[Sugestão] Mudanças no Servidor do Discord

Avisos, dúvidas e informações sobre o Fórum N-Blast. Você pode deixar aqui suas sugestões e reclamações sobre o fórum, também.
    • + 10

[Sugestão] Mudanças no Servidor do Discord

Mensagempor Leh » Qui, 31 Mai 2018, 08:09

Imagem

. Olá para todos! Venho aqui propor mudanças para o fórum, na verdade, especificamente no servidor do Discord do fórum. Como já sabemos, o fórum não é como antes, ele está com um movimento bem menor. Existem vários motivos para isso, como por exemplo, a saída da Nintendo do Brasil, a queda de movimento nos fóruns da internet em geral, entre outros.

. Porém, enquanto agora o fóruns de internet perderam um pouco do destaque, a plataforma de chat por texto e voz Discord está com bastante sucesso nas comunidades de jogadores e o nosso fórum tem um servidor oficial do mesmo. Nosso servidor no momento da postagem conta com mais de 110 participantes e tem um movimento razoável para bom. Ainda assim, eu gostaria de propor uma mudança, mudança que eu acredito que pode beneficiar nosso grupo.

. A mudança que eu proponho é retirar a regra: "Todos os membros devem ter conta no Fórum Nintendo Blast: O servidor é exclusivo aos membros do fórum".

Imagem

. Antes de explicar os motivos de eu achar que a regra não é necessária, gostaria de explicar os motivos da existência dela em primeiro lugar. O Discord, como muitos já sabem, substituiu o falecido e não tão amado Chatbox, este que antes era o principal veículo de comunicação entre usuários do fórum. Para utilizar o antigo chatbox era necessário, em primeiro lugar, ter conta no fórum, por causa que simplesmente não era possível utilizá-lo de nenhuma maneira além disso.

. Quando a transição para o Discord foi feita, imagino eu, que muitos usuários ficaram receosos com o que aconteceria com o chat se ele fosse aberto para qualquer usuário, incluindo aqueles que não possuem conta no fórum, visto que até então, ele era utilizado apenas por usuários que possuíam contas. Outra explicação que pode ser feita, também baseada em receios, é de uma ruptura entre o Discord e o Fórum, já que ambos poderiam terminar com usuários diferentes.

Imagem

. Com tudo isso acima explicado, agora eu quero falar, os motivos que eu acredito que as ideias que motivaram a criação da regra não serem mais necessárias, em primeiro lugar, já existe atualmente uma ruptura entre os usuários que usam o Discord e usam o Fórum, em alguns momentos, é até motivo de piada citar o fórum no Discord, com respostas recorrentes como "Isso ainda existe?", então um dos argumentos que motivaram a regra em primeiro lugar, sequer é verdadeiro.

. Hoje o fórum decaiu muito e isso também tira a perspectiva de crescimento do grupo do Discord, já que é preciso participar do fórum para participar dele. Eu acho que não precisamos suprimir um em prol do outro, acredito que é melhor deixá-los serem independentes, mas ainda assim, ligados um com o outro, o Discord continuaria ser chamado de Nintendo Blast - ou Nintendo Blastop, como está no momento da postagem - e o grupo do Discord continuaria sendo o canal oficial de comunicação entre usuários do fórum.

. Eu acredito que essa mudança é positiva, especialmente por causa da ascensão da plataforma Discord, nosso grupo poderia estar maior do que é. Enquanto você está lendo isso, você poderia imaginar que não faz grandes diferenças, que no final, ainda é preciso ter uma conta no fórum para conseguir acessar o convite, mas ainda vou propor mudanças para isso. Para o fórum, eu também acho que tem benefícios, já que usuários que conheceram o Discord por outros meios, podem terminar sendo motivados a criar contas no mesmo.

Imagem

. Se você acredita que isso seria prejudicial para o grupo, eu discordo, atualmente, apesar do grupo ter um movimento relativamente bom, falta uma perspectiva de crescimento, sempre são os mesmos usuários que estão conversando, não que eu queria criticar eles, mas dificilmente aparece uma "carinha nova".

. Caso sua justificativa é que isso poderia deixar o grupo tóxico demais, existem vários outros grupos de Discord com mais usuários, e isso não necessariamente deixa o grupo tóxico, obviamente podem aparecer usuários com comportamentos indevidos, mas é para isso que existem os moderadores.

. Se você acha que o servidor do Discord do Fórum Nintendo Blast deveria continuar assim, porque todos já são amigos e é um grupo de amigos, eu acho esse pensamento totalmente inadequado, você é totalmente livre para criar seu próprio servidor e abrigar seus amigos, achar que esse é um motivo para impedir que o servidor tenha livre acesso, parece até um pouco egoísta.

Imagem

. Para acompanhar essas mudanças, não faria sentido exigir o fim da regra que exige conta no fórum e manter por isso mesmo, por isso, eu proponho mais outras duas mudanças, uma bem simples e outra que não sei se é possível, mas vou sugerir mesmo assim.

. A primeira é conceder a permissão para que qualquer usuário possa gerar convites. Assim, qualquer um pode divulgar nosso grupo e ajudá-lo a crescer, não faz sentido limitar esse aspecto.

. A segunda é disponibilizar o convite do grupo do Discord na própria página incial do fórum, independente se o usuário estiver online ou não. Isso pode ser feito, por exemplo, adicionando o próprio widget do Discord, como por exemplo, este na imagem abaixo, ou qualquer outra coisa que deixe claro que o fórum possui um servidor do Discord. No momento dessa postagem, existem dois espaços vazios na lateral do fórum e não vejo motivo para não serem usados.

Imagem

. Caso você ache que isso não faz muita diferença, que participar do Discord é bastante simples, afinal, só precisa criar uma conta no fórum, eu discordo, além de poucas pessoas participarem de fóruns hoje em dia, o convite do Discord na situação atual fica bastante ocultado, então limita bastante quem apenas está procurando um local para conversar sobre sua empresa favorita de jogos, não necessariamente querendo discutir em um fórum. O widget exposto na página inicial até para quem não está registrado seria chamativo e não passaria despercebido.

. Então é isso, apesar do tópico ter ficado um pouco longo, é apenas uma pequena sugestão minha e não importo caso ela seja aprovada ou reprovada, sintam-se livres para discutir sobre isso e dar suas respectivas opiniões.
Imagem

• + 3

Mensagempor Sheik » Qui, 31 Mai 2018, 10:13

Eu discordo, apesar do fórum precisar de gente é legal que o discord seja uma extensão daqui. Caso ele tenha usuários diferentes periga do fórum e do chat se distanciarem demais
Imagem

PSN, Live, Steam e NNID

• + 5

Mensagempor Nujaka Knight » Qui, 31 Mai 2018, 11:01

Bem bacana essa ideia de abrir o Discord para todos, vai ser muito legal receber mais pessoal, só que a moderação e o chat teriam que mudar completamente o comportamento.

É necessário que tornemos o ambiente mais agradável para qualquer usuário novo. Não é bacana gente nova, principalmente que não tem muita experiência com internet, entrar num chat e ver uma zona geral descontrolada. Teria que dar uma regrada no pessoal e voltar a reforçar todas as regras.

E se vamos abrir as portas, temos que estar preparados para receber quem vier. Vai vir um pessoal querendo zoar, tal como costumavam fazer uns ataques aqui no fórum mesmo. A moderação teria que ter um melhor preparo para tais eventos, pq os nego tão muito desacostumados em banir alguém.

Esse cargo de "verificado" também poderia ser mantido, mas apenas para conceder uns privilégios para as pessoas que tem conta no fórum. Coisa simples, como acesso exclusivo em alguns canais e etc, sendo que quem está de fora poderia ver mas não mandar nenhuma mensagem, só para dar o gostinho de criar conta aqui. E só da pessoa entrar e ter que ser verificada para mandar qqr coisa ela já desanima e abandona o servidor.

Seria bacana tbm algo para atrair o pessoal mais antigão. Tem muita gente que frequentava muito o fórum um tempão atrás que acaba sumindo e depois voltando, ir atrás desse povo tbm não é má ideia.

• + 0

Re:

Mensagempor Leh » Qui, 31 Mai 2018, 12:54

Sheik escreveu:Eu discordo, apesar do fórum precisar de gente é legal que o discord seja uma extensão daqui. Caso ele tenha usuários diferentes periga do fórum e do chat se distanciarem demais

. Tenho noção desse argumento e já tinha respondido ele durante o texto. Esse distanciamento já existe e imaginar que o Discord é uma extensão do fórum é prejudicial, por motivos que também expliquei no texto.
Imagem

• + 3

Re:

Mensagempor Lucas_XY » Qui, 31 Mai 2018, 13:07

Eu discordo da primeira sugestão, motivo simples: é o servidor de Discord do fórum, e não um servidor que tem um fórum ou, pior, um servidor que carrega o mesmo nome que um fórum; isso apenas intensificaria o racha que você mesma citou.
As outras duas sugestões achei legal, apoio.

Nujaka Knight escreveu:É necessário que tornemos o ambiente mais agradável para qualquer usuário novo. Não é bacana gente nova, principalmente que não tem muita experiência com internet, entrar num chat e ver uma zona geral descontrolada. Teria que dar uma regrada no pessoal e voltar a reforçar todas as regras.

E se vamos abrir as portas, temos que estar preparados para receber quem vier. Vai vir um pessoal querendo zoar, tal como costumavam fazer uns ataques aqui no fórum mesmo. A moderação teria que ter um melhor preparo para tais eventos, pq os nego tão muito desacostumados em banir alguém.

Fatos foram proferidos.

Nujaka Knight escreveu:Esse cargo de "verificado" também poderia ser mantido, mas apenas para conceder uns privilégios para as pessoas que tem conta no fórum. Coisa simples, como acesso exclusivo em alguns canais e etc, sendo que quem está de fora poderia ver mas não mandar nenhuma mensagem, só para dar o gostinho de criar conta aqui. E só da pessoa entrar e ter que ser verificada para mandar qqr coisa ela já desanima e abandona o servidor.

Isso combinado com a primeira sugestão da Leh soa bom. Não pareceria que uma coisa é independente da outra apenas com mesmo nome e 7 usuários que estão nas duas plataformas.

Nujaka Knight escreveu:Seria bacana tbm algo para atrair o pessoal mais antigão. Tem muita gente que frequentava muito o fórum um tempão atrás que acaba sumindo e depois voltando, ir atrás desse povo tbm não é má ideia.

Mas esse pessoal que desapareceu não foi justamente por não terem mais tempo pra essas coisas devido a faculdade e afins?

SPOILER

Imagem

userbar

• + 1

Re: Re:

Mensagempor Sheik » Qui, 31 Mai 2018, 13:35

Leh escreveu:
Sheik escreveu:Eu discordo, apesar do fórum precisar de gente é legal que o discord seja uma extensão daqui. Caso ele tenha usuários diferentes periga do fórum e do chat se distanciarem demais

. Tenho noção desse argumento e já tinha respondido ele durante o texto. Esse distanciamento já existe e imaginar que o Discord é uma extensão do fórum é prejudicial, por motivos que também expliquei no texto.

Na época do chat do MSN tinha uma renda de gente que nem conta aqui no fórum tinha, eu consigo imaginar o mesmo fenômeno se reproduzindo no chat do Discord, o que é ainda pior, pois poderia matar mais o fórum.
Agora, a ideia do Nujaka foi fenomenal. Acho que, se for para abrir, tem que ser assim.
Imagem

PSN, Live, Steam e NNID

• + 3

Mensagempor Marcio Mew » Qui, 31 Mai 2018, 14:20

Eu sou contra pelo motivo que já levantaram acima, o chat pertence ao forum e não o contrario ou separado dele, logo a função do Discord do Blast é unicamente de servir de chat para os usuários do forum. Se isso vai prejudicar no futuro ocasionando numa queda de membros ai é problema da staff que não soube renascer o forum fazendo com que ganhemos mais users e esses users apareçam lá no Discord tmb.

Abrir o chat pra geral não daria nenhum beneficio ao forum (Que volto a frisar, o chat pertence ao forum e não o contrario, logo temos que ter beneficio disso), já que encheria de gente lá que não tem conta no forum e essas pessoas ficariam só por lá e se pá nunca mais se quer entrariam aqui, até pq pode acontecer de um membro lá se interessar em perguntar sobre o forum ai soltam isso de "iço ainda esisti?kkklllkkl" e pronto, 1 membro a menos que no fim acabaria em mais uma separação do NB (Blog, Forum e Chat - todos separados - cada um por si)

E Bem até imagino que alguém poderia me responder agora com: "Ah, mas é só achar um jeito de fazer os novatos no chat se interessarem pelo forum tmb, o chat pode servir de porta de entrada pra eles no Blast"

E respondo isso com uma coisa só: Se a staff não se presta para achar um meio de atrair os usuários antigos de volta que já conhecem e tiveram alguma historia nesse forum, eles vão se prestar pra atrair novos? Ainda mais levando em conta que eles se concentraram tudo lá e entram aqui no forum de vez em nunca só pra trancar ou mesclar um tópico.

E tmb que o chat tá bem vivo pro meu gosto, deviam era focar esforços aqui no forum que está as traças, até pq focando aqui acaba ajudando lá tmb -q
Imagem

SPOILER

• + 1

Mensagempor Leh » Qui, 31 Mai 2018, 14:49

. Obrigada por todos que responderam, a opinião de todos são importantes, independente de quem concordou ou discordou.

. Gostei da resposta do Marcio, também gostaria de ver uma moderação mais esforçada e que conseguisse retomar o crescimento do fórum. Mas a equipe que trabalha para o fórum, para mim, reflete os usuários que usam o mesmo, vocês que criticam a atual equipe, conseguem citar nomes melhores para substitui-los? Eu sinceramente, tenho muita dificuldade com isso.

Sheik escreveu:Na época do chat do MSN tinha uma renda de gente que nem conta aqui no fórum tinha, eu consigo imaginar o mesmo fenômeno se reproduzindo no chat do Discord, o que é ainda pior, pois poderia matar mais o fórum.

. Não acho correto correlacionar uma possível morte do fórum com as mudanças do grupo do Discord, que apesar de poderem ser mais separados, hoje a ruptura já é nítida, usuários com mais participação no servidor dificilmente postam aqui. Mesmo com tudo mantendo da forma que sempre foi, a quantidade de mensagens mensais do fórum estão em tendência de queda sem parar, no ritmo atual, é capaz que nos próximos meses o fórum sequer ser capaz de gerar 1000 mensagens por mês.

Nujaka Knight escreveu:É necessário que tornemos o ambiente mais agradável para qualquer usuário novo. Não é bacana gente nova, principalmente que não tem muita experiência com internet, entrar num chat e ver uma zona geral descontrolada. Teria que dar uma regrada no pessoal e voltar a reforçar todas as regras.

. Não acho o comportamento dos usuários do nosso servidor tão atípico para ser chamado de zona descontrolada, é bastante similar com outros grupos de Discord.

. E pessoas, eu tenho noção que o servidor do Fórum Nintendo Blast no Discord é um servidor do fórum, e que surgiu para atender unicamente os usuários do mesmo, mas como já expliquei, hoje o fórum está em decadência, enquanto o Discord pode crescer. Na situação atual, com o fórum em movimento fraco, apenas prejudica algo que poderia ser maior.

. E não falando por vocês, mas por mim, eu acho que o servidor do Discord poderia ser melhor, muitas vezes ele tem esse aspecto de grupo de amigos. É até interessante como outros servidores não oficiais são melhores que o próprio no quesito de ter ligação com o fórum.
Imagem

• + 2

Mensagempor Matemática » Qui, 31 Mai 2018, 15:29

Gostei da ideia, principalmente se usar a sugestão do nujaka.

Acho que o medo de o fórum e o discord ficarem distantes é um pouco bobo porque já são, como a leh falou. Mas é importante tentar encontrar formas de interação entre eles, justamente para não ficar como o marcio reclamou (como o facebook e o blog, que tem relação nenhuma com o fórum).

Talvez ajustar algumas coisas do fórum ao discord (que é o que está indo melhor, atualmente) ajude um pouco aqui. Não dizendo que o fórum deve ser modificado completamente, mas o discord devia ser usado como mais do que apenas uma extensão do fórum.

Seria mais complicado fazer isso, mas interações entre alguns canais do server do fórum com tópicos daqui, por meio de bots, ou coisas do tipo, seriam bem interessantes. O problema é encontrar gente com tempo e disposição para pensar e ajudar a fazer isso -q
Imagem

bee-boo-bop bee-bop bee-ba-boo-bop boo-boo
Userbars

• + 0

Re:

Mensagempor Lucas_XY » Qui, 31 Mai 2018, 16:20

Leh escreveu:. . E pessoas, eu tenho noção que o servidor do Fórum Nintendo Blast no Discord é um servidor do fórum, e que surgiu para atender unicamente os usuários do mesmo, mas como já expliquei, hoje o fórum está em decadência, enquanto o Discord pode crescer. Na situação atual, com o fórum em movimento fraco, apenas prejudica algo que poderia ser maior.

Algo que poderia ser maior, sim, mas com qual finalidade?! ((Pergunta retórica, sabemos qual a finalidade mas a questão é "como")). O Discord ficaria mais inchado mas ainda assim um retorno pro fórum teria que ser melhor pensado. Isso não teria problema algum.

Leh escreveu:. E não falando por vocês, mas por mim, eu acho que o servidor do Discord poderia ser melhor, muitas vezes ele tem esse aspecto de grupo de amigos. É até interessante como outros servidores não oficiais são melhores que o próprio no quesito de ter ligação com o fórum.

E ainda assim sua senhoria propõe algo que faça os ficarem mais distantes ainda(?).
SPOILER

Matemática escreveu:Seria mais complicado fazer isso, mas interações entre alguns canais do server do fórum com tópicos daqui, por meio de bots, ou coisas do tipo, seriam bem interessantes. O problema é encontrar gente com tempo e disposição para pensar e ajudar a fazer isso -q

Já havia isso antes no # updates. Por mais que a intenção seja boa, na prática não funciona tanto já que podem (isso é se já não ocorre o mesmo com o atual) simplesmente achar o canal inútil e mutar ele. Se o bot mandasse essas mensagens em um canal não próprio para isso, bloqueariam o bot. A propósito, tem uns 2 ou 3 na fila para serem feitos, um deles relacionado as insígnias/medalhas do fórum.
Imagem

userbar

• + 0

Mensagempor Leh » Qui, 31 Mai 2018, 16:39

Lucas_XY escreveu:E ainda assim sua senhoria propõe algo que faça os ficarem mais distantes ainda(?).

. Não era a minha intenção quando escrevi isso, só acho um pouco estranho como alguns usuários, até mesmo um dos administradores do fórum, preferem outros servidores que o oficial, imagino que isso mostre que talvez existe algo de errado com ele.
Imagem

• + 2

Mensagempor Lucas_XY » Qui, 31 Mai 2018, 16:45

Leh escreveu:
Lucas_XY escreveu:E ainda assim sua senhoria propõe algo que faça os ficarem mais distantes ainda(?).

. Não era a minha intenção quando escrevi isso, só acho um pouco estranho como alguns usuários, até mesmo um dos administradores do fórum, preferem outros servidores que o oficial, imagino que isso mostre que talvez existe algo de errado com ele.

Também acho esse comportamento bem curioso, me pergunto o por quê.
Imagem
Imagem

userbar

• + 0

Mensagempor Nujaka Knight » Qui, 31 Mai 2018, 19:14

O pessoal de fora, os que só leem e o pessoal da redação do blast ao menos sabem da existência do Discord?
O botão fica visível só quando está logado, e eu sei que o pessoal da redação é muito separado da gente. Temos outras maneiras de expandir os Business também.

• + 1

Mensagempor Felipe_Vieir4 » Dom, 03 Jun 2018, 22:35

(Desculpa o delay)
Sinceramente, eu sou a favor de abrir mais. O modo atual é bem ruim, e quase ninguém entende o verifique-se (sério, a quantidade de gente que entra e não manda nada ou não entende como faz é bem grandinha na proporção).
Agora, não adianta nada abrir o servidor e cada usuário novo que entrar for recebido com “faber faber fake faber furry hurr superior novato”, né, mas isso se resolve com o tempo
A ideia do Nujaka de abrir mais e usar o verificado pra isso me parece boa, teve um fórum que eu já entrei e o server do discord era todo aberto, mas quem não recebia o rank de verificado era kickado (os kicks ocorriam uma vez no mês)
Uma coisa que eu não faço ideia mas gostaria seria aumentar a divulgação aqui, hoje é só um botãozinho sem graça no topo que ninguém vê
Imagem
3DS: 3609-1513-2829 | NNID: Felipe_Vieir4 | PSN: Feliperpv
Userbars & Cards

• + 1

Mensagempor Chazzy » Dom, 03 Jun 2018, 23:56

Eu li o tópico todo, mas dá pra resumir tudo em uma frase simples: a ideia é desistir de vez do Fórum e focar no Discord, pois um está em decadência e o outro em ascensão.

É óbvio que eu não concordo com isso, mas sou obrigado a dizer que faz sentido e é uma possibilidade sim.

Se o Fórum acabar eu vou sumir do mapa, pois sempre odiei chat. Não é birra com o chat do Discord que faz com que eu não frequente aquilo lá, eu simplesmente não gosto do formato de chat mesmo de um modo gral. Seja o chatbox, o Discord, o Skype, ou qualquer coisa do tipo. Fóruns são superiores, as discussões são bem mais organizadas. Óbvio que isso é uma opinião pessoal minha.

Mas tentando analisar a situação de forma não egoísta, talvez esse seja o futuro inevitável mesmo. O Fórum Nintendo Blast morrendo como os outros dois e se tornando um chat. :(

RIP Chazzy

Imagem

Próximo

Voltar para Moderação