por Vítor M. Costa » Dom, 14 Mar 2021, 10:32
Eu não acho que Pokémon entregou pouco no 3DS. Dadas as limitações do portátil, a franquia evoluiu bastante nesse console. Trouxe bons gráficos em 3D (principalmente em Sun/Moon), aperfeiçoou algumas coisas da jogabilidade (como, por exemplo, facilitou a forma de usar o Exp. Share no Pokémon X/Y) e não teve medo de trazer novidades, como megaevolução em X/Y e trocar a dinâmica narrativa usual (com lutas de ginásio) no Sun/Moon. Esse jogos tinham alguns problemas de performance e suas novidades, mesmo que tímidas, não foram bem aceitas por todos, o que é natural. Alguns queriam ainda mais mudanças; outros, menos. Mas, de qualquer forma, o sucesso comercial que teve no 3DS me parece que foi bem justificável, e a aclamação crítica desses títulos faz jus a isso.
Agora... no Switch, aí sim eu vejo que a franquia está entregando produtos de uma qualidade questionável, em comparação com o que a franquia trazia até então. Não só pelo gráfico e pela performance que deixam a desejar em relação ao hardware (Switch), mas também pela falta de conteúdo em Sword/Shield, que só veio a ser razoavelmente suprida com DLCs. Além disso, credito que o salto técnico e de novidades de design do Pokémon X/Y desde os Pokémon de DS foi muito maior que o salto entre e o Sun/Moon e o Sword/Shield, isso que a diferença de poder e possibilidades em hardware entre DS e 3DS é muito menor que entre 3DS e Switch. Isso para não entrar na questão do enredo... Pokémon X/Y possui sem dúvida um dos melhores enredos (senão o melhor) da série.
Eu gosto dos Pokémon clássicos, e meu favorito continua a ser Soul Silver, por várias razões que não convém a essa discussão, mas me senti na obrigação de defender aqui os títulos de 3DS, sinto que às vezes são um tanto injustiçados.
"How many are there in you? Whose hopes and dreams do you encompass? Could you but see the eyes in your own, the minds in your mind, you would see how much we share."
— Vortigaunt, Half-Life 2 (Valve)