[TSADNB] Tópico sobre a E3 e Hype Train!

Aqui é o lugar para bater papo e discutir qualquer assunto não relacionado a games.
Índice do fórum Fora de Contexto Geral
    • + 0

Re:

Mensagempor GrayFox » Sex, 04 Jan 2019, 19:10

Mother_Mazza escreveu:Se a memória não me falha, um dos acontecimentos passados que fizeram o fórum ficar muito "badalado" foi a parceria do Nintendo Blast com a Nintendo World. Nesse tempo, os posts costumavam a aparecer de 15 em 15 minutos.

A Nintendo World ainda é publicada?
O formato de revista física não parece muito popular hoje em dia, então também pode ser que essa aliança não seja mais tão efetiva quanto antes.

Mother_Mazza escreveu:As vezes me pergunto isso também é produto da Nintendo ter saído do Brasil e os preços dos consoles e jogos terem aumentado demais. Um dos motivos das marcas Playstation e Xbox serem populares por aqui é o suporte que elas dão ao país.

É provável mesmo. A época mais popular do fórum se deu juntamente com o lançamento do 3DS, que estava a um preço mais acessível e tinha uma ampla variedade de jogos multiplayer, e aí o pessoal vinha aqui para participar de competições e socializar por meio dos consoles, e o Switch estando caro dificulta bastante isso.

mas, inversamente, será que o PS/Xbox Blast faz mais sucesso hoje em dia? :serra:

• + 0

Re:

Mensagempor Marcio Mew » Sex, 04 Jan 2019, 19:52

ExtremeZelda escreveu:
Marcio Mew escreveu:Se tudo der certo na metade do ano que vem faço uma nova Golden Month

Eita, esperar até a metade de 2020 é tenso, esse novo Golden Month deve ser realmente gigantesco para ter um planejamento tão demorado assim. :hehe:

Huhahuuhas eu escrevi com meu cérebro ainda em 2018, mas levando em conta minha preguiça é capaz de sair só no meio de 2020 sim -qqq
Imagem

SPOILER

• + 0

Re: Re:

Mensagempor Mother_Mazza » Sex, 04 Jan 2019, 21:09

GrayFox escreveu:
Mother_Mazza escreveu:Se a memória não me falha, um dos acontecimentos passados que fizeram o fórum ficar muito "badalado" foi a parceria do Nintendo Blast com a Nintendo World. Nesse tempo, os posts costumavam a aparecer de 15 em 15 minutos.

A Nintendo World ainda é publicada?
O formato de revista física não parece muito popular hoje em dia, então também pode ser que essa aliança não seja mais tão efetiva quanto antes.

Mother_Mazza escreveu:As vezes me pergunto isso também é produto da Nintendo ter saído do Brasil e os preços dos consoles e jogos terem aumentado demais. Um dos motivos das marcas Playstation e Xbox serem populares por aqui é o suporte que elas dão ao país.

É provável mesmo. A época mais popular do fórum se deu juntamente com o lançamento do 3DS, que estava a um preço mais acessível e tinha uma ampla variedade de jogos multiplayer, e aí o pessoal vinha aqui para participar de competições e socializar por meio dos consoles, e o Switch estando caro dificulta bastante isso.

mas, inversamente, será que o PS/Xbox Blast faz mais sucesso hoje em dia? :serra:

Dei uma pesquisada rápida e parece que ela parou de ser publicada mesmo, mas a equipe ainda está ativa no Facebook:

https://www.facebook.com/NintendoWorld/
https://www.youtube.com/c/CanalGeekBras ... Pr8l9Wcobg

Aqui mesmo no site do Blast há uma entrevista de 2017 com o CEO da Tambor explicando o ocorrido:
https://www.nintendoblast.com.br/2017/1 ... vista.html

É uma pena. Adorava essa revista e ainda tenho muitas edições do tempo que ela era publicada pela Editora Conrad. A minha mais antiga possuí um Preview de 3 ou 4 páginas do primeiro Smash Bros. de N64. :malz:

Posso estar errada, mas acho que o problema do Xbox e PS Blast foi não ter uma pedra para se apoiar ao contrário do NB. O NB é mais velho, possuía campeonatos que valiam prêmios e atraiam usuários novos (e muitos temporários também :cov:) e tinha a Nintendo World para ajudar na popularidade, mas não lembro se os outros sites possuíam algum tipo de parceria com revistas e afins. Tive conta em ambos, mas sempre usei mais aqui mesmo.
Imagem

Userbars

• + 1

Mensagempor GrayFox » Sex, 04 Jan 2019, 21:26

Mother_Mazza escreveu:É uma pena. Adorava essa revista e ainda tenho muitas edições do tempo que ela era publicada pela Editora Conrad

...a Conrad ainda existe? Faz tempo que não vejo nada deles, e a JBC e Panini estão relançando tudo que eles publicavam. E nenhum dos dois realmente chegou ao nível de qualidade das publicações da Conrad :wario:

Também colecionava a revista, mas parei de acompanhar depois de um ou dois anos, não achava que a qualidade da revista estava muito boa (ou, ao menos, eu não estava gostando muito), e eles cobrirem apenas a Nintendo limitava algumas retrospectivas ou matérias que faziam, já que tinham que fingir que as outras empresas não existiam. Mas é meio triste ver ela cessar assim, considerando todo o progresso que tiveram, e como perduraram.

Mother_Mazza escreveu:Posso estar errada, mas acho que o problema do Xbox e PS Blast foi não ter uma pedra para se apoiar ao contrário do NB. O NB é mais velho, possuía campeonatos que valiam prêmios e atraiam usuários novos (e muitos temporários também :cov:) e tinha a Nintendo World para ajudar na popularidade, mas não lembro se os outros sites possuíam algum tipo de parceria com revistas e afins. Tive conta em ambos, mas sempre usei mais aqui mesmo.

Será que o crescimento dos fóruns realmente depende tanto do investimento do staff (ou da comunidade, dependendo da situação), para fazer esses eventos e tudo mais, apesar do crescimento dos outros consoles e do fanboyismo inato que existe em boa parte da comunidade gamer no Brasil? Sei lá, acho isso meio estranho.

Mas também, acho bem provável que boa parte dos usuários aqui nem tenha um Switch ou não esteja mais acompanhando a Nintendo há alguns anos, mas usam ou entram, de maneira geral, mais pela comunidade que se formou aqui, ou por hábito ou sei lá o que, do que exatamente pelo título. Acho que deviam ter unificado todos os fóruns sob o GameBlast, quando foram trocar de host, pra derrubar a pretensão de que esse é um fórum só sobre a Nintendo e talvez até atrair mais gente :link:

(não que isso vá funcionar agora, dois hard resets no fórum só matariam mais ainda o movimento)

• + 3

Re:

Mensagempor Matemática » Sex, 04 Jan 2019, 23:33

Olá, quanto tempo! -q
Bem, eu gostaria de dar uns trocados sobre isso do fórum também (porque amo fazer walls).

Eu gosto muito do pessoal daqui, muito mesmo. O fórum foi bastante importante para mim pelos anos de 2014 a 2016, mas admito que hoje em dia eu tenho praticamente mais nenhum hype com fóruns. Poderia usar "desculpas" como não ter tempo e que pretendo ficar mais ativo depois, mas o momento em que eu mais fui participativo aqui foi no período de vestibular/começo da faculdade, e atualmente estou de "férias", então eu não tenho muita saída mesmo lalala.

O formato do fórum em si não é o maior incômodo, mas admito que o ambiente em si ficou um pouco mais repetitivo, o que acabou deixando as coisas menos interessantes que antes. Eu não era lá muito participativo de discussões (salvo as de Pokémon), e principalmente falar sobre jogos que eu não tenho/jogo não me são muito interessantes, então muito do fórum hoje em dia não me atrai mais. Gincanas e campeonatos se tornaram muito repetitivas, e com menos users no fórum acabaram ficando menos diversificadas também, contando com sempre as mesmas pessoas, mesmos jogos, mesmo tudo...

Quando eu participava da staff e discutíamos sobre isso (porque bem, o tema "fórum morrendo" é atual desde 2015 -q), eu sempre falava que o fórum é parado porque pouca gente quer participar, e pouca gente quer participar porque é parado. Para funcionar, tem que quebrar esse ciclo. Infelizmente eu fui tragado pelo ciclo -q

Mas bem, temos que considerar muitas coisas quando falamos sobre o fórum estar morrendo. Não é algo que aconteceu do dia para a noite, e foi um processo muito mais lento e presente que o que aconteceu com os outros dois Blasts. Se não me engano, o PS blast morreu por conta da staff, que ficou "travada" depois que um dos membros (e acho que era o diretor/admin) sumiu e acabou impedindo que outras pessoas pudessem moderar/ter poderes, algo assim. No XB Blast o que matou era a própria natureza de nicho do fórum, que já nasceu bastante à sombra dos outros dois (principalmente do NB). Cheguei a participar do XB por 1 mês, era legal lá, mas o fórum era formado basicamente por um punhado de users daqui e alguns poucos users próprios.

Com o NB foi bastante diferente. O fórum nasceu e cresceu em um período de hype da empresa, com seus consoles sendo muito populares, sempre mais acessíveis que as concorrentes, com uma grande quantidade de jogos, e possuía distribuição própria aqui no Brasil. O site do NB fazia muito sucesso, tinha matérias muito legais, e isso atraiu muita gente para o fórum. Eu mesmo vim para cá por causa do site, e acho que a esmagadora maioria. Não cheguei a participar dos "anos dourados" do fórum, mas até onde sei antes de 2014 o movimento era muito grande, impossível de comparar com hoje em dia. Em 2014 já começava a diminuir um pouco o ritmo, e 2015 também, mas pouca gente percebia ou se importava.

Não tenho mais acesso aos dados dos anos que citei, mas lembro que em 2015 ou 2016 o Ulukai tinha criado um tópico sobre essa diminuição nas postagens, que já era bastante notável se comparada aos anos anteriores. Em 2015 o fórum teve uma quantidade notavelmente menor de postagens, mesmo com um imenso esforço da staff naquele ano. Foram realizados muitos eventos individuais. Meses nintendo de Smash, Retrô, um evento dedicado à Pokémon, a liga de campeonatos do NB, com parceria direta com o site e distribuição de prêmios. Lembro que os Ace Trainers (o rank que cuidava da área de pokémon) chegou a realizar cerca de 20 campeonatos de pokémon durante aquele ano, o que dá quase 2 campeonatos por mês. E ainda tinham os de Smash, Mario Kart e outros jogos menores.

Os maiores problemas do fórum, nesse período, eram a falta de users novos que efetivamente participavam do fórum (durante algumas coisas realizadas alguns users se cadastraram, principalmente quando era algo relacionado ao facebook, mas poucos ficaram de fato); e o baixo comprometimento dos users em participar do processo criativo do fórum. Nesses anos, basicamente os únicos que colaboravam com a criação de tópicos, eventos e gincanas para o fórum eram os membros da staff (que eram bastantes, admito). Raríssimas exceções saem dessa generalização, como a Mazza e o Ari, e outros que acabaram se afastando da staff por vontade própria, mas permaneceram ajudando muito, como o Chazzy e o Vits.

Mesmo que uma maioria de membros não participasse muito ativamente, existia um núcleo de membros que se esforçava para manter o fórum interessante. Entretanto, aqui entra o que acho que é um dos maiores problemas gerais para o fórum não se manter bem, até hoje: o fórum não é independente e autossustentável de forma financeira. Qualquer projeto que envolva parcerias ou algo assim teria que passar pelo Estrella, o que torna o processo um pouco mais lerdo. Além disso, em várias situações os organizadores dos eventos aqui tinham que arcar com premiações por conta própria, já que o fórum não tinha como oferecer qualquer suporte para tal. Isso tudo colaborou para que o interesse em criar campeonatos com prêmios mais legais diminuisse, e esses ficassem cada vez mais raros, o que fez com que os campeonatos ficassem mais escassos ou tivessem prêmios desinteressantes, o que diminuiu a quantidade de pessoas que participavam. Está criado um ciclo como o que falei antes.

Eu me afastei da staff em 2016 porque algumas coisas estavam me estressando muito, além de que a faculdade começava a ficar muito mais puxada, e difícil de levar em paralelo com o fórum. Entretanto eu sempre continuei acompanhando o que a staff fazia, e o esforço em criar conteúdo e atrair membros se mantinha. Só que o "gás" da equipe ia diminuindo aos poucos, também, e perto de 2017 participar da organização de eventos já não era mais tão legal. Muitos membros da staff nesse período eram inativos, e uma quantidade muito menor tinha que carregar o fórum nas costas. A quantidade de usuários novos continuava pequeno, e a evasão de users antigos ia subindo cada vez mais.

O Discord veio como alternativa ao chat em 2016, se não me engano (porque foi quando saí, aquela treta lá tinha me fritado a paciência -q). A aplicação em si não vejo como diretamente danosa ao fórum, mas o que mais quebrou o fórum foi o momento. Grupos de Skype ou MSN já existiam antes, mas o fórum nunca tinha tantos "pontos negativos" para lidar como a partir de 2017. Tanto que no começo da transição alguns eventos aconteciam em paralelo no fórum e no Discord, e isso era bastante legal e ajudaram muito no movimento por aqui (como na guerra das facções). O fórum foi "engolido" pelo Discord por causa de toda essa cadeia de acontecimentos, não apenas porque é algum tipo de rival ou inimigo.

Outra grande quebra nas pernas do fórum foi a plataforma. A mudança já era cogitada desde 2015, mas na metade de 2016 começaram a discutir isso com mais foco. Não lembro se o Estrella participou da discussão desde o começo, mas a participação dele no processo foi muito relevante para que seguisse em frente. A ideia era sair do forumeiros e finalmente ter uma plataforma em que o céu fosse o limite, onde poderia ser implementadas funções que toda a staff sempre sonhou (sério, se vissem a antiga área dos SBs, a maioria das ideias era cortada porque o forumeiros não dava suporte).

O que ferrou foi que isso aconteceu em um momento que a staff já não era mais tão interessada assim em dar "o sangue" pelo fórum, e poucos membros tinham interesse em ajudar de forma muito ávida. Praticamente quem montou o novo fórum (esse aqui) foram o Salies e o Windsdon sosinhos, o que foi incrível da parte deles. Mas ambos não eram muito interessados no fórum em si (principalmente o Winds, que sempre curtiu mais o Discord), e ninguém da staff se interessou em aprender a trabalhar com essa parte mais técnica do fórum. Acabou que mudar de plataforma aparentemente foi como trocar seis por meia dúzia. Na prática, a mudança fez o fórum durar mais, porque pouco tempo depois o forumeiros criou uma limitação nos códigos dos seus fóruns, o que resultou na quebra de toda a formatação do fórum antigo, que qualquer um que for lá pode ver. Se não tivesse acontecido a mudança de host, a gente estaria em um lugar com cara de fórum do fim dos anos 90. Sem dúvidas nem teríamos chegado até aqui lalala.

Além de tudo isso, ainda teve outro problema que atingiu a movimentação do fórum. Os consoles da Nintendo se tornaram caros, e a popularidade deles não é mais tão grande aqui no Brasil quanto eram no tempo do DS/Wii. O fim do Wii e toda a vida do Wii U afastou uma grande parte do público que jogava em consoles de mesa por aqui, o que era notável pela maioria dos membros do fórum possuírem um 3DS ao invés de um Wii U (o inverso era muito raro, e a maioria dos que tinham Wii U tinham 3DS também por motivos de riqueza). Os jogos ficaram caros, os consoles mais ainda, e mesmo o Switch sendo muito mais popular que o Wii U, pouca gente por aqui (e até mesmo pelo Discord) já o tem. Sem dúvida esse é um fator que colaborou com a diminuição do fórum.

Por fim, o último "grande problema" do fórum: a gente envelheceu e/ou mudou com o passar desse tempo todo. É natural que, depois de algum tempo, cada um passe a dividir seu tempo com outras coisas, crie novos interesses e novas obrigações, e o tempo dedicado ao fórum vai sendo apertado cada vez mais. Isso depende de pessoa para pessoa mesmo, mas é algo que acontece com grande parte do pessoal aqui e dos que pararam de aparecer, também. A maioria deve ter pouco tempo livre, e não quer dedicar esse pouco tempo a ter que resolver vários problemas presentes no fórum. É difícil quebrar o tal ciclo dessa forma. A média de idade dentre os users atuais deve ser maior que a dos users de 2013 para trás, por exemplo, justamente porque é muito mais fácil que o pessoal entre 13 e 19 anos tenha mais tempo livre, e com isso participe do fórum de forma muito mais ativa.

Após toda essa muralha sobre os problemas (ao meu ver) do fórum, seria bom que eu falasse também o que acho que seriam as soluções. Mas bem, admito que não tenho mais expectativas de retorno para o fórum. Teria, se ainda estivéssemos em 2016/2017, mas ainda acho que seria arriscado. O tempo para "salvar" o fórum já passou, o melhor a fazer é ver o que dá para ser salvo do incêndio e buscar uma casa nova. O que devia ter acontecido, na minha opinião:

• A quebra do ciclo seria fundamental. Uma quantidade decente de usuários fazendo coisas interessantes para diversos públicos e que saísse um pouco da mesmice atual daqui seria necessária para dar o primeiro passo dessa quebra;
  • O fórum devia se tornar autossuficiente na questão financeira, com propagandas e tal, sem precisar passar pelo Estrella para isso. Acho que o ideal até seria o fórum ser uma "marca" separada do site, e independente mesmo. Mas ambos deveriam manter uma forte parceria;
  • Por falar em parcerias, elas deveriam acontecer em maior quantidade, e de forma que ambos os lados fossem recompensados. Buscar parcerias em diversos ambientes diferentes, desde grupos em outras redes sociais e criadores de conteúdo até lojas mesmo;
  • Rotatividade entre a staff. Digo não por ela ser fechada, e sim porque ada vez menos pessoas queriam participar. Tornar todo o processo de gerenciamento do fórum mais transparente também, permitindo que todos que tivessem interesse em discutir sobre sugestões e afins tivessem acesso à área dos SBs e tal;
  • Pode ser redundante, dado o segundo tópico, mas incentivos à staff e aos membros, seja por organizarem ou participarem de eventos, campeonatos e do próprio fórum. Um sistema parecido com o UdM ou as Badges deveria ter sido mantido, também;
  • Mudança no formato do fórum, tornando ele mais simples de acessar, postar e tal. Não seria abandonar o sistema de fórum, mas tornar o sistema mais interessante e talvez até inovador em relação a outros fóruns, e interessante em relação a outras redes sociais (como foi com o Reddit, por exemplo).

Talvez tenham mais coisas que pudessem ter acontecido para que o fórum se mantivesse bem, mas admito que eu mesmo tenho a menor ideia de como seria fazer grande parte das coisas que pontuei. E isso é uma dificuldade de enfrentamos: seria necessário ter passado por alguns dilemas tão complicados que talvez até tivéssemos como resolver, mas seria necessário focar muito mais tempo para isso. Muito mais discussões com o Estrella; muito mais buscas por parcerias; muito mais esforço ao portar o fórum; muito mais gente envolvida no processo; etc. Todo o processo para se manter vivo e interessante deixaria de ser algo casual e organizado por um grupo de amigos e conhecidos na internet e passaria praticamente ao funcionamento de uma pequena empresa, onde todos trabalham de forma voluntária. Fica difícil exigir isso, ainda mais em um ambiente que era para ser apenas um lugar para se divertir e blablablá. (eu coloquei em negrito só para destacar, em meio a esse mar de letras -q)

Gente, o fórum foi muito legal, e eu passei aqui momentos inesquecíveis e conheci pessoas as quais quero levar por muito tempo em minha vida, mas já deu. Apenas um milagre para fazer o fórum voltar a se manter vivo, e eu não tenho mais motivação para colaborar com isso. Alguns dos membros que foram muito meus amigos aqui sumiram e perdi contato, mas muitos outros permanecem ainda no Discord e até outras mídias onde continuamos próximos. Então se para mim o que me animava a participar do fórum era o pessoal com quem eu me divertia, e eu ainda tenho isso espalhado em outras mídias, eu não acho que valha mais a pena construir castelo de areia na beira da praia.

Acho muito triste ter que "abandonar" o fórum, mas não consigo mais me ver participando aqui. Mesmo que alguns users, os quais tenho muita estima mesmo, como a Mazza, o Chazzy e o Nightwalker, continuarem "apenas" aqui (no caso, não termos contato em outras plataformas), ainda assim não me vejo voltando, e acredito que é um processo que vai continuar acontecendo com outros users, até o fórum parar de vez. Para os que ainda lutam para que o fórum continue vivo, peço as desculpas mais sinceras que posso por não colaborar mais. Espero que consigam encontrar uma forma de manter o que tanto gostam, e de uma forma que os faça bem sem que acabem prejudicados de alguma outra forma.

E bem, acho que é isso. Obrigado por lerem, boa sorte aí, e sonhem com amarelo! :espurr:
Imagem

bee-boo-bop bee-bop bee-ba-boo-bop boo-boo
Userbars

• + 1

Re:

Mensagempor Arthimura » Sex, 04 Jan 2019, 23:43

Mother_Mazza escreveu:Espero que o fórum sobreviva até 2019. O número de posts e pessoas ativas anda muito baixo...:malz:

As interações mudaram Mazza.

Demorou pra cair a ficha pra mim também mas esse modelo de fórum está com os dias contados.
Querendo ou não esse modelo não agrada mais a grande maioria das pessoas, principalmente as novas gerações.

Até alguém criar um modelo mais moderno a tendência é que os fóruns morram.

• + 0

Mensagempor Wolflink » Sex, 04 Jan 2019, 23:59

Estou ficando velho de mais já : / saudades virar a noite nos forums da vida, chat da uol e por ai vai.
Imagem

Imagem

Nintendo Imagem FC:2056-5082-2442

SPOILER

• + 0

Re: [TSADNB] Tópico sobre assuntos diversos no Blast

Mensagempor Gian » Sáb, 05 Jan 2019, 00:29

Oi, eu ainda estou vivo! (Yay?)
Não tem muito o que falar que alguém já não tenha dito (principalmente com esse textão do Math do tamanho da Muralha da China), mas esses 2 anos e meio que eu fiquei aqui foram bem aproveitados e inesquecíveis, especialmente e principalmente 2016/2017 para algumas pessoas cujas pessoas já sabem quem são (saíndo de fininho... #sqn).

Enfim, é uma pena ver que estamos praticamente num series finale (na verdade esse clima de despedida existe desde 2017, ele ainda demorou mundo GZUS amado). Eu posso não ter ficado muito tempo aqui em relação a outras pessoas, mas já foi o suficiente. É a falta de ânimo mesmo. Não tem muito o que falar quanto a isso. Eu até dei uma reaparecida no Discord depois de um tempo na berlinda. Minha única esperança agora é tentar manter contato com o povo. Ainda quero conhecer alguns de vcs IRL quando tiver money e time.

Talvez eu entre aqui uma vez perdida, mas não vai ser mais a mesma coisa. E já devo ter repetido a mesma coisa várias vezes, melhor dar o adeus. Vejo vcs nas idas e vindas da vida. Se quiserem darem uma de stalkers, é só procurar por gianlucaors no Instagram e gianluca.ors no Facebook. Eu realmente sou um livro aberto e feio bagarai (autoestima do menino é altíssima, percebe-se).

De seu eterno redator chorão, chato, obsessivo, seriador, dançarino, ex-UdM, entre outras cozitas mais, Gian.

Enviado de meu SM-J500M usando o Tapatalk
Imagem

Kratos to Atreus: "Who I was is not what you will be. We must be better."

SPOILER

• + 4

Mensagempor Crash10 » Sáb, 05 Jan 2019, 02:38

Eu comecei a tentar ser mais ativo nos últimos tempos (inclusive tô até fazendo tópico), não sei se consegui, mas realmente a situação tá preta e eu não pude melhorar muito. A única forma "viável" que eu vejo de aumentar o movimento é tornar o fórum um geral de games, já que Staff trabalhando tão duro em algo que seria mais pra divertir eu não vejo, principalmente porque todo mundo tá ocupado trabalhando ou entrando na faculdade/continuando ela, e não houve uma renovação de usuários mais jovens e com mais tempo (sinto que o ambiente não ficou muito receptivo às crianças/pré-adolescentes porque o pessoal ficou mais velho e a coisa é meio naturalmente assim). Vou continuar a postar/fazer tópicos, mesmo que pra um grupo pequeno de amigos que ainda visitam aqui. Só pretendo sair quando estiver 100% acabado. Espero que vocês continuem aqui o quanto puder.
Imagem
Por Pedrock

Userbars

• + 3

Mensagempor Prinny » Sáb, 05 Jan 2019, 10:11

Por mais que pareça que sou "novato"(essa conta é de 2017) por aqui, acreditem ou não eu frequento o fórum desde 2015 por aí. Inclusive fiz uma conta (procurem um Godprinny) mas nunca usei por motivos bobos de ter vergonha ou de não ter um console atual da Nintendo. Mas sempre entrava aqui apenas como leitor para acompanhar as discussões dos users sobre tópicos que me interessavam. Aí em 2017 por aí, quando comprei meu 3DS resolvi fazer uma conta e estou aqui até hoje.

Fiz muitas amizades por aqui também gosto muito de várias pessoas daqui, mas como já falaram lá em cima posso encontrar esse pessoal bem fácil no Discord, uma plataforma que gosto muito. Então por isso esse estado do fórum não me abala tanto apesar de ficar meio triste sim.

No geral, tenho o mesmo ponto do Crash. Gosto de ter um lugar pra jogar umas ideias de vez em quando (também estou fazendo um tópico aliás), e aqui no fórum acho melhor pra se ter certas discussões do que em um Reddit da vida ou no Discord. Então ficarei aqui até o final. Mesmo não sendo tãããão ativo ou tendo apenas 3 users pra ler minha bobagens.
Imagem

Imagem

• + 3

Mensagempor GrayFox » Sáb, 05 Jan 2019, 12:39

Matemática escreveu:Por fim, o último "grande problema" do fórum: a gente envelheceu e/ou mudou com o passar desse tempo todo. É natural que, depois de algum tempo, cada um passe a dividir seu tempo com outras coisas, crie novos interesses e novas obrigações, e o tempo dedicado ao fórum vai sendo apertado cada vez mais. Isso depende de pessoa para pessoa mesmo, mas é algo que acontece com grande parte do pessoal aqui e dos que pararam de aparecer, também. A maioria deve ter pouco tempo livre, e não quer dedicar esse pouco tempo a ter que resolver vários problemas presentes no fórum. É difícil quebrar o tal ciclo dessa forma. A média de idade dentre os users atuais deve ser maior que a dos users de 2013 para trás, por exemplo, justamente porque é muito mais fácil que o pessoal entre 13 e 19 anos tenha mais tempo livre, e com isso participe do fórum de forma muito mais ativa.

Nesse ponto eu discordo. Entre 2009 e 2012, pelo menos, a faixa de idade dos usuários devia ser de entre, no mínimo, 11 e, no máximo, 30 (pendendo mais para o lado do máximo). Tinha muita gente adulta participando ativamente no fórum em todos os tipos de cargos, desde usuários normais até o staff mais alto. Realmente, você pode estar correto na questão de falta de tempo, mas não acho que a idade seja um fator determinante nessa parte.

Ou talvez isso requeira uma análise sociológica mais profunda sobre as mudanças de paradigma para a vida jovem e adulta no Brasil com o acesso maior às universidades e consequentemente ao trabalho especializado, valorizando mais o foco aos estudos e ao trabalho do que a procrastinação dos videojogos (e fóruns dedicados a eles), mas estou com preguiça de fazer isso e não sei se vai render muito :dog:
(nem tenho capacidade pra isso, na realidade)

Matemática escreveu:Quando eu participava da staff e discutíamos sobre isso (porque bem, o tema "fórum morrendo" é atual desde 2015 -q), eu sempre falava que o fórum é parado porque pouca gente quer participar, e pouca gente quer participar porque é parado. Para funcionar, tem que quebrar esse ciclo. Infelizmente eu fui tragado pelo ciclo -q

coincidentemente, o ano em que a Nintendo saiu do Brasil, como a Mazza falou :scratch:
Juntamente com todo o escândalo envolvendo o staff no início de 2014, e mais algumas coisas ao longo do ano em questão, que foi afastando os usuários mais antigos e ativos do fórum e afins, mas confesso que não acompanhei muito bem esta parte da história, então posso estar errado.

Bom, da mesma forma que esse fórum começou com certa lentidão e eventualmente encontrou seu ápice, talvez esta seja apenas uma fase e ele alcance seu ápice novamente, com o tempo. Who knows :inkling:

• + 0

Re:

Mensagempor Matemática » Sáb, 05 Jan 2019, 17:00

GrayFox escreveu:Nesse ponto eu discordo. Entre 2009 e 2012, pelo menos, a faixa de idade dos usuários devia ser de entre, no mínimo, 11 e, no máximo, 30 (pendendo mais para o lado do máximo). Tinha muita gente adulta participando ativamente no fórum em todos os tipos de cargos, desde usuários normais até o staff mais alto. Realmente, você pode estar correto na questão de falta de tempo, mas não acho que a idade seja um fator determinante nessa parte.

Ou talvez isso requeira uma análise sociológica mais profunda sobre as mudanças de paradigma para a vida jovem e adulta no Brasil com o acesso maior às universidades e consequentemente ao trabalho especializado, valorizando mais o foco aos estudos e ao trabalho do que a procrastinação dos videojogos (e fóruns dedicados a eles), mas estou com preguiça de fazer isso e não sei se vai render muito :dog:

Então, eu falava em relação à média (na verdade seria mais a mediana) das idades, e não seus valores absolutos. Claro que tinha gente mais nova ou mais velha que a faixa que destaquei, mas acredito que a maior parte dos membros ativos estava dentro dela. Hoje em dia ainda temos users bem mais velhos que a maioria, e outros mais novos, mas acredito que considerando um geral a estimativa da idade mediana entre os membros deve ser maior.

Relacionar a falta de tempo à idade foi mais por comodidade mesmo, como falei sobre a mudança de interesses/prioridades. Não acho que "pessoas mais velhas não gostam de fóruns", por exemplo (não quero dizer que você tenha afirmado que eu disse isso, também).

e isso da análise sociológica seria uma boa, mas somos dois sem capacidade para isso lalala

Mas hu, você é um user antigo que mudou de nick? Eu não sei mais quem é -q
Imagem

bee-boo-bop bee-bop bee-ba-boo-bop boo-boo
Userbars

• + 0

Re: Re:

Mensagempor GrayFox » Sáb, 05 Jan 2019, 21:21

Matemática escreveu:
GrayFox escreveu:Nesse ponto eu discordo. Entre 2009 e 2012, pelo menos, a faixa de idade dos usuários devia ser de entre, no mínimo, 11 e, no máximo, 30 (pendendo mais para o lado do máximo). Tinha muita gente adulta participando ativamente no fórum em todos os tipos de cargos, desde usuários normais até o staff mais alto. Realmente, você pode estar correto na questão de falta de tempo, mas não acho que a idade seja um fator determinante nessa parte.

Então, eu falava em relação à média (na verdade seria mais a mediana) das idades, e não seus valores absolutos. Claro que tinha gente mais nova ou mais velha que a faixa que destaquei, mas acredito que a maior parte dos membros ativos estava dentro dela. Hoje em dia ainda temos users bem mais velhos que a maioria, e outros mais novos, mas acredito que considerando um geral a estimativa da idade mediana entre os membros deve ser maior

O que quero dizer é que a maior parte dos usuários naquela época era estranhamente mais velha, talvez até mais do que a userbase de hoje em dia.
Ou talvez seja apenas impressão minha :stares:

• + 0

Re: [TSADNB] Tópico sobre o Falecimento do Fórum no Blast

Mensagempor Alejandro_ » Sáb, 05 Jan 2019, 22:48

Tornar o fórum em um fórum de games em geral sempre fez bastante sentido pra mim, se objetivo é aumentar o quantitativo de usuários (e portanto, dando um up no movimento). Entretanto, acredito que a maioria das pessoas que participariam nesse fórum, não tem mais interesse no formato, ou migraram pro Reddit e afins.

• + 1

Re: [TSADNB] Tópico sobre o Falecimento do Fórum no Blast

Mensagempor GrayFox » Dom, 06 Jan 2019, 18:11

Alejandro_ escreveu:Tornar o fórum em um fórum de games em geral sempre fez bastante sentido pra mim, se objetivo é aumentar o quantitativo de usuários (e portanto, dando um up no movimento). Entretanto, acredito que a maioria das pessoas que participariam nesse fórum, não tem mais interesse no formato, ou migraram pro Reddit e afins.

Qual é o apelo do Reddit, sinceramente?
Nunca usei direito, então não sou muito familiar, mas sempre aparece nessas discussões sobre lugares de discussão :scratch:

AnteriorPróximo

Voltar para Geral