Comparação gráfica entre Legends Arceus e o trailer de Scarlet e Violet:
Não precisa nem colocar legenda. Fica claro quais são do Legends e quais são de Scarlet e Violet (e detalhe, algumas nem mesmo foram retiradas de screenshot de trailer, mas baixadas diretamente do site oficial).
Minha impressão: o gráfico do Legends é longe de ótimo.
Aliás, depois eu acabei assistindo aquele vídeo da Digital Foundry que citaram no outro tópico que estávamos conversando e descobri que eles utilizaram uma técnica de upscaling pra 1080p, o que faz com que algumas coisas pareçam piores. Eu joguei grande parte da jogatina, praticamente toda, em modo portátil. Então provavelmente tive uma impressão bem melhor do que deveria. E com certeza, o que vemos nos trailer sofre de renderização e compressão. Mas, ainda assim, tá nível Sun e Moon isso aí. Textura de baixíssima qualidade pra todo lado. Como disse, espero que apresente uma grande melhora já no próximo trailer.
Agora vamos ao trailer propriamente dito, informações do site oficial e algumas teorias mais condizentes:
Pela arquitetura e visual de coisas mostradas no trailer, nome de iniciais (
Fuecoco,
Sprigatito) e itens do cenário do quarto do trailer, como mapas, dá pra perceber que a região dessa vez é inspirada em locais da Espanha e, talvez, também Portugal.
Ainda é incerta e de poucos indícios inspiração em Portugal, somente sobre Espanha é confirmado.
Apesar de ainda não sabermos seu nome, juntando duas partes do trailer, onde aparecem pedaços de mapas, pendurados na casa do protagonista, também é possível ter uma boa visão do mapa da região:
O nome dos jogos, Escarlate e Violeta, parecem ter alguma relação com laranjas e uvas. Não só as cores denotam isso, como também alguns itens presentes no quarto e no jogo, assim como o efeito visual aplicados aos logos nos trailers.
Isso poderia implicar em alguma coisa relacionada ao visual dos ainda não revelados lendários.
A cor escarlate, ao invés do laranja, provavelmente é inspirada num dos 3 tipos existentes de
laranja sanguínea ou laranja-de-sangue, Sanguinello, que é de origem espanhola.
Pela roupa dos protagonistas, fãs supõem que façam parte de um tipo de escola. E anda sobre eles, um pequeno novo detalhe que pode passar despercebido é que eles iniciam com roupa padrão de cor diferente, a depender obviamente da versão do jogo que estiver jogando.
Levando essas informações em conta e também a dualidade que o trailer faz com as 2 frutas, trazendo espécies de emblemas com elas grafadas, fãs rumoram também que a campanha do jogo gire em torno de algum tipo de competição entre diferentes escolas. Outros rumoram que a campanha do jogo gire em torno de competição entre grupo de escoteiros.
A teoria de que os protagonistas fazem parte de algum tipo de escola ganha força ao notarmos NPCs, aparentemente que não os protagonistas, com uniformes semelhantes:
No quarto apresentado no trailer, há ainda um terceiro símbolo que tem chamado a atenção. Um símbolo que se assemelha a uma teia de aranha. É rumorado que seja uma terceira escola ou grupo de escoteiros, ou mesmo a equipe vilã do jogo.
Voltando aos logos, uma coisa interessante são esses símbolos presentes nos logos japoneses:
Uma vez que os logos japoneses de XY traziam o símbolo da Mega Evolução, os de ORAS traziam a Red Orb e Blue Orb, itens necessários para transformaçao Primal Reversion de Groudon e Kyogre, os de SM traziam algo semelhante a um Z-Crystal, item necessário para uso dos Z-moves, e que os de USUM traziam símbolo semelhante ao da transformação Ultra Burst de Ultra Necrozma, é especulado que esses símbolos façam alusão a uma nova mecânica de batalha.
Pela cidade que vemos no trailer mostrar também um padrão de cores com todos os 18 tipos no chão central de sua praça (a propósito, já contaram e tem apenas os antigos, sem nenhum tipo novo dessa vez), alguns fãs rumoram que a nova mecânica de batalha faça alusão a inclusão de novos tipos e/ou um terceiro slot de tipagem a Pokémon.
Outros usam o formato do símbolo (de 6 pontas) para teorizar que seja uma nova mecânica relacionada a aumento dos stats, uma vez que temos 6 deles (HP, Atk, Def, Sp.Atk, Sp.Def, Spe).
Mas vale lembrar que o símbolo, assim como o presente nos logos japoneses de SwSh, o qual era referente apenas a ênfase na nova campanha de ginásios, podem novamente fazer referência a algo que não uma nova mecânica de batalha.
Uma coisa que o site diz é que o jogo vai ser mundo aberto, o primeiro da série. O trailer também dá um sneak peek do que parece ser o novo design dos Centro Pokémon. O que também, em conjunto com a informação anterior, poderia dar um indício da filosofia de design do próprio jogo.
A julgar pelo trailer, eles mais se parecem com PokéStops de Pokémon GO. Pra quem não conhece, em Pokémon GO há essas construções em que você passa e apenas "gira" (toca) no ícone para ganhar itens. Portanto, é rumorado que agora você precise apenas passar próximo ou interagir com um desses pontos para que seu time seja totalmente curado, o que pode indicar uma ênfase do jogo em exploração.
Outra coisa interessante a se notar é que eles parecem estar seguindo com um estilo de arte inédito pra saga core.
Nesse jogo, além do estilo visual dos protagonistas, menos puxado pro anime e mais puxado para animações ocidentais, muito mais parecidos com personagens do jogo Detetive Pikachu ou New Pokémon Snap do que com o estilo usado até então na saga core (o que tem gerado controvérsia), os Pokémon também parecem seguir um estilo diferente dessa vez, mais realista.
Pokémon como Seviper e Larvitar aparecem mostrando texturas de escamas, enquanto outros, como Lucario e Hisuian Zoroark, são vistos com texturas de pelugem.
Também é possível ver que os modelos detêm melhorias feitas em Legends Arceus, onde seus olhos e bocas agora são realmente modelados, e não mais simples texturas. É esperado também que o jogo retenha também outras melhorias de Legends, como em animações.
O que não está claro ainda é se o jogo adotará mecânicas populares de Legends, como a nova mecânica de captura ou mesmo o novo sistema de batalha.
Apesar de ainda não revelado, ao menos temos um grande indício de que as batalhas, assim como Legends Arceus, se passarão no overworld, mundo em que o jogador se encontra, e não mais em backgrounds genéricos.
Temos essa indicação através da screenshot acima, onde é mostrado o personagem em batalha em um cenário não plano.
Uma coisa (lamentável) a se notar é um aviso presente no site japonês, onde mostra um Hisuian Zoroark e fala sobre a conectividade dos jogos com Pokémon HOME.
Há um disclaimer, logo abaixo, dizendo que apenas Pokémon que aparecerem em Scarlet e Violet poderão ser transferidos de HOME, o que indica que realmente não voltarão atrás com a decisão controversa de passar a não mais incluir todos Pokémon nos jogos.
Se formos nos guiar pelos jogos mais recentes, é esperado apenas um pequeno número de novos Pokémon, geralmente em torno de 80, mas algo interessante a se lembrar é que é possível que nessa geração finalmente alcancemos a entrada de Pokédex #1.000. Isso porque Enamorus, último Pokémon da oitava geração, ocupa o número #905 da National Pokédex, faltando assim apenas 95 monstros pra que alcancemos a marca.
Sobre quando teremos novas notícias, se a campanha de marketing for seguir o mesmo padrão de jogos de abertura de geração (geração Pokémon) anteriores, é esperado que tenhamos novos trailers mensalmente, sempre no início do mês, começando a partir de maio. Já a data de lançamento, se não for imprevisível, pode ficar pra
.