview - Sonic The Hedgehog

Mensagempor Pedrock » Sáb, 29 Abr 2017, 21:59

Gostei desse overview, e tenho quase as mesmas opiniões... só um pouco menos sobre Labyrinth Zone, e que a minha favorita é a Marble Zone, música sensacional, gosto do clima meio... "dark" dela, em comparação com as outras. Mas de resto okay. Também daria um 8, e mal eu imaginava que o meu Sonic favorito viria logo a seguir :hehe:
Sobre o 1 do MS, eu gostei bastante do jogo, acabei zerando ele em uma tarde. Achei ele bem mais bonito, colorido e... inspirado que o Sonic 2 do MS.


Chazzy escreveu:Só um detalhe, a versão 16 bits não é uma versão melhorada da versão 8 bits, sei que foi só um jeito de dizer, mas só pra não passar batido, na verdade a versão 8 bits que é uma versão piorada da 16 bits, pois as versões do Master System foram feitas depois. Inclusive, considero o Sonic the Hedgehog 2 do Master System como um dos jogos mais difíceis do ouriço.

Cara, eu joguei o Sonic 2 do MS, dizem que a versão do Game Gear é pior, mas não tive muita vontade de testar, até porque a do próprio Master System me deu muita dificuldade.
É um jogo OK descontando a OST, mas dentre os que eu joguei que não foram os do Mega Drive (Sonic 1 MS, Triple Trouble, Chaos e Sonic 2 MS), ele fica por último.
E pra quem acha Labyrinth desse Sonic horrorosa, deveria experimentar a Labyrinth da versão do Master System, hehe.
Imagem


Userbars

Avatar do usuário

    • + 0

Re: Overview - Sonic The Hedgehog

Mensagempor Star Kirby » Sáb, 29 Abr 2017, 23:03

Bom tópico, Gian. Explicou muito bem seu ponto de vista sobre o jogo. Só acho que deveria ter falado um pouco sobre os relançamentos dele, Sonic 1 recebeu vários, e cada um tem algo de interessante pra falar. Eu gostei dele quando joguei pela primeira vez, não chegaria a dar um 8/10, mas ainda achei ele um bom jogo.

E já que falaram do Sonic 2 8-bits, tenho que dizer que também não gostei muito dele. Não sei explicar direito o porquê, mas o jogo simplesmente não me cativou. Eu nem sequer cheguei a zerar ele, mesmo tendo zerado outros vários jogos da franquia. Quando se trata de jogos piores, eu joguei muitos piores que ele, como o Labyrinth, ou o Blast. Mas se tratando dos que eu menos gostei, Sonic 2 ganha de vários. Estou falando da versão 8-bits, claro, já que a 16-bits, em contradição, é ótima.
Imagem
Userbars

Avatar do usuário

    • + 2

Re: Overview - Sonic The Hedgehog

Mensagempor Nujaka Knight » Sáb, 29 Abr 2017, 23:32

HAHA. Por um instante achei que o tópico falava do Sonic 06, e não do clássico.

Faz uma análise do 06 também, Gian!
Avatar do usuário

    • + 2

Re: Overview - Sonic The Hedgehog

Mensagempor Mastxadows » Sáb, 29 Abr 2017, 23:54

Sonic>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Mario.:garo:
Avatar do usuário

    • + 0

Re: Overview - Sonic The Hedgehog

Mensagempor Brake » Seg, 01 Mai 2017, 14:37

Boa a análise, só não gostei muito do excesso de palavras/expressões em negrito. hue

Sonic the Hedgehog é um ótimo jogo, mas depois que você joga seus sucessores fica mais difícil rejogá-lo. Você passa a se acostumar com o Spin Dash e a evolução do level design que ocorre a partir do Sonic 2 e chega ao ápice no Sonic 3 & Knuckles, com fases que sabem dosar bem da velocidade e momentos de cautela, junto de dificuldade.
Imagem
Set feito pelo FF

USERBARS

Avatar do usuário

    • + 1

Re: Overview - Sonic The Hedgehog

Mensagempor Mother_Mazza » Ter, 02 Mai 2017, 12:32

Ainda curto um Sonic 1, mas após jogar 2, 3 & Knuckles, você vê como o Spin Dash pode fazer falta algumas vezes...:raven:

Uma coisa que falta nos títulos 2D do Sonic moderno é esse equilíbrio agradável entre partes de velocidade e cautela. Ao meu ver, o último jogo que teve sucesso em reproduzir esse feitio foi apenas o primeiro Sonic Advance no GBA e seus sucessores possuem alguns defeitinhos que atrapalham um pouco a diversão: ora focam demais na velocidade (Advance 2, Sonic Rush, Sonic Rush Adventure, Sonic Colors DS) ou possuem uma progressão monótona (Sonic 4 parte I e II, algumas partes 2D de Unleashed, Generations e Lost World). 

Meu hype no Sonic Mania é justamente a aparente volta desse equilíbrio. As fases parecem ser divertidas e não possuem aquele "pressione direita para ganhar" das tentativas pós-2001 da Dimps.
Imagem
Avatar do usuário

    • + 4

Sonic The Hedgehog 2

Mensagempor Gian » Dom, 07 Mai 2017, 16:51

Nota sobre a review: Ainda estou preso no final boss do jogo e, por uma regra minha mesmo, eu só vou começar o 3º quando finalizar o 2º, o que pode demorar um pouco devido minha recente falta de paciência pra jogar quase que absolutamente tudo.

Atenciosamente, Gian.
P.S.: se for pra reclamar, faça melhor que eu.

Sonic The Hedgehog 2


Imagem


Sonic 2 tinha que fazer aquilo que Sonic 1 não conseguiu: me conquistar, fazer eu querer voltar ao mundo do nosso ouriço azul todo santo dia e se sentir bem com isso. E não é que ele conseguiu?

Se eu fosse definir em uma palavra, seria PERFEIÇÃO. Mas vamos por partes.

O primeiro ponto é a redução das zones de 3 atos para 2, o que permitiu explorar as áreas sem enjoar do level design, que deixou a bipolaridade do primeiro jogo para expandir a liberdade a todos os níveis.

Outro incremento muito bem vindo foi o Spin Dash, movimento que dá uma "ignição" ao Sonic, o que é muito útil para sessões que precisam de maior velocidade, principalmente em Aquatic Ruin.

Fora isso, tivemos a chegada do nosso querido Miles "Tails" Prower que, embora só seja jogável no Multiplayer Versus (outra novidade dessa versão), ele é um partner que auxilia na coleta de anéis e na destruição dos robôs.

Falando sobre as zonas em si, as 4 primeiras são versões MUITO MELHORADAS, ao meu ver, das do 1º jogo:

  • Emerald Hill --> Green Hill
  • Chemical Plant e Aquatic Ruin --> Labyrinth Zone
  • Casino Night --> Spring Yard

Vou ater-me apenas às zonas inéditas da edição:

Hill Top: a ambientação mais montanhista combinou muito com a zone, que traz de volta as gangorras de Star Light Zone do Sonic 1. O problema dessa zone é que algumas sessões exigem um movimento em específico para o jogador dar continuidade, o que pode travar o progresso. Me lembrou muito Marble Zone do Sonic 1.

Imagem


Mystic Cave: Talvez a zone com a trilha sonora mais legal de todas, depois de Casino Night, é claro, Mystic Cave ainda possui estalactites e alavancas de pressão e cipós ascendentes e descendentes e estalagmites para tentar ferrar o jogador enquanto ele progride pela zone através de várias bifurcações.

Imagem


Oil Ocean: Uma das minhas mais surpreendentes, a plataforma de petróleo conseguiu me confundir em diversos momentos, além de introduzir os " mini planadores no ar", escorregadores de óleo, elevadores, lançadores, plataformas que se deterioram e a possibilidade de chegar ao fundo da fase sem necessariamente morrer.

Imagem

Metropolis: A única zone de 3 partes apresenta uma fábrica como ambiente e possui o Eggman Battle mais interessante do jogo, fora o final boss, é claro. Independente disso, talvez seja a zone que mais pode ferrar o jogador por falta de atenção e / ou reflexos, principalmente o segundo.

Imagem


Sky Chase: De certeza, a zone mais diferentona desse jogo. Controlar o avião do Tails é algo sem precedente, é uma quebra quase que total de paradigma. Essencialmente, toda a jogabilidade de Sonic está lá (até o Spin Dash) e isso, combinado com uma movimentação VERTICAL, dá um charme e uma dificuldade a mais a essa zone.

Imagem


Wing Fortress: Só posso dizer que foi nessa zone que eu consegui a façanha de MORRER POR LIMITE DE TEMPO. Na verdade, foi aí que eu descobri a existência de morte por limite de tempo. 599 segundos pra ser exato. A culpa é minha e também da zone, que expande a ambientação de Sky Chase e se destaca por apresentar sessões "forçadas" de velocidade.

Imagem

Por motivos citados anteriormente, Death Egg Zone ficou de fora dessa análise.

Graficamente, o jogo se mantém o mesmo, utilizando o gráfico de Sonic 1 como base para as zones. A evolução está na inserção de elementos de fase em 3D, como as roscas e a grade cilíndrica em Metropolis, e uma movimentação do Sonic e do Tails nesses objetos que alterna entre planos, como um 2.5D.

A Special Zone sofreu uma alteração bem drástica, tornando-se uma pista de corrida 2.5D que permite o jogador deslizar e saltar pelo local com o objetivo de  coletar anéis. Ficou bem mais dinâmica do que no 1º jogo. Até o acesso à zona ficou mais "fácil".



Também tenho que falar sobre os sprites de Sonic. Claro que eles já existiam no 1º jogo, mas, nesse game, eles expandiram o "catálogo", dando uma maior personalidade ao já meio rebelde, meio inquieto ouriço azul (Se deixar ele parado, ele deita no chão. Tem coisa melhor que isso?)

Realmente, em um ano, a Sonic Team fez um árduo, porém satisfatório, trabalho de "reformar" o Sonic que já conhecíamos e amávamos em algo que ficou praticamente PERFEITO.

Nota: 9,9 / 10
Nota sobre a nota: Apesar de que eu, com certeza, considerar esse jogo 10/10, a nota perfeita será dada ao jogo que superar essa OBRA PRIMA VIRTUAL.


A vontade é de fazer EXATAMENTE ISSO -q

Expectativas para Sonic The Hedgehog 3 & Knuckes:
No espaço e um pouco mais além.
Imagem

"I will be there for you, because you were for me too..."

Imagem
Avatar do usuário

    • + 0

Re: Sonic The Hedgehog 2

Mensagempor Star Kirby » Dom, 07 Mai 2017, 17:54

Excelente texto. Apenas uma pequena correção:

Gian escreveu:Fora isso, tivemos a chegada do nosso querido Miles "Tails" Prower que, embora só seja jogável no Multiplayer Versus (outra novidade dessa versão), ele é um partner que auxilia na coleta de anéis e na destruição dos robôs. 

O Tails na verdade é completamente jogável no modo Single Player do jogo. Sonic 2 possui uma espécie de tela de opções, acessível ao pressionar para cima no D-Pad (ou para baixo duas vezes) na tela de título do jogo, que possui um menu que permite que o jogador selecione o personagem jogável: Sonic + Tails, Sonic sozinho ou Tails sozinho. Além disso, caso você esteja jogando com o Sonic + Tails, se algum botão no segundo controle do console for pressionado, o segundo jogador é capaz de controlar o Tails, mesmo no modo Single Player.

Fora o pequeno equívoco, ficou muito boa a análise, explicou muito bem as melhorias do segundo jogo em relação ao primeiro.
Imagem
Userbars

Avatar do usuário

    • + 0

Re: Overview - Sonic The Hedgehog

Mensagempor Pedrock » Dom, 07 Mai 2017, 18:40

Ficou muito bom. Achei que você faria um tópico diferente pro Sonic 2, mas okay.

Eu comecei a jogar esse por um pouco de obrigação, zerei o primeiro, porque não o segundo? Fui com quase nenhuma expectativa, e logo nas primeiras jogatinas o jogo me conquistou, e me surpreendi com tudo, o que não se repetiu com a mesma intensidade no Sonic 3 & Knuckles.

Também tinha um pouco de receio de começar a jogá-lo, já que via dizerem que o jogo é muito complicado, que o level design te leva pra morte algumas vezes, mas acabei nem presenciando isso. Só em Metropolis.

Btw, minha zona favorita é Mystic Cave.
Imagem


Userbars

Avatar do usuário

    • + 0

Re: Overview - Sonic The Hedgehog

Mensagempor Gian » Dom, 14 Mai 2017, 20:46

Só queria dizer 3 coisas:

-->Death Egg Zone é a pedra no sapato desse belo jogo
-->A batalha contra Metal Sonic consegue ser mais interessante que a com Eggman
-->Eu tô rezando pro Sonic 3 & Knuckes ter um final boss do mesmo nível de fodice que é o jogo.

Pronto, falei.
Imagem

"I will be there for you, because you were for me too..."

Imagem
Avatar do usuário

    • + 0

Re: Overview - Sonic The Hedgehog

Mensagempor Chazzy » Dom, 14 Mai 2017, 21:05

Death Egg Robot é um dos chefes mais clássicos da franquia, eu curto ele.

A luta é um pouco difícil, pois temos que lutar contra ele sem anéis, mas é só entender o padrão de ataque dele e pegar o jeito que vai de boa...

Ele também é o último boss em Sonic the Hedgehog 4: Episode I e é o boss em Sonic Generations que a gente enfrenta depois das fases mais clássicas (Green Hill, Chemical Plant e Sky Sanctuary).
Avatar do usuário

    • + 0

Re: Overview - Sonic The Hedgehog

Mensagempor Pedrock » Dom, 14 Mai 2017, 21:19

Hm... não cheguei a ter problemas com o Death Egg Robot. Sim, eu morri bastante, mas porque eu queria matá-lo bem rapidamente, já que entendi o padrão dele em pouco tempo. Mas resolvi jogar de modo mais... "safe" depois de perder umas 4 vidas, e matei de primeira.

Também curti bastante ele, mas mesmo gostando mais do Sonic 2 do que Sonic 3&K, em minha opinião a batalha final do 3 é melhor que o do 2 (mas só nisso)
Imagem


Userbars

Avatar do usuário

    • + 0

Re: Overview - Sonic The Hedgehog

Mensagempor Brake » Dom, 14 Mai 2017, 22:11

Gian escreveu:Só queria dizer 3 coisas:

-->Death Egg Zone é a pedra no sapato desse belo jogo
-->A batalha contra Metal Sonic consegue ser mais interessante que a com Eggman
-->Eu tô rezando pro Sonic 3 & Knuckes ter um final boss do mesmo nível de fodice que é o jogo.

Pronto, falei.


A Death Egg Zone de S3&K é bem melhor. É uma fase completa com dois atos que tem uma dificuldade até que alta, porém justa. Sobre final boss do S3&K, se pegar todas as esmeraldas verá o mais épico dos bosses da era clássica. -q
Imagem
Set feito pelo FF

USERBARS

Avatar do usuário

Próximo

Voltar para Retrogaming e Colecionismo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes