PC Classic Mini - Computador que nos leva de volta ao MS-DOS e jogos em disquete

Aqui é o lar da nostalgia! Relembre seus clássicos favoritos e exiba sua coleção para todos do Fórum!
Índice do fórum Videogames Retro Blast
    • + 0

PC Classic Mini - Computador que nos leva de volta ao MS-DOS e jogos em disquete

Mensagempor Sonymaster » Qua, 14 Nov 2018, 13:59

Entrando na onda dos consoles em miniatura como o Super Nes Classic e o PlayStation Classic, a Unit-e Technologies anunciou o lançamento do PC Classic. Adotando um formato em miniatura, o aparelho nos transporta para tempos passados onde jogos eram instalados me disquetes e era preciso ter conhecimento básico de DOS para fazê-los rodar — mas pelo menos ninguém se preocupava em comprar uma placa de vídeo dedicada.

Imagem

Com um formato que lembra os gabinetes vistos no final dos anos 1980 e começo de 1990, o dispositivo até o momento não divulgou quais games vai trazer em sua memória. Embora games como o Doom original apareçam no vídeo, a fabricante deixa claro que eles não foram licenciados e que se tratam de uma mera demonstração de conceito.

A versão final deve acompanhar pelo menos 30 jogos clássicos, sendo que haverá a opção de comprar mais títulos de forma separada. Resta esperar para descobrir qual fã de PC vai se interessar pelo lançamento, ainda mais levando em consideração as características da plataforma que proporcionam uma espécie de “retrocompatibilidade ilimitada” com certa facilidade.

Fonte: Voxel
Sega x Nintendo
Jogador de Videogame das décadas de 1980 e 1990.
(Atari / Nintendo / Super Nintendo / Master System / Mega Drive / Arcade)

Imagem

• + 0

Mensagempor vits » Qui, 15 Nov 2018, 07:32

Olha, eu gosto bastante de alguns jogos do DOS e por consequência um aparelho desses até me chama a atenção. Mas, acho que o formato está completamente errado, pois para de fato ser um PC Classic ele carece de acessórios semelhantes aos daquele tempo (teclado e mouse), além disso uma saída de vídeo composto é bizarra em um aparelho desses, um padrão mais comum em computadores como DVI ou VGA faria muito mais sentido.

Ademais, esse vídeo está uma porcaria em termos de produção. :tongue:
Imagem

• + 0

Re: PC Classic Mini - Computador que nos leva de volta ao MS-DOS e jogos em disquete

Mensagempor Akise Aru » Sex, 16 Nov 2018, 01:51

E quem garante que não vai ter teclado e mouse?

• + 0

Re: PC Classic Mini - Computador que nos leva de volta ao MS-DOS e jogos em disquete

Mensagempor vits » Sex, 16 Nov 2018, 08:04

Akise Aru escreveu:E quem garante que não vai ter teclado e mouse?

Provavelmente vai ter suporte a teclado e mouse, mas não um kit de teclado e mouse que simule o que era usado no passado. Pois, se eles fossem seguir essa rota, esse definitivamente seria um dos diferenciais apresentados no vídeo e eles não teriam cometido a gafe de mostrar um infeliz jogando DOOM usando um controle.
Imagem

• + 0

Mensagempor Sonymaster » Sex, 16 Nov 2018, 13:46

Isso ai não me parece realmente algo para ser comercializado como um PC classic, realmente a empresa esta seguindo a onda dos classics minis no mercado e apenas fez uma carcaça para lá de nostalgia e simples. Mas Raspberry pi tem cases parecidas com vários formatos de jogos em DOS e OS antigos que podem ser emulados de boa. Tem que ser bem barato isso ai apenas para coleção.
Sega x Nintendo

Imagem

• + 0

Mensagempor Mother_Mazza » Sáb, 17 Nov 2018, 12:39

Mas todos que possuem computador em casa já estão com um PC-Classic. Se a ilegalidade das isos e arquivos de disquete em sites dedicados a emulação incomoda, GOG.com está aí. :tongue:

Pessoalmente, ao contrário dos consoles onde sinto uma diferença entre jogar no hardware real e em emuladores, não vejo nenhuma divergência em jogar num PC velho ou novo. Isso é, tirando a instalação de certos aplicativos que eram um saco nos computadores antigos... :hehe:
Imagem

VISUALSHOCK! SPEEDSHOCK! SOUNDSHOCK!
NOW IS TIME TO THE 68000 HEART ON FIRE!

• + 0

Re:

Mensagempor vits » Sáb, 17 Nov 2018, 13:53

Mother_Mazza escreveu:Mas todos que possuem computador em casa já estão com um PC-Classic. Se a ilegalidade das isos e arquivos de disquete em sites dedicados a emulação incomoda, GOG.com está aí. :tongue:

Pessoalmente, ao contrário dos consoles onde sinto uma diferença entre jogar no hardware real e em emuladores, não vejo nenhuma divergência em jogar num PC velho ou novo. Isso é, tirando a instalação de certos aplicativos que eram um saco nos computadores antigos... :hehe:

Acho que você pode aplicar essa lógica para todos esses relançamentos de consoles antigos, afinal eles não passam de caixas equipadas com emuladores e praticamente qualquer computador (ou smartphone) é capaz de rodar esses jogos. Mas, o publico que compra esse tipo de produto tem interesse no sentimento de nostalgia que eles proporcionam.

E um PC Classic, caso feito da forma correta, poderia atender muito bem a esse tipo de indivíduo. Infelizmente, essa oferta da Unit-e parece mais uma piada de mal gosto, do que um produto que realmente tenta trazer atender a esse sentimento do mercado.

Agora, você não sentir diferença entre jogar em um PC novo ou velho é algo particular seu. Já que na prática, para um computador moderno conseguir rodar a maioria desses jogos, um emulador como o DOSBOX se faz necessário, o que não é nada diferente de você jogar SNES ou Mega Drive no seu PC.
Imagem

• + 0

Re: Re:

Mensagempor Mother_Mazza » Sáb, 17 Nov 2018, 14:41

vits escreveu:
Mother_Mazza escreveu:Mas todos que possuem computador em casa já estão com um PC-Classic. Se a ilegalidade das isos e arquivos de disquete em sites dedicados a emulação incomoda, GOG.com está aí. :tongue:

Acho que você pode aplicar essa lógica para todos esses relançamentos de consoles antigos, afinal eles não passam de caixas equipadas com emuladores e praticamente qualquer computador (ou smartphone) é capaz de rodar esses jogos. Mas, o publico que compra esse tipo de produto tem interesse no sentimento de nostalgia que eles proporcionam.

E um PC Classic, caso feito da forma correta, poderia atender muito bem a esse tipo de indivíduo. Infelizmente, essa oferta da Unit-e parece mais uma piada de mal gosto, do que um produto que realmente tenta trazer atender a esse sentimento do mercado.

Agora, você não sentir diferença entre jogar em um PC novo ou velho é algo particular seu. Já que na prática, para um computador moderno conseguir rodar a maioria desses jogos, um emulador como o DOSBOX se faz necessário, o que não é nada diferente de você jogar SNES ou Mega Drive no seu PC.

Sim, mas, pessoalmente, vejo um certo valor nos mini-consoles por serem o equivalente de itens de coleção interativos para fãs. Comprando um mini, você está adquirindo algo que reflete a história da Nintendo ou Sony, por exemplo.

E claro, a diferença do uso de um PC velho para novo vai de pessoa para pessoa. Minha visão é o seguinte: Seja usando o DOSBOX, ScummVM, etc. ou não, ainda estou jogando um jogo de computador...num computador. Mesmo que o seu modelo atual seja muito mais avançado se comparado aos antigos, a plataforma é a mesma. Jogar SNES e Mega Drive no Smartphone ou no PC já é um caso contrário pois são aparelhos totalmente diferentes.

Porém, deixo claro que sou bem mais acostumada a consoles, então, não tenho tanto apego em usar computadores para jogar e minha opinião pode ser considerada totalmente suspeita. :hehe:
Imagem

VISUALSHOCK! SPEEDSHOCK! SOUNDSHOCK!
NOW IS TIME TO THE 68000 HEART ON FIRE!

• + 1

Re: Re:

Mensagempor vits » Sáb, 17 Nov 2018, 15:53

Mother_Mazza escreveu:Sim, mas, pessoalmente, vejo um certo valor nos mini-consoles por serem o equivalente de itens de coleção interativos para fãs. Comprando um mini, você está adquirindo algo que reflete a história da Nintendo ou Sony, por exemplo.

Concordo, só adiciono que o mesmo seria válido para um PC Classic, se ele for feito da forma correta. Um aparelho aos moldes dos antigos computadores da IBM, por exemplo, seria um produto extremamente interessante. Ou ainda um Mini PC que fizesse homenagem as clássicas placas da 3Dfx.

Mother_Mazza escreveu:E claro, a diferença do uso de um PC velho para novo vai de pessoa para pessoa. Minha visão é o seguinte: Seja usando o DOSBOX, ScummVM, etc. ou não, ainda estou jogando um jogo de computador...num computador. Mesmo que o seu modelo atual seja muito mais avançado se comparado aos antigos, a plataforma é a mesma. Jogar SNES e Mega Drive no Smartphone ou no PC já é um caso contrário pois são aparelhos totalmente diferentes.

De fato, é uma visão bem particular. Pois, como já mencionei, não existe uma diferença prática entre um software que emula um console e um que emula um computador antigo. Ademais, as semelhanças entre um console atual e um console antigo são bem escassas, o que é ainda mais verdadeiro em consoles Minis/Classic, que podem ser considerados primos próximos de smartphones.

Aos meus olhos, ou você está usando o hardware original, com todas as suas limitações e peculiaridades. Ou você está usando uma solução na forma de emulador, que pode tentar simular esse hardware original ou "melhora-lo" quando possível.

Mother_Mazza escreveu:Porém, deixo claro que sou bem mais acostumada a consoles, então, não tenho tanto apego em usar computadores para jogar e minha opinião pode ser considerada totalmente suspeita. :hehe:

Sua opinião é suspeita, pra tudo, sempre. :prassa:
Imagem

• + 0

Mensagempor Sonymaster » Sáb, 17 Nov 2018, 20:40

Muita gente curte o modo "Plug and Play" acho que esse modelo de PC Classic essa empresa esta indo bem nesse segmento para um colecionador ou para quem curtiu essa época dos jogos antigos de computador, ter seus jogos rodando em TV antigas de forma simples.

Tem gente que nem curte o Raspberry Pi pelo fato de configurar, pegar o OS depois pegar as roms e configurar e coisa e tal. Pessoal prefere é plugar e jogar e pronto. :santa:
Sega x Nintendo

Imagem

Voltar para Retro Blast