[ARTIGO] Trilhas Sonoras Oficiais da Nintendo

Descubra a história dos lançamentos sonoros da empresa.

A empresa, seus consoles, franquias e personagens.
Índice do fórum Videogames Nintendo
    • + 8

[ARTIGO] Trilhas Sonoras Oficiais da Nintendo

Mensagempor Crash10 » Sáb, 07 Jul 2018, 14:15

Imagem


Lançamentos oficiais de trilhas sonoras de vídeo games são incomuns fora do Japão. Isso se deve ao protecionismo dos estúdios (a partir do momento que você vende sua música nos EUA, caso outra empresa deseje, pode apenas pagar uma taxa para utilizar a música) além de diferenças culturais, com uma concentração maior do público de nicho que ouve a estas trilhas no oriente.

A Nintendo possuí uma longa história com trilhas sonoras, com vários lançamentos, formatos e "táticas" para manter os direitos de suas músicas enquanto deixa elas disponíveis para o público. Neste tópico, veremos algumas curiosidades de alguns lançamentos sonoros da Big N.


OS PRIMEIROS ÁLBUNS


Imagem


O primeiro lançamento oficial de uma trilha sonora da Nintendo foi Mario's Big Adventure/GO GO Mario!! de 1986, um vinil promocional que contém duas músicas com o mesmo nome. Ambas as músicas são versões com vocais e instrumentos reais das músicas contidas no jogo Super Mario Bros. de NES. Uma versão comercial em fita cassete foi lançada depois, trocando GO GO Mario!! por The Koopa Family's Counting Song, uma música completamente original.



O primeiro lançamento de uma verdadeira trilha sonora de um jogo foi o vinil Super Mario Bros. Original Soundtrack, também de 1986, contendo a versão original e uma orquestrada da trilha do jogo.

Imagem


No mesmo ano, o álbum Famicom Music foi lançado, contendo 11 músicas de diferentes jogos do NES, incluindo Balloon Trip, Ice Climber, Mario Bros., Donkey Kong e The Legend of Zelda, algumas delas utilizando instrumentos reais ao invés das composições 8-bits originais. Álbuns similares foram lançados em 1990, chamados Famicom Graffiti: Nintendo Cartridge Edition (incluindo músicas de jogos lançados em cartuchos) e Famicom Graffiti: Nintendo Disk Card Edition (incluindo músicas de jogos lançados no Famicom Disk System).




DÉCADA DE 90


Imagem


Os anos 90 foram marcados por um aumento no lançamento das trilhas sonoras de jogos Nintendo. Em 1991, o título de lançamento do SNES ganhou sua trilha sonora, Super Mario World, contendo músicas, remixes instrumentais e efeitos sonoros de não apenas o jogo titular, mas também Super Mario Bros., Vs. Super Mario Bros. e Super Mario Bros. 3, sendo este o maior álbum de um jogo da Nintendo até então. Outros álbuns similares foram lançados para jogos de Super Nintendo, incluindo SUPER METROID "SOUND IN ACTION", F-ZERO, trilhas da trilogia Donkey Kong Country, entre outros.

Imagem


Iniciando em 1996, foi criada no Japão a linha Nintendo 64 Sound Series, onde foram lançadas 10 trilhas sonoras completas de jogos do console: Super Mario 64, Mario Kart 64, Star Fox 64, Wave Race 64, Yoshi's Story e Diddy Kong Racing (ambos com um peculiar disco no formato da cabeça dos protagonistas), 1080° Snowboarding, F-ZERO X, Banjo-Kazooie e The Legend of Zelda: Ocarina of Time. Apenas algumas destas trilhas foram lançadas nas Américas, sendo estas e algumas trilhas do SNES as primeiras vistas deste lado do mundo. Outros jogos do N64 ganharam lançamentos de trilhas fora da linha, como Donkey Kong 64, Conker's Bad Fur Day e Mario Party 3.




CLUB NINTENDO


Imagem


Durante a década de 2000, algumas trilhas sonoras foram lançadas para venda no mercado japonês, como PIKMIN WORLD: The Original Soundtrack of "PIKMIN", METROID PRIME & FUSION ORIGINAL SOUNDTRACKS e THE LEGEND OF ZELDA -Takt of Wind- ORIGINAL SOUND TRACKS. Porém, a década foi marcada pelo crescente número de trilhas sonoras lançadas como prêmios através do Club Nintendo, em especial o Japonês, dando a Nintendo total controle sobre os lançamentos.

Imagem


Estes prêmios podiam variar entre seleções das melhores músicas de um jogo ou franquia, como Mario & Luigi RPG Sound Selection ou DONKEY KONG RETURNS ORIGINAL SOUND TRACK até trilhas completas como Kirby & The Amazing Mirror Sound Plus e SUPER MARIO GALAXY ORIGINAL SOUND TRACK Platinum Version. Coleções de músicas temáticas eram distribuídas em certas ocasiões, como THE YEAR OF LUIGI SOUND SELECTION e NINTENDO SOUND SELECTION [Ending & Staff Roll], além de trilhas dadas como prêmios de revistas ou brindes de pré-venda, como The Legend of Zelda: Majora's Mask Original Soundtrack. Isso tornava os álbuns mais limitados (e caros) do que nunca.


NOVOS LANÇAMENTOS & ERA DIGITAL


Imagem


Com o fim do Club Nintendo, a empresa procura outras formas de vender suas trilhas sonoras. No Japão, a Nintendo começa a investir em trilhas cheias de conteúdo especial físico, tornando elas em ítens de colecionador, aproveitando de seu estado de nicho. Pode ser ver isso em álbuns como Splatoon 2 ORIGINAL SOUNDTRACK -Splatune2-, Fire Emblem if ORIGINAL SOUNDTRACK e SUPER MARIO ODYSSEY ORIGINAL SOUND TRACK, além de outros lançados recentemente. Sound Selections também se tornaram comuns, com pequenas "amostras" de certas trilhas lançadas para promocionar seus respectivos jogos, como SUPER MARIO ODYSSEY SOUND SELECTION.



Vale dizer que estúdios second party decidem em boa parte por si só como seus lançamentos são feitos, por isso as trilhas sonoras de franquias como Xenoblade, Kirby e Pokémon são lançadas com maior disponibilidade, tanto física quanto digitalmente.


FUTUROS LANÇAMENTOS


Imagem


Além do recente lançamento de The Legend of Zelda: Breath of the Wild Original Soundtrack, será lançado Splatoon 2 ORIGINAL SOUNDTRACK -Octotune-, contendo a trilha da DLC Octo Expansion. Com o lançamento de Kirby: Planet Robobot Original Soundtrack no iTunes e Spotify, muitos fãs desejam que outras trilhas sonoras da Nintendo em serviços digitais. O protecionismo da empresa com as leis americanas de direitos autorais citados no início do artigo fazem com que a empresa esteja cética com a ideia, mas os recentes passos podem representar uma mudança de planos da mesma. Resta a nós esperar por futuros lançamentos.


ÁLBUNS DIGITAIS DISPONÍVEIS


Aqui estão os links de alguns álbuns digitais para você comprar:


Jump Up, Super Star! - Single (iTunes)
Kirby: Planet Robobot Original Soundtrack (Spotify)
Pokémon X & Y/FireRed & LeafGreen/HeartGold & SoulSilver/Ruby & Sapphire/Diamond & Pearl/Black & White/Black 2 & White 2/Omega Ruby & Alpha Sapphire/Sun & Moon: Super Music Collections (iTunes)
Super Mario Odyssey Sound Selection (iTunes)
Xenoblade2 (Original Soundtrack) (iTunes)

FONTES


GBMdb: Site dedicado a catalogar álbuns de música de jogos, animes e outras mídias.
Square Enix Music Online: Dedicado a catalogar álbuns de jogos, em especial de estúdios orientais.
Mario Wiki: Enciclopédia virtual da franquia Mario.
Nintendo Wiki: Enciclopédia virtual de toda a companhia Nintendo.
Imagem
Por Marcio Mew

Userbars

Avatar do usuário

    • + 0

Mensagempor TextoJr. » Sáb, 07 Jul 2018, 14:41

Moseca de jogo e cosa de guei kkkkkk 8-)

Lindo tópico, extremamente recheado em conteúdo e eu adoro em como suas seleções de músicas combinam muito com o tópico, dá uma imersão muito maior q-
Imagem
Avatar do usuário

    • + 0

Mensagempor Prinny » Sáb, 07 Jul 2018, 14:52

Mas música instrumental nem é música kkkkkk

Uau muito bonito o tópico, Crash. Se eu pudesse em compraria vários CDs com OST só por colecionar mesmo.
Achei muito legal esse álbum com a ost de Mario que tinha músicas cantadas e versões orquestradas. Não imaginava que já naquela época eles tinham essas ideias pra ost.
Imagem
Avatar do usuário

    • + 0

Mensagempor vits » Sáb, 07 Jul 2018, 15:08

Belo tópico, bem informativo em relação a tradição da empresa com esses álbuns. Eu mesmo não possuo nenhuma trilha sonora dela, mas isso está ligado ao fato de que encontra-las no Brasil a um preço razoável é uma tarefa impossível.
Imagem
Avatar do usuário

    • + 0

Mensagempor Pedrock » Sáb, 07 Jul 2018, 17:32

Morro de vontade de ter algumas, mesmo com as próprias OST's gerando controvérsias, como a de BoTW. A caixa e os CD's são bem bonitos, bem minimalista, assim como a própria música do jogo.
Idem com Super Mario Odyssey, a música pode não ter sido tão bombástica e presente como nos outros jogos (3D World e Galaxys em especial), mas elas possuem uma qualidade ótima, e o CD tem um encarte tão bonito, imagino que já valha a pena. Pena que aqui o preço fica inviável.
Lembro que quando Samus Returns estava perto de lançar, cheguei a pensar em pegar a edição especial com o CD incluso, mas logo desisti.
Imagem

Userbars

Avatar do usuário

    • + 0

Mensagempor blordello » Sáb, 07 Jul 2018, 18:52

Assim como o Pedro, também morro de vontade de ter alguns desses. Principalmente os de Zeldinha... Seria uma pena se tivesse de vender meus rins pra isso :sadoki:

--------------------

Belo tópico, Crash. Deveria esfregá-lo na cara daqueles que te julgam pelas músicas que o senhor escuta, está de parabéns.
MyAnimeList: https://myanimelist.net/animelist/blor

Me julguem à vontade. Fiz recentemente e deve estar faltando muita coisa, uma pena. :doge:
Avatar do usuário

    • + 0

Mensagempor fabuzato » Dom, 08 Jul 2018, 00:07

Belo tópico, bom informativo.
Eu tenho uma pasta no PC cheia de OST de jogos, ouço sempre no celular, fico trocando pra não ficar ouvindo as mesmas sempre e quando bate aquela saudade eu pego e boto a OST de novo no cel!
Avatar do usuário


Voltar para Nintendo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron