Robert Prado escreveu:Eu posso estar errado, mas remasterização não é justamente atualizar a resolução? Na sua forma mais básica, seria isso. Entendo que é uma boa pratica ir além disso.
Btw, não me importo em ter mantido 4:3. Sempre jogo no aspect ratio original...
Estou satisfeito, Mario 64 por exemplo, eu jogo no N64 com mod RGB em uma PVM para extrair o melhor da imagem daquele tempo e se tem uma forma de jogar com imagem boa na sala, já me dou por satisfeito.
Entendo que os remasters citados pelo Arth vão além e isso deveria ser a regra, mas são exceções.
Atualizar a resolução, sim, inclusive das texturas. Pega qualquer versão remasterizada, ela faz pelo menos isso, por mais básica que seja - vide The Last of Us, por exemplo. Já esse port aí só aumentou a resolução de renderização. É como se eu pegasse um game de PC lançado em 1996, fosse nas configurações e mudasse a resolução para 1080p. Se os modelos poligonais e texturas não tiverem sido remasterizadas, não dá pra chamar de remaster.
Para efeitos de comparação, tirei umas screenshots de Mario 64 no emulador com a resolução interna 4 vezes maior, proporção 16:9 e um pacote de texturas HD. O resultado é 100% amador, mas dá para notar a diferença: