[ARTIGO] Curiosidades Musicais de Sonic

Conheça um pouco da história por trás das músicas.

A empresa, seus consoles, franquias e personagens.
Índice do fórum Videogames Nintendo
    • + 12

[ARTIGO] Curiosidades Musicais de Sonic

Mensagempor Crash10 » Seg, 30 Jul 2018, 16:25

Imagem


SPOILER



Aproveitando o recente Music Battle de Sonic the Hedgehog, trago a vocês um artigo com fatos, curiosidades e a história por trás da produção sonora da franquia. Dos compositores e cantores às trilhas e álbuns da série. Sem mais delongas, vamos iniciar:

COMPOSITORES

Imagem


SPOILER



Sonic the Hedgehog e Sonic the Hedgehog 2 tiveram suas trilhas compostas por Masato Nakamura, parte do dueto (na época trio) japonês Dreams Come True; formado por Nakamura, Miwa Yoshida e Takahiro Nishikawa (que deixou a banda em 2002). Devido a desentendimentos financeiros entre ele e a SEGA, o compositor não voltou para os jogos seguintes. Porém, ele se manteve em bons termos com a companhia, inclusive lançando o álbum Sonic the Hedgehog 1 & 2 Original Soundtracks, com as versões "puras" de suas músicas, sem a compressão necessária para funcionar no Mega Drive. Ele também criou, junto de sua banda e o músico AKON, remixes da música "Sweet Dream"/"Sweet Sweet Sweet"; originalmente utilizada em formato instrumental nos créditos de Sonic the Hedgehog 2, para Sonic the Hedgehog (2006).

Imagem


SPOILER



Depois de anos de rumores e pesquisas, é tido como oficial que o astro pop Michael Jackson trabalhou na trilha sonora de Sonic the Hedgehog 3. Suas músicas compostas para o jogo foram as temas de ambos os atos das fases Carnival Night Zone e Launch Base Zone, além da tema de créditos, a tema do menu do modo Competition, a tema de Knuckles e a tema dos mini-bosses.

Imagem


SPOILER



Porém, Jackson não foi o único trabalhando na trilha do jogo. Sonic the Hedgehog 3 marcou a estréia do compositor Jun Senoue na franquia. Neste jogo, porém, ele apenas cuidou de efeitos sonoros e jingles. Seu primeiro trabalho compondo músicas foi em Sonic 3D Blast, e seu primeiro jogo como diretor musical foi Sonic Adventure, ao qual sua banda Crush 40 e outros compositores internos da SEGA o ajudaram a compor trilhas.

Imagem


SPOILER



O "sucessor" de Senoue, que viria a ser Tomoya Ohtani; compositor interno da SEGA que já trabalhou em franquias como Space Channel 5, Billy Hatcher, Super Monkey Ball e Rhythm Thief, começou compondo músicas para Sonic Adventure 2, para, de Sonic the Hedgehog (2006) em diante, se tornar o diretor musical da maioria dos jogos da franquia. Senoue voltaria esporadicamente para dirigir trilhas como Sonic and the Black Knight, Sonic the Hedgehog 4, Sonic Generations e o futuro Team Sonic Racing.

SPOILER



Outros compositores dirigiram trilhas sonoras de Sonic ao longo dos anos, dando seu próprio toque para as composições. Richard Jacques (Jet Set Radio, Headhunter, Little Big Planet 2) compôs trilhas como Sonic R e dos jogos da sub-série Sonic Boom, além de outras participações.

SPOILER



Hideki Naganuma; famoso por ser o compositor principal da série Jet Set Radio, compôs a trilha de Sonic Rush e Sonic Rush Adventure, incorporando todo o seu estilo musical nestes dois jogos.

SPOILER



O português Tee Lopes; conhecido por criar remixes de músicas de Sonic como hobbie, se tornou o compositor oficial do jogo Sonic Mania e da série de curtas Sonic Mania Adventures.

SPOILER



A banda americana Hyper Potions; formada por Ian "Sushi Killer" Tsuchiura e Kevin Villecco, que já havia contribuído para a trilha do popular jogo League of Legends, produziu a música "Porta Vista" para o trailer de Sonic Boom: Fire & Ice. Com uma recepção positiva, eles se tornaram um contato frequente da SEGA, produzindo múltiplas músicas para trailers de Sonic Mania. É possível encontrar remixes de músicas da franquia no canal do YouTube da banda.

SPOILER



CANTORES

Imagem


SPOILER



As primeiras músicas vocais da franquia foram "Sonic - You Can do Anything" e "Cosmic Eternity - Believe in Yourself"; as temas de abertura e créditos de Sonic CD, cantadas pela cantora de J-Pop Keiko Utoku, que também dublou Sonic no mesmo jogo. A música da versão americana, chamada "Sonic Boom", foi feita pela banda Pastiche. A música possuí duas versões, com instrumentais e letras diferentes: uma para a abertura e outra para os créditos. A cantora britânica T.J. Davis foi responsável pelas músicas do jogo Sonic R, compostas por Richard Jacques.

SPOILER



A partir de Sonic Adventure, músicas vocais se tornaram mais comuns na franquia, trazendo outros cantores de vários locais. Uma dessas é Nikki Gregoroff; cantora de algumas aberturas americanas do anime Pokémon, foi responsável pela tema vocal de Amy em Adventure, "My Sweet Passion".

Imagem


SPOILER



O rapper Hunnid-P possuiu apenas um dia para cantar 6 músicas para o jogo Sonic Adventure 2. Ainda assim, ele conseguiu produzir todas as músicas das fases de Knuckles, fora o remix de sua tema do primeiro Adventure ("Unknown from M.E."). Ele lançou no YouTube as músicas "K.T.E. Cypher" e "Fear no One", em homenagem à Knuckles e em comemoração aos lançamentos de, respectivamente, Sonic Mania e Sonic Forces.

Imagem


SPOILER



O vocalista de fundo e instrumentista Everett Bradley; que já trabalhou com populares cantores como Bon Jovi e Cyndi Lauper, foi responsável pelos vocais de fundo das fases de Shadow (e sua música tema, "Throw it All Away") em Sonic Adventure 2.

SPOILER



A casa de produção Remix Factory também trabalhou com cantores famosos, como Maddona e Britney Spears. A empresa trabalhou com a franquia pelas músicas "E.G.G.M.A.N." (tema do personagem em Sonic Adventure 2, cantada por Paul Shortino) e "Dreams of an Absolution" (tema de Silver em Sonic the Hedgehog de 2006, cantada pelo diretor Lee Brotherton), além de alguns remixes das mesmas músicas e parte da trilha de Sonic Rivals.

SPOILER



Jaret Reddick e sua banda Bowling for Soup; responsáveis pela tema vocal de Sonic Unleashed; "Endless Possibility", também é conhecida pela música de abertura da série de animação Phineas & Ferb.

Imagem


SPOILER



A banda Cash Cash, com os cantores Alex Luke Makhlouf e Jean Paul Makhlouf, foi responsável pelas temas de abertura ("Reach for the Stars") e créditos ("Speak With Your Heart") de Sonic Colors. A banda também foi responsável por várias temas instrumentais em Generations, como a versões clássicas de "Speed Highway", "Radical Highway", a tema do chefe "Big Arms" e um remix vocal de "Super Sonic Racing".

Imagem


SPOILER



Sonic Forces teve vários cantores para suas músicas vocais. Entre eles, Jon Underdown; cantor de "Fighting Onward" e "Virtual Enemies", cantou a tema de abertura "One Reason" do anime Deadman Wonderland, além de trilhas para franquia Gran Turismo. Nana Hatori, cantora com músicas disponíveis no YouTube e Spotify, foi responsável por "Moonlight Battlefield".

SPOILER



ÁLBUNS

Imagem


SPOILER



O primeiro álbum da série foi Super Sonic Dance Attack ~ Inter Galactica Dance Club, de 1992, que contém músicas originais utilizando efeitos sonoros e pedaços de trilhas de Streets of Rage e Sonic the Hedgehog. O primeiro lançamento de uma trilha sonora da série foi em 1994, com SONIC THE HEDGEHOG BOOM, contendo as trilhas de Sonic CD (americano) e Sonic Spinball.

SPOILER



Outras trilhas sonoras e discos promocionais foram lançados com os anos por diferentes distribuidoras, como Marvelous Entertainment para os álbuns de Sonic Adventure. Porém, começando com o álbum vocal de Sonic Heroes, a série começou a ser distribuída pela distribuidora interna da SEGA; Wave Master Entertainment. Com isso, foi possível uma frequência maior de lançamentos sonoros da série. Um desses álbuns veio do anime Sonic X, com as temas vocais e instrumentais utilizadas na série.

SPOILER



Em 2004, foi criado o serviço online SEGA Direct, para venda de merchandising baseado em seus jogos, incluindo trilhas sonoras, algumas exclusivas. Álbuns como Shadow the Hedgehog Original Soundtrax, Sonic Rush Original Groove Rush e Sonic Riders Shooting Star Story Original Soundtrack "Zero Gravity Tracks" foram alguns dos lançados pelo serviço, encerrado em 2008. Um dos álbuns do serviço, SEVEN RINGS IN HAND: Sonic and the Secret Rings Original Sound Track, possuía vários extras que podiam ser acessados ao colocar o segundo disco num computador, como wallpapers, artworks, entre outros.

Imagem


SPOILER



Em 2008 e 2009, foram lançadas as coletâneas especiais True Blue: The Best of Sonic the Hedgehog e True Colors: The Best of Sonic the Hedgehog Part 2, com músicas e remixes diversos da franquia, alguns nunca antes lançados, como remixes de "Open Your Heart", "Dreams of Absolution" e o remix de Super Smash Bros. Brawl de "Angel Island Zone".

Imagem


SPOILER



Iniciando com SONIC COLORS ORIGINAL SOUNDTRACK ViViD SOUND × HYBRiD COLORS, alguns dos álbuns da série tiveram o curioso fomato "de pé", com a arte do disco virada, deixando a "abertura" para baixo. Este formato seria usado novamente em SONIC LOST WORLD ORIGINAL SOUNDTRACK WITHOUT BOUNDARIES e SONIC FORCES VOCAL TRAXX [ON THE EDGE].

SPOILER



Vários álbuns comemorativos foram criados ao longo dos anos. SONIC THE HEDGEHOG 10th Anniversary, lançado junto de Sonic Adventure 2, possuí músicas de Sonic the Hedgehog, 2, CD, 3 & Knuckles, Sonic R e Adventure.

SPOILER



Uma linha especial de trilhas foi lançada para comemorar os 20 anos da franquia, desde seleções de músicas de Sonic Adventure, Adventure 2 e Heroes até os primeiros lançamentos completos das trilhas de Sonic the Hedgehog, 2 e a versão japonesa de CD, além de outras coleções especiais.

Imagem


SPOILER



No aniversário de 25 anos da série, foi feita uma parceria com a cafeteria japonesa Sweets Paradise, onde uma seleção especial de músicas da série seria tocada. Pessoas poderiam ganhar um CD com essas músicas em sorteios, em que se poderia participar com a compra na pré-venda de Sonic Boom: Fire & Ice. Este CD foi lançado digitalmente tempos depois.

Imagem


SPOILER



Alguns costumes se tornaram comuns ao longo da série. Vários jogos possuíam discos separados com as temas cantadas, deixando o álbum completo apenas com as instrumentais. Este costume se perdeu com o número menor de músicas com vocais feitas em jogos recentes, mas foi resgatado com Sonic Forces, apesar de todas as músicas cantadas estarem no álbum da trilha completa. Vários álbuns em vinil especiais foram criados, com a atenção focada para públicos de nicho que colecionam esta mídia. Jogos como Sonic Adventure, Adventure 2, Mania e Forces tiveram discos de vinil.

MÚSICAS


SPOILER



Algumas temas cantadas da série possuem múltiplas versões, desde remixes instrumentais utilizados em partes do jogo até remixes vistos anos após a música original. A tema principal de Sonic Adventure, "Open Your Heart", por exemplo, possuí 13 versões criadas ao longo dos anos. "His World", tema principal de Sonic the Hedgehog (2006), possuí 15 versões. "Reach for the Stars", "Knight of the Wind" e "Fist Bump" também possuem múltiplos remixes.

SPOILER



A cantora virtual japonesa Hatsune Miku teve um cover de "Live and Learn", tema principal de Sonic Adventure 2, disponível no álbum Miku Hatsune -Project DIVA- extend Special Collaboration Album VOCALOID extend REMIXIES, lançado como brinde de pré-venda de um dos jogos da personagem.

SPOILER



Devido a necessidade de se pagar royalties à Masato Nakamura para utilizar suas faixas de Sonic the Hedgehog e Sonic the Hedgehog 2, a SEGA não incluiu as trilhas das fases "Green Hill Zone", "Chemical Plant Zone" e "Oil Ocean Zone" nos álbuns de Sonic Mania. Esta também pode ser a razão pela empresa optar por músicas originais para as fases retornantes em Sonic Forces.

Imagem


SPOILER



Em jogos recentes da série, existe o costume de trazer orquestras ao redor do mundo para reproduzir as composições de seus respectivos jogos. Sonic Unleashed teve músicas feitas na Tokyo Philarmonic Orchestra, Sonic Colors teve trilhas conduzidas pela Amsterdam Session Orchestra, e Sonic Forces teve faixas criadas na famosa London Symphony Orchestra. Sonic Lost World criou uma orquestra interna para suas músicas, chamada Sonic Lost World Session Orchestra. A equipe musical do jogo possuiu cerca de 200 pessoas, sendo uma das maiores da franquia até hoje.

SPOILER



CONCLUSÃO

Imagem


SPOILER



E aí? Sabia de algum desses fatos? Conhece algum que não foi citado? Comente e vá ouvir algumas músicas agora.


CRÉDITOS


SPOILER



Fontes

  • Sonic News Network: Enciclopédia virtual da franquia.
  • VGMDb: Site dedicado a catalogar lançamentos oficiais de trilhas sonoras de jogos, animes e outras mídias.
  • piplupfan77 (YouTube): Canal com uma série dedicada a vídeos informativos sobre álbuns físicos da franquia.

Usuários

  • Pedrock: Ajuda nos banners de introdução e conclusão.
  • Marcio Mew: Por criar o Golden Month, que me fez criar vergonha na cara e me tornar ativo novamente. Só não espere muito mais disso nos próximos meses, vestibular e tal. Também me ajudou a montar imagens contendo múltiplos arquivos.

Trilhas Digitais

  • iTunes: Veja o extenso catálogo de trilhas sonoras da SEGA disponíveis.
  • Play Store: Com a SEGA iniciando suporte à loja recentemente, apenas as trilhas sonoras de Sonic Mania e Sonic Forces estão disponíveis.
  • Spotify: Várias trilhas sonoras estão disponíveis para ouvir, basta criar uma conta. O plano Premium é gratuito por 30 dias, e a versão gratuita (com propagandas) pode ser usada permanentemente.
Imagem
Por Pedrock

Userbars

Avatar do usuário

    • + 0

Mensagempor TextoJr. » Seg, 30 Jul 2018, 17:51

Parabéns aos dois viu, tópico lindo, muito bem feito e bastante detalhado. Tirando a do Michael Jackson eu não conhecia nenhuma dessas curiosidades, e não sabia que o Hyper Potions tinha começado no Sonic Boom: Fire and Ice, bem legal mesmo.
Imagem
Avatar do usuário

    • + 0

Mensagempor Mother_Mazza » Seg, 30 Jul 2018, 19:48

Ótimo tópico! Parabéns aos dois mesmo. :clap:

Mesmo com seus altos e baixos, meu compositor favorito da série é o Tomoya Ohtani. O trabalho dele em Sonic Unleashed e Sonic 06 foi maravilhoso e aquelas trilhas sonoras são algumas das minhas prediletas em videogames.

Já o mais desprezado seria o queridinho dos fãs de Sonic Adventure: Jun Senoue. Gostei bastante das músicas dele em SA1, mas a partir de SA2 o trabalho dele me pareceu meio..."genérico". Até o remix de Mega Man que ele fez para o Smash Ultimate me pareceu bem mediano e semelhante as suas criações anteriores.

Depois de anos de rumores e pesquisas, é tido como oficial que o astro pop Michael Jackson trabalhou na trilha sonora de Sonic the Hedgehog 3. Suas músicas compostas para o jogo foram as temas de ambos os atos das fases Carnival Night Zone e Launch Base Zone, além da tema de créditos, a tema do menu do modo Competition, a tema de Knuckles e a tema dos mini-bosses.

E o fato dele ter participado da composição dessas músicas infelizmente colocou a Sega num ninho de mafagafos.

Aparentemente, Sonic 3 & Knuckles não foram adicionados na última compilação de Mega Drive por problemas licenciais com essas faixas. Há até pessoas sugerindo que a Sega use o Tee Lopes mais uma vez para substituir as músicas problemáticas.
Imagem

Userbars

Avatar do usuário

    • + 1

Mensagempor Major » Seg, 30 Jul 2018, 23:48

Deleted by original poster.
Editado pela última vez por Major em Dom, 07 Out 2018, 17:28, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário

    • + 0

Mensagempor Pedrock » Ter, 31 Jul 2018, 23:47

Seu tópico ficou show, melhor do que imaginava que ficaria. Não imaginava que a série possuísse essa quantidade até que grande de cantores, e assim como o Texto, imaginava que a Hyper Potions tivesse começado no Mania. Esperava uns detalhes a mais sobre a contribuição do Michael Jackson na OST do Sonic 3, mas mesmo assim ainda ficou 10/10.
Parabéns, melhor tópico do concurso.
Imagem

Userbars

Avatar do usuário


Voltar para Nintendo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 5 visitantes