Filmes da década de 1980 que viraram jogos.

Aqui é o lar da nostalgia! Relembre seus clássicos favoritos e exiba sua coleção para todos do Fórum!
Índice do fórum Videogames Retro Blast
    • + 0

Filmes da década de 1980 que viraram jogos.

Mensagempor Sonymaster » Qua, 05 Ago 2020, 22:29

A crítica pode detonar, mas cinema oitentista é uma delícia. Na trilha dos blockbusters, rótulo usado principalmente a partir de Tubarão, de 1975, a década rendeu uma série de clássicos pop. A temática vai de viagens no tempo a ícones do terror, romances melosos dignos de Sessão da Tarde, monstros espaciais e fortões imbatíveis.

Como videogames já tinham seu lugar no coração do público, vários viraram games. Alguns excelentes como os filmes; outros, bombas que só serviram para tomar dinheiro do consumidor. Consegue imaginar a expectativa de quem assistiu E.T., ansioso pelo game, e se deparando com aquilo?

Imagem

Se você tem 30 e poucos anos — ou por aí — deve ter jogado vários dessa lista. Senão, conheça filmes dos anos 80 que viraram games em consoles e arcades.

Só não garanto que valha a pena jogar alguns. Melhor ficar com o filme mesmo

Top Gun

O romance meloso de Tom Cruise e Kelly McGillis foi o tormento de muito marmanjo e alegria das moçoilas nos anos 80, mas também serviu de inspiração para games como o "clássico" do NES, bastante criticado pelos jogadores.

Imagem

A Historia Sem Fim

O clássico de fantasia, de 1981, teve um text-adventure para computadores como o Commodore-64, Atari 800 e ZX Spectrum. Se você não assistiu o filme, vai dançar, pois precisa responder corretamente ações para progredir.

Imagem

Robocop vs Terminator

Imagem

Robocop vs Terminator, em uma mistura de dois clássicos oitentistas que muita gente queria ver também nas telas, "O Policial" e "O Exterminador" se enfrentam em várias plataformas da Sega e Nintendo dos anos 90. Enredos diferentes no Mega Drive e SNES.

Rambo III

Imagem

Foram vários games baseados no último filme da trilogia clássica. No Master System, um shooter com suporte à pistola Light Phaser), uma mistura de exploração de campo e shooter no Mega Drive, além de arcades e computadores.

Os Caçadores da Arca Perdida

Imagem

Lançado em 1981, Os Caçadores da Arca Perdida teve games para as máquinas da vez, como o Atari 2600 - Raiders of the Lost Ark é um adventure baseado na busca e uso de itens, que talvez não faça sentido pra muita gente...

Mad Max

Imagem

Lançado em 1990 mas baseado em Mad Max 2, de 1981, o game para o NES é de combate veicular, num estilo que lembra a direção dos primeiros GTA, antes da era 3D - claro que bem mais simples em gráfico e som.

Máquina Mortífera

Imagem

No game para o SNES de 1992, você controla Riggs ou Murtaugh em sidescroll e plataformas, incluindo cenas digitalizadas intermediárias e ações típicas dos três primeiros filmes, como salvar o baixinho Leo e detonar terroristas num subterrâneo.

Karate Kid

Imagem

Mais um do NES, que teve muitos games de filme, alguns muito ruins. Esse era dos fracos, com ação lateral e fases de bônus como no filme, com Daniel quebrando garrafas e desviando do pêndulo. Só 4 níveis, mas muito difíceis.

Sexta-Feira 13

Imagem

Jason era terrível? Conheça então esse game para o NES, que além de ser ruinzinho, é frequentemente lembrado por ter uma das telas de game over mais perturbadoras da história, com a singela mensagem "você está morto".

Os Fantasmas se Divertem

Imagem

Lançado para o NES em 1991, o game coloca você no controle do inesquecível "Besouro Suco", assombrando uma casa para espantar os moradores. Há ainda algumas ações diferenciadas do filme.

Batman

Imagem

O filme de 1989, com Michael Keaton como o morcegão, rendeu um game pela Sunsoft, igualmente bacana para o Mega Drive, que mistura ação com fases de direção e muitas bat-geringonças.

De Volta para o Futuro III

Imagem

Consoles da Sega e computadores tiveram um game baseado no terceiro filme da saga do Dr. Brown e Martin McFly, em 1991. Com quatro níveis, as missões são as mesmas do filme, incluindo as cenas da perseguição à carroça e a corrida do trem.

Tron

Imagem

O filme é um ícone nerd, mas o game da época, para arcade, um saco. Mistura 4 tipos de jogabilidade em vários níveis de dificuldade crescente a cada sucesso, como pilotar carros (tipo jogo da cobrinha), destruir blocos, etc.

Os Caça-Fantasmas

Imagem

Vários games, incluindo um bastante bem-criticado para computadores, pela Activision, em 1984. Tem elementos de ação e estratégia, como a escolha de carros com armas para pegar fantasmas.

Fonte: Memoria Bit

Alguns filmes que não tinha na reportagem

Os Goonies

Imagem

Tubarão

Imagem

Gremlins

Imagem

Aliens

Imagem

Entre outros que não lembro e quem lembrar pode postar.
Sega x Nintendo
Jogador de Videogame das décadas de 1980 e 1990.
(Atari / Nintendo / Super Nintendo / Master System / Mega Drive / Arcade)


Imagem
Avatar do usuário

Voltar para Retro Blast

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes