[Discussão] Os problemas de New Super Mario Bros.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Discussão] Os problemas de New Super Mario Bros.

Mensagem por Hoshi no Kirby em Qua 07 Set 2016, 17:26

Os primeiros jogos da franquia principal de Mario foram praticamente todos jogos side-scrollers em 2D, porém isso mudou após o lançamento de Super Mario 64, o primeiro jogo de plataforma em 3D da franquia. 

Após o sucesso de Super Mario 64, essa franquia parece ter se adaptado à jogabilidade em 3D, e praticamente deixando de fazer Side-scrollers em 2D.

Isso foi até o lançamento de New Super Mario Bros para o Nintendo DS, em 2006, que decidiu reimaginar a jogabilidade dos primeiros jogos de plataforma em 2D de Mario.

Hoje em dia, a franquia New Super Mario Bros já possui 4 jogos (um para cada console da Nintendo desde o DS), porém ela tem recebido diversas críticas feitas pelos fãs devido aos inúmeros problemas que tem ocorrido com esses jogos desde o seu primeiro título.

No tópico de hoje, iremos discutir quais são os problemas da franquia New Super Mario Bros, como também iremos apontar maneiras de resolvê-los.

Antes de iniciar a discussão, eu gostaria de fazer um rápido resumo sobre cada jogo da franquia:


New Super Mario Bros. (DS)

Foi lançado 13 anos desde o último Mario Sidescroller (Super Mario Land 2), sendo o primeiro jogo da série New Super Mario Bros. O jogo possuía um modo de história protagonizando Mario ou Luigi, um modo de dois jogadores de Mario vs Luigi e um modo de minigames que podiam ser jogados por até quatro jogadores simultaneamente.

A jogabilidade do jogo foi feita com base nos primeiros Sidescrollers da franquia Mario, como Super Mario Bros ou Super Mario Bros 3. Porém, o grande diferencial na jogabilidade em comparação com esses dois jogos foi adição de movimentos vindos de Super Mario 64, como o Ground Pound, o Wall Jump e o Triple Jump.

O jogo foi recebido de forma muito boa na sua época, ganhando notas bem favoráveis em análises. A GameSpot deu ao jogo um 9/10, e a IGN deu um 9.5/10, dizendo que o jogo marcava o brilhante retorno de Mario para o Sidescrollers. NSMB também foi o jogo mais vendido do Nintendo DS, o que é um grande mérito.


New Super Mario Bros. Wii

Foi o segundo jogo dessa série, lançado em 2009. O jogo é uma continuação para o primeiro NSMB, sendo bem semelhante ao seu antecessor. Porém, o jogo possui algumas diferenças bem notáveis, como o fato dos bosses do jogo agora serem Koopalings.

O principal atrativo do jogo é o seu multiplayer cooperativo, que pode ser jogado por até 4 pessoas. Isso junto do modo versus do jogo (que também é jogável por até 4 pessoas) fez desse jogo o primeiro Mario possuindo tanto um multiplayer cooperativo quanto um versus desde o Mario Bros dos Arcades.


New Super Mario Bros. 2 (3DS)

O terceiro jogo dessa série, lançado em 2012. O foco principal do jogo é centrado em moedas, tendo inclusive um dos objetivos do jogo como sendo a coleta de 1 milhão de moedas. Essa ideia das moedas foi bastante trabalhada durante o jogo, tendo coisas como Gold Flowers, Gold Blocks, Gold Mushrooms e tudo de dourado que você pudesse imaginar. O jogo conta até mesmo com um modo chamado Coin Rush, onde você coleta a maior quantidade de moedas no menor tempo possível.

Infelizmente esse é o jogo mais criticado da série, devido ao seu nível de dificuldade, que é menor do que em jogos anteriores, e ao fato de que ele não trouxe muitas novidades em relação aos outros dois títulos já lançados.


New Super Mario Bros. U

O quarto e mais recente jogo da série, lançado para o Wii U, também em 2012. O jogo parece trazer uma boa quantia de novidades em comparação com NSMB2, sendo algumas das principais delas a adição do Challenge Mode (um modo onde o jogador realiza vários desafios breves) e a adição de um quinto jogador, que utiliza o Gamepad do Wii U para criar blocos e ajudar os outros jogadores.

Vale também ressaltar que em 2013, para o Ano do Luigi, o jogo ganhou uma expansão chamada New Super Luigi U. Resumidamente, é uma versão mais difícil do jogo, protagonizando o Luigi, onde todas as fases são designadas de forma mais difícil, e o jogador possui apenas 100 segundos para terminá-las.


Bem, são basicamente esses os jogos da série até agora. Acho que já deve ser uma boa hora pra falar sobre algumas coisas que, na minha opinião, precisam ser solucionadas para tornar esses jogos uma experiência melhor.

Bosses: Enquanto o primeiro NSMB usava versões novas de inimigos comuns tematizadas para combinar mais com o mundo esses bosses são inseridos, todos os outros jogos usam Koopalings. Tudo bem que eles também usam coisas como o Boom Boom ou os Reznors como minibosses, mas os bosses principais de cada mundo são sempre Koopalings.

Não me entendam mal, eu adoro os Koopalings, mas acho que seria legal ver bosses originais aparecendo novamente. Os Koopalings ainda poderiam ser usados de alguma forma, como minibosses de mundos especiais, ou no mundo do Bowser.

Os Mundos: Grama, deserto, água, neve, floresta, montanha, céu, lava e especial. É assim que foram tematizados os mundos no primeiro NSMB. E no segundo. E no terceiro. E no quarto. Acho que deu pra entender o que eu quis dizer. Os mundos sempre foram tematizados da mesma forma em TODOS os jogos da série.

Existem dezenas de ideias novas pra mundos que poderiam ser utilizadas. E caso eles não conseguissem pensar em nada novo, eles poderiam pelo menos tentar tornar esses mundos mais interessantes. Pelo menos NSMBU teve metade do mundo da floresta tematizado em torno de uma floresta mal assombrada, o que foi legal (mesmo que só tenha ocorrido nesse mundo), e quem sabe eles não tentem produzir ideias tão criativas como essa em jogos futuros, não é?

Gameplay: A maneira de como o gameplay mudou no primeiro NSMB foi genial. Adicionar os movimentos de SM64 em um jogo sidescroller? Essa ideia foi incrível! Infelizmente os jogos depois dele não fizeram tantas inovações no gameplay além de coisas simples, como o Spin-Jump.

Existem algumas maneiras de melhorar o gameplay dos jogos de forma que eles fiquem mais interessantes. Interação com o background das fases, por exemplo, é algo que vem sendo utilizado em Donkey Kong e Kirby, e não seria uma má ideia ter isso em NSMB também. Mudanças na jogabilidade do 2D pro 3D, como ocorre em Sonic Generations, também seria uma boa ideia se feita corretamente.

Ainda tem alguns outros poucos problemas nos jogos que eu poderia citar, mas eu acho que esses três devem ser os principais.

Não me levem a mal, nenhum dos jogos de NSMB é verdadeiramente ruim. Eles claramente possuem problemas no quesito de inovação em certos pontos, mas eles ainda possuem músicas cativantes, gráficos charmosos e controles ótimos, como também proporcionam bastante diversão, que é algo fundamental em todo bom jogo de Mario.

Mas e você? Concorda ou discorda de algum problema que eu citei? Ou acha que existem outros meios para resolve-los? Para você, quais são os problemas da série New Super Mario Bros, e como você os resolveria?

Hoshi no Kirby
Dream Lander
Dream Lander

Karma Karma : 406
Posts Posts : 871

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Discussão] Os problemas de New Super Mario Bros.

Mensagem por vits em Qua 07 Set 2016, 18:34

Acho que não tem nada de errado com a franquia, o que acontece é que, por natureza, ela não consegue se diferenciar muito entre suas versões e portanto o público acabou ficando "cansado" dela. Estou mais interessado em saber como a Nintendo pretende vender o próximo New Super Mario, agora que o público teve um gostinho da "versão definitiva" aka Super Mario Maker.

vits
Veterano Nv.MÁX
Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 2542
Posts Posts : 4920

Ver perfil do usuário https://miiverse.nintendo.net/users/Viitzz

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Discussão] Os problemas de New Super Mario Bros.

Mensagem por Nan Gamer em Qua 07 Set 2016, 20:15

Concordo com todos os pontos que vc citou, em especial a enjoativa e já esperada sequencia de mundos. Super Mario World era perfeito por não ter dessas frescuras e ser algo literalmente ligado. Em relação aos koopalings eu só acho que eles deveriam ser um pouco mais desafiadores... Fico imaginando batalhas bem pensadas como o que foi visto em Yoshi's Island.

Em relação a jogabilidade eu acho que está tudo de acordo, já que do primeiro Super Mario Bros até Super Mario World, o que difere a jogabilidade são os Power Ups, pois de resto o básico é o mesmo: ande, pule e colete.

Enfim, acho a série fantástica, mas sem dúvidas merece uma pausa como foi feito com Donkey Kong Country que retornou com os melhores Side-Scrollings da geração passada e desta com Returns e Tropical Freeze.

Nan Gamer
Veterano Nv.MÁX
Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 1496
Posts Posts : 1834

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Discussão] Os problemas de New Super Mario Bros.

Mensagem por Pedrock em Qua 07 Set 2016, 20:44

Eu não vejo pontos negativos tão pesados nos últimos jogos... dos três que joguei, achei fantásticos (DS, Wii, 3DS). Até o do 3DS, que parece ser o mais massacrado dos 4 jogos, acho um jogo ótimo.
Mas a série já saturou. Não consigo imaginar nenhuma super inovação que a Nintendo poderia tentar fazer na série.
Bom, ao menos os games vendem bem. E concordo com o ponto de que a Nintendo poderia dar uma pausa na série por um tempo.

Pedrock
Veterano Nv.35
Veterano Nv.35

Karma Karma : 347
Posts Posts : 1396

Ver perfil do usuário https://www.facebook.com/goss.ston?fref=ts http://youtube.com.br/user/peyoshi https://miiverse.nintendo.net/users/Pedrohborges

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Discussão] Os problemas de New Super Mario Bros.

Mensagem por Simplesmente Gian em Qua 07 Set 2016, 21:45

Primeiro, ótimo tópico Kirby.
Segundo, a intenção da Big N com os NSMB é introduzir a jogabilidade 2D da série aos encanadores de primeira viagem (ou seja, quem está comprando o primeiro console da Nintendo agora). Pra mim, esse motivo justifica a existência dos NSMB. E eles vendem, não se pode negar.

E, como citaram anteriormente, Super Mario Maker seria a versão modificada, incrementada e "definitiva" da série 2D do Mario. Se bobear, vai ter fase nova em 2025, se a Nintendo continuar portando, é claro.

Até que a Nintendo invente uma nova maneira de jogar em 2D, nós temos isso e, convenhamos, não é tão ruim assim.

Repetitivo? Sim.
Vende? Sim.
Pode ficar enjoado depois de zerar? Só se vc não quiser jogar no multiplayer.
É ruim? Não é tão ruim quanto aparentam dizer.

Simplesmente Gian
Veterano Nv.22
Veterano Nv.22

Karma Karma : 298
Posts Posts : 925

Ver perfil do usuário http://www.facebook.com/gianluca.ors http://instagram.com/gianlucaors/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Discussão] Os problemas de New Super Mario Bros.

Mensagem por AlienZ em Qua 07 Set 2016, 22:53

Eu joguei todos e zerei 100% todos,(exceto o modo missão do U e dlcs do 2).

As versões de Ds e Wii são masterpieces,o único problema foi no Wii que as músicas começaram a ficar um pouco chatas mas de resto são jogos fenomenais.

O problema começou com o anuncio do NSMBU,se eu não me engano o U foi anunciado antes do próprio NSMB2,na época deu a sensação que a versão de 3DS não deveria existir e deveriam ter se focado só na versão de wii u em vez de 2 versões de virtualmente o mesmo jogo,ambos foram lançados no mesmo ano e com pouco espaço entre um e outro,isso acabou danificando e muito na minha visão o lançamento do NSMBU,enquanto o 2 de 3DS vendeu bem mas deu um gosto horrível na goela de todo mundo,foi um risco que valeu a pena apenas financeiramente em curto prazo.

NSMB2 é o ponto fraco da série,New Super Mario Bros U não é ruim,mas como eu joguei ele depois do NSMB2 e o mesmo tinha me deixado com uma impressão tão ruim que nem conseguia curtir o U tanto quanto poderia. A franquia subiu um pouco com Super Luigi U que é muito bom como expansão,e é o único dos 3 recentes que é justo critica-lo menos.

Outro problema é que New após o Wii sofre de uma doença que gosto de chamar de "Síndrome de Hyperdimension Neptunia",onde assets são reciclados inúmeras vezes por preguiça dos desenvolvedores(apesar de estar longe de ser tão grave como HdN),fazendo com que todos os jogos pareçam iguais mesmo não sendo,até as músicas do NSMBWii(que nem eram tão boas) são recicladas todo jogo que o precedeu.Até Call of Duty,que gostam tanto de reclamar,não usa assets de forma tão descarada e repetitiva.

Em outras palavras,apenas joguem New Super Mario Bros DS e New Super Mario Bros Wii,talvez o New Super Luigi U,mas os outros dois são dispensáveis.

AlienZ
Veterano Nv.MÁX
Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 2707
Posts Posts : 1756

Ver perfil do usuário https://www.youtube.com/user/AlienZGamer

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Discussão] Os problemas de New Super Mario Bros.

Mensagem por Crash10 em Qui 08 Set 2016, 15:25

Eu pessoalmente gosto muito da série. Como já disseram, os únicos problemas são a reutilização enorme de visuais, modelos e músicas, e a falta de inovação. A maior solução seria mesmo reformular a série para inová-la. Eu imagino um jogo similar a 3D World, mas 2D. Já seria uma boa mudança. De resto, acho os jogos bons.

Crash10
Veterano Nv.MÁX
Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 442
Posts Posts : 1651

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Discussão] Os problemas de New Super Mario Bros.

Mensagem por BoBzitoxD em Qui 08 Set 2016, 16:42

Não acho o jogo ruim, repetitivo sim mas, Como disseram acima, são para os encanadores de primeira viagem.

Eu peguei um 3DS tarde na minha vida, não cheguei a jogar o NSMB então joguei direto o 2 e gostei bastante, principalmente da temática de coletar moedas ganância mode on, no mais, acho uma boa série e eu gosto MUITO de jogá-las, mesmo sendo repetitivo, traz aquela nostalgia toda vez que ligo o 3DS e vejo sidescrolling.

O que poderia fazer para melhorar a franquia talvez seria o "intercambiamento" entre os tipo de tela, você começa no deserto e termina na floresta, aí horas a floresta está em chamas, hora começa a nevar, talvez por um miniboss daquela tela, sei la.

Acho uma boa série, acredito que continuaria comprando os jogos, mesmo sendo repetitivos, eu curto me satisfaz jogar esta série...xD

BoBzitoxD
Special Blast
Special Blast

Karma Karma : 321
Posts Posts : 1026

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Discussão] Os problemas de New Super Mario Bros.

Mensagem por Felipe_Vieir4 em Qui 08 Set 2016, 21:26

Eu joguei os 4 da série new, e gostei muito dos 4. O de DS e Wii eu acho que passaram uma impressão melhor por serem novidades, enquanto que a de Wii U e 3DS nós tinhamos com o que comparar.
O NSMB2 foi de fato o pior, pois como eram moedas infinitas, você simplesmente não tinha desafios, podia morrer a vontade que tava tranquilo.
O de Wii U eu gostei bastante também. Usou direitinho o gamepad no multiplayer, teve boas fases, dificuldade boa, foi um bom jogo, principalmente pro início do console. Eu não senti muito a série ficar repetitiva na maioria, só no de 3DS (talvez porque eu goste dela q), já que, como eu disse, o 2 não tinha muita dificuldade.

Pra "resolver" eu não sei, acho que eu trocaria os bosses, e continuaria mudando os power-ups

Felipe_Vieir4
Special Blast
Special Blast

Karma Karma : 1796
Posts Posts : 4187

Ver perfil do usuário https://www.youtube.com/channel/UCzpZ9n7fp5Bj6j0wtdO3kdA https://miiverse.nintendo.net/users/Felipe_Vieir4

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Discussão] Os problemas de New Super Mario Bros.

Mensagem por Sitisvil em Sex 09 Set 2016, 10:27

Sobre NSMBU:

O maior problema pra mim foi ter reciclado as musicas. Se o jogo for ruim mas a musica boa, me da uma motivação a mais para finalizar. Porem, NSMBU parecia mais uma dlc do Wii do que um jogo novo.

Também achei as fases muito parecidas com as antigas e o pior power up principal (Super Acorn)

Sitisvil
Membro Nv.25
Membro Nv.25

Karma Karma : 138
Posts Posts : 278

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Discussão] Os problemas de New Super Mario Bros.

Mensagem por Rafaelm em Sex 09 Set 2016, 17:44

EU gosto bastante da série, mas dá pra melhorar muito ela. 
Por exemplo fazer um sistema como o do Mario 3D world onde cada personagem tem habilidades diferentes, tirando aquele toad amarelo e colocando a peach, rosalina e o wario (seria o mais lerdo e forte dos personagens, podendo carregar coisas ou podendo bater melhor quem sabe).

Já os boss eu curto também mais o estilo dos novos, onde no lugar de ser um boss, é uma fase plataforma dificil onde o boss vai lutando contra você, combina mais pq os chefes dos mario são bem sem vergonhas.

Eu também removeria todos power ups do tipo voador e que atrasa sua queda, deixaria o jogo mais dificil.

Sobre a variação das fases ai tem muita coisa para se faser, por exemplo usando os conceitos de universos do mario galaxy, antimatéria, voar em cometas, faser um mundo estilo a rainbow road indo de planeta pra planeta, usar a gravidade (eu curti muito as fases 2D/3D do mario galaxy fora que graficamente ficou muito bom essas partes 2D/3D também proximas do donkey kong), daria para criar mundos novos também como o da colmeia do DKC, ou a chocolate island do world (um mundo dos doces quem sabe ou geleia do DKCR, ou o mundo dos gigantes também, um mundo das serras como era do world. Necessariamente não precisa ser um mundo todo mas fases. Podia ter um mundo que alterasse os direcionais, um mundo que tenha chuvas fortes e com ventos fortes que te empurrem para traz, e com bastante trovões para desviar e tornados.

Rafaelm
Membro Nv.26
Membro Nv.26

Karma Karma : 119
Posts Posts : 284

Ver perfil do usuário https://miiverse.nintendo.net/users/Rafaelmorineiva

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Discussão] Os problemas de New Super Mario Bros.

Mensagem por LCavalini em Qui 15 Set 2016, 12:21

Eu joguei apenas as versões dos consoles de mesa. Gostei bastante dos dois jogos e da DLC do Wii U, principalmente do New Super Mario Bros. Wii.

Eu acho que você tocou em pontos importantes. A questão dos mundos, por exemplo, é algo que precisa ser revisto, sem dúvida. Não precisam modificar radicalmente o jogo, até porque a proposta dele não é essa, mas algumas alterações na jogabilidade por meio da interação com o cenário e power ups seria interessante.

LCavalini
Membro Nv.1
Membro Nv.1

Karma Karma : 11
Posts Posts : 33

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Discussão] Os problemas de New Super Mario Bros.

Mensagem por NathanBros em Qui 15 Set 2016, 13:27

Só joguei a versão do Wii um pouco e não gostei da jogabilidade usando o "balanço" do gamepad. Seu artigo me inspirou a tentar os outros da série.

NathanBros
Membro Nv.10
Membro Nv.10

Karma Karma : 10
Posts Posts : 125

Ver perfil do usuário http://jogos-do-mario.nanoverso.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Discussão] Os problemas de New Super Mario Bros.

Mensagem por SirMeno em Seg 19 Set 2016, 21:39

Adoro a franquia, mas convenhamos, é MUITO repetitivo. E enjoa depois de um tempo, repetindo as mesmas fases várias vezes. O gameplay sempre o mesmo, de um game pro outro tem no máximo 2 power-ups novos... 
Porém o jogo é lindo, e não falha no quesito diversão. Muito bom de jogar sozinho e com amigos, Nintendo sempre se mostrou importada com isso.
---
Se tivesse mais inovações, acho que seria perfeito.

SirMeno
Iniciante Nv.7
Iniciante Nv.7

Karma Karma : 6
Posts Posts : 16

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Discussão] Os problemas de New Super Mario Bros.

Mensagem por justiceiro em Ter 20 Set 2016, 19:26

Só cheguei a zerar o de ds, mas desde aquele eu ja via problemas no design e na direção artistíca. O look cartunesco da série é bem sem sal e genérico. parece algo que você acha em qualquer jogo de celular na app store, e não algo digno de uma série que definiu o que é gameplay de qualidade. E o pior é que a nintendo nem tentou dar o próximo passo em termos artísticos, simplesmente aumento o números de polígonos e usou o mesmo modelo em todos os jogos da série. Você percebe isso no próprio mario maker, onde cada jogo(SMB, SMB3, SMW) tem um estilo prórprio, mas 4 jogos são representados por um mesmo estilo. Acho que o maior culpado disso são os modelos 3D. Desde que a nintendo lançou o n64, ela parou de trabalhar com sprites, até mesmo nos jogos 2D. Tanto é que vemos claramente que são modelos 3D num fundo 2D. Eua cho que pra nitnendo conseguir evoluir isso ela temq ue voltar aos sprites. Olhando pra mario maker é muito masi fácil ver a evolução da série quando se muda o visual do que sem isso.

O outro problema de design é a ausencia de segredo no game em geral. Todas as fases tem exatamente 3 moedas, 3 essas moedas são a única coisa que afeta o mundo em que você está. Cada fase também só tem uma saída e você não encontra caminhos alternativos por acidente ou por explorar, você simplesmente tem que juntar moedas e ir na plaquinha que pede aquela quantidade de moeda, ou se muito, tem que passar de uma fase separada. é frustrante vindo de super mario world, onde você ia em uams fase s e sem quere encontrava uma chave que abria um rumo totalmente novo e até mesmo um caminho prum universo paralelo, ao passo que na série new você tem o mapa todinho na tela de baixo do ds.

No geral, eu sinto que a série foi feita com o objetivo de ser mais acessível, por isso essa obsessão em deixar tudo óbvio e caracturizado. Mas foi justamente isso que fez a série se tornar genérica tão rápido.

justiceiro
Veterano Nv.MÁX
Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 1071
Posts Posts : 1800

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum