Os Designs de Pokémon através das gerações

Comente sobre seus monstrinhos preferidos, troque, batalhe, tire dúvidas e discuta as melhores estratégias.
    • + 0

Mensagempor Sheik » Seg, 25 Set 2017, 08:34

Eu tô brincando Ryuuma, calma ashshshs.
-
Eu acho que a questão do olho também é muito sobre o tom da franquia. Antes os pokémons eram mais sérios, mais "realistas". Hoje eles são mais infantis, justamente para o público se afeiçoar mais, daí a mudança nos olhares.
Imagem
SPOILER

WiiU: AmericanSheik
3DS: Manda um MP pra eu mandar o FC :v/ 3DS NNID: Sheike
Steam: RUSSIAN LOVAH MACHINE

• + 0

Re: Re:

Mensagempor Ryuuma » Seg, 25 Set 2017, 11:52

Blue Horizon escreveu:
Sheik escreveu:ótimo artigo, cara!
Eu acho bem interessante como os pokémon começaram a ter um traço mais simples, mas cada vez mais eles são mais detalhados.
Você não tem um blog não? Para eu linkar esse texto nas tretas aushuashuas

Que bom que curtiu, mano.

E n tenho n, linka o tópico mesmo ué.

Mastxadows escreveu:Exceto Ultra Beasts,elas tem um design cagado. :hehe:

Chegou o hater das ultra beasts :hehe:

MikaelJMuller escreveu:
Mastxadows escreveu:
Sheik escreveu:
Mastxadows escreveu:Exceto Ultra Beasts,elas tem um design cagado. :hehe:

Eu gosto da "Lillie" e da "Lusamine"
Eu só queria uma explicação das semelhanças delas com as UB

Sei lá,Lusamine é doida então deve ter tentado se parecer com uma Ultra Beast e tentou fazer a Lillie parecer também,a Lillie disse que só usava as roupas que a mãe maluca dela deixava.

Wow, até que é uma boa explicação, só não faz sentido por termos outros personagens que são parecidos com Ultra Beasts, como o Guzma e vários outros. Pessoalmente eu gosto das UB, a falta de órgãos sensoriais e estranheza nelas dão um clima muito legal e bizarro.
Aliás, bom artigo Blue Horizon.

Valeu, Mikael.E isso aí deveria ser explicado na USUM. será que o Mohn mais novo se parecia com o Buzzwole?

Ryuuma escreveu:Isso ai de "sugimori eyes" é mentira!

Isso foi uma observação feita por membros do reddit:
https://www.reddit.com/r/gaming/comment ... _all_look/

E os designer da gamefreak já deixaram claro que os olhos eram assim principalmente por limitações do design.
http://comicbook.com/2017/08/11/pokemon-eyes-change/

Enfim, eu sou relativamente saudosista, principalmente com esse lance dos olhos. Vejam só alguns exemplos de como o pokemon muda ABSURDAMENTE simplesmente por conta do formato dos olhos:
https://imgur.com/a/nWZMm

A realidade é que nas duas primeiras gerações, os pokemon eram mais simples por conta das limitações técnicas, consequentemente, isso gerou uma "identidade" pra o design dos bixinhos. Nas gerações seguintes, havia mais possibilidades e começaram a fazer os pokemon mais cheios de frufru.

Isso fica MUITO claro na terceira geração, na quarta também é aparente, mas o ápice foi a quita. Nas duas gerações mais recentes, aparentemente notaram isso e começaram a dar uma maneirada nos designs, para torná-los mais simples. Apesar de que ainda há algumas coisas que eu não concordo. Vejam os iniciais, por exemplo, que no inicio eram bixinhos que se tornavam monstrões badass. Nas duas gerações mais recentes, eles mudaram MUITO isso, baseando os iniciais em coisas muito específicas, tirando um pouco o lado monstruoso e dando a eles mais um ar quase que humano.
Pra quem não entendeu, passamos de dinossauro, tartaruga gigante, crocodilo, dragão e etc... para bruxo, ninja, sereia, lutador de mma...

Mas nem reclamo tanto, já fui bem genwunner, mas percebei que pokemon é muito mais do que só os designs. A quinta geração me ensinou muito com isso, pois considero a que possui os piores designs, mas a melhor em praticamente qualquer outro aspecto. Além disso, as gens 6 e 7 são melhores (em design) que as gens 3, 4 e 5. Ou seja, eles pararam de cagar mais e voltaram a melhorar =p

Algumas outras imagens só pra jogar aquela faísca básica =]
SPOILER

Na verdade, houve uma confusão aqui.

Sim, a imagem que usei pra ilustrar foi desse caso do reddit, mas nem todos ali são "Toriyama's Eyes", acho que deveria ter especificado isso no texto.

O próprio cara do Reddit só quis destacar que antes tinhamos muitos olhos retangulares, mas nem todo olho retangular que eles usavam era do mesmo estilo do Akira.

E eu li esse trecho da entrevista à Game Informer, e ele não desmente isso.Ele diz que "uma das razões" pra nova variedade de olhos foi a evolução gráfica dos jogos.

Além de estar se referindo a todos os olhos retangulares, n só os semelhantes ao estilo do Toriyama.

Acho que ele n falaria abertamente sobre essa influência.

Além disso, outro ponto que reforça a influência do Akira sobre a arte do Sugimori (o que é super normal, visto que na época o Akira influenciou muito a indústria, não foi só Pokémon), é que até em alguns personagens humanos ele costumava usar esses olhos.

SPOILER

Só pra complementar, eu não entendo muito de arte, então pra mim a única semelhança que consigo notar são os olhos (por isso foi a única citada no texto), mas essa influência vai além disso, e ele só foi mudando esse estilo dele para algo mais original quando começou a usar a arte digital. (Aqui fala um pouco sobre: https://prezi.com/m/hed_gym1c4ur/ken-sugimori/ )

Sobre a questão dos designs, é verdade isso que você falou dos iniciais, eu também notei.

Tem mais coisa que decidi não colocar no post porque é muito "abstrato", evitei pro texto não ficar confuso.

Uma delas é essa questão dos iniciais, que na verdade não abrange só os iniciais se formos parar pra analisar. Além da quantidade absurdas de humanóides nessa geração, os designs estão com mais "personalidade", provavelmente porque eles acham que já tem muito conceito igual, então fazem isso como uma forma de evitar que isso se agrave, como uma tentativa de criar conceitos mais originais talvez (ou só pra atrair a atenção das crianças mesmo).

Outra coisa que é a questão de como eles estão tentando utilizar a existência de movimento no mundo. Por exemplo: Rowlet girando a cabeça para trás, o disguise do Mimikyu, o efeito no Bico do Toucannoun, os "espinhos" na cabeça do Chespin quando ataca, as presas retráteis do M-Sharpedo, os espinhos do Togedemaru, Xerneas/Lunala/Solgaleo quanto atacam, e por aí vai.

Sei que isso não é exclusivo dos novos (Marill e sua cauda que ascende quando ataca), mas esse tipo de coisa não era tão comum nas gerações que utilizavam sprites, acho que eles não costumavam pensar muito nisso. Se eu não me engano, em alguma entrevista perdida por aí eles chegaram a comentar sobre...

Sobre os exemplos que você usou, a questão da simplicidade, acho que pesou muito a evolução gráfica, eu acho os designs da gen 1, em sua maioria, muito sem graça no 3D em especial o Blastoise :hehe:

E eu também tenho algumas dessas imagens que você postou aqui, além de alguns outros exemplos:

https://imgur.com/a/SlFqj

Na teoria o estilo de design antigo me parece melhor, mas na prática, pelo menos pra mim, percebo que não tem mais appeal nenhum, ficam parecendo animais normais o noivern parece mais um monstro de dragon quest, do que um pokémon com esse design da gen 1

Fico imaginando uma coisa dessa saindo em um trailer, acho que a essa altura não cabe mais no universo, eu ficaria com o modelo que estão usando agora, de menos detalhes porém mais cartunizado (gen 6 e 7).

As artworks ainda prefiro esse estilo antigo do Sugimori que a Mazza postou, isso faz falta.

Nossa, belas imagens que você postou da "inversão"de gerações. Eu vi algumas outras também que não encontrei.

Sobre a originalidade estar relacionada com a tentativa de dar personalidade aos designs. Eu concordo, é inevitável olhar para pokemon mais novos e não compará-los com versões das gerações antigas. A gen 5 sofreu MUITO com isso, vários pokemon de unova são associados a pokemon de Kanto. Coincidentemente, na geração seguinte passaram a dar personalidade aos monstrinhos =p
Sobre os designs atuais, realmente eles tem um diferencial pro lado bom. Na verdade, não perdem em nada pra gen 1~2, imo (com ressalva aos olhos =p). Inclusive, em termos de design, acredito que os tapus formam o melhor conjunto de lendários, superando até o design do trio de passaros e de bestas das gerações classicas.

Sobre a evolução gráfica, acredito que passamos por um período em que os designers não sabiam como usar aquilo, e criaram os designs esquisitos das gens 3~5. E depois passaram a rever as coisas, com isso temos os designs mais simples das gens atuais.

P.S: Posha, blastoise é meu favorito i.i

Sheik escreveu:Eu tô brincando Ryuuma, calma ashshshs.
-
Eu acho que a questão do olho também é muito sobre o tom da franquia. Antes os pokémons eram mais sérios, mais "realistas". Hoje eles são mais infantis, justamente para o público se afeiçoar mais, daí a mudança nos olhares.

Eu concordo em partes. Pois acho que a mudança nos olhos é mais antiga que a mudança de pensamento do publico alvo.

• + 2

Mensagempor Nightwalker » Seg, 25 Set 2017, 22:19

Bom trabalho com o tópico Blue Horizon ( e essa mudança de nome ai? rsrsrs). Nostalgia extrema é sempre um grande problema, incrível a capacidade de cegueira causada por isso. Acho que a parte mais importante no design de um pokémon é o contexto e inspiração. Muitas vezes a gamefreak utiliza lendas, contos e metáforas da região onde o jogo é baseada, como inspiração, e esse tipo de filosofia enriquece muito a ambientação dos jogos.

Mother-Mazza

Muito bela as artworks que você postou, realmente este efeito pintura a mão, agrega muito a estas artes.
Imagem

BEST OPEN WORLDS!!!!

Fantasy and Sci-fi together in one console

• + 0

Mensagempor Sheik » Ter, 26 Set 2017, 08:43

Ryuuma, a mudança de visual começou na Gen 2, já permitindo que eles fossem mais "vendíveis" como bonecos e mais bonitinhos nos animes, mas a mudança de olhos vai forte na geração 3, quando o anime bombava foda no mundo todo.
Imagem
SPOILER

WiiU: AmericanSheik
3DS: Manda um MP pra eu mandar o FC :v/ 3DS NNID: Sheike
Steam: RUSSIAN LOVAH MACHINE

• + 1

Mensagempor Nightwalker » Ter, 26 Set 2017, 14:36

Outra coisa que eu acho relevante é que a natureza não se dobra a concepção de belo, da espécie humana. Há no nosso mundo real, diversas formas de vida. Na concepção de uma boa fração dos humanos, uma barata é um ser feio, e um lobo é um ser belo. Mas isso é irrelevante para os mecanismos naturais, e muitas mais formas de vida, consideradas feias ou estranhas por nós existem. A própria noção humana de beleza é volátil, mudando entre culturas e com o tempo. E por isso é compatível até certo ponto, quando novos Pokémon, novas formas de vida, são apresentadas, uma parte não seja “esteticamente agradável”. Elas não existem, em sua totalidade, intrinsecamente para agradar e se encaixar nas nossas ideologias, elas existem parte porque possuem papel no equilíbrio natural e parte dada a própria natureza estocástica do universo.

Além disso, Pokémon, dentro do mundo da franquia, é uma designação dada pelos cientistas daquele mundo, para as outras formas de vida que nele habitam, e possuidoras de habilidades que os humanos não possuem. Dentro dessa definição um tanto vaga, formas de vida de outros planetas ou mesmo “outras dimensões” ainda podem ser classificadas como Pokémon. É apenas uma designação humana (dentro daquele universo) no final das contas, e não influência no que estas criaturas efetivamente são. De forma simples, não importa tanto se as ultra beasts são chamadas de aliens ou Pokémon, o que elas são, em essência, é mais um grupo de formas de vida drasticamente distintas dos seres humanos, independente da forma como são vistas por nós. E nesse ponto, o design às vezes abstrato das ultra beasts é adequado. Elas são diferentes, vieram a existir em um mundo onde talvez até as leis da física operam de forma distinta. Tão diferentes que podem vir a nos causar repulsa, confusão. Algo que ocorre com a maior fração dos humanos, quando não possuem mente flexível o suficiente para o inesperado. Agora claro, no ponto de vista de desenvolvimento de um game que seja atrativo para os consumidores, ao menos uma parte deve ir de acordo com as ideologias do publico alvo.
Imagem

BEST OPEN WORLDS!!!!

• + 1

Re: Os Designs de Pokémon através das gerações

Mensagempor Blue Horizon » Ter, 26 Set 2017, 19:46

Nightwalker

Perfeito, mano.

SPOILER

Eu gosto como os jogos mais recentes de Pokémon tentam tratar assuntos mais complexos, seja pela própria história principal ou por NPCs aleatórios, com diferentes pontos de vista sobre um mesmo assunto, o tipo de coisa que para as crianças que jogam o jogo deve passar, em sua maioria, despercebido, mas que os demais jogadores podem aproveitar e refletir sobre.No caso do plot da Sun e Moon e das UBs, o jogo bem que poderia se aprofundar nesse assunto na questão do amor da Lusamine pelos Nihilegos, trazendo à tona isso que você falou.

Não à toa o pessoal fica zuando que nós somos os reais vilões do jogo, afinal qual problema deixar ela lá com os Nihilegos? :hehe: além de estar totalmente fora de sí

• + 0

Re: Os Designs de Pokémon através das gerações

Mensagempor Nightwalker » Ter, 26 Set 2017, 20:20

Blue Horizon escreveu:Nightwalker

Perfeito, mano.

SPOILER

Eu gosto como os jogos mais recentes de Pokémon tentam tratar assuntos mais complexos, seja pela própria história principal ou por NPCs aleatórios, com diferentes pontos de vista sobre um mesmo assunto, o tipo de coisa que para as crianças que jogam o jogo deve passar, em sua maioria, despercebido, mas que os demais jogadores podem aproveitar e refletir sobre.No caso do plot da Sun e Moon e das UBs, o jogo bem que poderia se aprofundar nesse assunto na questão do amor da Lusamine pelos Nihilegos, trazendo à tona isso que você falou.

Não à toa o pessoal fica zuando que nós somos os reais vilões do jogo, afinal qual problema deixar ela lá com os Nihilegos? :hehe: além de estar totalmente fora de sí

Esse spoiler ai que você postou complementa bem o que eu falei, muito bem destacado ( e de novo, grande habilidade de gerar/encontrar fotos). Sim, acho legal também essa dose extra de filosofia nos jogos mais recentes. Sutil, claro, mais ainda sim, interessante.
Imagem

BEST OPEN WORLDS!!!!

• + 0

Mensagempor fabuzato » Qua, 27 Set 2017, 00:13

Nunca tive problema com o design que foi mudando conforme iam chegando novas gerações, o meu problema é só com pokemons que eu não gosto mesmo do design (Voltorb, Honedge e suas evoluções, enfim) o que é extremamente algo pessoal!

Anterior

Voltar para Pokémon Blast