Especulando sobre o NX - (Vulkan ou OpenGL?)

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Especulando sobre o NX - (Vulkan ou OpenGL?)

Mensagem por Dv_At em Ter 23 Fev 2016, 13:20

Eu já escrevi um tópico especulando sobre a arquitetura do processador do NX, discutindo a arquitetura do momento dos videogames e PCs, o x86-64; no mundo mobile, a ARM; e as utilizadas pela Nintendo e suas contrapartes modernas, a PowerPC 7xx e a POWER 7 ou 8.

Sabemos que a Nintendo sempre utiliza plataforma pesadamente personalizada, e mantém a cultura de utilizar apenas hardware e arquitetura experimentados no mercado. Ás vezes, o hardware sai bem mais poderoso que a concorrência (N64, apesar dos gargalos; GameCube), outras vezes, bem abaixo (GameBoy, Wii, DS), e nem sempre o hardware mais potente é suficiente para o sucesso, muitas vezes pela dificuldade da programação ou simplesmente por falta de marketing da plataforma (o caso do Wii U é à parte, não é extremamente inferior tecnologicamente em relação à concorrência, mas falhou no marketing e além disso é difícil de programar devido ao hardware muito diferenciado).

Voltando ao assunto do tópico, fiquei interessado quando, em 2015, a Nintendo tornou-se um membro do grupo Khronos, uma associação sem fins lucrativos que é responsável por desenvolver tecnologias (Interface de Programação de Aplicação, APIs) sem royalties e de padrões abertos voltados para a computação paralela, processamento de gráficos.

http://www.gamasutra.com/view/news/254327/Nintendo_quietly_joins_graphics_standards_body_Khronos_Group.php

https://www.khronos.org/members/

Dentre as tecnologias desenvolvidas por esse grupo, estão: OpenGL, OpenCL, WebGL, WebCL e o formato COLLADA, todos bem conhecidos pela indústria. Mas o que chamou a atenção da internet, principalmente do pessoal do mundo Linux e Android, foi o anúncio do Vulkan, a evolução do OpenGL, a API de gráficos que está por trás de tudo que não pertence à M$ (Micro$oft), incluindo os videogames.

Essa nova API surgiu de várias contribuições da AMD (responsável pelos processadores e pelos gráficos dos videogames dessa e da geração anterior) e foca em gráficos 3D em tempo real para jogos e outras mídias interativas, mas diferente do OpenGL possui a capacidade de fazer isso de maneira mais eficiente, com menor custo de energia e melhor uso de processadores multi-núcleo.

https://www.khronos.org/vulkan/

A Vulkan já está sendo implementada nos drivers beta das fabricantes, e aí vem a dúvida: quais são as chances dessa evolução chegar ao NX? A Wikipedia em inglês possui as informações sobre quais microarquiteturas de chips de vídeo estão disponíveis, mas como não se sabe qual equipará o NX ficamos em dúvida. Entretanto, se ele utilizar qualquer coisa feita depois de 2012, já é quase garantia que suportará.

https://en.wikipedia.org/wiki/Vulkan_(API)

 A situação do Wii U não é boa, ele está na berlinda, a não ser que a Nintendo puxe uma carta da manga, ele terá que continuar a confiar na evolução do OpenGL tradicional.

E vocês? Têm alguma especulação sobre o suporte dessa API por parte do NX ou do Wii U?

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Re: Especulando sobre o NX - (Vulkan ou OpenGL?)

Mensagem por Cyber Archer em Ter 23 Fev 2016, 20:28

Se a nintendo for esperta ela vai pro Direct X, atualmente quase todas plataformas de mesa usam Direct X:

- PS4 e Xbox One
- PC (Windows)

Não vejo previsão do Windows ser substituído tão cedo, e um futuro PS5 deve manter o Direct X por conta de facilitar o lançamento de jogos simultâneos para PC e console, além de ports de jogos de PC (principalmente indies).

Atualmente o único console de mesa com OpenGL é o WiiU, então manter o sucessor nisso não é muito inteligente (principalmente vindo de alguém que não tem apoio e quer apoio).

As únicas plataformas de sucesso que usam OpenGL atualmente são:

Androids - Por conta de ser software livre.
IOS - Porque não possuem foco de jogos, e com isso OpenGL dá conta de forma free, logo não há porque pagar a Microsoft.
Nintendo 3DS - Porque a Nintendo não vê necessidade (nem possui tanto foco gráfico) de usar uma API proprietária.

Todas portáteis

---

Sendo assim, supondo que o NX seja um console de mesa, o melhor é usar Direct X.
Se ele for um portátil, manter o OpenGL é mais útil.
Se for um híbrido acho que Direct X é a melhor escolha.=D

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Re: Especulando sobre o NX - (Vulkan ou OpenGL?)

Mensagem por Dv_At em Ter 23 Fev 2016, 21:38

Playstation 4 e o 3 não usam DirectX, só as coisas da Micro$oft que utilizam.

Sabe-se que o PS4 tem uma API gráfica própria, provavelmente inspirada no OpenGL, mas com algumas melhoras para acompanhar o DIrectX 11. Não acho que a Sony se disporia a pagar royalties por uma API sendo que eles podem usar uma solução igual ou melhor e que não custe nada em custos de licenciamento.

Apesar disso, ouvi falar em alguns fóruns que o PS3 possui uma ferramenta que auxilia na conversão de jogos DirectX do Xbox360, talvez o mesmo aconteça com o PS4.

DirectX tem uma história de domínio no mercado dos PCs somente devido ao monopólio da Micro$oft no mercado dos usuários domésticos com sua interface gráfica que quer ser um Sistema Operacional denominada Windows. Não que o DirectX seja ruim, ele é uma API muito boa, mas o fato de estar preso somente a um sistema operacional tira muito do crédito dele.

Acho que o melhor para o NX é entrar na aventura do Vulkan e aproveitar que este será uma API padronizada e multiplataforma, sem falar na experiência que o mercado já possui com o OpenGL.

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Re: Especulando sobre o NX - (Vulkan ou OpenGL?)

Mensagem por André Carboni em Ter 23 Fev 2016, 22:24

galera tem que parar de masturbação mental com nx e jogar wii U mesmo

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Re: Especulando sobre o NX - (Vulkan ou OpenGL?)

Mensagem por Cyber Archer em Ter 23 Fev 2016, 23:32

Esquece, acho que fiz confusão, não da pra afirmar que o PS4 usa uma "Direct X''.=D

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Re: Especulando sobre o NX - (Vulkan ou OpenGL?)

Mensagem por Dv_At em Ter 23 Fev 2016, 23:37

Então o PS4 também possui compatibilidade com DirectX, mas não é a API primária do console.

O Vulkan é o padrão do futuro, se ele vingar, tudo o que não usa DirectX vai utilizá-lo: Android, PCs Windows ou não (Linux, BSD, Mac), iOS. Inclusive há um grande investimento da Valve, AMD e NVIDIA nessa API, logo há uma grande chance de ser o padrão no futuro.

Para contentar os que não conhecem a API, podem fazer como a Sony fez, e criar uma versão modificada de modo que o console fique como PS4, com duas APIs, uma para compatibilidade com o DirectX (chama a atenção de quem desenvolvia para Windows) e outra para Vulkan e OpenGL, com acesso a baixo nível e maior desempenho.

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Re: Especulando sobre o NX - (Vulkan ou OpenGL?)

Mensagem por Silver Snivy em Qua 24 Fev 2016, 00:45

pelo amor de deus,que eles acertem com esse NX,porque se nao,a nintendo pode fechar as portas

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