Nintendo Blast
Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!

Vamos conversar sobre as tendências de tecnologia no mundo dos games

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Vamos conversar sobre as tendências de tecnologia no mundo dos games

Mensagem por Arthimura em Dom 22 Jan 2017, 17:34

Eu estava pensando, estamos numa época de "transição" entre gerações (ou se preferirem, sub-gerações) de vídeo-games, com a anúncio do Nintendo Switch, lançamento do PS4 Pro e revelação do Xbox Scorpio prevista para esse ano.

Já estamos há uns bons anos na era do full HD, e agora vemos algumas investidas em popularizar e criar conteúdo utilizando novas tecnologias, como 4K e HDR. Porém, como sabemos, nem todas as investidas são bem sucedidas, como alguns anos atrás que as fabricantes de TV tentaram empurrar as TVs 3D e hoje em dia ninguém mais liga pra isso e nem produz conteúdo que tira proveito do 3D.

Então gostaria de saber qual é a opinião de vocês sobre as novas tendências do mercado e quais tecnologias e padrões técnicos vingarão para os próximos anos.

Abaixo falarei sobre as minhas opiniões.

Resolução 4K




A resolução 4K já é uma realidade. No PS4 Pro já tem alguns jogos que estão se aproveitando do 4K, como por exemplo o NiOh que o jogador pode optar entre jogar em 3840x2160 @ 30 FPS ou 1920x1080 @ 60 FPS.

No PC o 4K já é uma realidade há alguns anos, porém sempre sacrificando o framerate e qualidade gráfica. Se você fizer um SLI com duas placas caras talvez dê pra rodar os lançamentos AAA em 4K com um framerate alto, mas você precisa ser uma completa whale pra isso.

O Nintendo Switch certamente vai ficar de fora, já que como foi confirmado, a maioria dos jogos irão rodar em 720p ou 900p. Então podemos esperar um salto tecnológico como aconteceu do Game Cube pro Wii, com a Nintendo ficando pra trás.

A Microsoft disse que o Xbox Scorpio suportaria 4K nativo, mas como estamos falando da Microsoft, é certeza que eles vão cagar de algum jeito.

Enfim, na minha opinião, a tendência é os jogos e ports pra PC continuem seguindo o ritmo dos consoles, como por exemplo o port de PC do Tales of Berseria que o 4K é upscaled. Então acho que o PlayStation 4 Pro, Xbox Scorpio e PC vão continuar o empurrando o 4K, inicialmente upscaled, e a tendência é que nos próximos anos o 4k seja o padrão.

Tecnologia 3D





Nem tem muito o que falar, hoje em dia ninguém mais fala ou liga pra 3D. Acho que a última investida que eu vi nesse sentido foi o ICO e Shadow of the Colossus HD, que possuem suporte pra tecnologia 3D, e apesar de ouvir relatos de gente que jogou utilizando 3D e gostou, ninguém nunca ligou muito pra isso e não parece existir uma grande intenção da indústria de criar conteúdo que se aproveita do 3D.


Framerates elevados (144 Hz)





O padrão atualmente dos monitores e TVs é o 60 Hz, nos últimos anos tem um certo marketing no mercado de "eSports gamer xXx_360noScope le epic master race" pra vender monitores com 144 Hz, porém duvido muito que se torne um padrão. É bem claro que os desenvolvedores e fabricantes de hardware não querem aumentar o gasto de processamento em tantas vezes só pra ganhar alguns frames imperceptíveis, então investir em monitores assim é perda de dinheiro, ao meu ver.


No PS4 Pro o padrão parece que será 4k @ 30 fps ou 1080p @ 60 fps. Com a Nintendo parece que será 1080p @ 60 fps, 720p @ 60 fps ou 900p @ 30 fps.

Então acredito que vai ser uma coisa restrita pro marketing de eSports como League of Legends e CS:GO, pro nicho de pessoal que compra diversos produtos da Razer e coisas do tipo.

HDR





Uma grande incógnita, no anúncio do PS4 Pro diversos desenvolvedores importantes disseram que o HDR era um avanço ainda maior que o 4K. Alguns jogos já suportam HDR, como Uncharted 4 e Final Fantasy XV, porém fora isso não vejo muitos comentários sobre o assunto, inclusive estranhei que o NiOh não suportará HDR no lançamento.


Então eu acho que alguns exclusivos da Sony e jogos de desenvolvedoras com um bom relacionamento terão suporte ao HDR, mas não vejo isso se tornando um padrão tão cedo nos PCs, já que a maioria das pessoas não possuem monitores com HDR e o que faz sucesso nos PCs hoje em dia são jogos leves e populares no Twitch como League of Legends, CS:GO e Rocket League.

Até onde eu sei o Nintendo Switch não suportará HDR, então a Nintendo não usará a tecnologia.

Então realmente não sei se HDR apenas demorará pra emplacar ou se será esquecido depois de um tempo.

Realidade virtual





Outra incógnita, Oculus Rift e HTC Vive já estão no mercado há algum tempo porém sem grandes sucessos. Ao meu ver, o maior problema são os preços e a falta de software de qualidade que se aproveite da tecnologia. Com o PlayStation VR parece estar havendo alguns avanços na popularização e criação de software de qualidade, mas ainda assim não consigo imaginar como algo amplamente popular, e sim como um aparelho de nicho para alguns jogos bem específicos, no máximo.

Porém seria interessante se a waifu age finalmente implacar.

Controles de movimento





Ninguém mais aguenta essa caralha, Microsoft já abandonou o Kinect, Sony abandonou o PS Move Motion e PC nunca teve de forma popular. Acho que o melhor fruto dessa tecnologia foi o giroscópio, que deveria ser padrão em todos os controles para serem aproveitados de formas inteligentes em jogos que se encaixam, como a mira no Splatoon. De resto, acho difícil que continuem investindo em jogos inteiros baseados em controles de movimento.


---
Enfim, postem as suas opiniões sobre uma ou mais tecnologia(s), independente de eu ter citado ou não. Gostaria de saber a opinião de vocês principalmente sobre o HDR. Razz
avatar
Arthimura
Veterano Nv.8
Veterano Nv.8

Karma Karma : 343
Posts Posts : 577

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vamos conversar sobre as tendências de tecnologia no mundo dos games

Mensagem por fabuzato em Dom 22 Jan 2017, 18:13

Sobre 4K e HDR eu super apoio se for aplicado em filmes, séries e desenhos porque pra mim quanto mais qualidade melhor; agora isso pra vídeo-game eu acho meio desnecessário visto que pra mim nunca o gráfico importou só o frame rate pois jogos que travam atrapalhando o gameplay é inadmissível. Sobre VR é o tipo de tecnologia que vale muito a pena em ambos os casos (principalmente se for algo relacionado a terror), mas como disse existem pouco conteúdo realmente que vala a pena e o preço também não ajuda o jeito é esperar se com o tempo o preço desce. Controle de movimento não acho que deu o que tinha que dar, eu gosto muito de ficar se mexendo enquanto jogo pra não ficar algo fica sentado apertando um botão (só cansa um pouquinho) seria legal se continuassem a fazer mas que dessem a opção pros jogadores que não curtem (como vai ser feito em ARMS). 3D eu acho um recurso muito lindo se for em cinema tudo escuro e personagens e coisas saindo da tela, mas se for algo pra ser usado em casa onde dificilmente você vai conseguir essas condições não ficaria tão incrível.
avatar
fabuzato
Membro Nv.6
Membro Nv.6

Karma Karma : 22
Posts Posts : 81

Ver perfil do usuário https://twitter.com/fabuzato https://miiverse.nintendo.net/users/fabuzato

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vamos conversar sobre as tendências de tecnologia no mundo dos games

Mensagem por Crash10 em Dom 22 Jan 2017, 19:44

Eu pessoalmente só prefiro falar de VR e controles de movimento.

Sobre VR, eu sinto que tem seu potencial, mas ainda é cedo para ser implantado, principalmente por causa do preço. Eu tenho uma impressão de que, quando ficar bem mais popular, vai ser algo mais temporário (como Toys-to-Life), mas posso me enganar.

Nos controles de movimento, pra mim depende do uso. Tem jogos que usam de formas legais, como Arms, mas, como você disse, giroscópio e acelerômetro são seus melhores usos.

Eu também me pergunto se o HD Rumble do Switch vai ficar popular o bastante pra ser usado em outros consoles.
avatar
Crash10
Veterano Nv.MÁX
Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 443
Posts Posts : 1657

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vamos conversar sobre as tendências de tecnologia no mundo dos games

Mensagem por Ryuuma em Dom 22 Jan 2017, 20:31

tudo viadagem inutil

por isso os jogos ficam cada vez mais m***. olha só com o que estão se importando
avatar
Ryuuma
Veterano Nv.MÁX
Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 1248
Posts Posts : 2189

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vamos conversar sobre as tendências de tecnologia no mundo dos games

Mensagem por ari789 em Dom 22 Jan 2017, 20:41

Acho que o 3D e os Motion Controls já tiveram seu hype, já é algo que o povo não se empolga mais tanto assim em ver novamente

Sobre o VR, eu acho que é mais como uma ''moda passageira'' mas acho que é muito cedo para formar uma opinião visto que o VR está ainda em desenvolvimento, de qualquer forma é o quê está no Hype hoje em dia, mesmo com os problemas o Playstation VR conseguiu vender muito bem, acho que as empresas deveriam aproveitar desse hype enquanto ainda dá tempo, eu espero que a tecnologia continue evoluindo cada vez mas, mas acho que ele vai passar pelo mesmo que o Wii Remote e Kinect passaram.

Sobre o 4K bem... basta lembrar dos velhos 720p em 2006/2007, ninguém achava que iria ser tendencia e acabou que hoje em dia todo mundo tem uma TV HD ou Full HD, 4K Vai ser a tendencia no futuro isso é fato.

@Ryuuma escreveu:tudo viadagem inutil

por isso os jogos ficam cada vez mais m***. olha só com o que estão se importando

Nossa que comentário super construtivo Psylol

Bem, quer você goste ou não, dá pra ficar preso no passado, a tecnologia está em constante evolução, se uma coisa não se ''moderniza'' as pessoas acabam enjoando e acaba ficando chato até chegar o tempo que ninguém mais liga, os jogos precisam passar por esse processo caso o contrario as pessoas não vão mais ligar para eles, veja Mario por exemplo, todo ano ele consegue se ré-inventar, mas você conseguiria jogar jogos como Mario, Sonic, Zelda e etc... se eles fossem exatamente a mesma coisa que eram a 25 anos atrás e não tivessem passado por nenhuma evolução ? Neutral
avatar
ari789
Veterano Nv.MÁX
Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 1975
Posts Posts : 6452

Ver perfil do usuário https://www.facebook.com/MoonSarito https://www.youtube.com/channel/UCC8I8KuA20MPoI5QmQ6BcBA https://miiverse.nintendo.net/users/MoonSarito http://www.youtube.com/user/iFanDuBrasil/videos?flow=grid&vi

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vamos conversar sobre as tendências de tecnologia no mundo dos games

Mensagem por Felipe_Vieir4 em Dom 22 Jan 2017, 22:54

@Ryuuma escreveu:tudo viadagem inutil

por isso os jogos ficam cada vez mais m***. olha só com o que estão se importando
bom mesmo é 8-bit né

-----------
3D acho que morreu mesmo, ninguém gosta de ficar com esse óculos na cara por muito tempo

4K e HDR meio que são a evolução natural da coisa, não tem muito o que falar
144hz concordo com você q

E VR eu ainda acho que vai ser igual ao Kinect. Primeiro parece muito legal mas sem jogos, ai as pessoas vao esperar os jogos pra comprar e as desenvolvedoras vão esperar os compradores pra fazer jogos e vai dar ruim
Ppde ter muito futuro em outras coisas, mas em jogos do jeito que é hoje eu acho que não

E controle de movimento meio que é o que o Crash falou, da pra existir, mas jogo só disso é bizarro mesmo
avatar
Felipe_Vieir4
Special Blast
Special Blast

Karma Karma : 1798
Posts Posts : 4208

Ver perfil do usuário https://www.youtube.com/channel/UCzpZ9n7fp5Bj6j0wtdO3kdA https://miiverse.nintendo.net/users/Felipe_Vieir4

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vamos conversar sobre as tendências de tecnologia no mundo dos games

Mensagem por hayt em Seg 23 Jan 2017, 00:52

Como joguei CS:GO por muito tempo, posso opinar sobre o 144Hz. A verdade é que para jogos de FPS Competitivos, como CS:GO e Overwatch, faz uma diferença absurda jogar em um monitor 144Hz para um 60Hz. As imagens são bem mais fluídas, principalmente quando existe uma alteração grande na renderização (por exemplo, quando você vira rápido).

Já se sente diferença entre 75Hz para 60Hz (por isso que boa parte dos jogadores de CS:GO usam resolução baixa - é possível atingir 75Hz em monitores normais desde que rodem em uma resolução mais baixa que o padrão) e nota-se a melhoria quando utiliza-se monitores com input-lags mais baixos.

Contudo, atualmente isso é muito de nicho, para uso comum é bem dispensável essa tecnologia. Porém acredito que sim, algum dia ela chegará ao público comum. Era quase a mesma coisa de alguns anos atrás, quando me lembrava que diziam que o tamanho máximo de monitores para uso comum não poderia passar de 17'. Diferente deste exemplo, o consumidor não sentiria tanto o efeito no dia-a-dia, contudo seria mais como daquelas tecnologias que se tornam tão baratas, que não faz sentido não incorporar ela no uso comum. Aliás, hoje está cada vez mais comum encontrar monitores com input-lag baixo. Até uns 2 anos atrás, o padrão era utilizar monitores com input-lag de 5ms, já hoje é bem comum encontrar monitores com input-lag de 1ms por bons preços.
avatar
hayt
Special Blast
Special Blast

Karma Karma : 238
Posts Posts : 788

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vamos conversar sobre as tendências de tecnologia no mundo dos games

Mensagem por Crash10 em Seg 23 Jan 2017, 09:25

@Ryuuma escreveu:tudo viadagem inutil

por isso os jogos ficam cada vez mais m***. olha só com o que estão se importando

Não acho que sejam muitas frescuras. Se as empresas não se importassem com isso, todos os controles de video game até hoje seriam como o Atari 2600.
avatar
Crash10
Veterano Nv.MÁX
Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 443
Posts Posts : 1657

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vamos conversar sobre as tendências de tecnologia no mundo dos games

Mensagem por Cyber Archer em Seg 23 Jan 2017, 09:36

Minhas considerações:

Resolução 4K



Só é vantajoso caso a pessoa tenha uma tela bem grande e esteja a menos de 1-2m da TV.

3D

Tinha potencial, mas não foi bem explorado, além de que nem todo mundo esta disposto a ter que usar um óculos toda vez que for assistir algo (se for pra usar óculos VR > 3D).

Framerates elevados (144 Hz)

Hayt já disse tudo, tem uma certa diferença, mas poucas pessoas realmente tirariam proveito disso, sendo assim 60Hz já é o suficiente para a maioria, mas aproveitando que ele mencionou input lag, isso sim é bem importante, principalmente para TVs grande 4K (que até um tempo atrás tinham um input lag meio alto).

HDR

É bom, mas acho que ele só vai "popularizar" depois que o 4K popularizar, principalmente porque Marketing em cima de resolução faz mais barulho que em cima de tecnologias de otimização, basta ver como Smartphones com resolução maior tem uma certa notoriedade, mesmo isso na prática não fazendo diferença quase nenhuma (Tem smartphone com resolução 4K)

Realidade Virtual

Acho que vai levar um tempo pra VR emplacar, principalmente porque nem todo aparelho tem potência suficiente pra entregar VR sem sacrifícios:



E aí como as pessoas estão mais preocupadas com gráfico do que com a possibilidade que a imersão de VR pode trazer, acho que vai demorar um pouco (Com risco de ir pro limbo como o 3D)

Controles de movimento

Acho que tiveram seu futuro já definido, como mencionado tem o Giroscópio, Acelerômetro, e um pouco o infravermelho demonstraram que os sensores tem sua utilidade, bata ver que praticamente todos os Smartphones tem alguma dessas tecnologias, e elas são usadas em seus jogos, e mesmo a realidade Virtual usa sensores de movimento, sendo assim acho que eles fizeram sua contribuição.

--------------------------------------

Basicamente é isso, dessas tecnologias, as que menos me importo são a Resolução e HDR (por não me importar muito com gráficos), as outras até que acho interessantes.=D
avatar
Cyber Archer
Veterano Nv.20
Veterano Nv.20

Karma Karma : 632
Posts Posts : 877

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vamos conversar sobre as tendências de tecnologia no mundo dos games

Mensagem por E.R em Dom 29 Jan 2017, 00:50

Sempre que se fala em evolução dos games, a maioria das pessoas fala em gráficos melhores e inovações como VR.

Mas a indústria tem que pensar na questão do custo benefício do consumidor e nas formas de pagamentos.

Acredito que a venda de cartões em lojas (como a Sony faz com cartões de 100 reais, 200 reais) em lojas populares como as Lojas Americanas vai aumentar.

Com isso, consumidores poderão comprar cartões (de forma parcelada nas lojas) para fazer compras na PSN, na Live e na loja on line da Nintendo (atual eShop).

Mesmo que a Nintendo não venda seus produtos oficiais no Brasil acredito que os cartões da eShop deveriam ser vendidos em lojas como Saraiva, Fnac, Cultura e na própria Lojas Americanas.

A Microsoft que hoje vende apenas cartões para assinar a Live nas principais lojas deve vender mais aquele seu gift card que é mais encontrado na internet.

As principais empresas deveriam apoiar mais jogos indies que teriam suas vendas apenas online e os jogos AAA deveriam ter suas datas de lançamento feitas de forma mais inteligente. Ou seja, nada da indústria lançar 10 jogos AAA em outubro e 9 AAA em novembro e fazer poucos lançamentos em janeiro e fevereiro.

Os lançamentos devem ser mais espaçados, como a Ubisoft tá fazendo esse ano.

Outra tendência na indústria é outras empresas copiarem o que a EA faz atualmente com o EA Acess, e termos Ubisoft Acess, Square Enix Acess, Capcom Acess e assim fidelizarem o consumidor com aquela empresa.

Assim, os consumidores virariam não só clientes mas "sócios" (como se fizessem parte de um clube) das empresas.
avatar
E.R
Veterano Nv.7
Veterano Nv.7

Karma Karma : 98
Posts Posts : 553

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vamos conversar sobre as tendências de tecnologia no mundo dos games

Mensagem por Naner em Seg 30 Jan 2017, 12:15

Estava dando uma passeada pelo fórum - nunca frequentei muito, minha época de fóruns na internet foi anos atrás, mas achei bacana este tópico. É uma das coisas que mais me intriga da situação atual dos games, e já escrevi várias vezes sobre isso no Blast.

Meu texto sobre 4K e HDR.

Alguns textos sobre VR.

Por um lado, entendo bem o ponto do @Ryuuma, porque puts, parece tanto esforço pro lado errado. Uma das minhas maiores reclamações desta geração é quase não houve evolução de design sobre a anterior. Jogos ficaram (em geral) melhores, mais bonitos e maiores, mas são jogos que rodariam em PS3 ou Xbox 360 com ajustes visuais. 

Por outro lado, se a tecnologia existe, por que não nos aproveitar dela? 4K, HDR e VR podem não mudar completamente a forma de fazer jogos mas, em certos momentos, podem nos fazer ao menos repensar alguns aspectos.

O aumento de resolução é o que menos muda, mas ainda assim pode ser que uma quantidade maior de detalhes na tela permita coisas que não eram possíveis antes, tal como os saltos de SD para HD para Full HD também permitiram, apesar de ser coisas pequenas.

HDR permite que desenvolvedores trabalhem com cores de formas que não vimos antes - mas para isso ser viável vai demorar, porque vai exigir que muita gente tenha o setup HDR pronto. Por enquanto, é um jeito de deixar jogos mais bonitos e ter menos dor de cabeça em cenas muito claras ou muito escuras.

VR, é claro, é a mais interessante dessas três, por permitir uma perspectiva completamente nova sobre os jogos. Job Simulator ou Eagle Flight são perfeitamente fazíveis em 2D, mas só se tornam realmente interessantes sob a perspectiva de VR. Outros jogos, como Thumper e Rez Infinite, mostram que, mesmo sem mudanças de design, jogos podem se tornar bem mais empolgantes só pela imersão adicional.

Na verdade, o maior problema parece ser que as empresas sempre miram mais alto do que é realmente possível com a tecnologia da época. Isso tem suas vantagens, mas também desvantagens. Xbox 360 e PS3 eram marketados como consoles "full HD", mas sabemos como raramente atingiam 1080p real. PS4 e Xbox one geralmente conseguem atingir essa resolução, mas chega a Sony e quer que o PS4 Pro faça 4K com um aumento moderado de processamento. A vasta maioria dos jogos não são 60fps, e alguns sofrem para chegar a 30, então é inútil ter sonhos de 144Hz em plataformas além do PC. O próprio PlayStation VR é um jeito de tirar leite de pedra do PS4, fazendo VR ser possível mas com sérios sacrifícios.
avatar
Naner
Iniciante Nv.9
Iniciante Nv.9

Karma Karma : 8
Posts Posts : 22

Ver perfil do usuário https://www.facebook.com/RenanGreca https://twitter.com/RenanGreca/ https://miiverse.nintendo.net/users/NanerCA http://www.shinesparkers.net/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vamos conversar sobre as tendências de tecnologia no mundo dos games

Mensagem por JonathanAlis em Ter 31 Jan 2017, 01:15

Tenho uma tese que defendo a muito tempo, a questão de imersão vs comodidade/simplicidade(pelo menos pra consoles de mesa):
Uma tecnologia que aumente a imersão só vai prosperar/se tornar padrão na indústria se não atrapalhar a comodidade/simplicidade.

Crescemos com os games da seguinte forma: sentados num sofá, segurando um controle, e olhando pra TV. Pode ser arcaico e conservador da minha parte, mas isso vai continuar sendo o padrão por muito tempo, tudo que fuja disso vai ser algo de nicho, não o produto central.

Agora vamos a cada inovação tecnológica nos games, verificar se a plausibilidade dessa tese, num estudo de caso dos consoles de mesa da Nintendo:
-NES:
Controle normal, direcional, botões A e B. Isso foi o padrão. Power glove, pistola do duck hunt foram mais produtos adicionais que não substituíram o basicão mais cômodo, que dá menos trabalho
-SNES:
Botões de ombro e mais botões: Ofereceu mais opções, logo mais imersão. Atrapalhou em nada o sentar no sofá, pedar o controle e jogar. Se tornou padrão que temos até hoje nos controles.
-N64: 
Adicionou analógico e rumble. Isso adicionou bastante a imersão, de poder andar mais livremente em mais eixos, e poder sentir os elementos do jogo por mais um sentido(tato, com a vibração). Mas não mudou nada a forma tradicional de jogar sentado no sofá. Adicionou imersão, mas não mudou a comodidade. Resultado: ficou como padrão, e todo controle seguiu isso.
-GameCube:
Gatilho analógico. Mesma coisa, aumenta imersão sem sair do modelo padão. Mas o principal: o wavebird introduziu o controle sem fio. Isso foi uma grande revolução. Aumento e muito a comodidade e simplicidade. Nada de fios na sala atrapalhando, ou desligando o videogame quando alguém passa pelo fio passa e leva tudo junto... Ficou pra ficar, tudo em diante copiou isso.
-Wii:
Motion control. Adicionou bastante a imersão. Foi um booom, trazia uma forma de jogar nova, mais simples que botões, que até sua vó podia jogar. Isso fez prosperar por mais tempo, e até ser copiado. Mas mesmo assim,  depois de algum tempo o motion control de se levantar e mexer o corpo sumi de vista. Exceto por um nicho que ainda joga just dance. Mas apesar disso, o motion control em que vc fica esparramado no sofá mexendo o controle só pra mirar adiciona a imersão, mas não afeta a em quase nada a comodidade. E as vezes até adiciona simplicidade(por ser mais fácil pra algmas pessoas controlar com gyro do que com analógico). Isso meio que ficou então na indústria. Mira de splatoon, e os remasters de Zelda, e algns jogos de playstation utilizam motion control dessa forma. Ou seja, só a parte dos motion controls que não afeto a comodidade que ficou.
-Wii U:
Segunda tela que vc tem que ora olhar pra uma tela, ora olhar pra outra. Bem, isso adiciona imersão(zumbi U, vc entra no jogo ao ter que tirar os olhos de uma das telas e olhar um baú, por exemplo). Mas isso atrapalhou bastante a comodidade. Bastante confusão sobre qual tela devia-se olhar. Apesar da tela de toque ajudar bastante em alguns jogos, são só como botões a mais, mas que vc tem que olhar pra tela. Imersão sem comodidade, não vingou. (estou falando do uso de console de mesa aqui nesse estudo de caso. O off-play não entraria)

Agora o estudo de caso nos portáteis da Nintendo, em que a forma tradicional, mais cômoda é pegar um pedaço de plástico com tela imbutida e jogar:
-GameBoy: 
Começou essa bagaça. Forma tradicional que vingou e influenciou a todos.
-Virtual-Boy: 
Saiu em muito do esquema padrão de telinha que vc segura, atrapalhou imensamente a comodidade, então não vingou.
-GBA: Só aprimoramento do GB. O padrão de mais botões e os de ombro adicionou imersão, mas mudou nada na comodidade. Vingou.
-DS: As duas telas ficam no mesmo ângulo de visão, de forma que não é incômodo mudar o foco da atenção de tela pra outra. Duas telas em portátil funcionou muito bem.
3DS: 3D sem óculos. A imersão aumenta bastante. Mas pra usar direito era bastante incômodo. Ter que ficar sem mexer a cabeça ou os braços não ajudou quebrou toda a ideia do 3D sem óculos.(mesmo no new é incômodo). Sem contar que pode dar cor de cabeça em algumas pessoas, e nem todo mundo consegue ver. Não deve vingar nos consoles seguintes(a menos que resolvam definitivamente esses problemas, mas duvido)

Bem, agora com essa premissa, bastante corroborada pelos casos que citei, vamos aos pontos citados:
-Resolução 4K:
Não muda a comodidade. Mas nem sempre altera a imersão. Só é perceptível se estiver perto o suficiente com a tela suficientemente grande. Então tanto faz. Vai eventalmente se tornar padrão pois a tecnologia está barateando. Mas vai ser uma transição relativamente lenta.
-3D:
Ter que colocar óculos 3D tira toda a comodidade. E não conseguiram ainda fazer TVs 3D sem óculos pra vários espectadores(e sem precisar ficar parado). Então por isso que elas morreram. Inclusive no mundo dos games. Não tem a ver com o VR, o problema é o próprio 3D mesmo.
-High-FPS:
Acima de 60 FPS não aumenta a imersão pra maioria das pessoas. FPS super alto vai ficar como nicho, não vai ser a meta padrão no mundo dos games.
-HDR:
É mais perceptível que os 4K, pois é visível em qualquer tamanho e distância. Aumenta imersão sem diminuir conforto. Acho que isso vai prosperar. Mas tem que ver o custo da tecnologia se vai ser affordable pros fabricantes (que dependem de demanda além dos gamers pra se popularizar mais e baratear). Aposto num futuro promissor aqui, mas talvez seja mais lento...
-VR:
Aumenta drasticamente a imersão, porém ao custo de mudar completamente a forma de jogar, e a comodidade do sofá e tv. Não vinga como padrão da indústria. Mas vai ter seus usos em nichos específicos.

Bônus: Opinião sobre o switch: Ele vai ficar muito bem. Adicionada imersão com HD rumble, que não afeta a comodidade. Sem o problema do wii U de trocar a visão de tela pra outra(coisa que comprometia a comodidade). O modo tradicional de se jogar pra console de mesa está lá, sem obrigar uso de segunda tela, o modo tradicional de jogar portatil tbm tá lá. Um modo novo tabletop, que aproxima o modo tradicional portátil pro modo tradicional de mesa, e que não atrapalha a comodidade(aliás, ajuda nela, pois vc não precisa mais segurar 400g pra jogar fora da tv). Em termos de tecnologia de controles e opções de formas de jogar, o switch tá bem bacana.
avatar
JonathanAlis
Veterano Nv.MÁX
Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 1336
Posts Posts : 2517

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vamos conversar sobre as tendências de tecnologia no mundo dos games

Mensagem por ExtremeZelda em Qua 01 Fev 2017, 21:47

É um ótimo artigo, e ganhou merecido como Melhor Tópico do Mês! 
Ficará fixado por todo o mês de Fevereiro. Parabéns pelo tópico!
avatar
ExtremeZelda
Hero Style
Hero Style

Karma Karma : 1874
Posts Posts : 4242

Ver perfil do usuário http://www.facebook.com/caique.lima.754 https://plus.google.com/u/0/107601872265983050665/posts https://twitter.com/Caique_SLima https://miiverse.nintendo.net/users/CaiqueLimaBR http://heyyeyaaeyaaaeyaeyaa.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vamos conversar sobre as tendências de tecnologia no mundo dos games

Mensagem por Danstriker64 em Qui 16 Fev 2017, 21:15

4K:
Só acho vantajoso para aqueles que tem a tela grande e com capacidade suficiente e gostam de desfrutar ao maximo os gráficos dos jogos.

3D:
Eu gosto do meu 3ds e ele me fez perceber que havia um potencial nessa tecnologia, mas não foi bem aproveitada.

Frame Rates elevados:
60 fps são praticamente o limite para a imersão. Então não vejo a necessidade de aumentá-lo.

Realidade virtual:
Eu tive a oportunidade de experimentar o vive nos Estados Unidos e lá percebi como essa tecnologia consegue imergir o jogador e por isso acreditou no potencial dela. Porém eu acho que ainda irá demorar para que ela se consolide, pois os equipamentos ainda são muito caros e a maioria dos jogos desenvolvidos são de simples diversão casual.

Controles de movimento:
Eles deram a sua contribuição, mas não vejo mais futuro para essa tecnologia.
avatar
Danstriker64
Iniciante Nv.1
Iniciante Nv.1

Karma Karma : 0
Posts Posts : 1

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum