Nintendo Blast
Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!

[Especulação] Nintendo NX um console de mesa com arquitetura mobile?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Especulação] Nintendo NX um console de mesa com arquitetura mobile?

Mensagem por bruno.martins.18659 em Sex 05 Ago 2016, 15:20

Estava lendo mais artigos e cheguei a uma conclusão:

O Nintendo NX não é um console portátil ou híbrido, apenas integra arquitetura ARM por unificação de linguagem de programação;

>Mas, Bruno e os rumores e patentes demonstrando justamente o oposto?

Montei um cenário teórico para explicar a situação da plataforma.



Para contextualizar irei usar as Patentes de Cloud, CPU suplementar e dispositivo de comunicação universal(que alguns interpretaram como trabalhar com outros consoles ou PC) e ou filosofia de criação de hardware deles;



>As dimensões dadas pelas patentes registradas da Nintendo demonstram um console que teria um tamanho próximo ao Xbox One(sendo um pouco maior), a Nintendo se preocupa com o consumo energia tal como a eficiente per watt de suas plataformas. Para ela colocar no mercado uma arquitetura que naturalmente esquentaria bastante e demandaria muita energia seria algo contra a sua filosofia de hardware.

O Wii U por exemplo foi projetado para executar com apenas 1.24Ghz dada a temperatura ideal da plataforma x consumo de energia, a fonte do Wii U pode chegar a 75watts mas segundo analises ele mal usa 45% dessa potencia.
>Apenas esse fato demonstraria que a Nintendo estaria preparando-se para abandonar as instruções PowerPC, entretanto fugiria do X86.




Outro fato é a Nintendo planejar unificar os jogos entre o portátil da companhia e o console de mesa, não duvidaria que os jogos do DS/3DS sejam compatíveis com o NX(já que o Processador terá instruções para isto) e a mudança do processador Gráfico, não implicaria na necessidade de mudança extrema no conjunto de instruções dada que a similaridade é grande;

>A programação em ARM é quase tão simples quanto X86, dependo do sistema operacional usado;(afinal a comutação com hardware depende dele);

> A arquitetura de GPU Pascal da Nvidia poderia entregar ao NX um processamento igual ou até maior ao PlayStation 4.



>Hardware acoplado um ao outro:

Separados eles podem mal chegar próximo do Xbox One, mas juntos podem ultrapassar o PS4 isso unido a possibilidade da troca de um dos DOCs para aumentar a potencia.
Um exemplo que temos hoje em dia são as eGPUs usadas nos notebooks mais fracos para upgrade de hardware, seja para jogos ou renderização em geral.

> Processadores ARM em vários testes trabalham juntos tão bem ou melhor que os X86 equivalentes.


{Um Macbook Pro ligado a uma eGPU}


Resumidamente:

A Nintendo irá unificar o desenvolvimento nos consoles de mesa e portátil, no caso eles passaram a se complementar, separados são independentes e juntos fazem uma experiência igual ao que já estamos habituados ao PS4/Xbox One;
Entretanto isso significa o fim da compatibilidade com o Wii U, mas creio que jogos de plataformas até a 7ª geração seja viável através da emulação.

Então é plenamente possível que o NX seja:

Um portátil que se conecta a um console de mesa para gerar uma experiência final melhorada, usando quase os mesmos componentes para rodar todos os jogos em ambas plataformas em diferentes qualidades.

Desde 2012 os portáteis tem tido saltos de desempenho dadas as arquiteturas, um exemplo disto é o PS Vita que em si integra a mesma GPU do iPad 3 porem reduzida e tem desempenho próximo ao PlayStation 3;
Inclusive o Digital Frondry fez um teste com o sistema rodando Doom 3 BGF que conseguiu desempenhos ótimos em um sistema de quase 3 gerações atrás.
avatar
bruno.martins.18659
Veterano Nv.35
Veterano Nv.35

Karma Karma : 1445
Posts Posts : 1433

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Especulação] Nintendo NX um console de mesa com arquitetura mobile?

Mensagem por Ismatash em Sex 05 Ago 2016, 15:38

Ta, mas para o público em geral não há inovação aí. E quando falo inovação estou me referindo a coisas como duas telas, controle de movimentos, controle com tela ou 3D sem óculos. E acho que a Nintendo vem meio que deixando claro que a bagaça vai ter algo nesse sentido, e pelo que dizem, explodirá cabeças.
avatar
Ismatash
Veterano Nv.MÁX
Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 1033
Posts Posts : 1609

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Especulação] Nintendo NX um console de mesa com arquitetura mobile?

Mensagem por vits em Sex 05 Ago 2016, 15:55

Basicamente o que já havia sido comentado antes, portanto, os mesmos problemas de antes reaparecem. Um aparelho desse tem como defeito fundamento a inconsistência, se a ideia é unir os jogos de mesa e portáteis em um único hardware, separar esse hardware em duas partes é contra intuitivo.

Você teria o mesmo jogo oferecendo duas experiências distintas, com qualidades distintas, o que por sua vez criaria um problema para o desenvolvimento do dito jogo. A equipe teria que otimizar o jogo para duas plataformas, o que por consequência daria mais trabalho e poderia resultar em coisas como Hyrule Warriors do 3DS, que possui um desempenho nojento em um aparelho, mas aceitável em outro.

Além disso vem o maior problema de todos, o mercado, para um aparelho desses funcionar, ele provavelmente seria vendido de forma conjunta. Assim, o aparelho seria bastante caro, já que basicamente seria o resultado da união de um aparelho portátil com um console de mesa, na mesma embalagem.

A outra solução seria vende-los de forma separada, mas ai a parte de mesa seria vista como um add-on e a história já deixou claro, que esse tipo de equipamento não tem alta popularidade. Por consequência, os estúdios não teriam porque otimizar seus jogos para o aparelho e logo veríamos títulos que não tiram proveito do mesmo, tornando injustificável sua aquisição.

A não ser que a Nintendo imponha que todo jogo seja obrigatoriamente otimizado para ambos as partes do console, todavia, dada a atual situação dela com as terceiras, a maioria dessas iriam simples abandonar o aparelho e continuar oferecendo seus jogos para o PS4 e Xbox One.
avatar
vits
Veterano Nv.MÁX
Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 2542
Posts Posts : 4922

Ver perfil do usuário https://miiverse.nintendo.net/users/Viitzz

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Especulação] Nintendo NX um console de mesa com arquitetura mobile?

Mensagem por rafagamer em Sab 06 Ago 2016, 01:22

Eu disse o mesmo a muito tempo, desde o primeiro rumor de ser híbrido, inclusive usando o mesmo exemplo de placas gráficas (na verdade citei os Notebooks da Alienware e a "gaveta" da Razer), só que eu acreditava na epoca que seria baseada em X86 (que embora bem menos popular, é usada em mobile também, como smartphones da Asus), para facilitar os ports de jogos existentes e novos. Realmente segundo os rumores parece que vai seguir mesmo uma arquitetura ARM. Não acho a melhor opção (pois acho que ela tem que facilitar ao máximo a chegada de games Multi), mas ARM já é um "avanço" em relação a PowerPC

O único ponto que realmente discordo (na verdade nem discordo, só tenho esperança que seja diferente) é com relação a retrocompatibilidade do Wii U. Seria uma sacanagem sem tamanho com os consumidores alem de abandonar o console não fornecer retrocompatibilidade. Se você simplemente "colocar um Wii U dentro" resolve, inclusive a Nintendo já fez isso No DS, 3DS, Wii e Wii U (lembrando que depois sairam versões tanto do DS quanto do Wii sem esse recurso). Seria uma opção cara (até por ser uma arquitetura bem diferente), mas excluindo o Gamepad (que seria vendido separadamente ou em um bundle mais completo, ou quem sabe a parte mobile poderia fazer a função, ou um app Android/IOS) não fica tão caro assim. Na verdade acho que ela tem que tratar muito bem os consumidores do Wii U nessa transação, eles serão os maiores compradores iniciais se ela ajudar. Mas enfim, a Nintendo não tem um histórico muito favorável no que diz respeito a respeito aos consumidores... Mas ainda tenho esperança
avatar
rafagamer
Membro Nv.8
Membro Nv.8

Karma Karma : 52
Posts Posts : 102

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Especulação] Nintendo NX um console de mesa com arquitetura mobile?

Mensagem por ari789 em Sab 06 Ago 2016, 03:57

Espero que ele apenas seja um console portátil comum ou no máximo a ideia de um portátil hibrido que possa ser jogado na TV também, um console com arquitetura mobile não me agrada em nada...
avatar
ari789
Veterano Nv.MÁX
Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 1975
Posts Posts : 6452

Ver perfil do usuário https://www.facebook.com/MoonSarito https://www.youtube.com/channel/UCC8I8KuA20MPoI5QmQ6BcBA https://miiverse.nintendo.net/users/MoonSarito http://www.youtube.com/user/iFanDuBrasil/videos?flow=grid&vi

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Especulação] Nintendo NX um console de mesa com arquitetura mobile?

Mensagem por Simplesmente Gian em Sab 06 Ago 2016, 16:32

Eu quero acreditar que a unificação de plataformas vai ser interessante, mas não desse jeito. Espero que seja um portátil que forneça integração com a TV e que a Nintendo melhore muito algumas coisas (eShop, Virtual Console, MyNintendo...) no NX.
Enfim, o jeito é esperar.
avatar
Simplesmente Gian
Veterano Nv.22
Veterano Nv.22

Karma Karma : 298
Posts Posts : 936

Ver perfil do usuário http://www.facebook.com/gianluca.ors http://instagram.com/gianlucaors/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum