New BittBoy - O Mini Game Boy com tela iluminada e boas ideias

Aqui é o lar da nostalgia! Relembre seus clássicos favoritos e exiba sua coleção para todos do Fórum!
Índice do fórum Videogames Retro Blast
    • + 0

New BittBoy - O Mini Game Boy com tela iluminada e boas ideias

Mensagempor Sonymaster » Qua, 27 Mar 2019, 20:29

O Game Boy é um dos maiores sucessos da história do videogame. Ainda hoje, 30 anos após seu lançamento, carrega uma base de fãs muito fiel. E que colecionam, conversam sobre seus games, e buscam, assim, preservar um console que nos presenteou com Pokémon, a série Super Mario Land, Tetris, e muitos outros jogos inesquecíveis.

Imagem


E, como forma de preservação, muitos projetos surgiram, nos últimos anos. Com iniciativas que fazem com que o Game Boy original ganhem novas funcionalidades. Ou com projetos novos, que emulam o portátil, garantindo novos meios de se aproveitar os clássicos de antigamente.

Entre eles, o New BittBoy. O projeto, que segue em evolução, apresenta ideias bem interessantes, para os fãs de Game Boy curtirem todos os seus jogos clássicos. Recebemos uma unidade para conhecer e jogar. Por isso, se você se interessa pelo portátil da Nintendo, acompanhe com a gente as nossas impressões quanto ao aparelho, que está a venda neste link.

Imagem


O BittBoy chega em uma embalagem simples, mas bem caprichada. Há um espaço para o aparelho, e um compartimento para os cabos, e manuais. Quando se tira o console da caixa, logo de cara dá pra se impressionar por seu tamanho. Ele é muito pequeno. Muito mesmo. Dá só uma olhada nas comparações que fiz.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Como você conferiu, ele é, de fato, muito pequeno. Porém, se isso dá a impressão de que o console não é lá muito bom para se jogar, a realidade é, positivamente, bem diferente. Como ele empresta o design do Game Boyoriginal, é muito agradável segurá-lo, bastando uma pequena adaptação. Depois disso, você nem vai se recordar de seu tamanho.

O seu acabamento não é premium, mas não compromete. É possível ver luz vazando de suas laterais, iluminando o plástico que o envolve. Não há nenhum problema com isso, e o aparelho funciona perfeitamente. Apenas não espere nada com um super acabamento. É o famoso “pobre, mas limpinho”. E totalmente funcional, o que é o mais importante.

O New BittBoy acompanha uma tela de 2.4″ IPS, um slot micro USB para recarga, e saída para fones de ouvido, além de uma saída de som interna. Também conta com um botão R, feito para resetar o sistema, e acessar a tela de Save State. E os direcionais padrão do Game Boy, junto aos botões A e B. Também há botões turbo, que, tal qual os games de antigamente, pressionados dão tiros contínuos, por exemplo.

Imagem

Jogar com o New BittBoy é uma sensação muito agradável. Além do formato, que o deixa agradável de jogar, apesar de seu tamanho bem pequeno, a tela IPS que o acompanha é bem competente. É possível jogar durante a noite, sem nenhum problema. Independente do ângulo de visão, dá pra ver bem a tela, e aproveitar a jogatina.

O New BittBoy roda games de três sistemas: NES, Game Boy e Game Boy Color. Na pequena tela, ainda é possível configurar a proporção. A tela não conta com a mesma proporção dos sistemas originais, mas como não é tão diferente assim, dá pra aproveitar a tela cheia, sem se incomodar muito com as proporções originais.

O Game Boy original roda apenas em preto e branco. Não há um filtro verde nele, porém o problema foi corrigido em uma nova versão. Já o Game Boy Color, roda em toda a sua glória. Como a tela é iluminada, é praticamente um sonho poder jogar todos estes games sem forçar muito a vista. Em um dos maiores problemas que o Game Boy enfrentou em sua vida útil.

Os jogos de NES também rodam bem, entretanto a tela pequena atrapalha um pouco. Os games para portáteis já foram projetados para telas pequenas. Com isso, os caracteres estão em leitura adequada. Já os games de NESapresentam sprites muito menores, e fontes pequenas. Nada que atrapalhe tanto. E o portátil acompanha um cabo para conectar na TV. Porém, dá pra afirmar sem problemas que o console é mais adequado para jogar os clássicos portáteis.

Imagem

É lógico que não dá pra afirmar que o New BittBoy oferece o mesmo desempenho do Game Boy original. Ele é 100% funcional, e rodou com todos os games testados. Mas há seus prós e contras.

Um problema grave do aparelho, é a sua incapacidade de salvar o game nativamente. Se você estiver jogando Pokémon, salvar o game no próprio menu, e desligar o portátil, ligando-o novamente, vai perceber que não há nenhum progresso. A saída, aqui, é acessar o menu no botão R e salvar no emulador. Há três slots para o salvamento, que dão conta do recado.

Os games não rodam todos exatamente iguais. Há manchas de sprites quase que imperceptíveis na tela, e alguns games oferecem, vez ou outra, alguma queda de frames. Mas nada que atrapalhe a jogatina. O New BittBoy foi feito para resgatar a nostalgia, e não ser um console idêntico ao original. Por isso, apesar de não ter o desempenho na mais alta excelência, entrega um resultado muito bom.

Joguei vários tipos de games, e todos entregaram um desempenho satisfatório. Nos games de plataforma, como Super Mario Land, ou Donkey Kong Land, o controle foi sempre preciso. Já em títulos como Mario Tennis, que exige mais agilidade, também tudo correu bem. E, obviamente, os RPGs, e os games Pokémon, rodaram satisfatoriamente bem.

O aparelho conta com controle de brilho e volume, acessíveis segurando Select, e apertando os botões de ação. Tanto brilho e volume contam com configurações muito acima da média, o que é ótimo para personalizar o portátil ao seu gosto.

Imagem

Se você quer revisitar alguns clássicos do Game Boy e Game Boy Color, e ainda aproveitar uns games de NES, o New BittBoy foi feito pra você. O console é bastante honesto. Pelo preço que oferece, entrega tudo o que promete, e garante uma jogatina satisfatória. A tela é boa, os botões são precisos, e a bateria que o acompanha dá conta do recado.

Seus probleminhas, que precisam ser mencionados aqui, na verdade não atrapalham a experiência. O salvamento via save state funciona perfeitamente, a luz que aparece nas laterais não incomoda muito (e o brilho pode ser diminuído, se incomodar), e seu acabamento, apesar de simples, é extremamente competente.

Não é um portátil com acabamento premium, mas também dá pra perceber que não foi construído com material de qualidade inferior. Por isso, dá pra recomendar tranqüilamente o New BittBoy. Ele pode ser útil para colecionadores terem algo pra jogar, enquanto seus consoles originais ficam preservados. Ou para jogadores nostálgicos, que não se importam com questões técnicas e querem apenas relembrar os games de sua infância.

É possível comprar o New BittBoy neste link. Neste momento, ele está custando R$ 140,53. Ou, com o cartão SD incluso, sai por R$ 172,16. Já há até uma nova versão disponível, com mais emuladores, e algumas melhorias.

Fonte: Arkade
Sega x Nintendo
Jogador de Videogame das décadas de 1980 e 1990.
Avatar do usuário

Voltar para Retro Blast

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

cron