R-Type – Intensas batalhas espaciais na tela do Master System!

Aqui é o lar da nostalgia! Relembre seus clássicos favoritos e exiba sua coleção para todos do Fórum!
Índice do fórum Videogames Retro Blast
    • + 0

R-Type – Intensas batalhas espaciais na tela do Master System!

Mensagempor Sonymaster » Dom, 30 Set 2018, 21:52

O Mega Drive era conhecido como a casa preferida dos jogos de navinha, mas o Master System também contava com suas pérolas no gênero, entre elas o clássico “R-Type“, jogo lançado originalmente pela Irem para arcades em 1987 e chegando ao 8 bits da Sega no ano seguinte.

Imagem


O jogo, que foi convertido para o sistema pela saudosa Compile (conhecida pelas séries Puyo Puyo e Power Strike/MUSHA/Aleste), realmente impressionou a todos na época pela sua fidelidade ao material original e o altíssimo nível de qualidade.

Imagem


A história segue a cartilha dos jogos desse gênero daquele tempo: terríveis criaturas de um plano dimensional desconhecido conhecidas como Império Bydo cruzaram a galáxia espalhando o caos e destruição, chegando ao nosso sistema solar no ano de 2163.

Para impedir que a humanidade seja destruída, a Liga da Defesa da Terra criou a R-9, uma poderosa nave espacial capaz de deter o inimigo, mas para isso ela vai precisar de um hábil piloto, e esse será você obviamente. Está preparado para o desafio?

Imagem


Como todo bom jogo de nave, “R-Type” conta com os clássicos power-ups para aumentar o seu poder de fogo e ajudar na matança dos inimigos, representados aqui pelo equipamento auxiliar Force Device, que quando acoplado na R-9 aumenta o seu poder de tiro e também funciona como um pequeno escudo.

Normalmente ele fica posicionado na frente da nave, mas também pode ser acoplado na parte traseira, já que inimigos surgem de todos os lados, ou ainda voar desacoplado, como uma nave independente.

A eficiência e o poder destruidor do Force Device variam de acordo com o número de unidades coletadas (uma, duas ou três) ou se estiver acoplado ou não na R-9. Teste todas as possibilidades, pois certamente você vai precisar dessa versatilidade para se defender com eficiência.

Imagem


Além da Force Device, os tiros da sua nave também podem ser reforçados por meio de seis itens diferentes que aparecem ao derrotar alguns inimigos. Esses itens oferecem tiros em direções e intensidade diferentes, que ajudam na hora de aniquilar a frota inimiga.

Os gráficos e visuais são um dos grandes destaques de “R-Type” no Master System, apresentando cenários de fundo deslumbrantes (incluindo uma fase secreta exclusiva!), coloridos e cheios de detalhes, coisa que era meio rara em consoles 8 bits, cuja tendência era simplificar as coisas. De vez em quando aparece um flickering na tela quando há muitos elementos, mas totalmente perdoável levando em conta o conjunto da obra.

Imagem


A grande variedade de inimigos também impressiona, todos vindos direto do arcade e muito bem reproduzidos no hardware do console. Destaque para os chefões, em sua maioria criaturas gigantescas, que contam com designs artísticos criativos, certamente inspirados nas obras biomecânicas do artista H.R. Giger, responsável pela criação do visual da criatura da franquia de filmes “Alien”.

A trilha sonora também merece aplausos, com temas empolgantes que embalam bem os combates espaciais, junto com belos efeitos sonoros. Vale citar que a versão japonesa ainda conta com o requinte do FM Sound, que dá uma boa turbinada nas músicas.

Imagem


E claro, como todo bom jogo desse gênero, “R-Type” oferece uma boa dose de desafio, mas nada que com o tempo e habilidade não possa ser superado – mas se morrer, volta para o início da fase, então nada de choradeira! E para realmente finalizar o game, é preciso jogar duas vezes seguidas! Boa caçada!

Fonte: Blog Tectoy
Imagem
Avatar do usuário

Voltar para Retro Blast

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes