[Tutorial] Desenhos Vetoriais pelo Inkscape

Área para criações dos usuários. Avatares, assinaturas, textos, etc - solte sua imaginação!
Índice do fórum Fora de Contexto Custom Blast
    • + 10

[Tutorial] Desenhos Vetoriais pelo Inkscape

Mensagempor Marcio Mew » Qui, 05 Jul 2018, 12:54

Imagem

Olá, bem-vindos ao tópico tutorial de desenhos vetoriais, nesse tópico você saberá o que é um desenho vetorial e aprenderá a fazer os seus utilizando o Inkscape. Apesar de ter grandes concorrentes de peso, escolhi o Inkscape para esse tópico pois foi através dele que eu aprendi a fazer desenhos vetoriais, salvar no formato universal para desenhos vetoriais (.svg) e além também do fato dele ser totalmente grátis e open source.

O Que é desenho vetorial?

Desenho vetorial é um dos tipos de computação gráfica que trabalha com formas geométricas primitivas como pontos, linhas e polígonos com o objetivo de chegar ao desenho final. Imagine aquele passatempo dos almanacões de ferias da Turma da Monica em que você ligava os pontos para chegar a um desenho final, é basicamente isso, porém pelo computador. Eu pessoalmente o utilizo para dar uma arrumada nos meus desenhos, eu não tenho o dom de desenhar bem a mão então utilizo o Inkscape para arrumar algumas partes e as colorir depois.

Imagem

Um Nintentorradeira 64 que eu fiz no Inkscape uma vez por motivos de autismo e tédio -qqq

Mas qual a vantagem grande de se vetorizar um desenho? A Resposta é simples, qualidade. Imagens no formato .svg possuem a mais perfeita qualidade, não importa o quanto você estique ou diminua a imagem, ela jamais perderá a qualidade. Além disso ela é totalmente manipulável quando baixada, bastando abri-la no Inkscape para editar e tenho a vantagem de ocupar menos espaço em disco que imagens .png tradicionais.

Imagem

Abra o Spoiler abaixo para ver o mapa-mundi em .svg, dê zoom e o reduza a vontade que a imagem não perderá sua qualidade.

SPOILER

Se interessou? Então vamos aprender o básico. Mas antes não esqueça de baixar o programa através do site oficial: https://inkscape.org/pt-br/baixar/

Conhecendo o programa

Imagem

Essa é a tela que você verá ao abrir (Talvez quando você abrir só não tenha as janelas do canto direito). Agora vamos conhecer algumas das funções do canto esquerdo, é por ela que vamos vetorizar nossos desenhos.

Essa é a barra de ferramentas, é com ela que iremos trabalhar para vetorizar, porém nesse tutorial veremos somente algumas delas já que muitas não são tão uteis para o desenho. Dentre as ferramentas mais utilizadas estão as formas básicas (Quadrado, Circulo, Estrela) e essa ferramenta Imagem. Através dela que iremos "ligar os pontos".

Outras Ferramentas que serão uteis são:
:arrow: A Lupa (Para dar e tirar o zoom)
:arrow: A régua (Eu não costumo usar, mas pode ser util)
:arrow: As letras para não ter que contornar letras (Embora eu costume contornar quando é uma fonte que não tenho no PC, tipo na label do N64 lá em cima) e por fim...
:arrow: A ferramenta conta gotas que usaremos para colorir nesse tópico

Primeira vetorização

Vamos começar vetorizando a logo do NB, para começarmos com algo mais simples. A imagem em questão será essa: Imagem, copiem essa imagem e a cole no Inkscape. Dê zoom usando a ferramenta Lupa e veja que quanto mais zoom, mais o png perde qualidade, não se preocupe quanto a isso pois não irá atrapalhar, deixe num tamanho que você enxergue bem a logo mesmo com qualidade baixa. Usando a caneta Imagem vamos começar contornando o N da logo. Para isso escolha um lado reto (eu escolhi a primeira perna do N a esquerda), clique e veja que um ponto foi criado e uma linha surgiu indo onde você mexe o mouse, use essa linha até o ponto mais alto da perna para fechar a linha. Dê um único clique para fazer o ponto no topo e veja que agora que tem um novo ponto uma nova linha apareceu, continue repetindo esse processo até dar toda a volta no N encostando no ponto inicial (Regra básica da vetorização de alguns objetos, o ponto final sempre será o ponto inicial, ou seja, você tem que acabar onde você começou)

Imagem

Após contornar por inteiro, o N deve ficar parecido com isso.
Imagem

Se você errou em alguma parte não tem problema continue a contornar até o fim e depois basta usar essa ferramenta Imagem, clicar no contorno e logo após mover os pontos de forma que deixem o mais perto possível do N. (Atenção: Você precisa terminar o contorno para usar essa ferramenta, para facilitar a edição)

Agora temos uma parte mais fácil, usando a ferramenta circulo Imagem vamos fazer dois deles, um para a parte preta da logo e outra para a parte vermelha. Caso o circulo não tenha ficado do tamanho correto basta ir na seta no topo da barra de ferramentas, clicar no circulo e modificar seu tamanho.

Imagem

O Resultado final deve ficar parecido com isso (Porém com linhas pretas, eu coloquei verde para facilitar a visualização), caso seus círculos tenham saído coloridos basta você clicar no circulo e ir na janela Preenchimento e cor > Fill e apertar o Xzinho que tem ali para remover a cor e deixar só a borda. É bom ter essa janela no canto direito da tela, se você não a tem aperte shift + ctrl + F para coloca-la.

Imagem

Com isso terminamos a "parte chata", agora vamos para a parte em que colorimos a logo, para começar vamos clicar sobre o N que contornamos e escolher a ferramenta conta gota Imagem, clique agora sobre uma parte branca para pintar o N todo de branco. Faça o mesmo processo com os dois círculos.

Opa, tampou tudo. O que eu faço agora?

Imagem

Basta selecionar o circulo e apertar a tecla page down para empurrar essa camada para baixo, repita o processo com a parte preta caso necessite.

O Resultado será esse:

Imagem

Agora com o Shift segurado selecione as 3 camadas (O N e os dois circulos) e vá na janelinha de preenchimento e cor, clique na aba Cor do Contorno e aperte no Xzinho para remover a cor das bordas.

Com isso temos a logo pronta.

Imagem

Abaixo um comparativo da imagem vetorizada ao lado da png que usamos.
Imagem

Vetorizando curvas na logo da Playstation Blast

Agora vamos para uma logo um pouquinho mais dificil, pois envolve curvas, a logo da Playstation Blast. Copie essa logo para o Inkscape Imagem e vamos começar com a caneta Imagem

Começando pela letra P, vamos escolher um ponto reto (no caso a perna do P) para iniciar, contorne normalmente as partes retas como você fez na logo anterior. Ao chegar na curva do P mantenha pressionado o botão do mouse e mova em qualquer direção, você verá o que a linha fará uma curva, agora basta encaixar a curva da linha na curva do P e fechar o desenho.

Caso tenha ficado torto, não tem problema, continue a contornar e ir basta ir nessa ferramenta Imagem clicar no contorno torto e modelar clicando sobre os pontos deixando ficar o mais parecido possível com o P da logo. Não esqueça também de fazer um novo contorno no "buraquinho" da letra (Eu fiz com a caneta pra ser rápido, por isso ficou meio torto, mas se você fizer com o circulo fica legal)

O meu ficou assim.

Imagem

Feito isso vamos agora para a letra S, novamente escolha um ponto que lhe permita começar com uma linha reta e assim começar o desenho. Faça cada curva do S da mesma forma que você fez na curva do P, caso tenha ficado torto continue a contornar e depois vá na ferramenta Imagem e edite clicando no S já contornado.

Terminado o S ele ficaria mais ou menos assim:

Imagem

Agora basta fazer os círculos, para isso basta repetir o processo feito na logo do NB, faça os dois circulos, um para a parte preta e outro para a azul.

Feito isso já temos esse resultado:
Imagem

Agora só colorir, clique no P e usando novamente a ferramenta conta gotas Imagem selecione uma parte branca para colorir todo o P, selecione agora o S e use o conta gotas dentro do P para deixar ambos com o mesmo tom de branco, agora selecione a bolinha de dentro do P pintando de preto e por fim fazendo o mesmo com os dois círculos.

Caso os círculos tenham se sobreposto sobre as letras basta fazer como na logo do NB e selecionar os círculos e dar page down para empurra-los para baixo.

Agora novamente com o Shift segurado selecione as 5 camadas (O P, a bolinha do P, o S e os dois circulos) e vá na janelinha de preenchimento e cor, clique na aba Cor do Contorno e aperte no Xzinho para remover a cor das bordas.

E pronto, a logo está feita.

Novamente aqui a comparação do resultado final com a imagem com a qual trabalhamos.

Imagem

Deixe suas duvidas e suas logos nos comentários para eu ver se o tutorial foi útil e solucionar suas duvidas. Poste também os temas que vou deixar abaixo para fixar.

Exercícios para fixação

1 - Vetorize a logo da Xbox Blast Imagem

2 - Vetorize esse controle de Super Nintendo (Não se preocupe a parte volumosa embaixo, letras, sombreamento e o cabo)
Imagem

3 - Vetorize essa coin e após terminado faça 3 copias dela (Selecione tudo e e dê ctrl c ctrl v) mude a cor de duas dela para uma vermelha e uma azul.
Imagem

Poste os resultados dos exercícios e de suas logos feitas nesse tópico abaixo e deixe suas duvidas também, eu sou péssimo explicando algo e acho que esse é o primeiro tópico tutorial que já fiz, então talvez tenha ficado confuso em algo.
Imagem

SPOILER

• + 0

Mensagempor Crash10 » Qui, 05 Jul 2018, 21:40

Ótimo tutorial. Considerando que eu quero trabalhar com jogos, aprender a fazer essas coisas é importante. Se algum dia eu puder eu baixo e faço um teste.
Imagem
Por Marcio Mew

Userbars

• + 0

Mensagempor blordello » Sáb, 07 Jul 2018, 18:53

Tá me faltando tempo, mas qualquer dia devo por esse tutorial em prática. :villager: Falta ainda aprender Illustrator e mais um montão de programas.

Excelente tópico, Marcinho.
MyAnimeList: https://myanimelist.net/animelist/blor

Me julguem à vontade. Fiz recentemente e deve estar faltando muita coisa, uma pena. :doge:

• + 0

Mensagempor TextoJr. » Sáb, 07 Jul 2018, 19:11

É, não vai dar pra testar hoje não q-
Imagem

Mas quando o download terminar prometo que faço um teste e depois tento fazer os exercícios
Imagem

• + 1

Mensagempor ExtremeZelda » Ter, 10 Jul 2018, 19:23

É um tópico tutorial bem interessante e certamente será útil para quem não sabe nada e quer começar a vetorizar.

Vou deixar aqui os 3 exercícios do tópico que fiz no momento de tédio sem nada para fazer. -q
Qualquer dica para melhorar sempre será de grande ajuda. o/

Xbox Blast - Logo

Controle - Super Nintendo

Coin - Mario
Imagem

• + 0

Mensagempor Marcio Mew » Ter, 10 Jul 2018, 19:34

Tem nada pra melhorar ai, está excelente, parabens.

Vc já vetorizava antes?
Imagem

SPOILER

• + 0

Re:

Mensagempor ExtremeZelda » Ter, 10 Jul 2018, 19:48

Marcio Mew escreveu:Tem nada pra melhorar ai, está excelente, parabens.

Vc já vetorizava antes?

Sei uma coisinha ou outra. :P
Imagem

Voltar para Custom Blast