Estou pensando em me desfazer de parte da minha coleção retrô

Aqui é o lar da nostalgia! Relembre seus clássicos favoritos e exiba sua coleção para todos do Fórum!
Índice do fórum Videogames Retro Blast
    • + 1

Estou pensando em me desfazer de parte da minha coleção retrô

Mensagempor Chazzy » Ter, 09 Fev 2021, 10:13

Colecionismo é um hobby que curto muito e me faz bem, mas ultimamente algumas coisas estão me preocupando quanto à coleção de consoles antigos.

O valor absurdo que estão pedindo em itens retrô hoje em dia e a dificuldade de espaço para armazenar tudo são dois problemas relevantes, mas o que mais me preocupa mesmo é a manutenção dos consoles.

Já "perdi" alguns aparelhos como um dos meus Dreamcast que parou de conectar controle (nem deve ser difícil de resolver) e meu Nintendo 64 que começou a travar quando tento jogar alguma coisa (acredito que seja problema na placa e só trocando ela toda pra resolver). Além disso, outros consoles estão dando sinais de defeito. Meu PS2 e GameCube, por exemplo, funcionaram bem na última vez que joguei neles, mas tiveram um pouco de dificuldade de ler o disco (talvez por falta de uso).

Enfim, a verdade é que mais cedo ou mais tarde os consoles apresentarão problemas (mesmo se cuidarmos muito bem deles, como faço) e a gente não tem muito o que fazer quanto a isso, principalmente os consoles que lêem discos. Alguns desses problemas podem ser simples de resolver, mas mesmo assim acaba tornando o hobby numa dor de cabeça.

Eu realmente acho que hoje em dia o colecionismo de produtos eletrônicos anda de mãos dadas com outro hobby, saber mexer em eletrônica. A questão é que curto demais o colecionismo, mas tenho zero interesse em eletrônica. Sinceramente, não tenho interesse em aprender a mexer nesses defeitos (hoje em dia falta tempo também) e acabo precisando recorrer aos técnicos e tal... o que gera custo e dor de cabeça em procurar a pessoa certa (confiável), etc...

Não pretendo parar totalmente, mas estou realmente pensando em focar mais a coleção mesmo pra reduzir o estresse com esse tipo de problema (já faço isso de certa forma, hoje em dia foco mais em Final Fantasy, por exemplo... ao invés de sair comprando qualquer coisa só pra fazer volume na coleção). Jamais passaria meu Mega Drive e SNES, por exemplo, mesmo que apresentem problema eu iria atrás pra resolver ou guardaria a carcaça por recordação se fosse o caso (são os consoles da infância, valor incalculável).

Mas outros consoles como o Dreamcast (completo com caixa) e o Game Cube (também completinho) pode ser uma boa ideia passar agora que ainda funcionam bem, talvez passar pra alguém que saiba mexer nos consoles caso apresentem problema no futuro. Também penso em vender alguns jogos que possuem um bom valor, mas que não fazem tanto sentido na minha coleção hoje em dia.

Enfim, sei que o fórum está praticamente morto, mas gostaria de saber a opinião do pessoal que ainda frequenta aqui. Acham que estou viajando ou realmente o colecionismo de consoles antigos hoje em dia é inviável pra quem não mexe em eletrônica?
Imagem

• + 0

Re: Estou pensando em me desfazer de parte da minha coleção retrô

Mensagempor Arthimura » Ter, 09 Fev 2021, 10:48

Eu compartilho de boa parte dessas preocupações.

Mas é um tanto paradoxal, pois uma das graças de colecionar está justamente na raridade e dificuldade de acesso de certos jogos/consoles. Provavelmente o hobby nem existiria se não tivessem esses problemas.

O que eu vejo muita gente fazendo é ter aparelhos de reserva para o caso do principal dar defeito.

• + 2

Mensagempor Robert Prado » Ter, 09 Fev 2021, 12:03

Chazzy, entendo demais seus problemas, mas acho que posso te ajudar com minha experiência no colecionismo.

De uns anos pra cá, muitos YouTubers começaram a tratar muito sobre o tema de colecionismo e isso inflou o mercado. Faz video sobre jogo X que não é caro, mas é desconhecido, no dia seguinte esse jogo vai ficar caro e raro. O que essa turma ganha do YouTube fazendo esse conteúdo é pouco comparado ao que os colecionadores estão perdendo com mercado inflando.

Sobre a manutenção, é um fato. Mexer com eletrônica é um diferencial e pra mim é um problema que anda de mão dada com espaço. Ter uma bancada para ter equipamentos e mexer com solda? Nem ferrando. Meu apartamento tem 63m² kkkk
O quarto do escritório tem uma mesa pra trabalho e os nichos onde ficam os consoles. Eu não jogo as caixas fora, as de edição normal eu dobro e as de edições limitadas eu guardo montada mesmo para não ficar bamba depois. Então o espaço apesar de bem aproveitado, está no limite. Já nem sei onde vou colocar o amiibo do Terry Bogard quando lançar, pq até a prateleira de amiibos já lotou.

Eu vejo que seus maiores problemas estão relacionados a mídia de discos. Isso é um problema, não tem jeito. Eu tenho vários jogos de PS1, PS2, PS3, mas sempre que possível eu tento não usar discos usando outras soluções no hardware original, mas admito que isso teve um custo relevante.

PS1
PS1 eu uso um dispositivo chamado PSIO que é encaixado na porta parallel IO do PS1 fat. Ele usa o microsd de 512GB onde eu coloquei todos jogos relevantes do PS1 e ainda sobra espaço para mais jogos. Acho que o PSIO esteja mais difícil de comprar hoje em dia, pq o fabricante é bem limitado. Exige modificação na placa e solda, mas mantem o leitor de CD no aparelho

Outras soluções:
  • MODE da empresa Terraonion (permite uso de HD/SSD, microsd)
    Não exige modificação em placa nem solda
    Perde o leitor de CD
    Serve para DreamCast, Saturno, PS1, PS2
  • XStation (permite uso de microsd)
    Exige modificação nos trilhos da placa e solda -> exige um nível técnico bom, mais complexa que PSIO
    Só pra PS1
    Perde o leitor

PS2
Tenho dois consoles (FAT) e para ambos eu uso HD. A configuração é trabalhosa, exige um HD (tenho de 500GB e 2TB) e cabo correto para conectar no PC, preparar o HD e adicionar os jogos, mas depois do trabalho inicial você esquece. Só ligar o console e correr pro abraço.

DreamCast e Saturno
Para ambos os consoles eu uso a solução MODE da Terraonion. Substitui o leitor e uso com SSD de 2TB em cada, os leitores eu guardei nas caixas. Ganho bom em velocidade e por ser SSD, é algo que prolonga ainda mais por não ser um equipamento mecânico como o HD convencional.

GameCube
Para meu xodó eu uso um dispositivo chamado SD2SP2 que custa 24,90 no mercadolivre. É um adaptador que usa microSD e é encaixado numa porta que fica embaixo do console (alguns modelos não possuem essa entrada). Na entrada de memory card (R$ 55 no ML), eu uso um memory adaptado com microsd que contém o bootloader que carrega o Swiss e irá ler o microsd do SD2SP2. Entretanto para ler esse adaptador em primeiro lugar eu coloco o disco do Action replay, pois o GC é travado. Em resumo:
  1. Action replay lê o memory card modificado
  2. Memory card modificado sobe o Swiss
  3. Swiss lê o SD2SP2 com as isos dos jogos

O memory card aceita microsd de pouco espaço, por isso se faz necessário o SD2SP2. É um rolo, mas acredite, você vai querer não precisar do leitor de disco do GC. É o leitor mais random que conheço, pra dar problema.

Dessa forma eu consigo preservar melhor os discos e até mesmo os leitores. Gosto de ter os discos na coleção e essa é uma forma de preservar. Falando sobre preservação, sugiro ter um pano de microfibra (3M vende) e alcool isopropilico. 1 vez por semestre, pegue os discos e faça uma limpeza, para matar qualquer bacteria/sujeira que possa estragar os discos com o tempo. Deixar a coleção num cômodo bem arejado que não tenha possibilidade de mofo é algo muito bom também.

Sobre a preservação de cartucho, eu faço uso de Everdrives sempre que possível. Os cartuchos ficam guardados, preservados e pra jogar mesmo eu uso os everdrives: SNES, N64, GameBoy/Gameboy Advance, NeoGeo AES, MegaDrive/SEGACD/32X. Sempre uso as soluções da Terraonion ou do Krikkz.

Não lembro se você é de SP, mas para manutenção dos consoles eu mando na GamesCare. Conheço Fabio Michelin há uns 4 anos já, sempre fez as manutenções nos meus consoles (preço justo) bem como as modificações RGB quando necessário. Falando de RGB, é outra coisa que aumenta consideravelmente os gastos, mas ao meu ver compensa demais, pois você extrai a melhor imagem dos consoles, mas isso é assunto para outro tópico, pois é extenso.

Sei que tudo isso exige paciência e grana, mas é um preço a se pagar para manter esse hobby. Meu conselho é não vender. Esses problemas são controláveis, pelos relatos que você passou de problemas em consoles, parecem ser coisas simples de resolver numa manutenção. E vc vai vender no MercadoLivre, aparece gente que não tem noção alguma do valor dos itens (falando merda como "usar emulador").
Imagem
STEAM

Nintendo 3DS Friend Code: 3454-4180-5860
Nintendo Switch Friend Code: 0371-9094-8528
Street Fighter V ID: john_prado
(quem for adicionar, me manda MP)

• + 0

Re:

Mensagempor fabuzato » Ter, 09 Fev 2021, 15:50

Robert Prado escreveu:Já nem sei onde vou colocar o amiibo do Terry Bogard quando lançar, pq até a prateleira de amiibos já lotou.

Aonde comprou? Queria o do Banjo mas na play asia onde compro essas coisas a pré-venda já esgotou :ystares:

Chazzy se for por colecionismo acho difícil vc se desfazer de alguma coisa importante, vc disse que comprou jogos só pra inflar coleção esses não devem ter valor emocional e não devem valer muito, mas já libera um espaço.
Imagem

• + 0

Re: Re:

Mensagempor Arthimura » Ter, 09 Fev 2021, 15:53

fabuzato escreveu:
Robert Prado escreveu:Já nem sei onde vou colocar o amiibo do Terry Bogard quando lançar, pq até a prateleira de amiibos já lotou.

Aonde comprou? Queria o do Banjo mas na play asia onde compro essas coisas a pré-venda já esgotou :ystares:

Como tá comprar no Play-Asia ultimamente? Faz uns anos que parei de comprar lá.

Hoje em dia demora muito pra chegar? Estão taxando? Últimas compras que simulei tinha uma taxa cabulosa de entrega, na minha época era gratuito.

• + 1

Mensagempor Robert Prado » Ter, 09 Fev 2021, 16:21

fabuzato escreveu:

Chazzy se for por colecionismo acho difícil vc se desfazer de alguma coisa importante, vc disse que comprou jogos só pra inflar coleção esses não devem ter valor emocional e não devem valer muito, mas já libera um espaço.

Comprei ainda não, vou esperar lançar e ter uma segunda leva.

Essa é uma dica importante também. Focar na coleção. Quando comecei a colecionar jogos de PS1, sai atirando pra todo lado, comprando box de jogo aleatório do Japão e etc. Resultado: Acumulei umas tranqueiras que nunca joguei. O lado bom é que consegui vender os jogos que não me interessavam e foquei somente naqueles que eu tenho algum afeto.

Outra coisa legal é focar em série. Eu tenho todos os Street Fighter, Marvel vs, X-men vs do PS1, por que foquei nisso.

Comprar de tudo compensa só se você tem muita grana e muito espaço, como é o caso do Last Gamer.
Arthimura escreveu:Como tá comprar no Play-Asia ultimamente? Faz uns anos que parei de comprar lá.

Hoje em dia demora muito pra chegar? Estão taxando? Últimas compras que simulei tinha uma taxa cabulosa de entrega, na minha época era gratuito.

O Simon foi o primeiro e ultimo amiibo que eu peguei lá. Demorou tanto pra chegar, que quando chegou já estavam vendendo a preço mais acessivo no mercado livre (segunda leva). Além disso, paguei o preço de 2 amiibos pq teve taxa em cima.
Imagem
STEAM

Nintendo 3DS Friend Code: 3454-4180-5860
Nintendo Switch Friend Code: 0371-9094-8528
Street Fighter V ID: john_prado
(quem for adicionar, me manda MP)

• + 1

Mensagempor Arthimura » Ter, 09 Fev 2021, 16:57

Robert Prado bom saber, eu simulei umas compras na Play-Asia recentemente e realmente vi que tá difícil.

Antigamente demorava mas pelo menos era barato. Pelo jeito agora nem isso.

Eu estou iniciando uma coleção de uma franquia que eu não vou revelar ainda. Em breve darei novas informações.

• + 1

Mensagempor rodrigoborba13 » Qui, 11 Fev 2021, 14:00

Estou exatamente nesta mesma situação. Minha coleção tá ali quase toda funcionando, mas o PS1 e PS2 não lêem mais os discos.
Saturn lê, mas de vez em quando trava. 3DO a mesma coisa.

Faz anos que não adquiro nenhum item novo pra coleção pois não sobra dinheiro pra isso.
Eu comprava muito na eStarland, mas com o dólar a esse preço não tem como.

Então eu não sei o que fazer. Já pensei em vender mas poxa, foi tão difícil conseguir e agora me desfazer deles porque não podemos manter?

Agora meio que já me conformei que um dia todos eles vão estragar, mas talvez ainda assim valha a pena guardar, pelo sentimento de posse mesmo.

É complicado.

• + 0

Re:

Mensagempor Chazzy » Qui, 11 Fev 2021, 19:28

rodrigoborba13 escreveu:Estou exatamente nesta mesma situação. Minha coleção tá ali quase toda funcionando, mas o PS1 e PS2 não lêem mais os discos.

Faz anos que não adquiro nenhum item novo pra coleção pois não sobra dinheiro pra isso.

Então eu não sei o que fazer. Já pensei em vender mas poxa, foi tão difícil conseguir e agora me desfazer deles porque não podemos manter?

Agora meio que já me conformei que um dia todos eles vão estragar, mas talvez ainda assim valha a pena guardar, pelo sentimento de posse mesmo.

É complicado.

É uma decisão muito difícil mesmo, mas estou inclinado a me desfazer de parte da coleção.

Guardaria o que tem valor sentimental e o que tenho mais prazer em colecionar e passaria o restante das coisas aos poucos conforme fossem surgindo boas propostas (talvez até de trocas)...

Mas é algo que preciso pensar com calma ainda (o que eu manteria e o que eu passaria), pra não fazer besteira e me arrepender depois...
Imagem

• + 0

Mensagempor Arthimura » Qui, 11 Fev 2021, 19:37

Chazzy escreveu:
rodrigoborba13 escreveu:Estou exatamente nesta mesma situação. Minha coleção tá ali quase toda funcionando, mas o PS1 e PS2 não lêem mais os discos.

É complicado.

É uma decisão muito difícil mesmo, mas estou inclinado a me desfazer de parte da coleção.

Guardaria o que tem valor sentimental e o que tenho mais prazer em colecionar e passaria o restante das coisas aos poucos conforme fossem surgindo boas propostas (talvez até de trocas)...

Mas é algo que preciso pensar com calma ainda (o que eu manteria e o que eu passaria), pra não fazer besteira e me arrepender depois...

Se decidir vender, agradeço se puder postar aqui primeiro.

Pode ser que você tenha itens que me interessam.

Voltar para Retro Blast