[Discussão] Pokémon Ultra Sun & Ultra Moon

Comente sobre seus monstrinhos preferidos, troque, batalhe, tire dúvidas e discuta as melhores estratégias.
Índice do fórum Videogames Pokémon Blast
    • + 5

Re: [Discussão] Pokémon Ultra Sun & Ultra Moon

Mensagempor Matemática » Qua, 21 Jun 2017, 21:24

Ok, hora da situação hipotética: imaginem que a Nintendo lança um novo portátil, mata o 3DS e Pokémon vai lançar nesse novo console. Todos os fãs hardcore (e com condições) comprariam o console e a vida seguiria normal, certo? Agora porque é tão difícil isso acontecer com o Switch, sendo que ele tem funcionalidades de portátil também?

O Switch pode ser usado completamente como um portátil, se a pessoa quiser. Todos já devem ter visto que o Dock do Switch não tem alguma função dedicada e exclusiva além de exibir a imagem na TV, então se eu não quiser jogar na TV, eu tenho um portátil. TCHARAAAAAM
Vai ser mais incômodo porque é uma coisa gigante, mas eu já acho exagerado os 3DS XL, então é a vida. Portátil já deixou de ser console de bolso -q

Eu acredito que vá sair no Switch um jogo da linha principal, é que o foco será mudado, e também não condeno que acredita o contrário, mas acho realmente estranho pensar que vão manter o 3DS como a Nintendo bate o pé. O console já não é tão potente, e acredito que se for para vir >mais uma< geração por aí para o console, vai ter que ser, no mínimo, exclusivo da linha New 3DS e New 2DS, porque o old já não está mais aguentando o ritmo dos jogos. 

E a Nintendo só vai continuar espremendo o 3DS porque ele tem uma base instalada grande e é barato, então ajuda a equilibrar com o Switch. Mas se o Switch popularizar sem dúvidas o apoio ao 3DS vai ser igual a Nintendo apoiou o GameBoy Advance quando lançaram o DS.

De qualquer forma, espero que saiam bons jogos para ambas as plataformas. Tenho vontade de ter um Switch, mas sem Pokémon não tenho muito motivo para tentar comprar um (já que ainda é muito caro), e adoro meu 3DS. Quanto mais jogos para o lindinho, melhor lalala
Imagem

bee-boo-bop bee-bop bee-ba-boo-bop boo-boo
Userbars

• + 0

Mensagempor Blue Horizon » Qui, 22 Jun 2017, 00:53

Matemática 

Mas você acha a fórmula atual de Pokémon algo legal de se jogar na TV?

Resumidamente o meu ponto é esse, pra colocarem a série principal no Switch, e consequentemente deixar que os jogadores joguem na TV, vão ter que haver muitas mudanças que, pessoalmente, eu acredito que vai acabar descaracterizando demais a série.

Enfim, n adianta ficar teorizando muito, só eles sabem o que vão fazer, e ngm melhor do que eles pra saber o que é bom e o que não é, só expus minha opinião.A TPC e GameFreak sempre se mostraram muito dignas nesse aspecto, não é atoa que mesmo após 20 anos os jogos ainda sejam sucesso de vendas.

Desde que eles ainda levem em consideração o que é realmente bom para franquia ao invés do que só da dinheiro à curto prazo (ex DLCs que sempre foram contra), vai ficar tudo bem.

Acho que se mandarem a série pro Switch, mesmo que "na marra", é pq é o melhor a ser feito agora.Meu único receio é de estarem fazendo isso por pressão da Nintendo ou de acionistas, o pessoal da GF sempre foi contra Pokémon sendo jogado na TV, sempre disseram isso em entrevistas, e de repente temos o anúncio de um suposto jogo da série principal pro Switch.

Venha o que vier, só espero que saibam o que estão fazendo.Eu vou comprar de qualquer jeito, mesmo que seja pra dar hate dps. xd 

rodrigoborba

Sinceramente eu ainda acho cedo pra descartar um novo portátil, o Switch tem que "vingar" primeiro.É muito difícil, mas não impossível se vc parar pra pensar, quem sabe até algum tipo de variação do Switch, acho que vai depender se o mercado vai continuar reagindo bem ao console ou não.

edit
Não queria desvirtuar o tpc da USUM, é que o assunto meio que tem a ver.Mas poderiam criar um só pra esse jogo do Switch agora que ele foi anunciado.Não sei como funciona aqui, se qualquer um pode criar. xD
Imagem

• + 2

Mensagempor Marcio Mew » Qui, 22 Jun 2017, 01:50

Não sei que tipo de mudanças teriam que ser feitas pra adaptar pra TV, pra mim tirando o fato de ter uma tela a menos não vejo como não funcionaria no Switch, tanto que se tirar a tela debaixo em SM por exemplo e colocar ele na TV pra mim não faria diferença alguma no jogo. Quem não gostar de jogar na TV é só tirar o console da dock e jogar como portátil, levar pra cima e pra baixo como portátil e jogar aquelas multis cabulosas de 1 turn pq caiu, igual um portátil -q, não sei como poderia descaracterizar.

Meu único problema é que tá muito rápido, pode sair um jogo meia boca dai igual o Sun e Moon, mas fazer o que, se não anunciassem os "fans" iriam encher o saco por mais uns 2 anos. E Não fugindo tmb do assunto do tópico, por causa do jogo do Switch talvez USUM tenha uma vida menor que a B2W2.
Imagem

SPOILER

• + 1

Mensagempor Brake » Qui, 22 Jun 2017, 10:55

Também não acho que terão de adaptar tantas coisas para Pokémon por causa da TV. Acho que a maior mudança vai ser o fato de que eles terão de voltar a trabalhar com uma tela só, e mesmo assim não é algo de outro mundo já que as três primeiras gerações foram todas em portáteis de tela única.

Sobre isso da Game Freak ser contra de Pokémon na TV, eles mesmos disseram que sempre trabalham com o que há de futuro da Nintendo. No caso, agora parece ser o Switch, então eles trabalharão com o Switch. Vale lembrar que o Switch não deixa de ser um portátil também, então não vai ser algo tão absurdo de se pensar.

Os maiores problemas que vejo nisso é a questão do público e dos preços. O Switch tem uns preços bem salgados se comparado ao que o público de portáteis costuma pagar, mas creio que isso se ajeitará no futuro com revisões mais baratas do Switch, talvez (como o 2DS) e quando o console se popularizar mais.

Aliás, os jogos de Pokémon estão cada vez mais se aproximando de "jogos de console de mesa". Sun & Moon são exemplos recentes: a quantidade de cutscenes do jogo é imensa se compararmos com qualquer jogo anterior da franquia.
Imagem
Set feito pelo Kãrbie
USERBARS

• + 0

Mensagempor Matheus Aquino » Qui, 22 Jun 2017, 11:45

Exatamente. Acho que a questão é justamente essa a visão.
Se pensarmos como fãs, não, melhor, como consumidores, podemos chegar a conclusão que dividir a série para os dois consoles seria plausível - se não, melhor.

Mas se pensarmos como administradores, faz mas sentido optar pela migração. Todo o planejamento em uma empresa grande é sempre feito a longo prazo. Eles estão focados na produção de mais unidades de NS e vão acabar migrando suas grandes franquias para lá. 
Mas a família DS vende bem, muito bem na verdade, logo dúvido que eles vão descontinua-lo principalmente se levarmos em consideração o modo de consumo japonês - eles amam portáteis e existem uma gama de jogos lá que jamais veremos aqui e vendem muito, muito mesmo.

O perfil ocidental já é mias diferenciado, a preferencia por consoles de mesa e PCs é maior do que as dos portáteis, uma vez que utilizamos os celulares para essa função.

Agora se a GF não fosse tão atrelada a Nintendo, fazendo com que a Pokemon company tivesse maior liberdade, a franquia já estaria muito mais evoluída e diversificada. Só agora, por exemplo, e que a Nintendo começou a investir em em jogos mobile. Esse paternalismo é um tanto quanto prejudicial, cria um protecionismo desnecessário e faz com que empresa entre em uma inércia estrutural, mudando apenas quando surgem novos competidores. observa-se isso no caso Yo-kai Watch VS Pokemon.

Enfim desculpe-me a extensão. Estou no meio de um TCC e trabalho nessa área, acabo me animando.

Ah, e uma coisa é certa. JAPONÊS NÃO DA PONTO SEM NÓ, se ele quer que você compre algo ele fara você desejar comprar. kkkk 
Editado pela última vez por Matheus Aquino em Qui, 22 Jun 2017, 11:54, em um total de 1 vez.

• + 1

Mensagempor Alejandro_ » Qui, 22 Jun 2017, 11:50

Você fala como se a TV tivesse que ter um modo de jogabilidade diferente... Por quê? Acredito com 100% de certeza que o Pokémon no modo portátil será igual ao do modo TV, sem nenhuma alteração ( a não ser que no portátil eles usem o touch nos menus).

• + 2

Mensagempor Matheus Aquino » Qui, 22 Jun 2017, 12:00

Alejandro_ escreveu:Você fala como se a TV tivesse que ter um modo de jogabilidade diferente... Por quê? Acredito com 100% de certeza que o Pokémon no modo portátil será igual ao do modo TV, sem nenhuma alteração ( a não ser que no portátil eles usem o touch nos menus).

Eu penso, na verdade, na capacidade de processamento atual da família DS e da reação dos consumidores. Tipo se eu tenho um NS, por exemplo, e vejo que o meu pokemon é só um port, mesmo que tenha melhorias gráfica ficaria chateado. E se eu tenho um 3ds e vejo que a a versão de NS é superior, também.

Se for 100% igual seria um disperdicio do potencial gráfico do NS. Pegaria mal, mas venderia do mesmo jeito. E jogos core de pokemon vendem consoles.

E sem contar os gastos com novas equipes de programadores, marketing localizado....

============================================

Aparentemente a Pokemon company oficializou.

Pokemon 2018 no Switch

http://www.pokemothim.net/2017/06/pokem ... -sera.html

a entrevista 

https://venturebeat.com/2017/06/21/nint ... -and-more/

• + 0

Mensagempor Marcio Mew » Qui, 22 Jun 2017, 14:33

Matheus Aquino escreveu:Exatamente. Acho que a questão é justamente essa a visão.
Se pensarmos como fãs, não, melhor, como consumidores, podemos chegar a conclusão que dividir a série para os dois consoles seria plausível - se não, melhor.

Porque? Provavelmente não teremos mais consoles portátil da Nintendo, o Switch serve para unificar os dois, não há como dividir se não terá mais consoles. A Menos que você esteja falando de fazer mais uma geração no 3DS... Nesse caso ficaria horrivel, o bicho não aguenta mais, 3DS tem que ficar só nessa setima geração e dps bye bye
Matheus Aquino escreveu:Mas se pensarmos como administradores, faz mas sentido optar pela migração. Todo o planejamento em uma empresa grande é sempre feito a longo prazo. Eles estão focados na produção de mais unidades de NS e vão acabar migrando suas grandes franquias para lá. 
Mas a família DS vende bem, muito bem na verdade, logo dúvido que eles vão descontinua-lo principalmente se levarmos em consideração o modo de consumo japonês - eles amam portáteis e existem uma gama de jogos lá que jamais veremos aqui e vendem muito, muito mesmo.

A Família Gameboy tmb vendia horrores mesmo assim a Nintendo criou a família DS. O Que está acontecendo com 3DS e Switch é o mesmo que aconteceu com GBA e DS, é diferente um do outro mas é o mesmo publico. Os consumidores japoneses de fato sempre preferiram portáteis, mas isso não impede (Já não está impedindo) o Switch de vender muito lá, afinal como já dissemos ele tmb é portátil só que mais poderoso.

Matheus Aquino escreveu:Eu penso, na verdade, na capacidade de processamento atual da família DS e da reação dos consumidores. Tipo se eu tenho um NS, por exemplo, e vejo que o meu pokemon é só um port, mesmo que tenha melhorias gráfica ficaria chateado. E se eu tenho um 3ds e vejo que a a versão de NS é superior, também.

Se for 100% igual seria um disperdicio do potencial gráfico do NS. Pegaria mal, mas venderia do mesmo jeito. E jogos core de pokemon vendem consoles.

Dificilmente seria um port, com certeza é oitava geração, nem faria o minimo sentido lançar um port pro Switch.
Imagem

SPOILER

• + 0

Mensagempor Blue Horizon » Qui, 22 Jun 2017, 21:49

Marcio Mew escreveu:Não sei que tipo de mudanças teriam que ser feitas pra adaptar pra TV...

Brake escreveu:Também não acho que terão de adaptar tantas coisas para Pokémon por causa da TV. Acho que a maior mudança vai ser o fato de que eles terão de voltar a trabalhar com uma tela só, e mesmo assim não é algo de outro mundo já que as três primeiras gerações foram todas em portáteis de tela única.

Alejandro_ escreveu:Você fala como se a TV tivesse que ter um modo de jogabilidade diferente... Por quê? Acredito com 100% de certeza que o Pokémon no modo portátil será igual ao do modo TV, sem nenhuma alteração ( a não ser que no portátil eles usem o touch nos menus).

Sério? Sinceramente, talvez seja questão de opinião, mas pra mim vão desde de coisas grandes até coisas pequenas.

Profundidade. Pokémon sempre foi um jogo com narrativa mais rasa, algo que não demanda tanta atenção pra ser desfrutado, que você pode jogar na rua, no ônibus, no metrô, no trabalho, em qualquer lugar. As falas são rasas, onde mesmo as suas escolhas nos diálogos não modificam em absolutamente nada o enredo da história. Eu vejo o próprio sistema de insígnias/trials como algo inerente a isso. Eles são o objetivo principal, e isso permite que você possa jogar enquanto faz uma viagem até o trabalho e interromper a jogatina a qualquer momento, que não vai ficar totalmente perdido no progresso do jogo.

É uma experiência totalmente pessoal. As conquistas do jogo são conquistas pessoais, difíceis de serem compartilhadas, não vejo como algo ideal de se assistir enquanto um amigo joga na TV da minha sala, por exemplo. Muito menos algo legal de se emprestar o controle, afinal o time, os ataques, foi tudo outra pessoa quem escolheu. Até para assistir, a história em sí não tem lá grandes desafios e reviravoltas, mesmo em BW e SM, que são considerados por muitos os melhores jogos da série em questão de história, a coisa só começa a ficar interessante mesmo lá pro final do jogo. Não precisa nem ser citado que não conta com um "controle 2" pra jogar com o amigo ao lado.

Sistema de combate simples e monótono. Os Z-moves e as Mega Evoluções trouxeram um pouco mais de ação aos jogos, algo necessário para transição ao 3D, mas numa tela de TV isso ainda é pouco, some isso ao sistema de grinding usado pra evoluir no jogo e você terá a fórmula certa para dormir no sofá.

E essas são só algumas coisas. Vamos ser realistas, a fórmula de Pokémon não foi projetada para consoles de mesa, só não vê isso quem não quer.

O jogo pode funcionar no console do jeito que ele é hoje? Pode. Mas fica longe de atingir 100% da competência que exerce no portátil, porque originalmente ele não foi projetado para isso.

E mesmo assim provavelmente eu jogaria e gostaria, talvez você também não se incomodasse, mas nós não podemos responder por toda a comunidade, os problemas continuariam existindo para uma grande parte dos jogadores, mesmo que isso não incomodasse tanto a mim ou a você.

E nós só estamos falando do fator gameplay. Tem muita coisa envolvida como já falei e como já citaram aí, inclusive questões comerciais.

Pocket Monsters = Monstros de Bolso

Imagem
Editado pela última vez por Blue Horizon em Ter, 18 Set 2018, 20:24, em um total de 3 vezes.
Imagem

• + 1

Mensagempor Pedrock » Qui, 22 Jun 2017, 23:22

AshKetchum escreveu:
Marcio Mew escreveu:

Imagem

cof cof 
Imagem
Sim, é um DS, mas o old 3DS é do mesmo tamanho dele, então...
Imagem

Userbars

• + 1

Mensagempor Matemática » Qui, 22 Jun 2017, 23:23

Olha, eu até poderia concordar com tudo o que o sr. aí em cima disse, se ainda estivessemos em 2005, presos na terceira geração. Pokémon saindo dos portáteis e indo para os "consoles de mesa" parece tão estranho à primeira vista quanto Super Smash Bros saindo dos consoles de mesa e indo para um portátil (e cá entre nós, acho o Smash de 3DS mais legal justamente por poder jogar em qualquer lugar, combina muito mais).
Mas então, aqui vai minha opinião, completamente pessoal. Não tenho como objetivo ficar sendo do contra nem nada do tipo.

Facilmente podem me considerar em viciado em Pokémon. Eu não digo que sou super fã ou algo assim, mas adoro a franquia e sempre que tenho oportunidade dou prioridade para jogos dela. Eu tenho dinheiro para comprar poucos jogos, mas de todos os que eu tenho mais da metade são Pokémon, e de todas as horas gastas no meu 3DS mais de 3000 horas foram com Pokémon. Eu jogo para me divertir, mas não vejo o jogo como tão casual assim. Não que eu seja super hardcore que só quer saber de batalhar e GG, mas eu gosto de muitos elementos do jogo, e fácil passo muito tempo em casa um deles. Me perco jogando, tento treinar o máximo de coisas que vejo, capturar tudo, jogar os minigames, e por aí vai. Para mim, Pokémon saindo em um "console de mesa" não é uma quebra de paradigmas tão grande, pois eu já passo muito tempo jogando, e na maioria das vezes eu jogo em casa mesmo (quando estou fora de casa, com amigos, eu jogo coisas mais focadas no multiplayer rápido mesmo, como Smash ou Mario Kart). Pokémon na TV seria só tornar a experiência mais confortável em casa.
Claro, a versatilidade dos portáteis é encantadora, e por isso que acho que o jogo cai como uma luva para o Switch, porque você não precisa necessariamente jogar apenas em casa. Se eu quiser sair e jogar com meus amigos na rua, eu levo o Switch e lá vamos nós. Estou em casa, e vou morrer no final de semana jogando Pokémon? Só plugar o negócio na tv e lá vamos nós perder uns dias das nossas vidas lalala

O Switch é o console atual com a menor rigidez quanto a ser de mesa ou portátil, e Pokémon é bem como o cara acima disse mesmo: é a história de cada um. Se o Marcio curte jogar em casa, ele pluga no PC e se diverte. Se o Brake gosta de jogar no meio da rua fugindo de bandido, ele vai lá e se diverte também. E sobre o Switch ser grande para um portátil, é como eu falei antes: acho até o tamanho do 3DS XL exagerado. Não conheço uma pessoa que tenha o console e não o guarde preferencialmente na mochila, e não no bolso. Aquele trambolho é enorme, só tem anda com bermuda de soldado tem como colocar aquilo no bolso lalalala

Sobre isso do sistema de batalhas e tal, é como dar um tapa na cara de todos os RPGs por turnos que existem. Só precisa dar uma melhorada nas animações dos golpes e pronto, fica mais dinâmico. E isso não acontecia nos jogos antigos justamente por causa da limitação da plataforma (imagina ter que atrelar mais de 100 animações diferentes para cada um dos pokémon. Isso dá mais de 8 mil animações só para os moves. Colocar tudo isso em um jogo de 3DS é bem difícil, mesmo as animações dos jogos já tendo melhorado muito da gen 5 para a 6 e 7).
Profundidade varia de pessoa para pessoa. Eu sou completista, gosto de ter todos os pokémon, batalhar com todos os treinadores, pegar todos os itens e tal. Se outras pessoa jogam só seguindo reto mesmo, espero que elas se divirtam tanto quanto eu me divirto da forma como jogo, assim todos ficam felizes. E sobre "passar o controle" e "segundo player", são 192763829 outros jogos que são assim também. Eu mesmo não deixo outras pessoas jogarem meu sabe de Zelda, tem 3 slots lá justamente para casa um jogar o seu -q

Enfim, isso é meu ponto de vista justamente nessas questões de gameplay. Ponto de vista econômico ou algo assim eu faço a mínima, já que sei que as 3 empresas são doidas e fazem o que dá na telha delas, além de eu entender nada disso tudo. Só espero que, se sair para o Switch, dê para comprar o console a tempo e jogar logo essa coisa linda, yay.
Imagem

bee-boo-bop bee-bop bee-ba-boo-bop boo-boo
Userbars

• + 0

Mensagempor Marcio Mew » Qui, 22 Jun 2017, 23:40

AshKetchum escreveu:
Sério? Sinceramente talvez seja questão de opinião, mas pra mim vão desde de coisas grandes até coisas pequenas.

Profundidade.Pokémon sempre foi um jogo casual e simples, algo que não demanda tanta atenção pra ser desfrutado, que você pode jogar na rua, no ônibus, no metrô, no trabalho, em qualquer lugar.As falas são rasas, onde mesmo as suas escolhas nos diálogos não modificam em absolutamente nada o enredo da história.Eu vejo o próprio sistema de insígnias/trials como algo inerente a isso.Eles são o objetivo principal, e isso permite que você possa jogar enquanto faz uma viagem até o trabalho e interromper a jogatina a qualquer momento, que não vai ficar perdido na história do jogo.

Ok, mas como isso impede o jogo de ser jogado na TV? Eles podem fazer exatamente da forma que sempre foi só que na TV. Se vc for sair de casa é só levar o Switch, essa é a principal novidade dele, poder jogar na TV e tirar e levar pra qualquer lugar.
AshKetchum escreveu:
É uma experiência totalmente pessoal.As conquistas do jogo são conquistas pessoais, difíceis de ser compartilhadas, não vejo como algo ideal de se assistir enquanto um amigo joga na TV da minha sala, por exemplo.

Então não assista, se ele estiver jogando na TV pegue um almanacão da turma da Monica e faça os passatempos até o talo.
AshKetchum escreveu:
Muito menos algo legal de se emprestar o controle, afinal o time, os ataques, foi tudo outra pessoa quem escolheu.Até para assistir, a história em sí não tem lá grandes desafios ou reviravoltas, mesmo em BW e SM, que são considerados por muitos os melhores jogos da série em questão de história, a coisa só começa a ficar interessante mesmo lá pro final do jogo.Não precisa nem ser citado que não conta com um "controle 2" pra jogar com o amigo ao lado.

Basicamente você acredita que o jogo perderá save único ao ir pra mesa? Cara, hj em dia save único virou coisa comum até fora dos portáteis, Xenoblade por exemplo tem save único. No fim seria a mesma coisa que sempre foi.
AshKetchum escreveu:
Sistema de combate simples e monótono.Os Z-moves e as Mega Evoluções trouxeram um pouco mais de ação aos jogos, algo necessário para transição ao 3D, mas numa tela de TV isso ainda é pouco, some isso ao sistema de grinding usado pra evoluir no jogo e você terá a fórmula certa para dormir no sofá.

Eu sempre joguei Pokémon em casa, sentado na minha cama e por varias horas, se realmente isso fosse entediante não seria onde estou jogando que resolveria, não importa se você está na TV ou num portátil, se vc acha que é entediante vc achará de toda a forma.
AshKetchum escreveu:
E essas são só algumas.Vamos ser realistas, a fórmula de Pokémon não foi projetada para consoles de mesa, só não vê isso quem não quer.

Eu ainda quero ver, pois ainda não vi nada que impeça de ir, até por que o Switch é portátil tmb.
AshKetchum escreveu:
E nós só estamos falando do fator gameplay.Tem muita coisa envolvida como já falei e como já citaram aí, inclusive questões comerciais.

Imagem

Nintendo DSi XL

Imagem

Nintendo 3DS XL

Imagem

Edit: Droga o Pedrock me ninjou numa das imagens
Imagem

SPOILER

• + 0

Mensagempor Blue Horizon » Sex, 23 Jun 2017, 01:36

Matemática escreveu:Olha, eu até poderia concordar com tudo o que o sr. aí em cima disse, se ainda estivessemos em 2005, presos na terceira geração.

Hey, calma "sr aí em cima".Talvez eu só esteja interpretando mal, mas é só uma discussão amigável, uma conversa, não tenho o mínimo intuito, nem saco na verdade, de ficar criando inimizade por aí na internet.

Agora focando no assunto: e o que mudou  de 2005 pra cá em relação ao que eu disse? xd

Matemática escreveu:Pokémon saindo dos portáteis e indo para os "consoles de mesa" parece tão estranho à primeira vista quanto Super Smash Bros saindo dos consoles de mesa e indo para um portátil (e cá entre nós, acho o Smash de 3DS mais legal justamente por poder jogar em qualquer lugar, combina muito mais).
Mas então, aqui vai minha opinião, completamente pessoal. Não tenho como objetivo ficar sendo do contra nem nada do tipo.

Certo, estamos todos aqui emitindo opiniões, acredito eu.

Matemática escreveu:Facilmente podem me considerar em viciado em Pokémon. Eu não digo que sou super fã ou algo assim, mas adoro a franquia e sempre que tenho oportunidade dou prioridade para jogos dela. Eu tenho dinheiro para comprar poucos jogos, mas de todos os que eu tenho mais da metade são Pokémon, e de todas as horas gastas no meu 3DS mais de 3000 horas foram com Pokémon. Eu jogo para me divertir, mas não vejo o jogo como tão casual assim. Não que eu seja super hardcore que só quer saber de batalhar e GG, mas eu gosto de muitos elementos do jogo, e fácil passo muito tempo em casa um deles. Me perco jogando, tento treinar o máximo de coisas que vejo, capturar tudo, jogar os minigames, e por aí vai. Para mim, Pokémon saindo em um "console de mesa" não é uma quebra de paradigmas tão grande, pois eu já passo muito tempo jogando, e na maioria das vezes eu jogo em casa mesmo (quando estou fora de casa, com amigos, eu jogo coisas mais focadas no multiplayer rápido mesmo, como Smash ou Mario Kart). Pokémon na TV seria só tornar a experiência mais confortável em casa.
Claro, a versatilidade dos portáteis é encantadora, e por isso que acho que o jogo cai como uma luva para o Switch, porque você não precisa necessariamente jogar apenas em casa. Se eu quiser sair e jogar com meus amigos na rua, eu levo o Switch e lá vamos nós. Estou em casa, e vou morrer no final de semana jogando Pokémon? Só plugar o negócio na tv e lá vamos nós perder uns dias das nossas vidas lalala

O Switch é o console atual com a menor rigidez quanto a ser de mesa ou portátil, e Pokémon é bem como o cara acima disse mesmo: é a história de cada um. Se o Marcio curte jogar em casa, ele pluga no PC e se diverte. Se o Brake gosta de jogar no meio da rua fugindo de bandido, ele vai lá e se diverte também. E sobre o Switch ser grande para um portátil, é como eu falei antes: acho até o tamanho do 3DS XL exagerado. Não conheço uma pessoa que tenha o console e não o guarde preferencialmente na mochila, e não no bolso. Aquele trambolho é enorme, só tem anda com bermuda de soldado tem como colocar aquilo no bolso lalalala

Sobre isso do sistema de batalhas e tal, é como dar um tapa na cara de todos os RPGs por turnos que existem. Só precisa dar uma melhorada nas animações dos golpes e pronto, fica mais dinâmico. E isso não acontecia nos jogos antigos justamente por causa da limitação da plataforma (imagina ter que atrelar mais de 100 animações diferentes para cada um dos pokémon. Isso dá mais de 8 mil animações só para os moves. Colocar tudo isso em um jogo de 3DS é bem difícil, mesmo as animações dos jogos já tendo melhorado muito da gen 5 para a 6 e 7).
Profundidade varia de pessoa para pessoa. Eu sou completista, gosto de ter todos os pokémon, batalhar com todos os treinadores, pegar todos os itens e tal. Se outras pessoa jogam só seguindo reto mesmo, espero que elas se divirtam tanto quanto eu me divirto da forma como jogo, assim todos ficam felizes. E sobre "passar o controle" e "segundo player", são 192763829 outros jogos que são assim também. Eu mesmo não deixo outras pessoas jogarem meu sabe de Zelda, tem 3 slots lá justamente para casa um jogar o seu -q

Enfim, isso é meu ponto de vista justamente nessas questões de gameplay. Ponto de vista econômico ou algo assim eu faço a mínima, já que sei que as 3 empresas são doidas e fazem o que dá na telha delas, além de eu entender nada disso tudo. Só espero que, se sair para o Switch, dê para comprar o console a tempo e jogar logo essa coisa linda, yay.

Compreendo.Também faço tudo isso.Na Sun e Moon, e na XY também se não me falha a memória, eu apertei A em tudo que era possível apertar A.Sem brincadeira, se tinha uma gaveta eu apertava A pra ver o que a gaveta "falava" (a propósito, é só um exemplo, tenho ctz de não ter visto nenhuma gaveta pra apertar A).

Assim como você, eu não me importaria da fórmula atual na TV do jeito que ela é, mas acredito se tratar de uma exceção, acho que pro público em geral, não é exatamente o que eles esperam de um jogo de console, mesmo que seja Pokémon.

Sobre o RPGs de turno: bom, é verdade que RPGs de turno em geral também não fazem aquele sucesso todo em consoles de mesa hoje em dia, com exceções que souberam se "aprimorar" com o tempo, como FF, mas são coisas diferentes. Esses geralmente não tem a narrativa mais rasa como a de Pokémon, você ao menos fica envolvido em outros aspectos.

E entenda quando digo que eu, pessoalmente, não acharia entediante as batalhas na TV, só acho que o público em geral provavelmente esperaria outra coisa, e é por isso que acredito que seriam necessárias mudanças.

No caso do "multiplayer", "passar o controle", é verdade, tem inúmeros outros jogos assim, e pra console de mesa, e eu acho que todos eles saem perdendo por isso.

Marcio Mew escreveu:
AshKetchum escreveu:
Sério? Sinceramente talvez seja questão de opinião, mas pra mim vão desde de coisas grandes até coisas pequenas.

Profundidade.Pokémon sempre foi um jogo casual e simples, algo que não demanda tanta atenção pra ser desfrutado, que você pode jogar na rua, no ônibus, no metrô, no trabalho, em qualquer lugar.As falas são rasas, onde mesmo as suas escolhas nos diálogos não modificam em absolutamente nada o enredo da história.Eu vejo o próprio sistema de insígnias/trials como algo inerente a isso.Eles são o objetivo principal, e isso permite que você possa jogar enquanto faz uma viagem até o trabalho e interromper a jogatina a qualquer momento, que não vai ficar perdido na história do jogo.

Ok, mas como isso impede o jogo de ser jogado na TV? Eles podem fazer exatamente da forma que sempre foi só que na TV. Se vc for sair de casa é só levar o Switch, essa é a principal novidade dele, poder jogar na TV e tirar e levar pra qualquer lugar.

Isso não me impede de jogar na TV.Isso afasta grande parte do público que for jogar na TV.

Marcio Mew escreveu:
AshKetchum escreveu:

É uma experiência totalmente pessoal.As conquistas do jogo são conquistas pessoais, difíceis de ser compartilhadas, não vejo como algo ideal de se assistir enquanto um amigo joga na TV da minha sala, por exemplo.

Então não assista, se ele estiver jogando na TV pegue um almanacão da turma da Monica e faça os passatempos até o talo.

Ou faço melhor ainda: jogo outra coisa.É o que a maioria do público faria.xD 

Você está falando como se tudo que falei lá encima fossem impedintes de levar a série pro Switch, quando na verdade o que venho argumentando é que: para levar a série ao Switch seriam necessárias mudanças.Mudanças essas que, na minha opinião, faria Pokémon deixar de ser Pokémon, por isso gostaria que a série continuasse nos portáteis do jeito que ela é, e que fosse seja lá o que ela deveria ser no Switch.Acho que não preciso ficar repetindo isso.

Estamos do mesmo lado aqui...

Marcio Mew escreveu:
AshKetchum escreveu:
Muito menos algo legal de se emprestar o controle, afinal o time, os ataques, foi tudo outra pessoa quem escolheu.Até para assistir, a história em sí não tem lá grandes desafios ou reviravoltas, mesmo em BW e SM, que são considerados por muitos os melhores jogos da série em questão de história, a coisa só começa a ficar interessante mesmo lá pro final do jogo.Não precisa nem ser citado que não conta com um "controle 2" pra jogar com o amigo ao lado.

Basicamente você acredita que o jogo perderá save único ao ir pra mesa? Cara, hj em dia save único virou coisa comum até fora dos portáteis, Xenoblade por exemplo tem save único. No fim seria a mesma coisa que sempre foi.

Não disse isso.Não faço muita ideia de como mudar isso, mas também nunca pensei sobre.Existem inúmeras alternativas, quem sabe o que eles poderiam fazer se realmente o quisessem mudar.

Marcio Mew escreveu:
AshKetchum escreveu:
Sistema de combate simples e monótono.Os Z-moves e as Mega Evoluções trouxeram um pouco mais de ação aos jogos, algo necessário para transição ao 3D, mas numa tela de TV isso ainda é pouco, some isso ao sistema de grinding usado pra evoluir no jogo e você terá a fórmula certa para dormir no sofá.

Eu sempre joguei Pokémon em casa, sentado na minha cama e por varias horas, se realmente isso fosse entediante não seria onde estou jogando que resolveria, não importa se você está na TV ou num portátil, se vc acha que é entediante vc achará de toda a forma.

Aqui eu discordo, mas novamente é uma questão de opinião.

Eu não acharia entediante - pelo menos eu penso que não -, você não acharia entediante, mas acho que o público em geral acharia.

No portátil a tela é consideravelmente pequena e você já não espera muita coisa.

Fora que o grinding de Pokémon é cansativo, eu acho bem difícil o pessoal NO GERAL gostar de jogar isso durante muitas horas na TV sem ficar entediado.

Os Z-moves e as Megas deram uma amenizada nisso, mas na minha opinião seria preciso algo diferente.Talvez o que o Matemática falou dê uma dinamizada, além de outras coisas aqui que lembrei que existiam em BW que podiam voltar e ajudariam bastante, apesar de não resolver por completo.

Marcio Mew escreveu:
AshKetchum escreveu:
E essas são só algumas.Vamos ser realistas, a fórmula de Pokémon não foi projetada para consoles de mesa, só não vê isso quem não quer.

Eu ainda quero ver, pois ainda não vi nada que impeça de ir, até por que o Switch é portátil tmb.

Não disse que impede de ir.Disse que acredito que são necessárias mudanças para que fosse feita a transição da melhor forma possível.

Marcio Mew escreveu:
AshKetchum escreveu:

E nós só estamos falando do fator gameplay.Tem muita coisa envolvida como já falei e como já citaram aí, inclusive questões comerciais.

Sinceramente? Eu nem frisei tanto no negócio do tamanho.Só postei a imagem por causa do contexto mesmo, pra mostrar que Switch não é bem o dispositivo que vocês estão pregando que é.Mas se é pra discutir o tamanho do Switch: nessa imagem dá pra ver que ainda tem uma diferença considerável do 3DS XL pra ele.O XL dificilmente cairia do bolso, ainda que não fosse impossível, o Switch cai fácil. xD

O 3DS cabe perfeitamente na mão de uma criança, mesmo o XL.O Switch não.

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/imag ... itL4HvwI3w

https://m.imgur.com/HpSJS7Q

Enfim, a imagem foi só pra dar contexto, mas o XL continua sendo muito mais fácil de carregar que o Switch.Quem sabe uma variação futura dele resolva isso.

edit 

Aliás é muito quote, dsculpe por isso.Vou tentar dar uma amenizada aqui editando algumas partes 
Editado pela última vez por Blue Horizon em Ter, 18 Set 2018, 21:08, em um total de 7 vezes.
Imagem

• + 0

Mensagempor Marcio Mew » Sex, 23 Jun 2017, 02:21

AshKetchum escreveu:
Marcio Mew escreveu:
AshKetchum escreveu:

Isso não me impede de jogar na TV.Isso afasta o público que for jogar na TV.

Basta não jogar na TV então, jogue apenas no modo portátil e GG. Como eu já disse o Switch é portátil e mesa ao mesmo tempo, todos são livres para escolher a forma que vai jogar, se vai ser na TV ou em Portatil.
AshKetchum escreveu:
Marcio Mew escreveu:
AshKetchum escreveu:

Você está falando como se tudo que falei lá encima fossem impedintes de levar a série pro Switch, quando na verdade o que venho argumentando é que: para levar a série ao Switch seriam necessárias mudanças.Mudanças essas que, na minha opinião, faria Pokémon deixar de ser Pokémon, por isso gostaria que a série continuasse nos portáteis do jeito que ela é, e que fosse seja lá o que ela deveria ser no Switch.Acho que não preciso ficar repetindo isso.

É Isso que ainda não consigo entender, o por que vc acredita que Pokémon irá/terá que sofrer grandes mudanças no Switch? Sendo que pode ser a mesma coisa que sempre foi, é isso o que eu vejo quando penso na franquia no Switch, a mesma coisa que sempre foi só que num console com mais poder gráfico. Só isso.

AshKetchum escreveu:por isso gostaria que a série continuasse nos portáteis do jeito que ela é

Mas a franquia vai continuar nos portáteis, por que o Switch é um portátil tmb. A Nintendo não matou o 3DS ainda por medo de acontecer com o Switch o mesmo que com o Wii U, mas é claro como o dia que o Switch é sucessor tanto do Wii U quanto do 3DS e que se ele continuar com as ótimas vendas não existirá mais consoles portáteis, ao menos vindo da Nintendo, o "portátil" sucessor do 3DS já existe e se chama Switch.
AshKetchum escreveu:
Marcio Mew escreveu:
AshKetchum escreveu:

Eu não acharia entediante - pelo menos eu penso que não -, você não acharia entediante, mas acho que o público em geral acharia.

E Por que o publico acharia? Como eu já disse não faz diferença um jogo estar na TV ou em portátil, se ele for ruim ele será nos dois, se for bom será nos dois, a unica coisa que muda é a tela que vc sai de uma pequena pra ir pra uma grande

AshKetchum escreveu:No portátil a tela é consideravelmente pequena e com o estilo que Pokémon sempre adotou, casual, você já não espera muita coisa.

Então quer dizer que o tamanho da tela influencia no jogo? Tá serto

AshKetchum escreveu:É quase como pegar algum desses jogos de celular e colocar em um console de mesa e colocar pra jogarem na TV.

Na verdade isso existe e aos montes, tem diversos consoles android por ai, como o Ouya por exemplo e bem... Quem joga não deve dar uma foda pra isso, afinal a unica coisa que se perderia ai é o touch screen pois o jogo seria o mesmo no celular e na TV. Inclusive não duvido que tenha smarts TVs ai que rodam jogos de android.

EDIT: Além disso, tmb dá pra jogar os jogos do PS Vita na TV, acho que o PSP tmb tinha isso.
AshKetchum escreveu:
Marcio Mew escreveu:
AshKetchum escreveu:

Sinceramente? Eu nem frisei tanto no negócio do tamanho.Só postei a imagem por causa do contexto mesmo, pra mostrar que Switch não é bem o dispositivo que vocês estão pregando que é.Mas se é pra discutir o tamanho do Switch: nessa imagem dá pra ver que ainda tem uma diferença considerável do 3DS XL pra ele.O XL dificilmente cairia do bolso, ainda que não fosse impossível, o Switch cai fácil. xD

Enfim, a imagem foi só pra dar contexto, mas o XL continua sendo muito mais fácil de carregar que o Switch.Quem sabe uma variação futura dele resolva isso.

edit 

Aliás é muito quote, dsculpe por isso.Vou tentar dar uma amenizada aqui editando algumas partes 

Tire os Joycons e coloque no outro bolso, a tela tem quase o tamanho de um celular comum. Inclusive fazendo isso ele cabe direitinho no bolso até melhor que o DS XL e 3DS XL, fica realmente parecendo um celular. E Bom, não importa se um é mais facil de carregar que o outro ainda sim ambos precisam de mochilas pra serem transportados pelo seu tamanho colossal.

Sobre os quotes eu acho que é de boas, a unica coisa que acho que ficaria melhor é se vc usasse a formatação padrão do forum e não Arial 15, na hora de citar e separar como eu fiz fica um caos e é muito fácil se perder e bugar o tópico.
Imagem

SPOILER

• + 0

Mensagempor Blue Horizon » Sex, 23 Jun 2017, 04:18

Marcio Mew escreveu:
AshKetchum escreveu:
Marcio Mew escreveu:
AshKetchum escreveu:

Isso não me impede de jogar na TV.Isso afasta o público que for jogar na TV.

Basta não jogar na TV então, jogue apenas no modo portátil e GG. Como eu já disse o Switch é portátil e mesa ao mesmo tempo, todos são livres para escolher a forma que vai jogar, se vai ser na TV ou em Portatil.

Mas não faz sentido eles produzirem o jogo pensando apenas no modo portátil já que o Switch é, nas palavras da própria Nintendo, um console de mesa.

Marcio Mew escreveu:
AshKetchum escreveu:
Marcio Mew escreveu:
AshKetchum escreveu:

É Isso que ainda não consigo entender, o por que vc acredita que Pokémon irá/terá que sofrer grandes mudanças no Switch? Sendo que pode ser a mesma coisa que sempre foi, é isso o que eu vejo quando penso na franquia no Switch, a mesma coisa que sempre foi só que num console com mais poder gráfico. Só isso.

Porque o Switch é um console de mesa.

Marcio Mew escreveu:
AshKetchum escreveu:por isso gostaria que a série continuasse nos portáteis do jeito que ela é

Mas a franquia vai continuar nos portáteis, por que o Switch é um portátil tmb. A Nintendo não matou o 3DS ainda por medo de acontecer com o Switch o mesmo que com o Wii U, mas é claro como o dia que o Switch é sucessor tanto do Wii U quanto do 3DS e que se ele continuar com as ótimas vendas não existirá mais consoles portáteis, ao menos vindo da Nintendo, o "portátil" sucessor do 3DS já existe e se chama Switch.

Se voltar umas páginas vai ver que eu disse que alternativas não faltam.Não precisa necessariamente continuar a linha do DS.

Marcio Mew escreveu:
AshKetchum escreveu:
Marcio Mew escreveu:
AshKetchum escreveu:

E Por que o publico acharia? Como eu já disse não faz diferença um jogo estar na TV ou em portátil, se ele for ruim ele será nos dois, se for bom será nos dois, a unica coisa que muda é a tela que vc sai de uma pequena pra ir pra uma grande

AshKetchum escreveu:No portátil a tela é consideravelmente pequena e com o estilo que Pokémon sempre adotou, casual, você já não espera muita coisa.

Então quer dizer que o tamanho da tela influencia no jogo? Tá serto

Não é só uma questão de "tamanho da tela"...

Marcio Mew escreveu:
AshKetchum escreveu:É quase como pegar algum desses jogos de celular e colocar em um console de mesa e colocar pra jogarem na TV.

Na verdade isso existe e aos montes, tem diversos consoles android por ai, como o Ouya por exemplo e bem... Quem joga não deve dar uma foda pra isso, afinal a unica coisa que se perderia ai é o touch screen pois o jogo seria o mesmo no celular e na TV. Inclusive não duvido que tenha smarts TVs ai que rodam jogos de android.

EDIT: Além disso, tmb dá pra jogar os jogos do PS Vita na TV, acho que o PSP tmb tinha isso.

É claro, e faz muito sucesso...só que não.

É tão difícil assim perceber que são coisas diferentes? Projetadas para propósitos diferentes? Imagina ter que ficar ligando seu ps3 de 3 em 3 horas para abrir seu baú no Clash Royale (isso é só um exemplo).

Marcio Mew escreveu:
AshKetchum escreveu:

Marcio Mew escreveu:
AshKetchum escreveu:

edit 

Tire os Joycons e coloque no outro bolso, a tela tem quase o tamanho de um celular comum. Inclusive fazendo isso ele cabe direitinho no bolso até melhor que o DS XL e 3DS XL, fica realmente parecendo um celular. E Bom, não importa se um é mais facil de carregar que o outro ainda sim ambos precisam de mochilas pra serem transportados pelo seu tamanho colossal.

Sobre os quotes eu acho que é de boas, a unica coisa que acho que ficaria melhor é se vc usasse a formatação padrão do forum e não Arial 15, na hora de citar e separar como eu fiz fica um caos e é muito fácil se perder e bugar o tópico.

Certo, isso é verdade, apesar de não mudar o fato de ainda ser desconfortável para crianças pequenas segurarem.Mas além do mais, como eu disse, eu nem argumentei nada na hora que tivesse relação com a foto, foi só pra contexto, o tamanho não importa muito, eles lançam uma versão menor depois de qualquer forma, se isso se tornar um problema.

Sobre a fonte: valeu o toque.Na verdade eu não mudo fonte, não mudo nada, posto crú mesmo, só que geralmente eu digito tudo no Google Doc porque acho mais conveniente pra textos um pouco mais extensos, porque aí consigo reler o conteúdo todo com mais facilidade (posto pelo celular), e só depois colo aqui e talvez por isso às vezes ocorra uns bugs quando tento mexer em algo nos bb codes, além do tamanho da fonte ficar esquisito, mas valeu o aviso.

É tanto quote que acabei bagunçando tudo, mas acho que agora tá legível.
Imagem

AnteriorPróximo

Voltar para Pokémon Blast