[Discussão] Sobre o falecimento do fórum

Aqui é o lugar para bater papo e discutir qualquer assunto não relacionado a games.
    • + 2

[Discussão] Sobre o falecimento do fórum

Mensagempor Sonic Salies » Qui, 10 Jan 2019, 14:38

E parece que estamos de volta a 2016. Já postei sobre isso no TSADNB e já havia uma discussão lá antes, então acho que não preciso construir uma introdução muito elaborada. Discutimos sobre o movimento do fórum também na Staff, e eles concordaram comigo que seria uma boa criar um tópico para debater um (possível) futuro do fórum.

Nessas discussões, algumas ideias foram levantadas e outras retomadas. Neste tópico, gostaria que essas em particular fossem discutidas e, é claro, que outras fossem sugeridas, se possível. São elas:

• Motivos pelo fórum estar morrendo, e possíveis soluções
  • Tornar o fórum NB um fórum de games em geral
  • Criar uma marca independente
  • Mudança para uma plataforma mais condizente com as tendências atuais
  • Criação de um Patreon para sustentar o fórum (atual ou, no caso, de um novo independente)
  • Fechar o fórum de vez?
Esses assuntos são independentes, isto é, um pode ser feito sem que o outro necessariamente seja.

Vou fazer um post (resposta) separado com a minha opinião pessoal sobre cada uma das questões. Não estou construindo drama nem nada do tipo. Sinceramente, este tópico representa mais a minha curiosidade sobre a opinião de vocês do que uma real tomada de decisões.

Peço desculpas pela elaboração textual preguiçosa, não estou com muita paciência para escrever hoje :tongue:
Imagem

userbars

• + 1

Mensagempor Athos » Qui, 10 Jan 2019, 16:28

O que deixava o fóro vivo era o chat.

Sdds 2013

• + 1

Mensagempor Robert Prado » Qui, 10 Jan 2019, 17:13

Tornar o fórum NB um fórum de games em geral

Isso é discussão bem antiga, btw. Na época o povo se revoltou por que queriam um espaço dedicado a Nintendo, pois os membros ativos eram muito "Nintendo ou Nada". Hoje ao meu ver, a maioria dos ativos aceitariam mais de boa isso... Ainda mais se for pra incentivar o crescimento do Forum.

Tem que ver somente como o Estrela vai divulgar isso no portal do Blast, facebook, etc. Precisa dar uma atenção boa pra divulgação, ainda mais por que o forum não se chamaria mais Nintendo Blast. forum.blast.com.br está disponível :P
Imagem
STEAM

Nintendo 3DS Friend Code: 3454-4180-5860
Nintendo Switch Friend Code: 0371-9094-8528
Street Fighter V ID: john_prado
(quem for adicionar, me manda MP)

• + 1

Re:

Mensagempor Chazzy » Qui, 10 Jan 2019, 17:43

Athos escreveu:O que deixava o fóro vivo era o chat.

Sdds 2013

Você levantou um ponto relevante que não foi citado no outro tópico durante a discussão, mas é mais uma curiosidade mesmo.

Realmente muita gente entrava aqui pelo chat. O Discord quebrou isso.

Eu nunca senti que esse Discord é de fato um chat do fórum, ele tá mais para um substituto do fórum (na opinião dos users que não postam mais aqui e estão lá, que não são poucos).

O que quero dizer, é que não acho correto afirmar que a criação do Discord não afetou em nada, pois isso causou o fim do chat. E o chat tinha mais cara de ser integrado ao fórum mesmo.

Mas isso é uma questão mais de curiosidade como falei, pois a decisão foi democraticamente tomada naquela época e não tem mais como voltar atrás, mas que atrapalhou... atrapalhou sim.

E eu fui contra, pois imaginava exatamente que aconteceria isso, eu simplesmente não sinto que o Discord é um chat do fórum. Tá mais pro NB ser um fórum do grupo de Discord...

Mas, enfim... a moderação da época não fez isso sem consultar os users e aconteceu o que tinha que acontecer mesmo. A maioria que prefere o formato do Discord se deu bem, e a minoria que prefere o formato de fórum se lascou.
Editado pela última vez por Chazzy em Qui, 10 Jan 2019, 17:46, em um total de 1 vez.
Imagem

• + 0

Re:

Mensagempor Marcio8000 » Qui, 10 Jan 2019, 17:44

Athos escreveu:O que deixava o fóro vivo era o chat.

Sdds 2013

Sdds daquele cactus lindo, né alec343 :oops:

• + 2

Mensagempor Marcio Mew » Qui, 10 Jan 2019, 17:49

Apoio, não apenas para games mas expandir para diversos assuntos afim de manter fluxos de mensagens mesmo em períodos em que não temos tantas noticias e anúncios no meio dos games. (Animes, séries, filmes, noticias, shitpost e etc...)

Criar uma marca independente

Super apoio, como já tinha dito uma vez a negligencia do Estrella é um dos motivos que levou a estagnação do fórum, antes ele tinha vida pois a staff levava o fórum nas costas compensando a falta do Estrella, hj ninguém mais tem vontade. Além que precisamos nos afastar da marca Blast com o intuito de sermos independentes e podemos fazer mudanças a hora que nos convém sem precisar aguardar um ok de um dono que só aparece quando da vontade. Porém temos que ver algumas coisas, se o Estrella pagou por esse domínio e hospedagem não é justo utilizar desse forum para criar uma nova marca, então precisamos de um novo fórum.

Em relação ao Discord, creio que na criação da nova marca o chat atual no discord deveria escolher entre ficar como o oficial da nova marca ou do Blast, eu acho que seria bem melhor se fosse da nova marca afinal o chat foi criado por membros comuns daqui sem qualquer ligação ou a minima participação do Estrella.

Mudança para uma plataforma mais condizente com as tendências atuais

Pls no, reddit é uma merda e seguir o padrão dele é três tiros no pé

1 - Que quem gosta daquele padrão já tá no Reddit e por isso não daria tanta importância pra um fórum similar beeeem menor

2 - Afastaria o povo atual que gosta do modelo clássico (Como eu e Chazzy por exemplo) que provavelmente nem se daria ao trabalho de fazer conta ai

3 - O Modelo do Reddit meio que exige um fluxo grande de mensagens (Pelo o que um arroba ai falou lá no TSADNB que agora não lembro quem foi) o que não é 100% garantido no novo site, se floopar vai ser bem pior, a morte virá bem mais cedo do que pensamos.

Criação de um Patreon para sustentar o fórum (atual ou, no caso, de um novo independente)

é uma boa até, eu tentaria ajudar.

Fechar o fórum de vez?

Não, melhor criar uma nova marca e migramos tudo pra lá, deixa isso daqui pro Estrella fazer o que quiser com ele, até pq o fórum pertence a ele, logo cabe a ele a decisão do que fazer com o fórum

Sugestãozinha bem absurda mas mandando assim mesmo

Fóruns estão mortos, mas são legais
Redes sociais estão em altas, mas meh

Pq não fazer um hibrido de ambas? -q

Tipo um fórum onde ele é bem classicão no que se refere a postagem de tópicos e etc, posts que exigem uma quantidade grande de caracteres é só seguir no estilo normal daqui do fórum, porém posts curtos, imagens e vídeos randoms (aka shitpost) fica em uma área separada seguindo um estilo de timeline de rede social. Unindo assim os dois mundo, tópicos como o Musica de Anime ou Vídeos e Imagens de Humor Geral deixariam de existir podendo ser postado na parte mais social, já assuntos da qual é possível se levantar debate vem como um tópico comum seguindo o padrão atual do fórum dentro de uma categoria.

Não sei se ficou claro, mas posso detalhar mais minha ideia se alguém se interessar.

Mas só jogando ai mesmo no ar pois sei que isso é simplesmente absurdo e trabalhoso, eu nem tenho conhecimento o bastante para fazer algo assim, logo na atual realidade nossa é totalmente inexequível mas acho que seria uma forma interessante de agradar o pessoal. Eu ando usando muito o Twitter recentemente por conta de querer ver posts curtos (Entenda como fotos de waifus, memes e mensagens contendo piadinhas), coisa que não vemos no fórum, porém lá sinto uma carência de discussões mais interessantes de se ler (Até que tem, porém é meio zoado devido ao limite de caracteres quebrando as mensagens em várias) e isso não é um problema em foruns, onde você pode fazer toda uma wall argumentando né Math? e outra pessoa responder sem ter que esperar fragmento por fragmento da mensagem toda.
Imagem

SPOILER

• + 0

Re: [Discussão] Sobre o falecimento do fórum

Mensagempor Alejandro_ » Qui, 10 Jan 2019, 18:18

SPOILER

Eu lembro da época que fórum antigo tinha uma wall , você fala em fazer algo parecido com isso?

• + 0

Mensagempor Marcio Mew » Qui, 10 Jan 2019, 18:32

Alejandro_ escreveu:
SPOILER

Eu lembro da época que fórum antigo tinha uma wall , você fala em fazer algo parecido com isso?

Não entendi a pergunta, sorry.

Wall ainda tem nesse, eu mesmo fiz agora, essa minha mensagem que vc colocou em spoiler foi uma wall.

Minha sugestão é duas áreas, uma fórum comum e outra mais social, na segunda com restrição de caracteres, servindo pra mensagens curtas, memes, vídeos simples e com funcionamento de rede social (com os karmas sendo as curtidas, a visualização igual a de uma timeline onde aparece as mensagens apenas de quem vc colocou como amigo/seguidor)... A Outra é o fórum atual, onde há tópicos com o objetivo de causar discussões, essa sem limite de caracteres permitindo o pessoal fazer seus comentários bem elaborados (praticamente a mesma coisa que esse forum atual) e isso num único site com o membro tendo uma única conta para as duas atividades.
Imagem

SPOILER

• + 0

Mensagempor Alejandro_ » Qui, 10 Jan 2019, 18:39

Marcio Mew escreveu:
Alejandro_ escreveu:
SPOILER

Wall ainda tem nesse, eu mesmo fiz agora, essa minha mensagem que vc colocou em spoiler foi uma wall.

Minha sugestão é duas áreas, uma fórum comum e outra mais social, na segunda com restrição de caracteres, servindo pra mensagens curtas, memes, vídeos simples e com funcionamento de rede social (com os karmas sendo as curtidas, a visualização igual a de uma timeline onde aparece as mensagens apenas de quem vc colocou como amigo/seguidor)... A Outra é o fórum atual, onde há tópicos com o objetivo de causar discussões, essa sem limite de caracteres permitindo o pessoal fazer seus comentários bem elaborados (praticamente a mesma coisa que esse forum atual) e isso num único site com o membro tendo uma única conta para as duas atividades.

É que no fórum antigo, antes de tiraram, cada perfil tinha um lugar para mandar mensagens, dava pra mexer no código da página e colocar musiquinha, etc. Mas o que você descreve é algo bem mais completo.

• + 0

Mensagempor Marcio Mew » Qui, 10 Jan 2019, 18:46

Alejandro_ escreveu:
Marcio Mew escreveu:
Alejandro_ escreveu:
SPOILER

É que no fórum antigo, antes de tiraram, cada perfil tinha um lugar para mandar mensagens, dava pra mexer no código da página e colocar musiquinha, etc. Mas o que você descreve é algo bem mais completo.

Ah lembrei, nope, não é como aquilo, é algo um tanto maior. É eu poder postar um meme e vc pode visualizar entrando no meu perfil na área social e receber na sua TL se me seguir ou me tiver adicionado como amigo como se estivéssemos no Twitter ou no Facebook e isso substituindo tmb o perfil padrão que temos no fórum atualmente (e esse que vc citou tmb). Onde o "quem é você" é uma mensagem de sua bio, e suas outras infos que vc queira partilhar (Steam, MAL, Twitter, Facebook, Sexo, Data de Nascimento) ficam junto ali
Imagem

SPOILER

• + 1

Re:

Mensagempor Sonic Salies » Qui, 10 Jan 2019, 19:12

Ok, vamos ao que eu penso:

Acho interessante. Só acho que devemos debater e talvez pesquisar, para ter certeza de que os usuários que desejam um conteúdo mais focado não se afastem por isso.

Adoraria e apoio totalmente. Contudo, não vejo isso dando certo se não tivermos apoio do Blast. Para mim, o mais correto seria nos desligarmos, criarmos algo novo, mas com parceria e divulgação mútuas com o Blast.

Acho que seria uma boa e sugiro o Discoruse. É uma plataforma moderna, flexível (isto é, modificável) e com integração nativa a diversas redes sociais e aplicativos, incluindo o Discord. No entanto, ele precisa de um servidor para rodar, e servidores são pagos - logo só vejo isso funcionando caso a próxima questão também entre em vigor.

Reddit seria uma alternativa decente, na minha opinião - não vejo porque essa ideia é tão rejeitada. Falarei um pouco mais sobre isso no final do post.

Criação de um Patreon para sustentar o fórum
Também gostaria muito que acontecesse, juntamente com a independência do fórum ("Criar uma marca independente"). Inclusive sugeri que, caso arrecademos mais do que o necessário para manter o servidor (que custaria algo em torno de R$15 mensais, ao menos inicialmente), usaríamos o resto para comprar prêmios para sorteios e para os nossos apoiadores.

Gostaria também de dizer que, como bem lembrado pelo Windsdon, o Patreon não seria uma plataforma, pois a moeda dele é o dólar. Provavelmente usaríamos algo como o Padrim. Não faz muita diferença, é só um detalhe a ser notado.

Fechar o fórum de vez?
Não vejo necessidade. No máximo abandona e deixa o Estrella fechar se ele quiser, afinal ele é quem paga o servidor, tendo total autoridade pra fazer isso se quiser.

Agora respondendo um pouco:

Marcio Mew escreveu:Mudança para uma plataforma mais condizente com as tendências atuais

Pls no, reddit é uma merda e seguir o padrão dele é três tiros no pé

Marcio Mew escreveu:
Pq não fazer um hibrido de ambas? -q

Tipo um fórum onde ele é bem classicão no que se refere a postagem de tópicos e etc, posts que exigem uma quantidade grande de caracteres é só seguir no estilo normal daqui do fórum, porém posts curtos, imagens e vídeos randoms (aka shitpost) fica em uma área separada seguindo um estilo de timeline de rede social. Unindo assim os dois mundo, tópicos como o Musica de Anime ou Vídeos e Imagens de Humor Geral deixariam de existir podendo ser postado na parte mais social, já assuntos da qual é possível se levantar debate vem como um tópico comum seguindo o padrão atual do fórum dentro de uma categoria.

Você não quer o Reddit, mas fez uma boa descrição dele logo em seguida - sério, é tipo igualzinho. Vejo o Amino se aproximando dessa descrição também. No mais, só digo que fazer um software independente é extremamente trabalhoso, perda de tempo e suicídio.

Mas eu concordo com você em opinião, também prefiro algo mais próximo do clássico. Por isso sugeri o Discourse.
Imagem

userbars

• + 1

Mensagempor Mother_Mazza » Qui, 10 Jan 2019, 20:12

Na minha opinião, essa é a melhor estratégia para o fórum atualmente e ainda por cima totalmente indolor. Na prática, a única modificação na estrutura daqui seria não haver mais uma marca central: Quem quiser falar de Nintendo, continua na seção Nintendo, quem quiser falar de Sony, vai para a seção Sony, etc...

A mudança real será para quem está procurando um site de games para frequentar. Ao invés de se sentirem intimidados pela marca "Nintendo", fãs de outras plataformas também farão parte do movimento e ajudarão a deixar o fórum lívido. Também concordo com a ideia do Marcio de dar destaque a áreas gerais (Anime, Notícias, etc.) pelo mesmo motivo.

Confesso que não sei exatamente quais são as "tendências atuais" além do Facebook, Twitter e Discord, mas, por tanto que seja uma plataforma organizada como a do fórum atual, não tenho nada contra.

Pessoalmente, criar uma nova marca só me parece necessário se o Sérgio for contrário as modificações acima e muitos users se disporem a frequentar o novo local.

Criação de um Patreon para sustentar o fórum (atual ou, no caso, de um novo independente)
Ao meu ver, não daria certo para o fórum atual com a quantidade pequena de users ativos.

Sobre o local independente, minha opinião é a mesma sobre a marca nova.

Fechar o fórum de vez?
Não. Seria bom tentar as outras opções primeiro e ver os resultados que podemos conseguir.
Editado pela última vez por Mother_Mazza em Qui, 10 Jan 2019, 20:36, em um total de 1 vez.
Imagem

Userbars

• + 0

Mensagempor Alejandro_ » Qui, 10 Jan 2019, 20:26

Pra mim, uma opção lógica seria : Mudar para um fórum geral de games (sei lá, Fórum GameBlast), já que é opção mais fácil de ser inserida, tentar fazer uma parceria com os sites Blasts, e observar por um tempo. Também concordo com a ideia de dar mais prioridade as áreas do Geral.

• + 0

Mensagempor GrayFox » Qui, 10 Jan 2019, 20:38

Acho a mudança para um fórum de games no geral a mais lógica, nessa situação, mas tenho uma dúvida. Há como simplesmente editar o endereço e remodelar o site para ser um "Fórum Game Blast", ou teria que criar outro site e começar do zero?

• + 1

Re:

Mensagempor Sonic Salies » Qui, 10 Jan 2019, 21:12

GrayFox escreveu:Acho a mudança para um fórum de games no geral a mais lógica, nessa situação, mas tenho uma dúvida. Há como simplesmente editar o endereço e remodelar o site para ser um "Fórum Game Blast", ou teria que criar outro site e começar do zero?

Tem como editar sim, se esse for o caso.

Eu particularmente sou a favor de nos desligarmos completamente no Blast a favor de maior autonomia, principalmente financeira.
Imagem

userbars

Próximo

Voltar para Geral