Sonic era piloto da 2ª Guerra Mundial? Confira os segredos do personagem revelados na GDC 2018!

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Sonic era piloto da 2ª Guerra Mundial? Confira os segredos do personagem revelados na GDC 2018!

Mensagempor Sonymaster » Sex, 07 Dez 2018, 20:49

A feira GDC 2018 (Game Developers Conference), que ocorre entre os dias 19 e 23 de março, contou nesta quarta-feira (21) com as ilustres presenças de Hirokazu Yasuhara e Naoto Oshima, game designer e character designer que trabalharam em “Sonic the Hedgehog” lançado em 1991 no Mega Drive.

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E é claro que eles contaram várias histórias interessantes envolvendo a criação do jogo, que tinha como missão ser mais popular que o rival “Mario Bros”. Oshima contou que viajou para Nova York enquanto a equipe ainda decidia qual seria o visual do personagem.

Para ver a reação das pessoas que andavam no Central Park, ele desenhou esboços de exemplos que já havia discutido com o grupo: um ouriço, um homem bigodudo (que se tornaria o vilão Dr Robotnik/Eggman) e um cachorro.

“O resultado foi que o ouriço era o mais popular; as pessoas apontaram para ele e realmente gostaram“, comentou Oshima. “O segundo foi Eggman, e o terceiro foi o cachorro“.

Com a reação positiva, a equipe escolheu o ouriço como protagonista, e enquanto projetava o personagem que se tornou Sonic, Oshima disse que a ideia era fazer algo que também pudesse ser desenhado por crianças. Eles se concentraram em dois grandes pontos: os grandes olhos e a pele azul espetada.

As primeiras ilustrações de Sonic eram bem diferentes do que a versão que conhecemos hoje, como um simples desenho em preto e branco, feito de formas simples, que pudesse ser facilmente reconhecido como Mickey Mouse, Gato Felix, Hello Kitty ou Doraemon (popular personagem japonês).

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“Ao criar esse personagem, não queríamos que fosse muito estranho ou muito pronunciado“, acrescentou Oshima. “Queríamos um nível de familiaridade e até mesmo conforto … o objetivo era transformá-lo em um personagem que pareça familiar“.

Além disso, o design do Sonic estava carregado de preocupações sobre o que um “mascote” para a Sega deveria ser. Por exemplo, o Sonic é azul porque é a cor do logotipo da Sega; ele é um animal porque é mais fácil ser politicamente correto se o seu mascote for um animal colorido. Um ouriço bonitinho e “descolado” é um bom embaixador para a marca jovem da Sega.

“‘Descolado’ pode ser algo mais na superfície, visual ou expressivo, ou apenas um design de personagem bacana… mas isso não era o descolado que procurávamos“, disse o game designer. A equipe queria um personagem que fosse “descolado” por causa de sua atitude – ele não seguiria as ordens dos outros e sempre lutaria pelo o que ele acreditava.

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Oshima então revela algo curioso e bastante complexo: que apresentou o personagem aos seus superiores como parte de uma história fictícia de um piloto corajoso da Segunda Guerra Mundial. A ideia era que o conceito tivesse um apelo para o público ocidental.

O piloto tinha o apelido de “Ouriço” devido aos cabelos que estavam sempre em pé por voar em altas velocidades, e a arte do” nariz” em seu avião era uma imagem de Sonic – a mesma da tela de abertura, com personagem no meio de um círculo e com asas do lado – que também estava desenhado nas costas de sua jaqueta de couro. Esse piloto se casou com uma escritora de livros infantis, sendo que uma de suas obras é a história do jogo “Sonic the Hedgehog” original, que foi inspirada no marido.

“Agora que você sabe um pouco sobre a história que escrevemos para ele, acho que você pode ver porque o emblema do Sonic [na tela de título do jogo original] parece daquele jeito“, acrescentou Yasuhara.

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Muitas das características que definem o jogo original, como os loops, túneis, objetos como as argolas na tela, foram criados para tentar mostrar o que o Mega Drive era capaz de fazer.

Boa parte do design do jogo foi feito à mão, com caneta e papel. Para projetar os níveis, Yasuhara, que não era desenhista, fazia desenhos no papel e mostrava para um artista e discutia como eles poderiam fazê-los funcionar dentro do jogo.

O design dos inimigos era um processo semelhante: eles eram esboçados no papel e mostrados à equipe, que discutiria como (ou se) eles deveriam ser implementados. As animações também foram todas esboçadas no papel.

“Então, para Eggman ou qualquer outro personagem, foi o mesmo fluxo“, disse Oshima. “Eu não tinha nenhuma experiência como animador, então eu tive que gastar muito tempo assistindo animes, indo para frente e para trás para ver como era feito“.

Outra revelação curiosa é que Oshima queria implementar uma animação de dança para o Sonic no jogo e chegou a esboçar em grandes detalhes no papel. Mas não foi totalmente viável e nunca chegou à versão final.

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“Sonic the Hedgehog” foi lançado e foi um sucesso esmagador principalmente nos Estados Unidos, levando a Sega à liderança no mercado de 16 Bits, deixando para trás a Nintendo, um rival que parecia imbatível.

E sobre isso, a dupla deu dois conselhos para os jovens desenvolvedores: “Sempre haverá maneiras de competir com o que você acha que são adversários imbatíveis” e “faça da tecnologia seu aliado“.

“O que quero dizer com isto é que qualquer um pode sair e tentar usar novas tecnologias. Mas mais do que isso, eu acho que é uma ferramenta que pode ser usada para desbancar um oponente que sempre teve a posição número um até aquele ponto“, disse Yasuhara. “É mais difícil para as pessoas dessas empresas fazerem as mudanças acontecer“.

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trabalho em equipe também é um fator importante.

“Somos uma equipe, mas somos muito opinativos e falamos o que pensamos“, concluiu Yasuhara. “Então, de certa forma, estamos individualmente tendo performances solo, mas uma vez que eu projetei meu ato solo, alguém reagiu a isso, e há infinitas possibilidades se você olhar dessa maneira… não apenas em jogos, mas em tudo o que você está trabalhando“.

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“Eu não posso sair desta sala hoje sem mencionar que o maior fator [de sucesso do Sonic] foi que a Sega of America estava tão confiante sobre o que estávamos trabalhando que embarcaram junto“, disse Oshima. “O fato deles acreditarem em nosso trabalho foi uma validação para nós. Eles pegaram o que fizemos e realmente trabalharam em sua estratégia. Isso provavelmente teve muito a ver com a popularidade do Sonic aqui [no ocidente]“.

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Por fim, fique com dois esboços de Sonic feitos ao vivo para o site Gamasutra, um de Oshima e outro do Yasuhara.

Fonte: Blog Tectoy
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