MEC anuncia mudanças do ENEM; exame passará a ser em 2 Domingos

Aqui é o lugar para bater papo e discutir qualquer assunto não relacionado a games.
Índice do fórum Fora de Contexto Geral
    • + 0

MEC anuncia mudanças do ENEM; exame passará a ser em 2 Domingos

Mensagempor Felipe_Vieir4 » Qui, 09 Mar 2017, 13:11

Imagem

O Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciaram, na manhã desta quinta-feira, 9, em coletiva de imprensa, as mudanças previstas para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. As medidas são resultado do amplo debate do MEC com a sociedade, por meio da consulta pública promovida pelo Inep no começo deste ano.

O ministro da Educação, Mendonça Filho, destacou a importância do debate e das mudanças para o aprimoramento do exame. “Com essas medidas, nós estamos buscando um aperfeiçoamento operacional do exame e deixaremos prontas todas as adequações futuras pelas quais o Enem terá que passar em decorrência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que nós esperamos que esteja pronta este ano”, destacou.

Já em relação à consulta pública, o ministro destacou a inciativa da gestão. “Foi uma atitude corajosa do MEC porque, uma vez feita a consulta, você tem que contemplar a opinião pública. E nós sentimos que ela está plenamente contemplada com as medidas que o ministério tomou.”

A presidente do Inep, Maria Inês Fini, revelou que um dos pontos fortes da mudança é o reforço na segurança do candidato e do resultado do Enem. “Agora, o participante vai se sentir extremamente confortável por poder realizar a prova identificada. Ele vai realizar a prova com o nome dele e o cartão de resposta também terá sua própria identificação. Isso aumenta muito a segurança de cada participante.”

Confira as mudanças:

Datas – A partir de agora, o Enem – que continuará sendo realizando em dois dias e no formato de provas impressas – passa a ser aplicado em dois domingos seguidos, e não mais em um único fim de semana.

Redação ­– Também atendendo a milhares de solicitações, a redação passa a ser realizada no primeiro domingo, juntamente com as provas de linguagem, código e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos. No segundo domingo serão realizadas as provas de matemática e ciências da natureza e suas tecnologias, com 4 horas e 30 minutos de duração.

Certificação – O Enem deixa de certificar o ensino médio, o que volta a ser feito pelo Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos (Encceja), que é o exame adequado para esse fim, em uma parceria com estados e municípios.

Essas e outras mudanças, apresentadas na coletiva, são parte do resultado do amplo debate promovido pelo MEC, que promoveu uma Consulta Pública por meio do Inep entre 18 de janeiro e 17 de fevereiro deste ano. O resultado da consulta orientou parte dos avanços no exame que passam a valer já nesta edição, a ser realizada nos dias 5 e 12 de novembro de 2017.

A portaria que regulamenta todas as mudanças será publicada em 24 de março. Até 10 de abril está prevista a publicação do Edital. As inscrições para o Enem 2017 serão de 8 a 19 de maio.

Segurança – Os participantes receberão cadernos de questões personalizados (identificado com seu nome e número de inscrição), juntamente com os cartões de resposta encartados na prova, com seu nome e número de inscrição. Até 2016, os participantes recebiam o cartão de resposta separado da prova e faziam a identificação com a cor de sua prova. A novidade dos cadernos personalizados reforça a segurança dos quatro cadernos diferentes e identificados por cores.

O Enem 2017 terá seu resultado divulgado em 19 de janeiro de 2018 e continuará oferecendo resultados por área de conhecimento, individual de cada participante e da base consolidada para uso nos programas governamentais Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Financiamento Estudantil (Fies) e Universidade para Todos (ProUni), entre outros. Mas não haverá mais resultado do Enem por escola. O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) do ensino médio passará a ser universal e não mais amostral para escolas públicas e privadas. Isso permitirá o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) por escola.

Atendimento – A aplicação em dois domingos soluciona a situação dos sabatistas, que acessavam o local de prova no mesmo horário dos demais, mas só começavam a responder as questões às 19h. Os participantes que guardam o sábado por questões religiosas, e representaram 76 mil inscrições em 2016, não ficarão mais submetidos ao confinamento de 5 horas.

Outra mudança é em relação ao atendimento especializado. A solicitação de tempo adicional deverá ser feita no ato da inscrição e não mais na hora da prova. As pessoas com deficiência e que, por esse motivo, precisam de tempo extra, terão que inserir um documento comprobatório que motive a solicitação desse atendimento.

Isenção – O Ministério da Educação seguirá concedendo a gratuidade para concluintes do ensino médio de escolas públicas e pessoas contempladas pela Lei 12.799/2013, que dispõe sobre a isenção de pagamento de taxas para inscrição em processos seletivos de ingresso nos cursos das instituições federais de educação superior. Passam a ser beneficiados os cadastrados no CadUnico junto ao Ministério de Desenvolvimento Social e Reforma Agrária.

A comprovação, a partir do Enem 2017, será mais completa. O participante deverá informar, no ato da inscrição, seu número de Identificação Social (NIS). O sistema de inscrição permitirá busca automática. Em situação excepcional, o participante poderá declarar que atende às condições do decreto e da lei que permitem a gratuidade, mas se for verificado que a declaração é inverídica o candidato pode ser eliminado em qualquer etapa do processo. Até 2016, o benefício era concedido mediante autodeclaração e não havia nenhuma verificação da conformidade da informação.

Fonte: Portal MEC
Imagem
3DS: 3609-1513-2829 | NNID: Felipe_Vieir4 | PSN: Feliperpv
Userbars & Cards

• + 0

Re: MEC anuncia mudanças do ENEM; exame passará a ser em 2 Domingos

Mensagempor Pedrock » Qui, 09 Mar 2017, 13:15

Vi isso e achei bem normal, a mudança de datas não vai me fazer tanta diferença. Mas gostei de terem deixado no primeiro dia só humanas, e no segundo só exatas e ciências da natureza. Como eu acabo terminando até que rápido a parte de humanas vai sobrar mais tempo pra focar na redação, e sem redação no segundo dia, vou poder focar mais em matemática e natureza.
Imagem

Userbars

• + 0

Mensagempor Felipe_Vieir4 » Qui, 09 Mar 2017, 13:29

Pedrock escreveu:Vi isso e achei bem normal, a mudança de datas não vai me fazer tanta diferença. Mas gostei de terem deixado no primeiro dia só humanas, e no segundo só exatas e ciências da natureza. Como eu acabo terminando até que rápido a parte de humanas vai sobrar mais tempo pra focar na redação, e sem redação no segundo dia, vou poder focar mais em matemática e natureza.

O que eu mais gostei foi só terem trocado a ordem, sinceramente, tava com medo deles mudarem alguma coisa que mudasse o perfil da prova e pudesse me ferrar q
Só não sei o quão bom vai ser o primeiro dia, vão ser todas as matérias de mais peso pra mim numa tacada só...
Imagem
Userbars & Cards

• + 0

Mensagempor Zuado Pela Vida » Qui, 09 Mar 2017, 14:30

Meh, ainda prefiro que tivessem reduzido o número de questões. ENEM não é teste de conhecimento, é teste de resistência. Chega um momento em que você está cansado de tudo aquilo e não consegue nem raciocinar direito.
Imagem
SPOILER

• + 0

Mensagempor Crash10 » Qui, 09 Mar 2017, 14:33

Pena que o ENEM não vale Wii U né?
Imagem
Por Pedrock

Userbars

• + 0

Mensagempor Gian » Qui, 09 Mar 2017, 14:58

Felipe_Vieir4 escreveu:
Pedrock escreveu:Vi isso e achei bem normal, a mudança de datas não vai me fazer tanta diferença. Mas gostei de terem deixado no primeiro dia só humanas, e no segundo só exatas e ciências da natureza. Como eu acabo terminando até que rápido a parte de humanas vai sobrar mais tempo pra focar na redação, e sem redação no segundo dia, vou poder focar mais em matemática e natureza.

O que eu mais gostei foi só terem trocado a ordem, sinceramente, tava com medo deles mudarem alguma coisa que mudasse o perfil da prova e pudesse me ferrar q
Só não sei o quão bom vai ser o primeiro dia, vão ser todas as matérias de mais peso pra mim numa tacada só...

Você quer cursar o que, Vieira? Medicina?

Esse povo sortudo que vai ter uma semana de distância entre uma prova e outra -q
Imagem

Kratos to Atreus: "Who I was is not what you will be. We must be better."

SPOILER

• + 0

Mensagempor Felipe_Vieir4 » Qui, 09 Mar 2017, 15:40

Zuado Pela Vida escreveu:Meh, ainda prefiro que tivessem reduzido o número de questões. ENEM não é teste de conhecimento, é teste de resistência. Chega um momento em que você está cansado de tudo aquilo e não consegue nem raciocinar direito.

Eu acho engraçado esse povo que diz que ENEM não é teste de conhecimento, vai lá sem saber nada pra ver como vai -qn
O ENEM realmente não cobra conteúdo muito dificil, mas tem sim q

Simplesmente Gian escreveu:
Felipe_Vieir4 escreveu:

Você quer cursar o que, Vieira? Medicina?

Esse povo sortudo que vai ter uma semana de distância entre uma prova e outra -q

nem em outro planeta eu faço medicina -q
Quero Design Gráfico
Imagem
Userbars & Cards

• + 0

Mensagempor Zuado Pela Vida » Qui, 09 Mar 2017, 15:55

Fui lá sem saber absolutamente nada... nada em sociologia, filosofia, artes, química e física pelo menos -q

Durante todo o ensino médio os professores não te ensinam a matéria do jeito que deveriam, te ensinam a "passar no ENEM", cujo as questões já não são lá as mais difíceis do mundo. Se você acertar as que são consideradas fáceis tu pode chutar o restante que eles consideram difícil e sua nota vai ser alta. Mesmo que você erre TODAS as questões de química por exemplo, se você acertar algumas de física e/ou biologia sua nota ainda vai ser considerada média ou até alta. Onde está o teste de conhecimento?

A redação é a única parte que te exige algum esforço de fato, por isso é a única que o pessoal usa equipamento do FBI pra colar -qq
Imagem
SPOILER

• + 0

Mensagempor Gian » Qui, 09 Mar 2017, 16:02

Zuado Pela Vida escreveu:Fui lá sem saber absolutamente nada... em matemática, sociologia, filosofia, artes, química e física pelo menos -q

Durante todo o ensino médio os professores não te ensinam a matéria do jeito que deveriam, te ensinam a "passar no ENEM", cujo as questões já não são lá as mais difíceis do mundo. Se você acertar as que são consideradas fáceis tu pode chutar o restante que eles consideram difícil e sua nota vai ser alta. Onde está o teste de conhecimento?

A redação é a única parte que te exige algum esforço de fato, por isso é a única que o pessoal usa equipamento do FBI pra colar -qq

Se bem que esse equipamento ainda é falho, já que deixou essas coisas lindas passarem despercebidas. Ou Ou essas.
Até minha antiga professora de Português era mais exigente que essa "banca avaliadora" -qq
Imagem

Kratos to Atreus: "Who I was is not what you will be. We must be better."

SPOILER

• + 0

Mensagempor Felipe_Vieir4 » Qui, 09 Mar 2017, 16:31

Zuado Pela Vida escreveu:Fui lá sem saber absolutamente nada... nada em sociologia, filosofia, artes, química e física pelo menos -q

Durante todo o ensino médio os professores não te ensinam a matéria do jeito que deveriam, te ensinam a "passar no ENEM", cujo as questões já não são lá as mais difíceis do mundo. Se você acertar as que são consideradas fáceis tu pode chutar o restante que eles consideram difícil e sua nota vai ser alta. Mesmo que você erre TODAS as questões de química por exemplo, se você acertar algumas de física e/ou biologia sua nota ainda vai ser considerada média ou até alta. Onde está o teste de conhecimento?

Te garanto que você sabia sim algo dessas matérias, até porque física no enem é a maioria interpretação de situações e gráficos. E se você errar todas as de química sua nota só vai ser alta se 600 for alto pra você lol

E realmente, as escolas só ensinam a passar no ENEM, assim como uma auto-escola só te enisna a passar na prova da DETRAN, e etc. O país é viciado em provas...

E "cade o teste de conhecimento" olha, conhecimento não é só decorar um monte de fórmula e mostrar "olhaa eu sei entender uma questão difícil de física e resolver com um monte de fórmula", o ENEM usa conhecimento "diário" junto de matéria escolar aliado a interpretação se texto (então até da pra chutar). Não vou dizer que é a prova mais bem elaborada do planeta, mas esse choro das pessoas de "não testa conhecimento" é muito falso
Imagem
Userbars & Cards

• + 1

Mensagempor Paper. » Qui, 09 Mar 2017, 20:18

Achei bom a mudança de sábado - domingo pra domingo - domingo. O que a pessoa tinha que estudar ela já estudou, ao menos tem uma semana pra descansar entre uma prova e outra e quem sabe revisar alguma coisa.
E imo, o ENEM tá ficando cada vez mais difícil, tá parando de ser aquele "só saber interpretar que você vai bem", ou o "a resposta tá no próprio comando da questão". Só ver as provas principalmente de Ciências da Natureza dos últimos anos que tão cada vez mais conteudistas. Não sei se vai continuar assim pq provável que em 2019 o ENEM mude por completo por causa da reforma do EM, mas se manter o ritmo, daqui a uns anos deve chegar próximo (próximo, não igual) dessas FUVEST da vida.
Btw, justamente por isso odiei CN com Matemática no mesmo dia pq são duas coisas cansativas p crl, cálculo até o talo. Único lado bom é que redação ao menos não é mais no mesmo dia de math, mas foi p um dia que é cheio de texto gigante também pqp
Ah, e a redação pra mim é muito mais receita de bolo que saber escrever em si no ENEM. Tem gente que acha que o ENEM é esquerdista e que se você não botar uma opinião nessa vertente tu perde ponto :loles: :loles:

• + 1

Mensagempor hayt » Qui, 09 Mar 2017, 21:48

A reclamação que tenho em relação a prova do ENEM é ter eliminado as provas discursivas que tinham nos antigos vestibulares, que de certa forma, mediam a capacidade do aluno em formalizar um pensamento lógico para resolver um problema (coisa que é impossível de se fazer em uma prova objetiva).

Por exemplo, uma questão objetiva não mede o conhecimento de como estruturar uma questão de cálculo dissertativa, com introdução, conclusão e sequencia lógica adequada. Isso é fundamental em qualquer profissão que você for exercer.
Imagem

• + 0

Mensagempor smithleo750 » Seg, 01 Mar 2021, 19:07

Olá. Penso que este tópico será relevante para muitas pessoas. Escritores. Demora muito tempo e nervosismo. Quero aconselhar o site comprartcc.com.br onde pode facilmente encomendar esse a profissionais. Também se podem aprender muitos tópicos interessantes para a sua escrita.

Voltar para Geral