Os itens mais interessantes de Mother 3

A empresa, seus consoles, franquias e personagens.
Índice do fórum Videogames Nintendo
    • + 5

Os itens mais interessantes de Mother 3

Mensagempor Star Kirby » Qui, 23 Mar 2017, 13:16

Imagem

A um tempo atrás eu fiz um tópico falando sobre os itens mais interessantes de Earthbound. Enquanto que Earthbound (ou Mother 2, como é chamado no Japão) possui uma grande diversidades de itens divertidos de usar, a sua continuação, Mother 3, não fica muito atrás nesse quesito.

Esse incrível jogo possui inúmeros equipamentos, itens de cura, itens ofensivos, entre outros, que possuem utilidades e efeitos inusitados e bizarros, tornando a experiência do jogo como um todo bastante única!

Sendo assim, hoje iremos falar sobre os itens mais interessantes de Mother 3!

Aviso: este tópico pode conter leves spoilers do enredo de Mother 3.

Imagem
Imagem Ancient Banana

Vamos iniciar o tópico com um item com um efeito bem simples: a Ancient Banana, que causa uma certa quantidade de dano no alvo. O que é mais inusitado nesse item é menos o seu efeito, e mais o fato de este efeito ser praticamente o mesmo de um outro item recorrente na franquia Mother: bombas.

Enquanto que causar dano no inimigo por bombas, foguetes, etc, não é algo estranho, causar dano nele por fazê-lo escorregar em uma casca de banana é um tanto quanto...diferente. E o bizarro mesmo é o quão ridiculamente eficiente essa casca de banana é, porque, como dá pra ver na imagem do item, essa coisa consegue fazer até mesmo um tanque enorme escorregar e se machucar.

Como um tanque consegue escorregar em uma casca de banana eu não sei, mas considerando que estamos falando de um jogo de Mother, algo bizarro assim acontecendo é totalmente normal...

Imagem
Imagem DCMC Pamphlet

O panfleto da banda DCMC é uma arma (sim, uma arma) equipável por diversos personagens do jogo. Eu acho que eu já disse o que tem de tão estranho nesse item. É uma arma. Este mero panfleto se encaixa na mesma categoria que tacos de metal, luvas de ferro, frigideiras, etc.

O efeito primário dele é basicamente aumentar o ataque de quem está o equipando por +8. Isso não é tanto, pra falar a verdade, essa é mais ou menos a força de alguns equipamentos iniciais dos personagens. Mas uma coisa me intrigou quando fui ver os efeitos de outros equipamentos do jogo: o item Lighter's Lumber aumenta o ataque apenas em +7. Então, sim, o DCMC Pamphlet é capaz de causar um dano maior que uma enorme e pesada tora de madeira. Eu já disse que adoro esse jogo?

Um efeito extra do item é ele poder ser utilizado para deixar fãs do DCMC com inveja. Pois é, mostrar pros outros um item que você tem e eles não é uma importante tática de batalha em Mother 3! E isso é um efeito de batalha mesmo, onde você amostra o DCMC Pamphlet pra certos inimigos (como Pigmasks) e faz eles perderem alguns turnos por estarem sentindo inveja de você.

Imagem
Imagem Fresh Milk e Imagem Rotten Milk

Já parou pra pensar que comida quase nunca estraga nos jogos? Em Ocarina of Time, por exemplo, o Lon Lon Milk sempre fica fresquinho, mesmo depois de você dormir por 7 anos com ele guardado em seu frasco. Felizmente (ou infelizmente), Mother 3 é um pouco mais realista nesse quesito.

O Fresh Milk é um item de cura comum, que restaura 80 pontos de HP para quem tomá-lo. Até aí tudo bem, mas depois de deixar o seu leite guardado em seu inventário por um tempinho, você percebe que a cor dele mudou... pois é, o seu Fresh Milk estragou e virou um Rotten Milk, que cura míseros 10 pontos de HP!

Tudo bem que por um lado não é muito legal ter um item que depois de um tempinho vai ficar quase que inútil caso você não o consuma, mas por outro lado, isso é um detalhe até que bem realista posto nesse item específico. Alimentos que estragam com o tempo não são tão comuns assim em jogos, então ter algo do tipo em Mother 3 é algo que torna sua experiência com o jogo bem mais interessante e única!

Imagem
Imagem Trivia Cards

As Trivia Cards são 4 itens bem...especiais, que estão divididos pelo jogo. Cada uma dessas 4 cartas está situada em um local específico, e elas tem um efeito bem peculiar, que é o de fazer perguntas ao inimigo.

Pois é, perguntas. Cada carta possui uma pergunta diferente, com uma resposta específica, que só pode ser respondida por Pigmasks. Mas o que isso faz, exatamente? Ataca o inimigo? Faz com que ele perca um turno? Causa algum efeito? Não. Essas cartas não fazem absolutamente nada. Você usa o item no inimigo, e ele tenta te dar uma resposta, e a resposta será diferente, dependendo da classe do Pigmask que está sendo questionado.

Mesmo assim, eu acho legal ressaltar esses itens no tópico, o efeito causado por elas é tão...mundano e inútil, que elas terminam sendo bem interessantes! Além do mais, é divertido ver qual resposta cada inimigo dará pra você, dependendo da pergunta que você fizer.

Por exemplo, a Trivia Card 1 pergunta "Qual é o slogan de Earthbound?", e o Pigmask Major vai te responder "Esse jogo fede!", e o pior é que ele está correto!

Imagem
Imagem Dung

Mother 3 é um jogo em que um dos itens é literalmente uma bola de bosta. Eu acho que este é o item que melhor retrata a diferença entre itens de Mother 3 e os itens de outros jogos, e eu falo isso porque eu nunca vi nenhum jogo que tenha cocô como um dos itens.

Esta esfera de excremento tem exatamente o efeito que você espera: ela não faz praticamente nada. Você não pode vender esse item, não pode usar em batalha, não pode usar nos seus personagens (felizmente)...essa bola de bosta é literalmente uma bosta!

Mas ela tem um "efeito" um tanto quanto peculiar. No deserto onde esse item é encontrado, existe um oásis, e perto desse oásis resite um besouro rola-bosta chamado Wan Sum Dung. Caso você ofereça uma bola de esterco à ele, o besouro irá te fornecer uma certa quantidade de experiência, dependendo da qualidade do esterco que ele receber.

Como você ganha experiência por entregar dejetos à um besouro eu não sei, mas à essa altura eu não deveria estranhar mais nada vindo desse jogo...

Imagem
Imagem Thief's Tools

Na franquia Mother como um todo, PSI é o equivalente à magia presente em RPGs mais tradicionais, porém nem todos os personagens são capazes de usar PSI. Para solucionar este problema, Mother 3 deu a cada um deles técnicas especiais de combate, que no caso do personagem Duster, são suas ferramentas de ladrão:

Imagem Wall Staples: Prendem certos inimigos na parede por alguns turnos;
Imagem Stag Beetle: Faz com que o adversário olhe para trás, deixando-o vulnerável;
Imagem Smoke Bomb: Faz com que o inimigo chore, e acerte ataques com menos frequência;
Imagem Hypno-Pendulum: Põe o oponente para dormir, mostrando seus batimentos cardíacos;
Imagem Scary Mask: Reduz o ataque de seu alvo;
Imagem Tickle Stick: Reduz a defesa de seu alvo.

O mais interessante nelas é o quão bem elas substituem ataques PSI. Nenhuma dessas ferramentas causa dano, mas todas possuem uso ilimitado, tornando-as bem equilibradas, como também fazem com que Duster seja um personagem bem útil durante o jogo, já que ele também possui uma enorme velocidade, geralmente utilizando suas ferramentas antes mesmo dos inimigos terem a oportunidade de atacar!

Em resumo, esses itens são meios alternativos muito criativos para movimentos PSI, e certamente merecem ser citados nesse tópico!

Imagem
Imagem Peculiar Cheese

Já falamos anteriormente sobre o Fresh Milk, que possui uma propriedade bem curiosa de estragar caso ele não seja consumido. Porém, ele não é o único item em Mother 3 que recebeu propriedades criativas...

O Peculiar Cheese, como o nome já indica, é um item bem peculiar, que possui o efeito interessante de curar quantidades diferentes de HP dependendo do personagem que o consome. Se o personagem que o consumir amar queijo, o item irá curar 60 pontos de HP. Porém, caso ele não goste, irá curar apenas 20-30 pontos.

Esse queijo pode não ser lá o mais útil do mundo, mas mesmo assim, assim como o Fresh Milk, esse efeito adicional peculiar que ele possui adiciona bastante detalhe e caracterização! Isso é até algo que eu gostaria de ver mais em outros jogos. Personagens diferentes devem ter preferências alimentares diferentes, e consequentemente, efeitos diferentes para cada alimento que eles consomem!

Imagem
Imagem Doorknob

Essa maçaneta não possui nenhum efeito. Ela é literalmente apenas isso, só uma maçaneta. Você não pode usar em batalha, não pode usar nos personagens, não pode equipar, não pode vender, não pode fazer praticamente nada com ela.

Mas o que mais chama atenção nesse item não é o seu efeito, mas sim a sua mera existência no jogo como um todo. Você vê ela pela primeira vez no início do Capítulo 1, quando o Thomas acidentalmente remove ela da porta da casa do Flint em um momento de pânico. Desde então, você a vê aparecendo nos mais diversos momentos do jogo, causando as mais bizarras situações, e tudo isso acontecendo sem muita explicação. Algumas vezes você vai até tentar pegá-la, mas sempre terá algo mundano te impedindo de obtê-la.

O que essa maçaneta significa não se sabe exatamente, as opiniões sobre o seu significado variam bastante. Algumas pessoas dizem que ela representa a felicidade, sempre sendo tirada das mãos dos personagens da história. Outros dizem que representa o mundo do jogo como um todo. Mas se tratando de Mother, existem duas possibilidades: ou ela possui um significado profundo e filosófico, simbolizando os acontecimentos do jogo, ou não significa nada, é só uma maçaneta aleatória.

De um jeito ou de outro, quem diria que uma maçaneta tão inútil pudesse ser algo tão intrigante e misterioso, não?

---------------------------------------------------------------------------------

Mas enfim, o que você acha desses itens? O que acha dos seus efeitos, dos seus significados? Acha que tem algum item tão interessante quanto eles, porém que não foi citado?

Aliás, preciso ressaltar que todas as screenshots usadas no tópico são da tradução não oficial do jogo. Infelizmente, como muitos já sabem, Mother 3 nunca foi lançado fora do Japão oficialmente, e o único meio de jogá-lo em outros idiomas atualmente é por meio das traduções feitas pelos fãs...

Bem, no momento só nos resta esperar que a Nintendo decida trazer o jogo para o ocidente, enfim completando a trilogia de jogos da franquia Mother...

C'MON REGGIE, GIVE US MOTHER 3!
Imagem
Userbars

• + 1

Re: Os itens mais interessantes de Mother 3

Mensagempor MikaelJMuller » Qui, 23 Mar 2017, 19:49

Você não citou a Rope Snake, seu herege.
Ok, ela é mais um personagem que um item propriamente dito, mas agora você terá que fazer um tópico sobre os personagens.

Os itens do jogo são muito criativos e... não genéricos, eu gosto muito disso.
E eu realmente não sabia que dung era... bosta, quando joguei, então achei super normal.
userbars

Imagem

• + 1

Mensagempor Felipe FF » Dom, 26 Mar 2017, 23:39

Sensacional! UHEAUHEAUHEA

--cadê a New Year's Bomb, seu herege

Cara, os itens de Mother 3 são sensacionais, e parte do charme desse jogo magnífico. Lindo tópico <3
Imagem

• + 1

Mensagempor Pedrock » Seg, 27 Mar 2017, 20:14

Em outros jogos, como Golden Sun, o pouco que joguei de FFVI, e até mesmo em Mario & Luigi já me acostumei a ver, e sempre usar só os itens de cura, bacana ver que nesse jogo eles são mais diferentões :hehe:, fiquei com vontade de jogar, sinceramente.
Imagem

Userbars

Voltar para Nintendo