The Great Giana Sisters – Copiando o sucesso da Nintendo

Aqui é o lar da nostalgia! Relembre seus clássicos favoritos e exiba sua coleção para todos do Fórum!
Índice do fórum Videogames Retro Blast
    • + 0

The Great Giana Sisters – Copiando o sucesso da Nintendo

Mensagempor Sonymaster » Qua, 27 Mar 2019, 23:02

Em 1985, Shigeru Miyamoto chicoteou a equipe de programação da Nintendo até o mês de Setembro, quando foi lançado nada menos que Super Mario Bros. E em pouquíssimo tempo, a Big N tinha mais dinheiro que o bom e velho Tio Patinhas!

Imagem

Alguns dizem que a Nintendo estava fadada ao Sucesso. Outros creditam o “Crash” dos videogames dos anos 80, graças à Atari, que quase atestou ao planeta todo que videogames não valiam a pena como investimento, naquele nostálgico e cansativo incidente com os jogos do E.T. que foram enterrados em um deserto.

Mais de um ano se passou e a Nintendo não parava de vender. E, obviamente, seu novo mascote fazia parte desse sucesso. Muitos Nintendos vinham com o clássico Super Mario Bros. E logo, muitas outras empresas de Software fizeram propostas de portabilidade do jogo do encanador barrigudo.

Imagem


Mas se você conhece a forma da Nintendo de se manter no topo, sabe qual foi a resposta. O Famicom estava no topo das vendas e a casa do Mario não queria ceder esse lucro a ninguém. Em contrapartida, os vendedores de computadores para a família entraram em desespero: todos queriam jogar Mario, qual seria a saída?

Imagem

A Time Warp Productions, da Alemanha, tentou resolver o problema dos vendedores de computadores: uma cópia completamente descarada de Super Mario Bros. A começar pelo nome do game. Compare “Super Irmãos Mario” com “Grandes Irmãs Giana”, até a função sintática das palavras do título é a mesma!

Em 1987, Super Mario ainda estava no auge e vendendo como água no deserto. Mas foi também o ano de lançamento de The Great Giana Sisters, sob a batuta dos vendedores de Commodore e Amiga, que tentavam “empurrar” seu produto alegando que os jogos eram praticamente iguais e, por isso, “seu filho não ia perder a diversão” – e, além disso – “Um computador é mais útil que um videogame”.

Imagem

Jogando The Great Giana Sisters, tendo Super Mario Bros em seu currículo, você percebe que até a posição dos objetos nas fases é a mesma! Tudo isso substituindo a aparência das protagonistas (porque Giana tem uma irmã chamada Maria – Sério, Maria???) , dos inimigos e dos power-ups.

Imagem

Embora seja compreensível que a Time Warp Productions queria bater de frente com Mario, certos métodos são imperdoáveis. Tá certo que a Sega só lançou Sonic em 1991, mas o jogo era incrivelmente original e tinha sua tão sonhada queda de braço com a Nintendo.

Até hoje, há quem jure que rolou um belo processo da Nintendo contra a Time Warp productions, mas os representantes das duas empresas nunca afirmaram isso publicamente.

Imagem

Por outro lado, mais tarde algumas alegações da Nintendo vieram à público, como o marketing agressivo e as ações de grandes datas como o Natal forçaram os fabricantes do jogo da lambisgoia Giana a ser retirado do mercado. Computadores não eram mais baratos que videogames. E videogames sempre foram máquinas voltadas inteiramente para a diversão.

Imagem

Então, não, não rolou o processo… mas a mão do telefone dos advogados da Nintendo deve ter tremido… e não foi pouco.

A Time Warp ainda tinha ideia de fazer uma continuação de The Great Giana Sisters, chamada “Giana 2: Arther e Martha no Future World”, que seria baseado em uma viagem no tempo, para o futuro, com cenários metálicos e ameaçadores, mas os executivos da empresa entraram em um consenso de que talvez nessa vez a Nintendo não fosse tão boazinha. Com isso, aproveitaram várias linhas de programação (cenário e músicas), trocara as protagonistas e nascia, em 1989, um jogo chamado Hard’n’Heavy, também para Commodore64 e Amiga.

Imagem

Em abril de 2009, a DTP Entertainment e a Spellbound Entertainment (dona da propriedade intelectual de Giana), lançaram em parceria com a Nintendo o jogo Giana Sisters DS.

Imagem


O que nos faz pensar que talvez a Big N não seja tão carrasca assim… as pazes estavam feitas entre os dois lados da moeda.

Imagem

E, em 2012, as irmãs Giana tiveram seu game nos videogames da 7ª geração, migrando depois para a 8ª, subintitulado “Twisted Dreams“. Mas aí… estava um tanto tarde para uma redenção com os jogadores das gerações mais antigas, ou seja, quem jogava Mario não perdoou!

Fonte: Jogo Véio
Sega x Nintendo
Jogador de Videogame das décadas de 1980 e 1990.
Avatar do usuário

Voltar para Retro Blast

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes