(Artigo) Sonic, Mario e franquias com problema de replay/inovação

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

(Artigo) Sonic, Mario e franquias com problema de replay/inovação

Mensagem por Mobile Suit Pastel em Seg 25 Jan 2016, 08:46

Depois da atual promoção de jogos do Sonic na Steam, acabei re-jogando jogos como Sonic Adventure 2 e Generations que tinha jogado a muito tempo várias vezes, tantas vezes no Dreamcast ou no Xbox que eu já tinha zerado cada um umas 3 vezes, mas mesmo assim eu ainda queria comprar eles.Por que? Eu não faço isso com Mario 3D Land/World ou New Super Mario Bros, por que faria com esses jogos velhos? Eu achava que era preconceito com Mario, mas não é, o que era desmentido quando jogava Super Mario World,Galaxy ou 64 que sempre se divertia e ironicamente jogos do Sonic ótimos, também aconteciam de eu achar horrível re-jogar como Sonic Colors.Então, o que acontecia afinal?

Lembrei de quando jogava Sonic Generations no 3DS, sim, aquela aberração que todo mundo reclama (Não sei por que) mas que eu acabava me divertindo mais que em Mario 3D land, depois disso descobri o por que, e isso talvez seja o problema atual em franquias tão renomadas no passado como Star Fox, Zelda, Mario, Sonic e etc.

O jogo não é re-jogável!

Existem diversos motivos pra isso acontecer em cada franquia, mas começando pelo Sonic que me fez pensar isso.

A maioria dos sonics sempre foram "Segura seta pra frente e pula", e víamos aquele ouriço azul correr e fazer loopings, ficavamos assombrados como aquilo era divertido e empolgante, mas só estavamos apertando uma simples seta pro lado.Quando era pra usar a cabeça e habilidade em fases de água SEMPRE reclamávamos de como era chato e difícil e nós estávamos com certa razão...

Veio a era adventure, e suas fases gigantes do Sonic/Shadow(que você termina em 2 minutos) e junto com isso as fases chatas dos seus companheiros como Tails/eggman do SA2 e Omega e nem preciso mencionar o Big, pescaria simulator...Embora esses problemas e a câmera horrenda, o jogo ainda valia a pena por fases geniais como City Escape e Speed highway que eram super divertidas e eu duvido que vocês nunca tenham jogado mais de uma vez, mas parando pra pensar, o que VOCÊ mais faz nessas fases? Apertar pra frente e ver o sonic at the spide ofe saumd? Sim. A coisa mais tosca do mundo. Te diverte? Pra c***lho!

Com a era moderna (nem vou mencionar as bostas do 06 e Heroes, contem como adventure) começou ao mesmo tempo a era do "turbo, linearidade e jogos de correr pra celular".Foi neste exato momento que os jogos começaram a "decair" um pouco... Sonic Colors é um jogo genial e divertido é claro mas... Eu nunca me divertia rejogando NENHUMA fase a não ser as primeiras de cada mundo, por que só as primeiras de cada mundo? Por que elas tinham que "representar" o que cada mundo era, então eram abertas com grandes areás 3D e boas seções 2D com poucos Wisps, depois disso as fases decaem a um ponto que tu só joga por causa do modo historia, ficar abusando de wisps em seções 2D horrendas e ficar brincando de joguinho de celular como Temple Run não é a mesma coisa que apertar pra frente e ver ele fazendo um looping, não é mesmo... Essas fases "secundárias" serviriam muito melhor como "extra missions" que tem no Sonic Generations por exemplo, que eles deixam o bife logo na sua cara, e não te obrigam a comer o brocólis, então quando tu devorar o bife você de tanta fome vai ter que comer o brocólis e assim apreciando um pouco ele...

A mecanica do turbo é legal, mas só usada na hora certa, pois o jogo te dá a opção de fazer isso e só acaba tendo fases lineares, fechadas ou complicadas, então acaba fazendo pouco, além de turbo e homming attack ser totalmente incompatível com 2D, cujo a mecanica do Sonic clássico em generations só comprovou isso.Nem vou mencionar a "era sonic boom" por que é um spin off além de ser uma Big the SCAT :kappa:

Entenderam o que eu quis falar? A complexidade nesses jogos acaba afastando um pouco o que a franquia originalmente sempre tentou fazer, que era DIVERTIR e DEPOIS inovar...

Como o texto pode ficar muito grande eu vou colocar as outras franquias que eu pensei em Spoiler:

Mario:
Realmente parece ser a franquia mais "eterna" pois em geral ela quase nunca decepciona mas certamente tem seus erros, Mario 2D sempre foi "abençoado" por Miyamoto, mas diferentemente de Sonic as fases não são MUUUUUUUUUito rejogavéis como na vizinhança o que acaba tendo o mesmo problema do Colors, mas isso não é problema aqui o Miyamoto e sua equipe sabem muito bem fazer o design de fases embora elas não sejam "rejogáveis e abertas" elas ainda são geniais em divertir pela "primeira jogatina" mais do que qualquer outro jogo da terra então Mario acaba não sofrendo do mesmo problema do sonic. O problema vem quando você não sabe diferenciar o universo 3D do universo 2D do Mario...

Desde Mario 64, nós começamos a jogar e pensar em Mario 3D como o "MARIO 3D"!
O jogo que criou o genero mais abusado e reciclado da geração PS1/64/SAT até PS2/GCN/XB além de definir como jogos 3D são feitos, era uma franquia "diferente" como foi feito pela propria nintendo, colocando jogos epicos e ganhadores de GOTY como Galaxy pra acontecer e jogos mais normais e casuais como a série New super Mario pra ganhar um pouco de dinheiro e divertir o pessoal com a velha jogatina que sempre foi Mario 2D. O problema começou a partir do Galaxy 2 que apesar de considerar o melhor jogo de todos os tempos na minha opnião, foi o jogo que acabou "misturando" os dois universos, como todos sabemos Mario Galaxy usa tudo do Mario 64 só que tem algumas fases lineares ainda... Mario Galaxy 2 acaba por ser uma obra prima por ser o EXATO meio termo entre Exploração(3D) e linearidade(2D) não penando pra nenhum lado,o jogo acabou com a "colletaton" consagrada do Mario 64,Sunshine e Galaxy e acabou melhorando ainda mais a formula(talvez). O problema foi que a Nintendo acreditou nessa nova fórmula mas não soube usar ela corretamente ainda.

Mario 3D Land é super casual e fácil,ele é basicamente um Mario 2D com 3 dimensões e fases curtissimas e sem genialidade normais de um jogo 2D mas que no 3D são ESSENCIAIS mas o jogo ainda é super divertido na sua primeira jogatina embora o Replay fosse um pouco tedioso, e é criativo, tudo que um Mario portátil deveria e sonha ser desde o Mario land do game boy, mas o problema é que a Nintendo levou isso a adiante no Wii U, o jogo que tinha potencial pra ser o GOTY como Mario Galaxy, virou o que era pra ser uma fórmula de portátil em HD com 3D World, e o simples fato de a Nintendo poder não fazer nenhum outro Mario 3D no Wii U aclamando que já tem um no console já é assustadora.O 3D world é ÓTIMO? Sim. Poderia ser mil vezes melhor? Sem duvídas. 

Mario 2D é tudo que a Nintendo tem como usar pra 

Enfim, a Nintendo tem uma vacina contra a doença do sonic, porém ela deve estar esquecendo de usar ela...

Zelda:
fazer dps bjs

Star Fox:
Começando do 64 por que o do SNES é meio pitoresco(?)

Star fucking fox 64, do a barrel roll bitch

O jogo termina em 40 minutos, mas ele representa ao máximo o que a franquia TEM que ser, o resto tem que ser considerado um spin off fora isso.

Esse jogo abusa da formula que eu falei nesse texto, ele é pequeno mas genial,divertido e abusa do replay, e talvez seja o jogo mais completo usando esses quesitos, de tal forma que quem jogou basicamente decorou todas as falas do jogo e sempre ficava maravilhado ao ir na droga da corneria pra ver o Peppy mandar fazer o "famoso".

Agora a franquia acabou continuando, então vamos ver cada jogo pulando a aberração do Adventures:

Assault é BOM, pra um jogo do final de Gamecube, ele abusa do forninho ao máximo,exceto nas fases a pé, que são o GRANDE problema da franquia, sabe por que elas foram implementadas? Por que era uma maneira fácil de expandir o replay do jogo, elas acabaram estragando ele infelizmente por que elas são aceitaveis jogadas uma vez, mas são horrendas pela segunda vez, por que eles basicamente fazem um mapa e colocam objetivos depois pro Fox destruir mas as fases On rail do jogo precisam ser programadas e feitas com capricho pra dar um tempo sofrível de 2 minutos(mais que isso fica enjoativo) enquanto uma fase razoavel a pé fica 10 minutos em que tu só precisa fazer o mapa e colocar os objetivos.As fases on rail acabaram sendo pouco usadas então o jogo não consegue balancear elas muito bem.

Star Fox Command faz muito bem o que a franquia sempre fez de melhor, o maior problema foi ser lançado no inicio do DS e sua forma um pouco dolorida de controlar a nave, o jogo tem vários finais e caminhos alternativos que são super criativos desde o Fox pilotando F Zero até ele tomar um chifre da Krystal, mas o jogo ainda peca por ser mais "complexo" que deveria e acaba estragando o gameplay simplorio e divertido que fazia Star Fox, ficar como um jogo "estrategia em turno" pra matar inimigos diferentes acaba matando o replay que só precisa simplesmente de um jogo divertido e rápido, deixa coisas complexas pra franquias complexas ou então spin off...

Agora a Nintendo parece que tá acertando com o Star Fox Zero, ela só precisa fazer o jogo ser realmente divertido por que Replay ele já parece que apresenta por causa dos veiculos e caminhos,o jogo não deve ser GOTY mas nível Mario 3D World ele pode ter fácilmente.

Sabendo de tudo isso, eu acho que prefiro um jogo básico quando ele TEM que ser básico, e um jogo que deve MUDAR quando ele tem que MUDAR, acho que cada franquia tem suas horas, acertos e erros diferentes, então cada uma merece uma solução diferente...

E você caro leitor random desse fórum decadente :kappa:, prefere um jogo como Mario 3D Land que é genial e digno de elogios mas é chatinho depois da primeira jogatina, curto, com gimmicks chatinhas e in-rejogável ou um Sonic Generations de 3DS que é ruim e curto mas faz seu dever de casa e diverte a toda hora?

-----------------------------------------------------

Dsclp pelo portugûesds, eu escrevi com tudo que passa na minha cabeça mesmo, e fui eu mesmo que escrevi o texto, mesmo que ela seja uma bosta, sair da minha cabeça já é impressionante pra vocês, de madrugada todo mundo fica inspirado :3
-Red senpai


Última edição por Mobile Suit Pastel em Seg 25 Jan 2016, 10:54, editado 1 vez(es)

Mobile Suit Pastel
Membro Nv.8
Membro Nv.8

Karma Karma : 32
Posts Posts : 109

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: (Artigo) Sonic, Mario e franquias com problema de replay/inovação

Mensagem por Andy em Seg 25 Jan 2016, 09:12

Realmente você abriu meu olhos Madokamisama -q

Sanic realmente tem um probleminha com o replay dele, quando você citou Colors algo como um filme passou na minha cabeça e me mostrou que apesar de achar o jogo lindo e divertido,a diversão que eu tive não se compara em nada quando joguei Sonic 2 e Sonic & Knuckles no Mega Drive, acho que a Sega poderia pegar um poco dessa vacina anti-Sonic da Nintendo nos próximos jogos. -q

E vou esperar para ver o texto de Zelda e Star Fox u.u

Andy
The Messiah
The Messiah

Karma Karma : 497
Posts Posts : 2959

Ver perfil do usuário http://instagram.com/lucky_andy https://miiverse.nintendo.net/users/Andy.Fox56 http://radiojhero.com.br/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: (Artigo) Sonic, Mario e franquias com problema de replay/inovação

Mensagem por Cyber Archer em Seg 25 Jan 2016, 09:48

O texto se trata mais de opinião, então não existe forma de discutir isso, mas do meu ponto de vista Mario 3D World foi um jogo a nível GOTY, inclusive sendo um dos melhores jogos dessa geração.

O fator replay de Mario sempre se deu pela tentativa de colocar recordes gerenciando o tempo e moedas, Mario 3D World possui isso, além de possuir diversas fases o que o torna um jogo relativamente demorado para o gênero e com um bom fator replay, já que algumas fases só são liberadas após as 5 estrelas em tudo e alguns Stamps apenas após completar o jogo com todos os personagens (fora fases secretas). Sendo assim acho que em conteúdo e replay não há muito o que se reclamar de Mario 3D World (a não ser por questões pessoais sobre o tipo de desafio que a pessoa busca).

Sobre a comparação com Mario Galaxy, se todos Marios forem Galaxys irão começar a criticar que o jogo não inova (assim como acontece com NSMB), sendo assim, Mario Galaxy passou, assim como Mario 64 e Sunshine, ele teve sua época e brilhou, mas é passado, bola pra frente. Mario Favorito é questão de gosto, do Miyamoto supostamente é Super Mario Bros 2.
Sendo assim não acho que exista lógica em discutir Mario favorito, o que se pode discutir no máximo é se o jogo é bom ou não, e SM3DW é bom.

Pra mim Mario 3D World foi um jogo excelente, sendo um dos melhores dessa geração, com um modo multiplayer bacana e sólido, e um nível de desafio aceitável (poderia ser maior, mas ok), já joguei ele um bocado, completei todas as fases (incluindo a Champions Road que possui um nível de desafio muito bom, queria que mais fases fossem assim) e ainda assim continuo jogando para conseguir todos os Stamps (que só falta o por completar o jogo com cada personagem).

+ bom texto (mas acho que poderia colocar um título especificando que a primeira parte se trata apenas de Sonic só pra ficar mais bunitu mesmu).=D

Cyber Archer
Veterano Nv.19
Veterano Nv.19

Karma Karma : 624
Posts Posts : 865

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: (Artigo) Sonic, Mario e franquias com problema de replay/inovação

Mensagem por vits em Seg 25 Jan 2016, 09:56

Acho que você está simplesmente sofrendo de nostalgia, digo isso, pois sinto a mesma coisa quando jogo a maioria dos jogos de franquias clássicas. Por exemplo, Donkey Kong Country Returns é um jogo de plataforma perfeito, que faz jus a franquia clássica. Ainda assim, só terminei ele uma vez, enquanto que os jogos do SNES foram terminados uma quantidade quase infinita de vezes.

Dynasty Warriors é outra franquia que percebo isso, devo ter queimando umas 100 horas na quinta versão, mas até hoje ligo meu antigo Xbox apenas para joga-la. Por outro lado, a oitava versão, que é basicamente a mesma coisa (só que melhor), não conseguiu prender a minha atenção por mais de algumas horas.

Mas se eu perguntar para a minha irmã, essa situação se inverte rapidamente, ela já jogou DKCR diversas vezes, mas não consegue passar do primeiro mundo dos antigos DKC, o motivo? Porque ela acha chato.

vits
Veterano Nv.MÁX
Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 2536
Posts Posts : 4906

Ver perfil do usuário https://miiverse.nintendo.net/users/Viitzz

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: (Artigo) Sonic, Mario e franquias com problema de replay/inovação

Mensagem por Decidério em Seg 25 Jan 2016, 10:09

Assunto interessante sobre rejogar jogos...

Sobre os jogos do Sonic, realmente sempre foi pensado em ter replay, o Yuji Naka quando projetou, falou que ele jogava muito Mario e quanto mais ele jogava, mais rápido e experiente na fase ele ficava, então pensou que os jogos do Sonic seriam focados na velocidade e replay, quanto mais o jogador jogar mais rápido ele vai querer terminar a fase e mais experiente vai ficar, por isso as fases do Sonic tem vários caminhos e atalhos.

Sonic Colors do Wii, já achei ele muito bom, um dos meus preferidos, acho que tem um bom replay... na primeira vez que jogamos as fases, praticamente não tem Wisps, então quando voltamos na fase, tem caminhos e coisas diferentes pra fazermos com os Wisps, além dos coletáveis e fases mais curtas pra incentivar a rejogada. Estou no aguardo da versão de PC para mais uma rejogatina completa do jogo.

Sonic Generations 3DS é bem simples e curto, mas vem com várias missões nessas mesmas fases, pra tentar incentivar o replay... acho válido, mas acabo jogando mais as fases normalmente mesmo, principalmente o bônus e os mestres.

Mario, Zelda e Star Fox, nunca joguei, então, não posso falar... Alias, joguei a primeira fase do Mario Sunshine, mas não gostei, dizem que é o pior Mario, então pra primeiro jogo, não sei...

Mas um jogo que tem ótimo replay é Pokémon... da pra rejogar várias vezes com iniciais diferentes e sextetos diferentes... joguei os primeiros várias vezes... Já o Soul Silver é tão longo que uma única jogada, já fico satisfeito...

Decidério
Membro Nv.MÁX
Membro Nv.MÁX

Karma Karma : 197
Posts Posts : 396

Ver perfil do usuário https://pt-br.facebook.com/blog.eddieota http://www.twitter.com/eddieota http://www.youtube.com/user/deciderios https://miiverse.nintendo.net/users/deciderio http://www.eddieota.blogspot.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: (Artigo) Sonic, Mario e franquias com problema de replay/inovação

Mensagem por Mobile Suit Pastel em Seg 25 Jan 2016, 10:34

Sobre o "fator replay" em sí, eu não citei o fato dele "estar lá" e sim, ser "divertido" nesse ponto, por que os jogos já são rápidos demais hoje em dia, eu zerei sonic generations em 4 horas por exemplo. Os jogos que não pretendem ser "algo que irá mudar o mundo dos jogos e que tem um fator single player que é 10/10 então não precisa de replay" (GOTY ou fazendo um exemplo claro:TLOUS) os jogos atualmente PRECISAM durar, pode falar o quanto puder, desde que pagar 160 reais num jogo que tu vai jogar uma vez só por uma "experiencia" só é feito em jogos que REALMENTE merecem a sua jogatina, como jogos geniais como Tlous e até A link to between worlds, vai me dizer que a primeira coisa que tu compra em um console é um jogo que só tem single player de 10 horas que é bom e tem "after-history" meia boca, mas depois de um tempo ele fica enjoativo e repetitivo.
Por isso a maioria dos jogos tem multiplayer atualmente, por que é uma forma simples e direta de replay infinito e custo beneficio, jogos que não abusam disso tem que penar e muito pra poder conseguir isso.

Não adianta só ter mais missões, o jogo e suas mecanicas tem que continuar divertidas, e fazendo um jogo aberto como Mario 64 ou até mesmo um pouco mais linear Galaxy 2 pode ser bom pra franquia por que o "universo" que ele apresenta é muito maior e tem mais possibilidades, a franquia "3D World" é basicamente um Mario 3D platformer com fases retas e lineares que nunca foi a graça de um Mario 3D, isso é a graça do Mario 2D que eu sinceramente acho que combina melhor, o jogo é ótimo e podia até ganhar o GOTY, mas ele podia ser MUUUUUUUITO mais vendo o historico da Nintendo, de 3 Marios 3Ds, 2 mudaram o rumo do universo de videogames inteiros, não precisa ser um galaxy 3 mas se ela quer salvar o Wii U tem que ser com a coisa mais importante no mundo dos jogos que os Marios 3D tem: Impacto na historia dos games.

3D World é bom, mas não é o potencial máximo da franquia, o jogo é daqueles como Donkey Kong Country tropical freeze que é "perfeito" e lindo mas que não fez nada de diferente.

Eu vou escrever sobre o zelda e star faix agr, o Star Fox 64 talvez seja o jogo mais "redondo" conforme eu descrevi o "jogo perfeito" no texto.


Última edição por Mobile Suit Pastel em Seg 25 Jan 2016, 11:30, editado 1 vez(es)

Mobile Suit Pastel
Membro Nv.8
Membro Nv.8

Karma Karma : 32
Posts Posts : 109

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: (Artigo) Sonic, Mario e franquias com problema de replay/inovação

Mensagem por Cyber Archer em Seg 25 Jan 2016, 10:40

@Mobile Suit Pastel escreveu:3D World é bom, mas não é o potencial máximo da franquia, o jogo é daqueles como Donkey Kong Country tropical freeze que é "perfeito" e lindo mas que não fez nada de diferente.

Foi o primeiro Mario 3D com multiplayer, só faltou o Online para o multiplayer estar mais "completo", nenhum Mario 3D atingiu o suposto "potencial máximo", principalmente porque esse potencial nem existe (definir um potencial máximo é limitar a capacidade criativa de um desenvolvedor), todo jogo vai ser aprimorado e nenhum jogo é perfeito.=D

PS - Não existe uma receita do que um Mario 3D precisa ter, Mario 3D World foi diferente dos outros e na minha opinião ficou muito bom.

Cyber Archer
Veterano Nv.19
Veterano Nv.19

Karma Karma : 624
Posts Posts : 865

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: (Artigo) Sonic, Mario e franquias com problema de replay/inovação

Mensagem por Mobile Suit Pastel em Seg 25 Jan 2016, 11:07

@Cyber Archer escreveu:
@Mobile Suit Pastel escreveu:3D World é bom, mas não é o potencial máximo da franquia, o jogo é daqueles como Donkey Kong Country tropical freeze que é "perfeito" e lindo mas que não fez nada de diferente.

Foi o primeiro Mario 3D com multiplayer, só faltou o Online para o multiplayer estar mais "completo", nenhum Mario 3D atingiu o suposto "potencial máximo", principalmente porque esse potencial nem existe (definir um potencial máximo é limitar a capacidade criativa de um desenvolvedor), todo jogo vai ser aprimorado e nenhum jogo é perfeito.=D

PS - Não existe uma receita do que um Mario 3D precisa ter, Mario 3D World foi diferente dos outros e na minha opinião ficou muito bom.

Eu nunca falei que o jogo é abaixo do esperado de um Mario, fica plausível de opnião, o problema é que o mundo tem que ter uma "opnião crítica universal" pra coisas como GOTY, oscar e etc. Geralmente essa "opnião do oscar" gira em torno do impacto do jogo na industria, sua gameplay e outros fatores, principalmente "impacto", Mario 64 é pior que Banjo Kazooie na opnião de muitas pessoas, mas ele tá lá como O JOGO que iniciou a era 3D e criou um genero, Galaxy pode não ser tão bom quanto Galaxy 2 ou até 3D World mas ele tá lá como o JOGO que pegou a formula antiga, inovou e principalmente, DIVERTIU, depois de galaxy a Nintendo começou a fazer isso em TODOS os jogos, ela começou a focar em diversão sem aquelas hyper produções de antigamente, jogos como Rayman Origins e vários platformes atuais só tem a chance de respirar por causa da diversão que Galaxy mostrou que ainda existia nos jogos, em 2008 só tinha jogo de tiro mal feito no inicio da era moderna e uns jogos experimentais bem razóaveis, tanto que eu considero Metal Gear Solid 4 como um "jogo" bem meia boca(Minha franquia favorita ;w;) depois do Galaxy e a nova onda da Nintendo de fazer pura diversão, os concorrentes até entenderam tudo que suas franquias precisavam e começaram a melhorar elas, jogos como Sonic Colors/generations, Rayman Origins e jogos focados puramente na diversão começaram a sair e se desapegar dos jogos "AAA" como Metal Gear e Final fantasies principais da vida.Até COD mesmo ficou mais casual por ser divertido por que a mecanica do World at war era meio brega.

Agora que as concorrentes "roubaram a fórmula da nintendo e aprimoraram" ela simplesmente continua usando a mesma achando que vai servir como a era Wii/DS enquanto o Wii U afunda e o 3DS vê o vita/PS4 se aproximando(Em passos de tartaruga).Eu acho que com o NX ou o Wii U, a Nintendo possa mudar ou com um Zelda ou um Mario a industria que ela já criou, mudou e remudou tantas vezes, mas a cada dia isso fica um pouco distante vendo o que ela tá fazendo... Mario 3D World meio que "simboliza" o que a Nintendo atual faz...

Mobile Suit Pastel
Membro Nv.8
Membro Nv.8

Karma Karma : 32
Posts Posts : 109

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: (Artigo) Sonic, Mario e franquias com problema de replay/inovação

Mensagem por Cyber Archer em Seg 25 Jan 2016, 11:43

@Mobile Suit Pastel escreveu:
@Cyber Archer escreveu:
@Mobile Suit Pastel escreveu:3D World é bom, mas não é o potencial máximo da franquia, o jogo é daqueles como Donkey Kong Country tropical freeze que é "perfeito" e lindo mas que não fez nada de diferente.

Foi o primeiro Mario 3D com multiplayer, só faltou o Online para o multiplayer estar mais "completo", nenhum Mario 3D atingiu o suposto "potencial máximo", principalmente porque esse potencial nem existe (definir um potencial máximo é limitar a capacidade criativa de um desenvolvedor), todo jogo vai ser aprimorado e nenhum jogo é perfeito.=D

PS - Não existe uma receita do que um Mario 3D precisa ter, Mario 3D World foi diferente dos outros e na minha opinião ficou muito bom.

Eu nunca falei que o jogo é abaixo do esperado de um Mario, fica plausível de opnião, o problema é que o mundo tem que ter uma "opnião crítica universal" pra coisas como GOTY, oscar e etc. Geralmente essa "opnião do oscar" gira em torno do impacto do jogo na industria, sua gameplay e outros fatores, principalmente "impacto", Mario 64 é pior que Banjo Kazooie na opnião de muitas pessoas, mas ele tá lá como O JOGO que iniciou a era 3D e criou um genero, Galaxy pode não ser tão bom quanto Galaxy 2 ou até 3D World mas ele tá lá como o JOGO que pegou a formula antiga, inovou e principalmente, DIVERTIU, depois de galaxy a Nintendo começou a fazer isso em TODOS os jogos, ela começou a focar em diversão sem aquelas hyper produções de antigamente, jogos como Rayman Origins e vários platformes atuais só tem a chance de respirar por causa da diversão que Galaxy mostrou que ainda existia nos jogos, em 2008 só tinha jogo de tiro mal feito no inicio da era moderna e uns jogos experimentais bem razóaveis, tanto que eu considero Metal Gear Solid 4 como um "jogo" bem meia boca(Minha franquia favorita ;w;) depois do Galaxy e a nova onda da Nintendo de fazer pura diversão, os concorrentes até entenderam tudo que suas franquias precisavam e começaram a melhorar elas, jogos como Sonic Colors/generations, Rayman Origins e jogos focados puramente na diversão começaram a sair e se desapegar dos jogos "AAA" como Metal Gear e Final fantasies principais da vida.Até COD mesmo ficou mais casual por ser divertido por que a mecanica do World at war era meio brega.

Agora que as concorrentes "roubaram a fórmula da nintendo e aprimoraram" ela simplesmente continua usando a mesma achando que vai servir como a era Wii/DS enquanto o Wii U afunda e o 3DS vê o vita/PS4 se aproximando(Em passos de tartaruga).Eu acho que com o NX ou o Wii U, a Nintendo possa mudar ou com um Zelda ou um Mario a industria que ela já criou, mudou e remudou tantas vezes, mas a cada dia isso fica um pouco distante vendo o que ela tá fazendo... Mario 3D World meio que "simboliza" o que a Nintendo atual faz...

Sinceramente não estou entendendo o que você quer dizer, primeiro você disse de diversão simples e replay citando jogos que são considerados ruins, aí agora você fala de GOTY (mesmo Mario 3D World sendo GOTY segundo a Eurogamer).

Mario 3D World é uma produção maior que o Galaxy, tanto que a Nintendo citou que jogos HD estavam sendo muito mais caros do que ela esperava.

Você cita como se focar em diversão fosse ruim, sendo que Mario 3D World divertiu, foi bem avaliado, trouxe o multiplayer para os Marios 3D, etc... Você esta apenas tratando sua opinião pessoal, e isso não é o foco de minha discussão (tanto que eu mencionei acima)

WiiU não esta afundando por esses jogos, tanto que muitos jogos dele vendem muito bem e são muito bem avaliados, sendo assim não estou entendendo sua crítica a não ser como algo pessoal e então indiscutível (já que volto a citar que gosto pessoal não se discute).=D

PS - Mario Galaxy não é Super Produção.
PS2 - Você esta entrando em uma questão pessoal de para você um Mario mundo aberto como o Galaxy é melhor que o 3D World.

Cyber Archer
Veterano Nv.19
Veterano Nv.19

Karma Karma : 624
Posts Posts : 865

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: (Artigo) Sonic, Mario e franquias com problema de replay/inovação

Mensagem por Mobile Suit Pastel em Seg 25 Jan 2016, 12:03

O que eu quis dizer foi que cada franquia tem sua "fórmula" e que você não pode fugir MUUUUUITO disso, e fica claro que Mario 2D e 3D são completamente diferentes, como a própria Nintendo tratou da era do 64 até o final do Wii e juntar essas duas, não fazendo o máximo de cada uma(Bros U e Galaxy 1 já fizeram o máximo que podiam pra cada um dos dois, mas eles tem que continuar a inovar, fazer uma mistura dos dois é ótimo e divertido mas não é o que as franquias realmente são, a Nintendo mesmo já falou que a franquia 3D World é spin off, o problema é ele ser o UNICO Mario 3D do Wii U que a Nintendo só faz 1 por console...

E fala a verdade, ficar coletando stamp e moedas especiais pra liberar mais fases sem um pouco de liberdade e sem dificuldade,com time attack ou Shadow Mario e essas gimmicks irritantes é um pouquinho chato né...
Se o jogo não fosse ultra caprichado e detalhado ao estilo Nintendo de ser, ele seria fácilmente um jogo indie de 20 reais da steam...

Dá pra ser um hyper produção mesmo sem ter um orçamento gigante pra ser feito, Galaxy por exemplo precisou de váaaaarios anos, e foi barato e não precisou de super efeitos ou gráficos, só criatividade e basta, 3D World foi basicamente um remake bem feito do Land pro Wii U um pouquinho feito as pressas pra um gosto normal...

A industria já pegou a ideia da Nintendo e melhorou tudo em torno dessa ideia, a Nintendo sempre foca em ficar querendo fazer jogos divertidos, atualmente qualquer produtora faz um, antes era só ela e o mercado só vai evoluindo com a chegada dos Indies, ela tem que "evoluir" o pokemon dela de novo e não ser um Ash da vida se não o mercado engole ela.


Última edição por Mobile Suit Pastel em Seg 25 Jan 2016, 12:07, editado 1 vez(es)

Mobile Suit Pastel
Membro Nv.8
Membro Nv.8

Karma Karma : 32
Posts Posts : 109

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: (Artigo) Sonic, Mario e franquias com problema de replay/inovação

Mensagem por Brake em Seg 25 Jan 2016, 12:06

Minha opinião se difere um pouco da sua quanto ao fator replay dos jogos do Sonic. Os jogos modernos, como Unleashed e Generations, sempre me trazem vontade de rejogá-los a partir de um determinado tempo. Cada vez mais tentamos passar as fases de forma mais frenética e isto se torna o verdadeiro fator replay.

Os jogos clássicos trazem-me a mesma situação, mas como rejoguei-os diversas vezes não tenho muita vontade de rejogá-los, a exceção fica para Sonic 3 & Knuckles que, para mim, é o melhor jogo do ouriço da história dele. Sempre tenho vontade de rejogá-lo.

Ressalto uma coisa: por que achas Sonic Heroes "bosta"? É um ótimo jogo que cumpriu seu papel de apresentar a franquia para os detentores de outros consoles quando o ouriço se tornou multiplataforma. A dificuldade dele é ótima e consigo enxergar um fator replay nele também, fora as possibilidades de personagens.

Brake
Administrador
Administrador

Karma Karma : 1543
Posts Posts : 3701

Ver perfil do usuário https://miiverse.nintendo.net/users/BrakeBr

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: (Artigo) Sonic, Mario e franquias com problema de replay/inovação

Mensagem por Cyber Archer em Seg 25 Jan 2016, 12:08

@Mobile Suit Pastel escreveu:
E fala a verdade, ficar coletando stamp e moedas especiais pra liberar mais fases sem um pouco de liberdade e sem dificuldade,com time attack ou Shadow Mario e essas gimmicks irritantes é um pouquinho chato né...
Se o jogo não fosse ultra caprichado e detalhado ao estilo Nintendo de ser, ele seria fácilmente um jogo indie de 20 reais da steam...

Só uma dúvida, você completou a Champions Road? eu concordo que o jogo é fácil, mas boa parte das pessoas não conseguem completar ela.

Sobre ser chato, eu realmente não achei, por isso que estou dizendo, é questão de gosto, diversas análises não reclamaram de ser chato (fora que como já disse, recordes de pontos é a base da franquia Mario).

Sobre parecer Indie, diversos jogos indies atualmente mostraram que podem ser muito melhor que super produções, exemplo disso é Path of Exile que é um jogo indie considerado superior a Diablo 3.=D

PS - Sobre as empresas pegarem a fórmula da Nintendo, isso não muda nada, os jogos dela ainda são bem avaliados e vendem muito, não sei qual o seu ponto

Cyber Archer
Veterano Nv.19
Veterano Nv.19

Karma Karma : 624
Posts Posts : 865

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: (Artigo) Sonic, Mario e franquias com problema de replay/inovação

Mensagem por Math_Geek em Seg 25 Jan 2016, 12:33

Acho que entendi o ponto do Red aí. O SM3DL, por exemplo, tem como fator extra 8 mundos novos depois de encerrar a campanha normal, mas as fases desses novos mundos são repetitivas. Mesmo sendo legal pelo aumento da dificuldade, é chato que metade das fases trate de outras que você já passou, mas com apenas 30 segundos e um Mario diabinho te seguindo. Existe um conteúdo a mais, mas ele não é divertido muito divertido. Pokémon ORAS passou pelo mesmo problema em relação à post game, pois tirando os lendários e o delta episode, só tem o maison de in-game para se jogar (e ele é chato).

Sei que ele falou no fator replay no quesito de rejogar desde o começo um jogo, mas como costumo fazer isso com praticamente nenhum jogo, não tenho como falar muito (acho que tirando Pokémon e Star fox não lembro de outras coisas que tenha renovado tanto assim).

É realmente chato quando um jogo não "dura", mas muitos são feitos mesmo para serem jogados uma ou no máximo duas vezes. Zelda, por exemplo, só se rejoga para tentar ir em um possível modo mais difícil, ou então pegar todos os itens e corações. Tirando isso não existe fator de replay em algum, o que é um pouco chato. Mas a franquia nunca ficou nisso, também.

Enfim, muito bom o texto, Parabains! Aguardo sobre a parte de Zelda ainda Wink

Math_Geek
Veterano Nv.MÁX
Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 3265
Posts Posts : 8318

Ver perfil do usuário https://miiverse.nintendo.net/users/MathGeek-ID

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: (Artigo) Sonic, Mario e franquias com problema de replay/inovação

Mensagem por Mobile Suit Pastel em Seg 25 Jan 2016, 12:43

@Brake escreveu:
Minha opinião se difere um pouco da sua quanto ao fator replay dos jogos do Sonic. Os jogos modernos, como Unleashed e Generations, sempre me trazem vontade de rejogá-los a partir de um determinado tempo. Cada vez mais tentamos passar as fases de forma mais frenética e isto se torna o verdadeiro fator replay.

Os jogos clássicos trazem-me a mesma situação, mas como rejoguei-os diversas vezes não tenho muita vontade de rejogá-los, a exceção fica para Sonic 3 & Knuckles que, para mim, é o melhor jogo do ouriço da história dele. Sempre tenho vontade de rejogá-lo.

Ressalto uma coisa: por que achas Sonic Heroes "bosta"? É um ótimo jogo que cumpriu seu papel de apresentar a franquia para os detentores de outros consoles quando o ouriço se tornou multiplataforma. A dificuldade dele é ótima e consigo enxergar um fator replay nele também, fora as possibilidades de personagens.

Eu acabei não mencionando o Generations por que eu considero as mecanicas dele perfeitas, o jogo é muito bom mesmo só não tem nada de novo o que acaba atrapalhando um pouco... Eu tive que mencionar o Colors por que tu mundo elogia ele como o MELHOR SONIC ATUAL(tirando o generations que não deveria contar) em que a franquia deveria ser assim pra sempre.

O Unleashed é bom também, mas só as fases a pé, e a mecanica começou do turbo minigame + 2.5D começou a piorar aí também, eu joguei só o de Wii mas sei que a de 360 é bemmelhor, então não sei o que falar.

E é meio babaquisse minha falar que o Heroes é bosta sendo que é o melhorzinho empatado com o colors depois dos AD e Generations, mas eu gosto dele.Os times não precisavam existir tantos por exemplo, era melhor só dark e hero como em SA2 e deixar as missões de coletar e diferentes do usual pras outras "estrelas" que cada missão tem como no SA2, que cada fase tem 5 missões diferentes... Fora isso elas se repetem muito em cada "time" e foi aí que iniciou a chatice de ficar com fases Only rail e mudar pro lado como joguinho de celular, no SA2 as fases on rail exigiam mais controle por que não era automatico e tu podia ficar caindo na maioria das vezes e tinha shortcuts e atalhos bem legais.

Mobile Suit Pastel
Membro Nv.8
Membro Nv.8

Karma Karma : 32
Posts Posts : 109

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: (Artigo) Sonic, Mario e franquias com problema de replay/inovação

Mensagem por Decidério em Seg 25 Jan 2016, 13:49

@Mobile Suit Pastel escreveu:Eu acabei não mencionando o Generations por que eu considero as mecanicas dele perfeitas, o jogo é muito bom mesmo só não tem nada de novo o que acaba atrapalhando um pouco... Eu tive que mencionar o Colors por que tu mundo elogia ele como o MELHOR SONIC ATUAL(tirando o generations que não deveria contar) em que a franquia deveria ser assim pra sempre.

O Unleashed é bom também, mas só as fases a pé, e a mecanica começou do turbo minigame + 2.5D começou a piorar aí também, eu joguei só o de Wii mas sei que a de 360 é bemmelhor, então não sei o que falar.

E é meio babaquisse minha falar que o Heroes é bosta sendo que é o melhorzinho empatado com o colors depois dos AD e Generations, mas eu gosto dele.Os times não precisavam existir tantos por exemplo, era melhor só dark e hero como em SA2 e deixar as missões de coletar e diferentes do usual pras outras "estrelas" que cada missão tem como no SA2, que cada fase tem 5 missões diferentes... Fora isso elas se repetem muito em cada "time" e foi aí que iniciou a chatice de ficar com fases Only rail e mudar pro lado como joguinho de celular, no SA2 as fases on rail exigiam mais controle por que não era automatico e tu podia ficar caindo na maioria das vezes e tinha shortcuts e atalhos bem legais.
O Generations realmente não veio com nenhuma grande novidade, ele é mais um jogo retrô comemorativo, que revisita tudo de melhor que a franquia já teve e melhorado. Bom, de novo tem as missões e os amigos como ajuda em algumas delas.

O Colors é um dos melhores mesmo, tudo bem feito e bem definido. Nada a reclamar do jogo.

Unleashed do Wii é mesmo muito inferior a versão principal do PS3/360. Quem não puder jogar a versão completa do PS3, recomendo jogar o MOD de Generations PC com as fases do Unleashed, o "Unleashed Generations".

O Heroes é um jogo bem interessante e ao mesmo tempo irritante. Foi um sucesso comercial, com as vendas praticamente empatadas com o Sonic 2, até hoje o mais vendido. Pra mim é o que tem o pior replay da franquia, com aquelas fases longas e irritantes, principalmente as fases de trilhos, que qualquer erro era morte certa. Zerei com o trio principal e nem tive vontade de jogar com os outros rs. Mas é muito interessante a jogabilidade em trios, a primeira fase é uma das melhores e mais marcantes de toda franquia.

Decidério
Membro Nv.MÁX
Membro Nv.MÁX

Karma Karma : 197
Posts Posts : 396

Ver perfil do usuário https://pt-br.facebook.com/blog.eddieota http://www.twitter.com/eddieota http://www.youtube.com/user/deciderios https://miiverse.nintendo.net/users/deciderio http://www.eddieota.blogspot.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum